Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Glucosamina E Condroitina


Posts Recomendados

Articulações saudaveis são essenciais para uma vida activa. Infelizmente, os problemas articulares afectam uma grande parte da população.

O organismo tem mais de 140 articulações e quando se pratica desporto ou fitness ou se deseja manter os muscolos e articulações em bom estado numa fase mais avançada da vida, merecem a maior atenção possivel.

Investigações demonstram que certos nutrientes têm um importante papel para manter as articulações saudaveis e flexiveis.

Conselhos para manter as articulações saudaveis:

- Alimentação equilibrada com abundante frutas e vegetais, fontes de antioxidantes e oleos de peixe, para ajudar a proteger as articulações.

- Postura correcta enquanto se caminha é fundamental para a saude a longo prazo da coluna.

- Postura correcta enquanto se está sentado a trabalhar.

- Manter o peso do corpo dentro de limites saudaveis, evitando assim pressão adicional nas articulações.

- Realizar exercicio fisico de baixo impacto como natação, caminhada, ciclismo, evitando pressão adicional nas articulações.

- Alongamentos suaves ajudam a prevenir cãimbras musculares, o comum "esperguiçar" tambem é muito bom.

Apresentação basica

Condroitina

Estimula a produção de proteinas que mantem a elastecidade da cartilagem e actua sinergicamente com a glucosamina, ajudando a manter as articulações saudaveis.

O sulfato de condroitina é um dos principais componentes estruturais da cartilagem e provê grande parte de sua resistência e compressão. Juntamente com a glucosamina, sulfato de condroitina tornou-se bastante usado como suplemento alimentar para tratamento de osteoartrite.

A dose oral de sulfato de condroitina utilizada em estudos clínicos com humanos é de 800-1200 mg por dia. A maior parte do sulfato de condroitina é obtida de extratos de tecidos cartilaginosos de vacas e porcos, mas outras fontes como peixes e pássaros também são usadas. Uma vez que o sulfato de condroitina não é uma substância uniforme, e está naturalmente presente em uma ampla variedade de formas, a composição precisa de cada suplemento alimentar difere. Estudos clínicos não identificaram qualquer efeito colateral significativo de superdoses de sulfato de condroitina.

Glucosamina

É um amino-sacarído, existente no organismo, reconhecido pelos seus beneficios para as articulações.

A glucosamina é necessaria para a renovação do tecido conjuntivo, incluindo cartilagens e ligamentos.

A glucosamina, também conhecida como glicosamina, é comumente usada como tratamento oral para a osteoartrite, embora sua aceitação como terapia médica varie. A glucosamina auxiliaria no tratamento da artrite ao ajudar a reconstruir a cartilagem. O seu uso parece ser seguro, porém as evidências quanto a sua eficiência ainda não estão claras, principalmente devido a conflitos de interesses.

Geralmente associados em combinações de 1500mg de Glucosamina complexa com 200mg de Sulfato de Condroitina, o porção recomendada pelos pesquisadores. A Glucosamina e a Condroitina, ajudam reconstruir a cartilagem e manter a integridade estrutural das articulações e do tecido conexivo. A Glucosamina é um bloco construção para o líquido das articulações, cartilagem, tendões, ligamentos, membranas e vasos sanguineos. Os sulfatos de Condroitina protegem a integridade estrutural das articulações e das veias.

Remédios para as articulações

Suplementos de Glucosamina e Condroitina parecem facilitar sintomas de artrite, e possivelmente lutar contra a própria doença.

Tratamentos convencionais para a osteodistrofia, o tipo mais comum de artrite, deixam muito a desejar. O uso crônico de drogas orais (vendidas sem receita médica e com receita médica) que aliviam a dor e a inflamação, podem ter efeitos colaterais sérios (dúvidas sobre anti-inflamatório). Quando as pílulas não funcionam, as opções principais que a medicina oferece são as injeções nas articulações que fornecem somente o alívio provisório, ou cirurgia.

