Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Multivitamínicos: Pare De Jogar Dinheiro Fora!


mfmarlonferrari

Posts Recomendados

Publicidade

Vou optar por responder cada parte que vc separou, fica mais fácil.

1) Você leu pelo menos algumas páginas do tópico? Um usuário utiliza-se de um argumento parecido com o seu.

"Desperdício de dinheiro", diz ele. É confrontado com vários estudos e links (para você que valoriza bastante esta parte).

É um tópico interessante, vale a pena dar uma olhada.

2) Lá vem você com mais estudos. Cara, não estou duvidando da sua opinião. Já tinha lido os estudos anteriores que você tinha colocado.

Pelo contrário, eu a respeito (diferentemente de você pelo teor agressivo da sua resposta). Só que já vi outros tópicos, outros sites, outros links, outros opiniões de médicos e profissionais que

refutam totalmente isso com base em outros estudos e relatos. Quando eu disse que você não provou nada, foi no sentido "Multivitamínicos:

Pare de jogar seu dinheiro fora!". Em relação a esse título, você realmente não provou nada. Talvez com um tópico mais no sentido de

"Multivitamínicos: vale realmente a pena?" você se desse melhor.

3) Concordo. Não existe eficácia comprovada. Existem evidências em prol, evidências contra, tudo isso em estudos e relatos.

No meu caso, optei por conveniência e pesquisa a tomar e não me arrependo.

4) Opa, eu não falei que UM comprimido ia satisfazer as necessidades de micronutrientes diárias ou ser a salvação disso. Sejam dois, três, quatro, dez, nada disso.

Eu apenas acho que um bom multivitamínico funciona como bom auxiliar em uma dieta que sofre com a escassez de tempo para se alimentar devido ao trabalho, estudos, compromissos, enfim.

5) Não acho desperdício de dinheiro. É uma alternativa viável para quem está com dificuldades em conciliar tempo com refeições e bater a ingestão satisfatória de micronutrientes.

Obviamente, está longe de ser uma alternativa superior a própria dieta, mas aliando-se a ela, considero uma opção interessante.

6) Parceiro, vc deu uma desvirtuada legal no que eu falei. Acho que devem ter falado isso anteriormente no tópico e vc se lembrou de comentar. Jamais trocaria qualquer alimento por um multi.

Isso é estupidez, e das grandes. Agora o multi como um aliado, não vejo problema. Quanto ao marketing das empresas de suplementos, vc tem toda razão. Realmente, o negócio é pesado. Cabe

ao praticante de musculação pesquisar, ir atrás, ler, se informar e formular sua dieta. Se necessário, ir atrás de um nutricionista esportivo de vergonha (os profissionais nessa área em sua grande

maioria são péssimos, infelizmente) ou realmente construir seus conhecimentos indo atrás.

7) Não, as diretivas das minhas pesquisas não foram essas. Pare de achar o que você não sabe. Quanto às suas refeições, bacana.

8) "Multivitamínicos não são nem de longe auxiliares porque uma vez que alguém se acomoda a ter uma dieta que precise deles, ela jamais dirá "ok, esta semana não preciso dos multi porque minha dieta está completa." Ninguem dirá isso. É sempre cada vez mais para comprimidos e cada vez menos para alimentos." Eu disse esse ok várias vezes. E pelo contrário: geralmente finais de semana e épocas de férias eu deixo de lado. Quem se utilizar disso como desculpa para comer menos precisa seriamente rever seus conhecimentos. Quanto aos médicos, isso é preconceito, e dos grandes. Existem excelentes profissionais Ora, se você mesmo zombou do pessoal que postou um estudo de Harvard, vem falar que só podem médicos americanos e europeus?

9) Qual o problema do meu relato? Isso é uma das coisas que mais me desanimam em participar de fóruns. Indivíduo se acha o supra sumo de todo o conhecimento e desmerece outros colegas que apenas querem trocar informações e darem suas opiniões. O que é um relato para você? Um estudo científico? Relatos são assim, meu amigo, subjetivos. "Senti isso, achei aquilo" e assim por diante. Como você sabe do meu treino, da minha dieta e do meu descanso??? Existem muitos outros fatores envolvidos nisso. Caro colega, você não sabe tudo. Não credito a melhora da minha imunidade toda ao multivitamínico, mas acredito sim que ele me auxiliou nesse sentido. Agora pronto, se a pessoa se utiliza de uma alternativa que não a sua, você a reputa como uma pobre lascada e inválida?

