Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Refeições Liquidas [Duvida]


eduups

Posts Recomendados

Fala Galera, to com uma duvida, a um bom tempo (meses) venho consumindo refeições liquidas ao invés de solidas (batata doce e frango) ou seja bato as quantidades de cada refeição com água e mando pra dentro, porem gostaria de saber se isso é ruim ou talvez bom, alguem tem informações concretas ?

ps: achei algumas coisas na net, algumas ate mesmo aqui no forum, mais muito antigo e a maioria o pessoal desvirtua o topico e fica longo e sem informação boa, me ajuda ai pessoal !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

cara faz isso, mas depois que tu já comeu algo sólido só pra terminar de estufar, eu to começando a fazer isso, tomo café na manha e mando mais um batidão , almoço e denovo o batidão e janta igual, acredito que mal não va fazer só a digestão vai ser mais rapida , mas não tenho certeza

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A digestão é quase a mesma coisa, porém o tempo de saciedade é maior, tava vendo um documentário no GNT hoje e tava falando sobre isso, devido a agua "estufar" constantemente o estômago durante a digestão, o tempo em que vc ficará mais saciado é maior do que vc só comer comidas sólidas. Mas é sempre bom ter algo sólido, nao fique só aos liquidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A digestão é quase a mesma coisa, porém o tempo de saciedade é maior, tava vendo um documentário no GNT hoje e tava falando sobre isso, devido a agua "estufar" constantemente o estômago durante a digestão, o tempo em que vc ficará mais saciado é maior do que vc só comer comidas sólidas. Mas é sempre bom ter algo sólido, nao fique só aos liquidos.

po cara muito interessante isso ....

---------------

Só pro tópico ter mais informação ...

eu tenho 4 refeiçoes no dia que é de Batata doce e Frango e as 4 eu mando batida, as únicas refeições que eu mando solidas são os ovos (que são as ultimas do dia - 2 refeições)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado2334455

Eduups,

Em relação aos macronutrientes não tem diferença entre a ingestão dos alimentos sólidos e líquidos. Isso é devido ao fato de que ao triturar os alimentos, realiza-se um processo físico, isto é, não ocorre a alteração da fórmula química (carboidratos continuam sendo carboidratos, lipídios continuam sendo lipídios e proteínas continuam sendo proteínas).

No entanto, a presença da água, que será ingerida junto com o alimento triturado, acarretará a dissolução do ácido gástrico presente no suco gástrico. Com isso, altera-se sua eficiência, por estar menos concentrado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com isso, altera-se sua eficiência, por estar menos concentrado.

teoria. mas na pratica isso significa...? o alimento seria "sub digerido"? demoraria mais ate o alimento ser totalmente digerido? enfim, qual o resultado disso na pratica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado2334455

teoria. mas na pratica isso significa...? o alimento seria "sub digerido"? demoraria mais ate o alimento ser totalmente digerido? enfim, qual o resultado disso na pratica?

Embora a ingestão de água (preferencialmente gelada) faça sentido do ponto de vista de manter o palato (céu da boca) purificado e empurrar a comida pelo esôfago, recomenda-se beber fluídos entre as refeições ao invés de beber enquanto come, pois a água dilui as enzimas que o corpo produz com a finalidade de realizar a quebra e a digestão dos alimentos.

Quando o líquido ingerido durante a refeição é frio a situação se torna pior. Isto é, ao contrário de trabalhar concentradamente na digestão, o corpo busca aumentar a temperatura do fluído, a fim de adequa-lo à temperatura corporal. Esse processo, denominado termogênese, gasta calorias e atrapalha a digestão, pois o organismo não concentra-se apenas no processo digestivo.

Pode-se ingerir líquidos com maior temperatura, mas o ideal é uma fruta suculenta após a refeição (uma laranja pêra, por exemplo). Além da quantidade de solvente não ser muito considerável para diluir o suco gástrico (basta espremer uma laranja, o suco é pouco em volume de mL), possui propriedades que são benéficas e auxiliam o processo de digestão.

Como citei, a pequena ingestão líquida durante a refeição não é problema. No entanto, em caso de uma alta ingestão (o que é hábito da maioria das pessoas), com a diluição das enzimas e ácidos gástricos, o estômago tenta compensar a debilidade da quebra dos alimentos com a síntese de mais ácidos, o que resulta em azia e refluxo.

Em casos extremos, isto pode gerar problemas graves para o intestino, devido ao quimo passar pelo piloro impropriamente digerido.

Por fim, a absorção de nutrientes e vitaminas será prejudicada, pela digestão atuar abaixo do potencial máximo.

Não se trata apenas de hipertrofia. Trata-se de saúde geral do organismo.

Espero que esteja claro.

Qual dúvida específica sobre o assunto, basta questionar.

Abraço!

Editado por Flavio Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...] com a diluição das enzimas e ácidos gástricos, o estômago tenta compensar a debilidade da quebra dos alimentos com a síntese de mais ácidos, o que resulta em azia e refluxo.

[...]

Por fim, a absorção de nutrientes e vitaminas será prejudicada, pela digestão atuar abaixo do potencial máximo.

ficou esclarecido sim cara, obrigado por responder minha pergunta e ir alem dando uma explanaçao mais tecnica

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o líquido ingerido durante a refeição é frio a situação se torna pior. Isto é, ao contrário de trabalhar concentradamente na digestão, o corpo busca aumentar a temperatura do fluído, a fim de adequa-lo à temperatura corporal. Esse processo, denominado termogênese, gasta calorias e atrapalha a digestão, pois o organismo não concentra-se apenas no processo digestivo.

Disso eu já tava ciente tbm ...

só que assim cara, pela sua explicação isso é baseado então em alta ingestão de agua junto com o alimento ? ou qualquer volume de agua ?

geralmente eu bato os alimentos com 1,2 copos de agua no maximo, depende muito da quantidade de batata e frango na refeição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...