Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Benefícios Da Castanha Do Pará


pedrinho91

Posts Recomendados

Sua dieta contém Castanha do Pará?

Saiba os benefícios desta semente!

  1. Combate ao envelhecimento celular.
  2. Promove uma vida longa e saudável
  3. Desintoxicar o organismo de metais pesados
  4. Pode elevar em 65% o teor de selênio no organismo
  5. Produto totalmente orgânico
  6. Evita o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade como o Alzheimer
  7. Melhora o funcionamento da Tireoide
  8. Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.
  9. Melhora o sistema imunológico
  10. Reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue

A Castanha do Pará é a semente da castanheira do Pará, uma árvore da família botânica Lecythidaceae, com tronco de até 4 m de diâmetro e altura de 30-45 metros. O fruto é esférico, de 11 a 14 cm de diâmetro, com peso variando entre 700 grs e 1500 grs.

É uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Possui alto valor protéico e calórico além de ser rica em selênio, substância que reduz o risco de cânceres como o de pulmão e de próstata e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da tireóide.

Pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes. O óleo da castanha é usado na fabricação de produtos de beleza para o cabelo. A castanha tem uma casca fina, marrom e brilhante. A polpa é branca, farinhenta e saborosa.

Ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do colesterol ruim do sangue(LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), >as oleaginosas ajudam, por exemplo, a impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, de quebra, dão sensação de saciedade.
Mas, as oleaginosas são também altamente calóricas, por isso é preciso muito cuidado para não exagerar na quantidade ingerida. – levando em base a dieta desejada.

Ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência.

Outros benefícios desta fruta vêm das suas propriedades preventivas na cardiomiopatia, doença do miocárdio associada com disfunção cardíaca.
Também melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide e é poderosoantioxidante.

A castanha-do-brasil é uma das plantas mais nobres e valiosas da Amazônia Ocidental e, atualmente, é o produto vegetal extrativo mais importante da Amazônia em valor ecológico, social, econômico e alimentar. Entretanto, apesar da importância, a maior parte do produto é comercializado apenas descascado, in natura, ou descascado e desidratado para melhor conservação. Pode-se dizer que a atual tecnologia empregada no Brasil, para o beneficiamento e a diversificação alimentar da castanha não sofreu grandes evoluções

O endosperma da semente de castanha-do-brasil constitui um alimento bastante apreciado pelo sabor, e também pelas qualidades nutritivas. Vários estudos relatam que a amêndoa da castanha contém de 60 a 70% de lipídeos e cerca de 15 a 20% de proteínas de alto valor biológico

Segundo Gonçalves et al. (2002), a amêndoa da castanha-do-prá, contém uma fração lipídica de boa qualidade e alto valor alimentar, denominados de ácidos graxos poli-insaturados que se apresentam nas seguintes proporções: 37,42% de oléico e 37,75% de linoléico, totalizando 75,17% dos ácidos graxos totais, bem como, 24,83% de ácidos saturados como o palmítico, o esteárico e o araquidônico, com 13,15%; 10,36% e 1,32%, respectivamente.

A castanha-do-brasil contém minerais considerados importantes para o organismo humano, entre eles o fósforo, o cálcio, o magnésio, o potássio, o zinco, o manganês e o cobre, com os seguintes teores médios em miligramas por 100 g de matéria seca: 564,50; 206,75; 312,50; 514,75; 7,10; 6,86 e 1,17, respectivamente (Gonçalves et al., 2002).

Outros componentes considerados imprescindíveis para o organismo humano são os aminoácidos essenciais. A amêndoa da castanha-do-brasil apresenta estes constituintes químicos em gramas de aminoácidos por 100 g de proteína, nas seguintes proporções: Isoleucina, 3,09; Leucina, 8,58; Lisina, 4,53; Metionina, 7,12; Cistéina, 2,53; Triptofano, 1,10; Valina, 5,12 e Treonina, 3,02; respectivamente.

Editado por Pedro Paulo F. Schmitt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Desintoxicar o organismo de metais pesados

Se você comeu um pedaço de Chumbo, ou Arsênico; desintoxique-se com a Castanha do Pará. !

zoa

Sobre o tópico agora, será que só a do Pará tem esses efeitos sob o corpo ? Eu, por exemplo, odeio o gosto da Castanha do Pará, tem um gosto parecido com óleo, não sei explicar. Prefiro a Castanha de Caju, Amendoim e Nozes.

Editado por lucastarik
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as oleaginosas tem vários benefícios (gordura boa, proteína e minerais), falei em específico da Castanha do Pará, pois para mim é a melhor... mas no seu caso, pode usar a castanha de caju (sem sal), amêndoas, avelãs e amendoim, ambos são muito bons... o tópico é específico dela, mas todas as oleaginosas são muito boas para a dieta. Um abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.

Única coisa que eu penso toda vez que leio tópicos que ensinam os benefícios de um alimento é: pow, todo alimento tem dezenas de benefícios. Já pararam pra pensar isso? Cenoura, beterraba, canela, castanha, nozes, todos os tipos de carnes, saladas, frutas, etc etc etc.

Simplesmente todo alimento tem suas particularidades kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foda é o preço man aqui em MG é 16 conto 300g vei, e cai entre nos esse negocio é gostoso é dificil comer umas 3-4 só da vontade de comer o pote todo pelo menos comigo é assim com todas essas oleaginosas: Castanha de caju, do para, amendoim, amêndoas, kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...