Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Efeito Do Treinamento Intermitente Em Hipóxia No Desempenho Esportivo: Mitos E Verdades


Nico

Posts Recomendados

1208568659.g.jpg

Prof. Ms. Luís Gustavo O. de Sousa (GUGA OLIVEIRA)

O treinamento intermitente em hipóxia (TIH) é caracterizado pelo uso descontínuo de câmaras hipobáricas (hipóxia), com o intuito de simular alguns efeitos da aclimatação a altitude, com o objetivo final de aumentar o desempenho em provas ao nível do mar (LEVINE, 2002).

Este tipo de treino possui 2 diferentes tipos de estratégia, são elas:

a) Estimulação de hipóxia no repouso para simular os efeitos da aclimatação a altitude;

b ) Hipóxia durante a atividade física com o intuito de aumentar o estímulo do treinamento;

Outro fator importante é a “dose” de hipóxia que irá promover os efeitos desejados e isso muda de indivíduo para indivíduo (responsividade).

Com base nessas informações existem dois métodos de treinamento classicamente descritos na literatura. Um é chamado de “Living high-training low”, ou algo do tipo, “Vivendo na altitude e treinando na superfície”, este tipo de estratégia é uma combinação de aclimatação na altitude (~2500m) com o treinamento em baixa altitude ou ao nível da superfície. Este método notadamente aumenta o desempenho dos atletas em praticamente todas as capacidades de desempenho (LEVINE, 2002). Os mecanismos propostos para a melhora do desempenho são:

a) Aumento da eritropoietina, culminando no aumento do transporte de oxigênio para as células, consequentemente aumentando o consumo de oxigênio (VO2máx), economia de movimento e desempenho em provas de corrida.

O outro método é denominado de “Living low-training high” ao contrário do primeiro método, onde o indivíduo vive em baixa altitude e treina em elevada altitude. Nesse tipo de estratégia encontramos o efeito oposto do primeiro método, são eles (LEVINE, 2002):

a) Diminuição da velocidade de corrida;

b ) Diminuição da potência gerada;

c) Redução do fluxo sanguíneo;

d) Diminuição da diferença artério-venosa de oxigênio, culminando na queda do VO2máx.

De fato, esta estratégia não promove nenhum benefício no rendimento do treino, muito pelo contrário. Sendo assim, não se justifica o uso de máscaras de mergulho (Snorkel) para tentar simular um ambiente com pouco oxigênio. Os possíveis benefícios encontrados no TIH com o uso do Snorkel, não possui nenhuma comprovação científica, sendo assim, totalmente infundadas para a sua aplicação em modalidades intermitentes, além de ser totalmente inespecífica para as modalidades de lutas (MAZZEO, 2008).

Quem conhece um pouco de fisiologia básica sabe que o treinamento em altitude não tem nenhum beneficio adicional para os atletas que se exercitam ao nível do mar (McCARDLE, 2011). Por outro lado, estudos recentes demonstram que ao contrário do que alguns “treinadores” especulam o TIH diminui o rendimento em atividades intermitentes de alta intensidade (BURCHHEIT, 2012), além disso, esse tipo de estratégia de treinamento não foi capaz de causar um estresse significativo na população estudada. Outro estudo, (CHAUDHARY, 2012) demonstrou que esse tipo de situação foi capaz de diminuir a massa magra devido a uma maior degradação proteica por meio do aumento da atividade do Sistema Ubiquitina Proteassoma em ratos submetidos à hipóxia, fato já bem descrito em estudos com alpinistas ou indivíduos que moram em grandes altitudes. A conclusão desses estudos é simples: Na falta ou redução de oxigênio como um indivíduo irá realizar exercício em alta intensidade?

Devemos tomar cuidado com alguns tipos de “treinos” que surgem sem nenhuma comprovação científica, podendo inclusive colocar o atleta ou aluno em um potencial risco de algum evento cardíaco durante ou após o exercício. Existem outras formas seguras e devidamente comprovadas que poderão ser utilizadas com esse tipo de atleta melhorando o desempenho em modalidades intermitentes como as lutas. Para a prescrição de um bom programa de treinamento devemos utilizar o embasamento científico e o bom senso, sendo assim, o treinamento básico sem invenções continua sendo a melhor estratégia para a melhora do rendimento do atleta.

REFERÊNCIAS

  1. Levine B.D. Intermittent hypoxic training: Fact and fancy. High Alt Med Biol. 2002 Summer; 3(2):177-93.
  2. Chaudhary P., Suryakuma, G. Prasad, R., et al. Chronic hypobaric hypoxia mediated skeletal muscle atrophy: role of ubiquitin-proteasome pathway and calpains. Mol Cell Biochem. 2012 Jan 4. [Epub ahead of print]
  3. Buchheit, M. Physiological strain associated with high-intensity hypoxic intervals in high trained young runners. J Strength Cond Res. 2012 Jan;26(1):94-105.
  4. Mazzeo, R.S. Physiological responses to exercise at altitude: un update. Sports Med. 2008;38(1):1-8.
  5. McCardle, W.D. Exercise physiology: nutrition, energy and human performance. Lippincott williams and Wilkins. Seventh edition, 2009.

*************************************************************************************

No vlog do Wand Fight Team tem um vídeo do treino de condicionamento dele usando snorkel. Será que o Shogun também está nessa? Hehehhe.

Editado por Nico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...