Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cronobiologia


adri_ano

Posts Recomendados

Cronobiologia

Ramo recente das ciências biológicas e seu estudo vem sendo incentivado pela comunidade científica, a cronobiologia trata da relação dos fenômenos internos do organismo e sua relação com o tempo, também chamado de “relógio biológico”.

A existência do relógio biológico foi citada pela primeira vez no início do século XVIII, mas só no século XX a cronobiologia foi reconhecida internacionalmente como uma disciplina científica. No Brasil, a USP foi responsável em 1981 pela introdução da cronobiologia no mundo acadêmico.

Esse estudo visa entender o funcionamento do ritmo ou relógio biológico durante o ciclo ou ritmo circadiano (latim = circa diem = cerca de um dia), que equivale ao período de um dia, 24 horas, com o objetivo de promover melhor qualidade de vida através de adaptações ou orientações para que determinadas ações possam ser mais bem aproveitadas.

Segundo o Professor Doutor Luiz Menna-Barreto, os ritmos diários dependem dos núcleos supra-quiasmáticos, localizados no hipotálamo, receberem sinais sensoriais acerca da duração do dia (níveis de luz) dos olhos e da temperatura da pele. Este núcleo então integra o ritmo do corpo de 24 horas, os quais incluem níveis hormonais, temperatura, alerta geral e saída de urina.

Em determinados aspectos o relógio biológico é individual, isso é facilmente observável pois os horários que ocorrem determinadas necessidades são diferentes em cada indivíduo.

Não se aplica apenas as ciências que tratam da saúde propriamente dita, mas a todas as atividades que possam melhorar o desempenho e a qualidade de vida, como na organização de atividades sociais, escolares, fábricas e escritórios que necessitam de trabalho em turnos.

Na tabela abaixo observa-se as conclusões que esse estudo demonstra, onde a maioria dos organismos tem funcionamento e necessidades semelhantes.

Despertar - entre 7h e 8h

A partir das 6h, o corpo produz um hormônio, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Faixa horária ideal para acordar com facilidade. Voltar a dormir é um erro. Por volta das 9h, o corpo começa a produzir endorfinas, que encorajam um sono pesado.

Prazer - entre 9h e 10h

A taxa de serotonina está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. Boa hora para ir ao dentista: as endorfinas, em alta nesse horário, são anestésicos naturais.

Trabalho - entre 10h e 12h

O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo está mais ativa. Momento para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.

Descanso - entre 13h e 14h

A moleza de depois do almoço não se deve só à digestão, mas também a uma queda de adrenalina que desacelera o ritmo cardíaco.

Movimento - entre 15h e 16h

A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

Rush - entre 18h e 19h

O organismo fica mais vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono a partir das 18h. Convém evitar os engarrafamentos. Nesse horário a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem novo pico.

Happy hour - entre 20h e 21h

Quem costuma tomar aperitivo alcoólico antes do jantar deve saber que é o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique embriagado mais rápido.

Sono - a partir de 20h

A melatonina invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é às 20h que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas.

Regeneração - entre 21h e 1h

Esta fase do sono é muito importante. Coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

Fonte

http://www.revistapersonalite.com.br/cronobiologia_54.php

------------------------------------

Treino as 6h e pesquisando encontrei essa matéria, achei muito interessante e decidi compartilhar com vocês, Vou mudar meu horário de treino!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

P Q P, Tem pelo menos 10 anos que durmo depois de meia noite e acordo 5:30 Hs pare treinar musculação e as vezes trabalho semanas inteiras de madrugada,e de quebra ainda tenho que treinar Lutas à noite e ainda tenho filho e mulher pra dar atenção e ainda me diverti,é acho que segundo essa cronobiologia eu morri.HAHAHAH

Isso é muito bonitinho e realmente deve fazer efeito em quem tem a vida certinha e horário mais certinho ainda até para dar uma Barrigada,não é o meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...