10) Para finalizar, só acho que se você tem uma opinião fixa e imutável sobre um assunto, fundamentada, mas que se demonstra passível de não ouvir teses contrárias sobre isso, para quê criar um novo tópico? Você já tinha sua opinião desde o início e se sustentou com artigos e estudos. Vieram alguns colegas que discordaram de você e apresentaram estudos e relatos contrários. Você desconsiderou e continuou a enaltecer a mesma coisa desde a primeira página. Não vejo sentido nesse tipo de discussão. Estou aberto a novos conhecimentos e, por mais que faça uso da abordagem do multi, sei que ela tem suas vantagens, mas também suas desvantagens. Não há uma verdade nessa história toda. A dieta com certeza é a melhor opção, mas se você tem uma dieta excelente, mas que mesmo assim não abarca todos os nutrientes e não tem tempo para ir atrás dos demais, por que não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Supermoderador

Faz tempo que eu venho acompanhando o tópico mas não tinha nada para acrescentar. Ainda não tenho opinião formada, mas pessoalmente eu prefiro comer o meu brócolis/alface/cenoura/beterraba todos os dias e mais o que eu conseguir, e também suplementar com o que eu comprei quando estava fora do país. Quando acabar, pretendo não continuar tomando, já que fica bem mais caro importar.

Não vou traduzir, mas o inglês do cara é bem fácil de entender, e quase tudo que ele fala está escrito na tela. E tem legenda, se ligar.

Além de alimentos antioxidantes, é bom saber e adicionar para a dieta os anti-inflamatórios: alho, cebola, azeite de oliva, beterraba, menos gordura saturada, observar ômega-3 vs ômega-6, alimentos integrais, Curry em pó, curcumina, orégano, pimenta...

Bom, essa foi a minha contribuição para o tópico.

Edit: Só pra completar a série... não esqueçam das fibras :)

http://www.youtube.com/watch?v=IoJNNFFkZ70

Editado por Aless
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações.

A única pessoa que eu vejo com "certeza" de algo aqui é você, caro colega, o que infelizmente não denota mérito algum.

Até porque os assuntos que já são batidos, não possuem controvérsias e é fácil ter uma "certeza" simplesmente não valem a criação de um tópico.

O Aless disse que ainda não tem opinião formada, mas prefere se alimentar. Opinião totalmente válida.

Ele não tem certeza, mas se expressou de maneira muito mais ponderada acerca do assunto.

Eu também não tenho certeza se multivitamínicos são a melhor opção. Utilizo-os porque considero vantajoso

utilizá-los com uma dieta bem montada e específica, servindo como um "plus" nos dias que eu não conseguir

me alimentar tão bem ou faltar um outros micronutrientes necessários que por razão x ou y eu não ingeri.

Para conseguir todos os nutrientes que o multi que utilizo há mais de 2 anos tem, eu teria que me atirar em comprar dezenas

de alimentos diferentes. Ia sair caro, dispendioso e o tempo que eu ia perder preparando seria complicado de manter a longo prazo.

Acho engraçado que você desvaloriza a parte empírica da coisa e valoriza tão somente os estudos (como se fosse uma coisa fosse independente da outra e como se não houvesse centenas de estudos contrariando outras centenas - neste próprio tópico o pessoal apresentou e você desconsiderou). Teoria sem prática e prática sem teoria são áreas mortas.

Frequento esse fórum como leitor desde 2008, e se vc respeita o Aless como eu também respeito, eu respeito também outros grandes que participaram/participam daqui como Ney Felipe, Leandro Twin,

Mpcosta e Craw69 (esse último, inclusive, me ensinou 40% do que eu sei até hoje). Esse assunto de multivitamínico é um deles. Aquele tópico que lhe enviei (por mais que tenha três anos e

esteja na iminência de desatualização) ainda serve como forte ponto de partida para formação de opinião sobre esse assunto. Inclusive foi selecionado entre os melhores pelo próprio Craw69.

Nele é discutido malefícios/benefícios; se vale ou não vale a pena; estudos contra, estudos a favor; e por aí vai..

Não sei se vc já viu, mas tem um tópico também interessante aqui no fórum: "Malto ou Dextrose fazem alguma diferença?". Não vamos entrar no mérito desses suplementos, mas tem uma hora que simplesmente é o cúmulo: um usuário seleciona 6, 7 estudos que afirmam que, para praticantes de musculação, não faz a menor diferença associar carboidrato a proteína para efeitos de pico de insulina, gliconeogênese, melhor absorção, etc. Outro vem logo depois e posta mais uns 10 estudos dizendo justamente o contrário. Quem está certo???