O defeitos da medicina convencional criou solo fértil para o crescimento de outros remédios/meios para a artrite, particularmente Glucosamina e Condroitina e sua eficácia está actualmente sendo apoiada por uma quantidade substancial de pesquisas. Primeiramente popularizada pelo livro mais vendido em 1997 , "A Cura para Artrites," do autor Jason Theodosakis, M.D., estes suplementos juntos arrecadaram uma venda conjunta de $640 milhões de dolares em 2000, de acordo com o Jornal de Negócios de Nutrição (Nutrition Business Journal), que vigia a indústria dos suplementos.

Glucosamina é um bloco de construção da cartilagem que amortece as articulações, enquanto a Condroitina é um componente da cartilagem; ambos são fabricados pelo corpo. Os estudos mostraram que os suplementos da Glucosamina (derivados das conchas e do marisco) e os suplementos da condroitina (derivados geralmente da cartilagem da vaca) podem cada um aliviar a dor e a rigidez da artrite sem os efeitos colaterais de analgésicos convencionais. Enquanto os suplementos trabalham mais lentamente do que medicamentos padrões, eles no entanto produzem um maior e mais longo alívio. Mais importante, algumas pesquisas sugerem que a Glucosamina pode retardar a progressão da doença subjacente. A melhor evidência desse possível benefício vem de uma experiência clínica Belga publicada no ano passado no Lancet, um jornal médico Britânico respeitado. Encontrou que a Glucosamina pode reduzir a incidência da progressão séria em aproximadamente 50%. Esta descoberta convenceu a Fundação de Artrites(a principal de informações gratuitas e grupo de advocacia para pessoas com artrite), de enviar uma indicação que chama o suplemento de "um tratamento apropriado" para a osteodistrofia.

Articulações Doloridas

A osteodistrofia pode acontecer em qualquer junção, mas é o mais comum e debilitoso no quadril e nos joelhos. Numa junta saudável, uma almofada grossa de cartilagem protege cada extremidade dos ossos. Mas ferimento, desgaste ou rasgo, particularmente em pessoas que tem suas articulações desalinhadas ou que são obesas, fora da forma, ou geneticamente predispostos, a lata eventualmente tornará áspera e corroirá a cartilagem, causando os sintomas característicos da osteodistrofia: dor, rigidez e em muitos casos, inflamações.

Milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com osteodistrofia, incluindo 30% das mulheres e 17% dos homens acima da idade de 60. "Mas a osteodistrofia não é um resultado inevitável do envelhecimento" diz John Klippel, M.D., director médico da Fundação do Artrite. "Nem ter a doença, necessariamente destina os pacientes a sofrer à dor e a imobilidade". A osteodistrofia tende a ser progressiva e pode incapacitar, particularmente se se perder muita cartilagem que os ossos começam juntamente a moer. A maioria das articulações artríticas remanescerão estáveis por muitos anos ou irão piorar muito gradualmente. E os sintomas podem melhorar ou mesmo desaparecer por períodos de tempo longos.

As medidas (sem ser de drogas) podem ajudar a retardar a doença em indivíduos suscetíveis uma vez que ela se desenvolva, a reduzir a dependência no medicamento e a retardar possivelmente sua progressão. A perda de peso extra alivia a tensão nas articulações com carga de peso. Enquanto os doutores advertiam pacientes do artrites a não aplicar uma pressão sobre articulações afetadas, as experimentações clínicas mostraram claramente que um regime corretamente projetado de exercícios incluindo a aeróbica suave (baixo-impacto), fortalece as rotulas, e esticar pode reduzir a dor e aumentar a mobilidade. Assim como estabilizando aparelhos tais como cintas e cunhas de palmilhas.

Aproximações sobre o comportamento cógnito para controlar a tensão, e métodos de relaxamento tais como a imaginação guiada, hipnotização, meditação, podem também aliviar a dor de artrites, num painel de NIH concluído. A acupuntura quando praticada por pessoas serias ajuda tambem algumas vezes.

