Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melatonina - Bom Ou Ruim ?


ghsr

Posts Recomendados

A melatonina é produzida a partir de serotonina. O sistema serotoninergico é um dos alvos de substâncias alucinógenas. Em pessoas com alguma susceptibilidade a distúrbios de humor, qualquer droga que atue no núcleo accumbens pode ter esse tipo de efeito que você teve com a melatonina, de sentir meio deprê. Com a melatonina já é mais raro isso, mas ainda pode acontecer. O mesmo pode acontecer com o consumo de pré treinos que estimulem o sistema nervoso central e, muito mais raro, com consumo excessivo de triptofano, entre outros.

Diferente dos outros hormônios endógenos, a melatonina não é regulada via feedback negativo, pois ela é produzida a partir de estímulo externo.

Entre os grandes benefícios da melatonina está a regulação hormonal, existem inclusive estudos mostrando que ela é capaz de regular as aromatases.

Gostei da resposta por parecer embasada. Mas justamente por isso fiquei boiando nas duas últimas linhas quando a linguagem ficou mais técnica. Poderia 'traduzir' para leigos? (estou relutante em acreditar que melatonina está me fazendo mal pois já li coisas falando super bem dela).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Gostei da resposta por parecer embasada. Mas justamente por isso fiquei boiando nas duas últimas linhas quando a linguagem ficou mais técnica. Poderia 'traduzir' para leigos? (estou relutante em acreditar que melatonina está me fazendo mal pois já li coisas falando super bem dela).

Hormônio endógenos: Produzidos pelo nosso corpo dentro do corpo.

Hormônios exógenos: Hormônios naturais ou sintéticos administrados.

Feedback negativo: Tipo de regulação que ocorre em hormônios. Diferente de outras substâncias do nosso corpo, os hormônios não são produzidos a todo momento e ficam circulando a todo momento.

Acompanha nessa figura:

endocr7.jpg

O hipotálamo sinaliza hipófise via hormônio liberador do TSH. A hipófise então produz e libera o TSH que vai agir na tireoide. A tireoide então passa a produzir e liberar os hormônios tireoidianos. Quando a concentração desses hormônios sobe na corrente sanguínea o hipotálamo consegue perceber e, então, para de produzir o hormônio liberador de TSH, cessando a produção de mais hormônios tireoidianos no final da cadeia de sinalização. Quando as concentrações dos hormônios tireoidianos seguem baixa na corrente sanguínea, o hipotálamo então sinaliza para haver mais produção.

Isso é feedback negativo. Aumentou concentração circulante, cessa a sinalização pra produção.

Regulação hormonal é um termo bem genérico. Mas vou continuar no exemplo da tireoide pra facilitar.

As vezes a tireoide passa a produzir menos ou mais hormônios tireoidianos (hipo e hipertireoidismo). No caso de hipo, que produz menos, o hipotálamo identifica que há pouco dos hormônios tireoidianos circulantes, e então sinaliza para que haja mais produção destes. Entretanto a tireoide sofre alguma disfunção e não é capaz de produzir mais, a produção continua baixa, e o hipotálamo segue sinalizando mais, e a hipófise produzindo cada vez mais TSH. Nesse pode existir uma patologia, ou as vezes não. Alguns estudos demonstram que a melatonina tem capacidade de regular os outros hormônios. Nessa situação ela teria influência direta na tireoide, que não via TSH, para estimular a maior produção dos hormônios tireoidianos. Voltando a aumentar a concentração destes na circulação, e o hipotálamo parando de sinalizar excessivamente, reduzindo os níveis de TSH.

Aqui é apenas um exemplo, pois em caso de patologia instalada as coisas funcionam um pouco diferente e não exatamente simples.

As aromatases são as enzimas que convertem a androstenediona em estrona, e testosterona em estradiol. Ambos hormônios são responsáveis por características femininas.

É por isso que quem utiliza esteroides anabolizantes estrogênicos sem controle de aromatases, podem desenvolver ginecomastia, por exemplo.

No caso da regulação via melatonina, sugere-se que ela pode diminuir a aromatização (Não lembro de ter lido se para mulheres ela aumenta).

Apenas para curiosidade, o estradiol tem forte contribuição nas articulações. Já reparou que os atletas que utilizam eaa's geralmente sofrem lesão nas articulações? Porque utilizam inibidores de aromatases, impedindo a conversão de testosterona em estradiol, uma das consequência disso é a diminuição da capacidade das articulações.

Espero ter esclarecido.

Editado por Covero
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...