Seguindo sua linha de raciocínio, o BCAA é um lixo de suplemento. Posso estar desatualizado nesse sentido, mas até há pouco tempo não existiam estudos consideráveis em prol da melhora de performance e rendimento muscular por conta do BCAA. Todos os estudos apontavam para síntese protéica e recuperação muscular, mas performance, não.

Já eu, desde bons anos atrás até hoje e ainda outros amigos meus, utilizamos o BCCA em dosagens variadas (10 a 15g pré ou intra treino) e a diferença de rendimento é BRUTAL. E um praticante de musculação com um mínimo de experiência sabe diferenciar placebo de algo que está fazendo efeito. Já fiz vários testes: treinei sem; treinei com; treinei sem, mas bem alimentado; etc. Desmerecer relatos é um erro crasso de uma pessoa que se interesse por hipertrofia.

Se dependesse de estudos, por exemplo, você nem comeria 5 ovos por dia. Sei que já tem estudos a favor do ovo, mas isso é apenas um exemplo de que não é suficiente se basear 100% em estudos científicos (pelo menos ainda..).

Vamos aos pontos que você colocou:

- "É desnecessária a ingestão..". Claro que é desnecessário. Qualquer suplemento se você tiver uma boa dieta é dispensável. Qualquer um sabe disso.

- "Falta de comprovação..". Aí fica complicado. Eu e alguns colegas demos nossos relatos; tem estudos que afirmam que tem comprovação; professores e médicos das áreas de Nutrição Esportiva, Endocrinologia Esportiva e Medicina do Esporte afirmam justamente o contrário; usuários respeitados aqui e em outros fóruns discordam disso; e por aí vai. Por outro lado, temos os estudos que você postou. Alguém chegar e dizer: "Minha imunidade melhorou, minha digestão melhorou, minha disposição melhorou, meu apetite melhorou, minha libido melhorou..etc. etc." não é nada?

Você fala de 100g de fígado, ovos e brócolis. Primeiro: nem todos comem carne vermelha (e a carne vermelha pode ser tudo, menos a opção mais saudável em um cardápio, fora a quantidade de gordura e a digestão mais trabalhosa de todas). Sem falar que, pelo menos eu acho, fígado é muito ruim. Ovos são ótimos, eu mesmo como 2, 3 ovos por dia com gema e tudo. Mas para quem está em período de cutting, pode ser um tiro no pé. Fora que a digestão do ovo também não é das melhores (eu toco muito nesse ponto porque eu mesmo tenho vários problemas digestivos). Quanto ao brócolis, ok.

- Já tinha pensado nisso. Mas na minha opinião, não vale a pena. Tenho um colega que importa Complexo B, D3 e ZMA, fora o multi. Não relevo muito essa informação de "nutrientes competindo entre si pela absorção". Não estou dizendo que não acontece, é provado, eu sei, mas acho que de tantos problemas para se preocupar em relação à saúde e massa muscular, esse não vai fazer a menor diferença no fim das contas. Especialmente se o multivitamínico for um gringo dos melhores, como o que eu uso. Nesse ponto, se vc quiser me mostrar com a tabela dos multis gringos a ineficiência de absorção por conta da competição dos nutrientes e, consequentemente, a inutilidade em ingerir aquele determinado multi, agradeço.

- Para mim e para outros é algo bastante concreto. Eu sinto diferença nos dias que não tomo o multivitamínico. Garanto-lhe que outros vão concordar comigo. Não é porque algo não é comprovado que funcione que este algo não funciona. E essa parte da comprovação é bastante controversa, apesar de que eu vi muuuuuito mais atletas, profissionais e praticantes de musculação a favor do que contra. E não, não estou falando de pessoas tomadas pelo marketing de negócio; estou falando de pessoas que eu conheço e acredito. Infelizmente, nessa hora, devemos escolher em quem acreditar. Você, por exemplo, diz acreditar no Aless. Eu também acredito. Mas também acredito em outros grandes debatedores que já vi por aqui no fórum e fora dele.

Felizmente ou infelizmente, o argumento do MEU caso (resposta muito comum usada) pode não ser, na escala probatória de validação, o argumento mais forte, mas este não é totalmente desprovido de razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pyros, respeito sua opinião de achar que não possuo mérito, até concordo com as afirmações. Mas por exemplo:

Você simplesmente ataca as 2 fontes protéicas mais anabólicas do planeta (carne e ovo) para justificar sua opinião e eu achei isso bem desnecessário.