Mas nivele com medidas que não são drogas, a maioria das pessoas com osteodistrofia necessitam tomar pílulas: medicamentos convencionais, suplementos com Glucosamina e Condroitina, ou ambos.

Alívio Suplementar

O corpo usa Glucosamina e Condroitina para construir ou manter a cartilagem. Assim há uma base teórica para explicar como os suplementos puderão lutar com a osteodistrofia (mas provavelmente não com a artrite reumatóide, uma doença mais severa e em que os danos da cartilagem fazem um papel menor). Os estudos de laboratório sugerem que a Glucosamina, um aminoácido, pode estimular a produção de proteínas do crescimento da cartilagem. A outra pesquisa sugere que a Condroitina, um carboidrato que faz parte da cartilagem, pode inibir a produção de enzimas que destroem a cartilagem e lutar contra a inflamação também.

Os veterinários têm usado por muito tempo ambos os suplementos para tratar a osteodistrofia nos animais, e alguns estudos bem planejados apóiam essa aproximação. Nos seres humanos, a Glucosamina e a Condroitina foram estudados e usados na Europa por muitos anos, onde em alguns países estão disponíveis somente por prescrição. Mais recentemente, os principais pesquisadores dos ESTADOS UNIDOS começaram a prestar mais atenção para aqueles suplementos. Em março 2000, por exemplo, no jornal da Associação Médica Americana foi publicado uma revisão de 15 experimentações clínicas da Glucosamina e da Condroitina, na maior parte da Europa. No geral, os pesquisadores disseram, "Parece obvio que estes compostos tem alguma eficácia no tratamento dos sintomas de osteodistrofia."

O melhor e mais longo estudo de um ou outro suplemento por enquanto, é a a experiência Belga da Glucosamina publicada o ano passado no Lancet. A experiência clínica que durou três anos, envolvendo 212 pessoas com osteodistrofia, descobriu que os sintomas melhoraram 20 a 25% no grupo da Glucosamina, enquanto piorou ligeiramente no grupo do placebo. Mas a descoberta mais impressionante foi revelado no raios X do joelho. O estreitamento do espaço da junta no raio X indica a perda de cartilagem; é o indicador chave da progressão da osteodistrofia. Sério estreitamento ocorrido somente na metade dos pacientes que tomam Glucosamina como naqueles que recebem o placebo.

Quanto para a Condroitina, uma análise recente dos resultados ajuntados de sete experimentações fortuitas controladas indicaram que o suplemento pode reduzir sintomas da osteodistrofia e melhorar a função por uma média de uns 50%.

Vários estudos publicados compadecendo a Glucosamina ou a Condroitina contra vários medicamentos descobriram que a droga funcionou mais rápida que os suplementos. Mas descobriram também que diversos meses após o término do tratamento, o efeito analgésico dos suplementos remanesceu mais forte.

Nenhum estudo encontrou ainda todos os efeitos colaterais sérios de um ou outro suplemento. Entretanto, a pesquisa animal levantou a possibilidade que a Glucosamina pode piorar a resistência de insulina, uma causa principal da diabetes. Por enquanto, os estudos nos seres humanos não substanciaram esse risco. Não obstante, as pessoas com diabetes devem monitorar seu nível de sangue-açúcar particularmente com cuidado ao usar este suplemento. Não houve nenhum relatório de reações alérgicas a Glucosamina. Mas por ser feito das conchas do marisco, as pessoas que são alérgicas a alimentos do mar devem usá-lo cautelosamente, prestando atenção para reações, ou evitar inteiramente. Quanto á Condroitina, pode causar sangramento nas pessoas que têm problemas de sangue ou estão a tomar medicamentos para diluir o sangue.

Alguns estudos humanos sugeriram que um composto chamado SAM-e pode ajudar aliviar a dor e inflamação. E dois estudos de observações sugerem que tendo bastante vitamina D na dieta e luz solar, os suplementos puderão retardar com mais sucesso a progressão da osteodistrofia na teoria, porque a vitamina é necessaria para a cartilagem e ossos saudáveis.

