Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tentativa De Execução De Agachamento Livre


andre.avra1@gmail.com

Posts Recomendados

Boa tarde,

Sou novo aqui no fórum e, apesar de já ter lido uma quantidade razoável de material, inexperiente no mundo da musculação.

Eu tenho dificuldade em relação à correta execução do movimento de "Agachamento Livre". O que acontece é que, na tentativa de agachar ao máximo, MANTENDO O EQUILÍBRIO (esse é o meu maior problema), a minha coluna é projeta muito a frente da linha do quadril, fazendo com que em me incline exageradamente para frente, conforme vídeo a seguir.

Observação: Eu gravei este vídeo em casa, na frente do espelho e com uma barra improvisada com o intuito de tentar internalizar a correta execução do movimento, e não como parte de um treinamento.

Portanto, caso seja possível, gostaria da opinião/sugestão de vocês de como melhorar o movimento/técnica para que eu consiga executá-lo corretamente.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_deletado1423

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/147135-agachamento-por-jonnie-candito/#entry1958703

Da próxima vez que for gravar, tente tirar 1 rm. Com o peso máximo os defeitos de sua execução ficam mais visíveis!

Em relação à agahcar ao máximo, você se refere ao agachamento completo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/147135-agachamento-por-jonnie-candito/#entry1958703

Da próxima vez que for gravar, tente tirar 1 rm. Com o peso máximo os defeitos de sua execução ficam mais visíveis!

Em relação à agahcar ao máximo, você se refere ao agachamento completo?

Vou estudar este vídeo que você "linkou" e depois tentar gravar um vídeo com carga.

E sim, eu me referia ao agachamento completo, por que?

Tente não jogar o joelho pra frente.

Desculpa, mas entendi como poderia não jogar o joelho pra frente, visto que eu tenho que flexiona-lo para a execução do movimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente não jogar o joelho pra frente.

Pelo contrário, se ele jogasse mais para frente, ele agacharia "reto".

E esse pode ser o problema. Aparentemente, você não arredonda a lombar, então pode ser problema de mobilidade no tornozelo. Mas o agachamento sem peso não é nem semelhante com a carga. Faça um vídeo na academia e mande de novo. Com a carga você tem que fazer seu corpo se equilibrar de uma forma diferente.

E você não agachou ao máximo(como disse). Agachar ao máximo é tocar a bunda nas panturras, isso daí tá mais para agachamento 90°

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado1423

Vou estudar este vídeo que você "linkou" e depois tentar gravar um vídeo com carga.

E sim, eu me referia ao agachamento completo, por que?

Você nem tentou fazer o agachamento completo :mario:.

Você fez o agachamento híbrido, onde se vai até a paralela (ângulo de 90 graus).

Agachamento completo: agachamentocompleto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado2334455

André,

Primeiramente, parabéns pela iniciativa! :laughingsmiley:

Alinhamento Dos Pés

Na ilustração há um exemplo da posição dos pés. Certifique-se de a posição estar confortável (antes de questionarem, tenham em mente que estou consciente de outras variações existentes na posição dos pés. É apenas um bom exemplo que é utilizado no Starting Strength do Mark Rippetoe e considerei-a oportuna para o tópico).

barbell-squat-foot-position-for-a-proper

Joelhoes e pés devem estar sempre alinhados! Olhe para os joelhos e pés dos praticantes e analise o bom alinhamento:

Pwrlifting%2BSquat.JPG

Squat%20perfect.jpg

Neste ponto você não está muito ruim, mas com certeza há uma boa margem para melhoras.

Uso Correto Dos Quadris

Observa a foto abaixo.

ss.png

No primeiro desenho, o praticante está preste a elevar a carga. No segundo desenho, o praticante eleva a carga corretamente, levantando seus quadris e ombros da forma correta. No terceiro desenho, o praticante (representante da sua execução) sobe os quadris, mas deixa a parte superior do corpo (também chamada de upper body) estática, o que é um erro gravíssimo de movimento.

Procure corrigir e executar igual ao segundo praticante.

Joelhos Como Centro De Rotação

Este ponto necssita de melhoras urgentes.

A articulação do joelho é um dos pontos de sistema de alavancas que vai fazer com que você suba e desça durante o exercício. No entanto, esta alavanca se torna mais eficiente e, principalmente, estável quando você a mantém em uma posição estática. Se na hora de descer você enviá-la para frente e na hora de subir recuá-la, tenha certeza de que está caminhando para uma lesão caso estiver sob uma carga alta.

Observe no vídeo que o praticante "joga" o quadril para trás no movimento da descida. No seu caso, você está descendo verticalmente e "jogando" os joelhos para frente. Não faça isto. Matenha os joelhos na posição mais estática possível.

Não se esqueça de ativar a legenda. Aproveita para aprender com todas as outras instruções do vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=oYCW0Nwyo8c

Espero que tenha sido claro.

Caso alguma dúvida persistir, notifique-a.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da próxima vez que for gravar, faça as repetições um pouco mais devagar. A imagem da câmera precisa pegar você da cabeça aos pés pra ficar melhor de analisar.

Pra alguém inexperiente, você até que tem uma postura bem razoável.

Seu joelho não parece estar "pra frente demais", apenas poderia forçá-los um pouco mais pra fora, girando os pés um pouco mais pra fora.

Talvez seja esse o problema. Tentei reproduzir a sua base aqui, e não consegui chegar ao fundo do agachamento a menos que eu ficasse com as costas quase paralelas em relação ao chão.