Concordo que nem todos comem carne vermelha, mas estou em um fórum de discussões sobre hipertrofia, e arrisco dizer que pelo menos 90% de quem está aqui come carne vermelha. E discordo TOTALMENTE de você e apresento fatos se quiser, quando afirma que a carne vermelha não é saudável. Ela é sim saudável e tem papel importante em quem quer viver livre de pílulas. Citar as gorduras dela e o tempo de digestão é meio inaceitável, porque cortes magros possuem quantidades ínfimas de gorduras ruins e que são perfeitamente eliminadas em um organismo de quem pratica este tipo de atividade física. E sobre a digestão, não creio que seja assim porque eu mesmo consigo comer 200g de carne moída e sentir meu estômago roncar 3 horas depois.

Chutou o fígado por achar que ele tem gosto ruim (como se isso fosse impecílio) mas devo dizer que acrescido de temperos naturais como orégano, pimenta-do-reino, azeite ou ervas finas ele fica muito saboroso a meu ver e na pior das hipóteses, agradável. Ignorei alguns comentários de outros usuários que disseram que não comem fígado por ser ruim de gosto. Mesmo que isso fosse verdade (o que não é o caso dependendo do modo de preparo) isso não é desculpa, ainda mais pra quem segue uma dieta anabólica e saudável de frango sem condimentos, legumes crus e com pouco sal, etc... Não pensei que alguém fosse considerar "gostinho ruim" como desculpa. Ainda mais frente à benefícios tão grandes.

E também sobre a digestão do ovo, mesma coisa. Como 5 ovos de pré-treino e me sinto vazio e bem disposto de duas a duas horas e meia depois. Médicos adoram eliminar ovos das dietas das pessoas, chega a ser ridículo: Tem refluxo? Retire os ovos, esqueça todos os benefícios que eles tem e que te impedem de ficar doente e tomar remédios, retire os ovos!

Eu não estou dizendo para as pessoas ignorarem suas validações e experiências pessoas amigo... Só estou dizendo que se queremos chegar a uma conclusão, devemos optar por opiniões massivas (as de estudos, por exemplo, que envolvem 20, 30 mil pessoas) do que apenas uma. Isso porque dificulta a discussão por se tratar de coisas intangíveis, que podem facilmente ignorar fatos fortes em troca de uma opinião pessoal. Por exemplo: Suponhamos que estejamos debatendo a existência de um deus. Eu posso chegar aqui e expor inúmeras teorias ateístas, evolucionistas e fundamentadas para provar que não, porém, você pode chegar, lê-las e dizer que deus existe sim porque você sente a presença dele e que ele te ajudou muitas vezes. Para você, pode ser tudo, mas pense em quem ler seu relato. Não terá força de discussão porque você sempre alegará suas visões e não de algo que realmente exista. Assim como tomar multivitamínicos e alegar ausência de problemas ou ser saudável é ilógico. Pode ser a água, ou uma recente mudança em qualquer outra coisa.

Quem perde 30 segundos assistindo um comercial da polishop sobre o AB-shaper percebe. O cara perde 20kg em uma semana e "culpa" o aparelho que é perfeito, sensacional. Mas no fundo mesmo que ele tenha alcançado isso, nós sabemos o que realmente faz um cara perder 20kg. E sinceramente, quando vem alguém aqui dizer "depois que comecei a tomar multivitamínicos minha vida melhorou, não gripo mais" é a mesma coisa de que assisir um daqueles comerciais de antes-e-depois.

Parceiro, não é bem assim. Quando eu falei do mérito, eu falei em relação ao fato de você ter dito "eu não posto nada sem certeza antes". Foi em relação a isso que eu disse que não há mérito algum, porque muitas vezes essa certeza se revela errada. Quem de nós nunca jurou de pés juntos que estava certíssimo sobre algo e depois se viu equivocado? Foi isso que quis dizer. Não estou dizendo que você não tem mérito, desculpe se me expressei mal nesse sentido. Até porque se vc não tivesse mérito, eu nem teria vindo a este tópico.