Estudos clínicos sobre a glucosamina e a condroitina

Vários estudos clínicos têm sido conduzidos sobre a glucosamina como tratamento para a osteoartrite, porém os resultados são conflitantes. Uma vez que a eficácia da glucosamina ainda não é definitivamente comprovada, há debate entre médicos se ela deveria ser recomendada para tratamento de seus pacientes.

Vários estudos clínicos nos anos 80 e 90, patrocinados pela European patent-holder (Rottapharm), demonstraram benefícios no uso da glucosamina. Porém, esses estudos foram consideradas de baixa qualidade por causa da pequena amostragem, curta duração, etc.

Então, Rotta patrocinou outros dois estudos grandes (com pelo menos 100 pacientes por grupo), com duração de três anos e controle de placebo da marca Rottapharm de sulfato de glucosamina. Esses dois estudos demonstraram claros benefícios no tratamento com glucosamina, sugerindo que ela realmente ajudaria a prevenir a destruição da cartilagem.

Por outro lado, vários estudos subseqüentes independentes da Rottapharm, apesar de menores e mais curtos, não detectaram os benefícios da glucosamina.

Devido à popularidade dos suplementos de glucosamina e condroitina, e a falta de informação segura sobre sua eficiência no tratamento de osteoartrite, o National Institute of Health financiou estudo para testar seus efeitos sobre a osteoartrite dolorosa do joelho. Esse estudo, de duração de 6 meses, comparou três grupos de indivíduos: os que utilzaram glucosamina, sulfato de condroitina e a sua combinação; os que ingeriram placebo; e os que tomaram o medicamento celecoxib.

Como resultado, os indivíduos que tomaram glucosamina, sulfato de condroitina ou a combinação dos dois não obtiveram melhora estatisticamente significativa comparados com os que ingeriram o placebo. Já os pacientes que tomaram o medicamento celecoxib sofreram melhoras estatisticamente significativas nos sintomas.

Entretanto, análise secundária de um subgrupo de pacientes sugeriu que a ingestão de glucosamina mais condroitina poderia ajudar pessoas com dor classificada como moderada a severa.

Lembrete

Todos os produtos naturais da Glucosamina e da Condroitina que trabalham gradualmente a ajudar no restaurar do tecido das articulações e da cartilagem. Permita 12 semanas do uso diário antes de esperar resultados visíveis.

O mercado natural e tambem o farmaceutico, está repleto destas substancias, escolha uma marca de confiança, a melhor combinação de ingredientes e decida você mesmo se a Glucosamina e a Condroitina ajudam ou não as suas articulações. Como o povo diz: "Se bem não fizer, mal tambem não fará!"

Fonte: http://cr-saude.blogspot.com/2009/01/gluco...ondroitina.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

merece fixo,foi oq eu havia oferecido p/mano Dragoo usar,

além de eficiente é barato...se alguém tiver interesse um dia por problemas articulações me envie msg!!!

vo ler c/atenção depois,laboratório aqui indica na base de estudos no livro:

Glucosamina (500mg) e condroitina (400mg)

em caps 2 caps=1 dose,tomar 1 dose logo apos almoço,

ou em casos mais graves...

tomar 1 sachê (glucosamina 1,5g/1un - condroitina 1,2g/1un) ao dia,

c/ 60doses (120caps)=65,00

c/ 30 saches =71,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que já mandei manipular a minha, da próxima eu pego com você Chacal. É Draggo vou adicionar essas duas ae também na minha lista de básicos, pois não aguento mais, quando não é dor nos cotovelos é nos ombros e se não no joelho... affff... vamos ver se vai melhorar depois que eu começar tomar essas duas belezinhas. Iceman eu acho que vai ajudar sua dor no joelho sim, experimenta, não é tão caro e parecer valer muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...