Tente girar os pés mais pra fora, e se preciso afastar mais os pés 1 ou 2 dedos. Com isso você deve ter mais espaço pra descer com a coluna mais reta. Se ficar aberto demais, vá fechando milimetricamente até encontrar o ponto certo. A base mais adequada pra você é aquela onde você se sente mais forte no ponto mais baixo do agachamento.

obs: não tem nada de incompleto no seu agachamento, mesmo que sua coxa não encoste na panturrilha, contanto que todo o resto esteja no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você nem tentou fazer o agachamento completo :mario:.

Você fez o agachamento híbrido, onde se vai até a paralela (ângulo de 90 graus).

Agachamento completo: agachamentocompleto.jpg

Kaio Amaral,

Eu, certamente, preciso estudar mais. E, obrigado pela ajuda.

André,

Primeiramente, parabéns pela iniciativa! :laughingsmiley:

Alinhamento Dos Pés

Na ilustração há um exemplo da posição dos pés. Certifique-se de a posição estar confortável (antes de questionarem, tenham em mente que estou consciente de outras variações existentes na posição dos pés. É apenas um bom exemplo que é utilizado no Starting Strength do Mark Rippetoe e considerei-a oportuna para o tópico).

barbell-squat-foot-position-for-a-proper

Joelhoes e pés devem estar sempre alinhados! Olhe para os joelhos e pés dos praticantes e analise o bom alinhamento:

Pwrlifting%2BSquat.JPG

Squat%20perfect.jpg

Neste ponto você não está muito ruim, mas com certeza há uma boa margem para melhoras.

Uso Correto Dos Quadris

Observa a foto abaixo.

ss.png

No primeiro desenho, o praticante está preste a elevar a carga. No segundo desenho, o praticante eleva a carga corretamente, levantando seus quadris e ombros da forma correta. No terceiro desenho, o praticante (representante da sua execução) sobe os quadris, mas deixa a parte superior do corpo (também chamada de upper body) estática, o que é um erro gravíssimo de movimento.

Procure corrigir e executar igual ao segundo praticante.

Joelhos Como Centro De Rotação

Este ponto necssita de melhoras urgentes.

A articulação do joelho é um dos pontos de sistema de alavancas que vai fazer com que você suba e desça durante o exercício. No entanto, esta alavanca se torna mais eficiente e, principalmente, estável quando você a mantém em uma posição estática. Se na hora de descer você enviá-la para frente e na hora de subir recuá-la, tenha certeza de que está caminhando para uma lesão caso estiver sob uma carga alta.

Observe no vídeo que o praticante "joga" o quadril para trás no movimento da descida. No seu caso, você está descendo verticalmente e "jogando" os joelhos para frente. Não faça isto. Matenha os joelhos na posição mais estática possível.

Não se esqueça de ativar a legenda. Aproveita para aprender com todas as outras instruções do vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=oYCW0Nwyo8c

Espero que tenha sido claro.

Caso alguma dúvida persistir, notifique-a.

Abraço!

Flávio Gomes,

Primeiramente, muitíssimo obrigado pela resposta completa.

Em relação ao primeiro ponto - Alinhamento dos pés - , consegui entender bem e não vejo problemas em conseguir melhorar nesse sentido, porém, depois de ler o seu post e tentar repetir o movimento (em casa, ainda), percebi que o que faz com que eu não use corretamente os quadris - Uso correto dos quadris - e não consiga manter a articulação do joelho "estática" - Joelhos como centro de rotação - (Principalmente a posição "estática" da articulação do joelho... Já percebi que a questão do quadril, com atenção, é mais fácil de consertar) , é a falta de equilíbrio que eu sinto na execução do movimento, uma vez que, com os braços projetados para frente e paralelos ao chão, eu consigo, diferentemente de quando estou com a barra agachar mantendo esse equilíbrio e seguir às suas recomendações "2" e "3" mais facilmente.

Eu vou, durante essa semana, tentar aplicar esses conceitos utilizando o equipamento adequado (na academia), e vou, com certeza dar o meu feed back aqui em agradecimento à ajuda de vocês.

Valeu

Da próxima vez que for gravar, faça as repetições um pouco mais devagar. A imagem da câmera precisa pegar você da cabeça aos pés pra ficar melhor de analisar.

Pra alguém inexperiente, você até que tem uma postura bem razoável.

Seu joelho não parece estar "pra frente demais", apenas poderia forçá-los um pouco mais pra fora, girando os pés um pouco mais pra fora.

Talvez seja esse o problema. Tentei reproduzir a sua base aqui, e não consegui chegar ao fundo do agachamento a menos que eu ficasse com as costas quase paralelas em relação ao chão.

Tente girar os pés mais pra fora, e se preciso afastar mais os pés 1 ou 2 dedos. Com isso você deve ter mais espaço pra descer com a coluna mais reta. Se ficar aberto demais, vá fechando milimetricamente até encontrar o ponto certo. A base mais adequada pra você é aquela onde você se sente mais forte no ponto mais baixo do agachamento.

obs: não tem nada de incompleto no seu agachamento, mesmo que sua coxa não encoste na panturrilha, contanto que todo o resto esteja no lugar.

Reinaldo Gomes,

Tentando, mais uma vez, reproduzir o movimento, eu realmente percebi que a maior abertura tanto da angulatura quanto do espaço entre os pés, me permite uma postura mais confortável e mais próxima do que Flávio Gomes sugeriu.

Na academia vou tentar aplicar todas essas correções, e muito obrigado.

Editado por [email protected]
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...