Quanto aos alimentos anabólicos, eu não postei aquelas opiniões em tom de ataque. Sou fã do ovo, por exemplo; mas convenhamos, eu e muitos que conheço temos problemas digestivos por conta do ovo (flatulência então nem se fala). Isso não quer dizer que o ovo não é um excelente alimento. Valor biológico altíssimo, nutritivo e ainda por cima gostoso. É que nem leite: leite é um alimento altamente problemático. Alergênico, extremamente inflamatório, gordura saturada alta, lactose (para quem não toma um Zero Lactose ou compra/importa Lactase). Mas quer saber? Eu tomo 1 litro de leite por dia. Ou compro um zero lactose ou tomo 2, 3 comprimidos de lactase (prescritos por endocrinologista - tenho síndrome do intestino irritável e deficiência monstra nessa enzima). É um alimento muito saboroso, saciante, completo como o ovo. Não abro mão de jeito nenhum.

Agora, quanto a carne vermelha, confesso que tenho certa aversão. Meu avô paterno morreu de câncer no intestino e os médicos na época apontaram como um dos fatores mais relevantes para isso a inclusão excessiva de carne vermelha na dieta. Sei que tudo em excesso faz mal, mas a verdade é que nunca gostei muito. Eu quis justificar minha opinião, não comprová-la, até porque nesse ponto é mais pessoal mesmo. E a digestão da carne vermelha é difícil sim: não vi estudos, mas vi vários documentários (alguns de vegetarianismo, admito) apontando a dificuldade de digestão desta carne. Minha mãe, por exemplo, é exímia cozinheira: a carne vermelha que ela cozinha para meu irmão tem o mínimo do mínimo do sódio, bem cortada, bem passada, com os temperos mais naturebas e saudáveis que vc imaginar. Mesmo assim, meu corpo não lida bem com carne vermelha. Já fiz vários testes, e realmente acredito que seja coisa de organismo. Para dizer que eu não como carne vermelha nenhuma, até como um pouco de carne de sol. Ponto. Se ela é saudável, confesso a você que tenho muitos preconceitos com essa carne e não acredito muito nisso. Meu pai é lactovegetariano também e me influenciou muito nisso. Se quiser postar algo nesse sentido, agradeço. Incluo frango e principalmente muito PEIXE (que na minha opinião, é esmagadoramente a opção mais eficiente e eficaz para hipertrofia em termos de carne - muita proteína, óleo de peixe DHA, EPA - tornando a suplementação em fish oil obsoleta - um monte de fitoquímicos bacanas, vitaminais e minerais, digestão fácil, gostoso, etc).

Agora, por mais que vc depois poste e me prove que carne vermelha é saudável, mesmo assim ainda acho fígado intragável. Não é desculpa, amigo, temos que pensar a longo prazo. Dieta de marombeiro num período de bulking de, sei lá, 3, 4 meses, vc aguentaria comer algo que detesta só pelos benefícios (quando com certeza tem outras opções tão boas quanto ou melhores e que vc goste)?

Quanto aos estudos, agora vc se expressou melhor. Convenhamos que antes no tópico vc vinha adotando posicionamento diferente. Entendi, só que quanto aos relatos, quem disse que também não há relatos massivos??? 20, 30 mil praticantes de musculação que tenham um mínimo do mínimo de conhecimento nutricional e esportivo e que relatem melhorias diversas por conta da ingestão dos multivitamínicos estão errados? Não estou falando de ingestão isolada. Ninguém com um pouco de bom senso vai dar razão a alguém que fala de uma pílula mágica. Agora, alguém chega com uma dieta excelente, adiciona um multi bacana e sente melhorias, será que essa pessoa está equivocada? São pontos para se questionar. Não quero jamais fazer proselitismo em prol de suplementos, por favor. Mas admito que me ajuda muito no dia a dia, especialmente em dias de trampo. Essa parte de deus que vc citou eu lembrei do livro "Deus: um Delírio" do Richard Dawkins. Vc tem razão nesse ponto da experiência pessoal. Mas e se a experiência pessoal for compartilhada por muitos e não for algo isolado???

Fiz críticas, mas também concordo com você que os estudos com certeza são a melhor comprovação para qualquer coisa. Até inventarem algo melhor, não tem muito para onde correr. Só quis salientar que muitas vezes ocorrem impasses em que os estudos mesmo assim não representaram a solução para uma determinada questão.

Assisti recentemente o filme "Dallas Buyers Club". Cara, assista. Lembrei da discussão neste tópico quando estava assistindo e achei a conclusão interessantíssima. O filme trata muito disso: estudos versus relatos (ambos em massa). Vale a pena.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...