Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Terra E Articulações Do Cotovelo/ombro


gevaudan

Posts Recomendados

Pessoal, esses dias, durante a execução do levantamento terra, ouço o instrutor gritar lá do fundo da academia: "Sem deixar o peso bater no chão".

Eu não estava largando a barra de forma brusca, só estava dando um toquinho no final da descida, pois se eu controlar demais a fase final da negativa, sinto uma pressão muito forte no cóccix (no final da série).

Bem, terminei a série já esperando que o cara viesse reclamar que eu estava atrapalhando os demais, estragando o piso ou qualquer coisa do tipo. No entanto o argumento dele foi mais ou menos o seguinte:

"Ao bater a barra no chão (superfície dura), você transfere o impacto para suas articulações do cotovelo e do ombro. A longo prazo isso lhe causará lesões."

Ele me orientou a controlar mais a descida e apenas encostar as anilhas no chão ou usar dois steps de borracha sob as anilhas, pois eles iriam absorver o impacto e então eu poderia "largar" a barra como estava fazendo.

Dúvida 1: O que vocês acham disso? O argumento dele faz sentido? Devo usar os steps ou baixar a carga e controlar mais a descida?

Dúvida 2: Essa dica dele me gerou outra dúvida tmb. Qual a altura correta que a barra tem que ficar na posição inicial? Sei que é na metade da canela, mas sei lá, me parece muito relativo isso (o que é canela, a tíbia???). O step lá tem uns 15cm de altura e com anilhas de 10 kg, a barra fica quase no meio da tíbia. Está alto demais?


Obs 1: Já vi ele dando bons conselhos para outros caras sobre o agachamento profundo, aconselhando a focar na execução correta ao invés de usar o cinto... e achei legal q ao invés de mandar eu parar de fazer o lev. terra ele me deu umas dicas.

Obs 2: Vi vários textos e vídeos de caras experientes dizendo que o final da negativa, no lev. terra, é a parte onde a lombar fica sob maior estresse e que não vale a pena controlar o movimento nessa porção.

Editado por gevaudan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Primeiro, seu instrutor "ta de parabens" por ter dado dicas ao invés de criticar o exercício como se fosse algo absurdo.


Sobre tocar ou não no chão, não tenho ctz na resposta.

Quanto à altura, costumo ir até um pouco abaixo do joelho (altura da anilha), mas não chega a ser algo definido por uma altura exata.
Se surgir uma resposta (com argumentos) mais precisa sobre isso, agredeço :)

@saint , uma dúvida.. o que você quer dizer com não controlar nada da sua negativa? Isso n pode prejudicar a lombar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@saint , uma dúvida.. o que você quer dizer com não controlar nada da sua negativa? Isso n pode prejudicar a lombar?

não.

só explode, e depois desce , faz o movimento rápido excentrico

eu faço 5-6 reps no max em cada set

a cada rep eu repouso a barra e começo tudo de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudei de Academia, faz pouco tempo, e pelo que venho notando ninguém na Academia faz Levantamento Terra, já vi alguns fazendo agachamento, mas mesmo assim não era o agachamento profundo,

Quanto a sua dúvida é muito pertinente, pena eu não ter nem conhecimento , nem experiência pra poder te ajudar, mas hoje vou fazer o Terra , e vou observar a Tensão na minha lombar, também colocarei duas anilhas de 05kg, uma de cada lado, para quando a Barra descer, não ter risco de danificar o piso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, mas para foder o cotovelo no terra dessa maneira, o cara tem que despencar com a barra, estar com braço flexionado e etc... Acho que ele só deu migué para não estragar o chão. Eu usaria os steps para não ter briga.

Não tem altura certa. Em competições, o oficial é 25cm se não me engano, mas fazendo com anilha de 20cm ou fazendo com step, que somado com as anilhas dará 30 cm, não terá nenhuma alteração brutal na forma da execução.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, seu instrutor "ta de parabens" por ter dado dicas ao invés de criticar o exercício como se fosse algo absurdo.

Sobre tocar ou não no chão, não tenho ctz na resposta.

Quanto à altura, costumo ir até um pouco abaixo do joelho (altura da anilha), mas não chega a ser algo definido por uma altura exata.

Se surgir uma resposta (com argumentos) mais precisa sobre isso, agredeço :)

@saint , uma dúvida.. o que você quer dizer com não controlar nada da sua negativa? Isso n pode prejudicar a lombar?

Pois é, até agora estou gostando muito do jeito dele. Diferente de todos os outros com quem já tive contato. Uma vez eu estava fazendo agacho profundo e quando terminei a série veio um cara (que é fisiculturista) me dar um "toque". Fez uma cara do tipo "cara, tua coluna vai ferrar assim" e disse pra eu usar o cinto que a academia oferece (detalhe que pra mim tava tranquilo). Aí fui conversar com esse instrutor só pra ver o que ele achava do cinto e ele me disse o seguinte:

"Isso aí é enganação. Se estiver com postura correta não precisa e se estiver doendo é prq tá com excesso de carga".

Putz, mas para foder o cotovelo no terra dessa maneira, o cara tem que despencar com a barra, estar com braço flexionado e etc... Acho que ele só deu migué para não estragar o chão. Eu usaria os steps para não ter briga.

Não tem altura certa. Em competições, o oficial é 25cm se não me engano, mas fazendo com anilha de 20cm ou fazendo com step, que somado com as anilhas dará 30 cm, não terá nenhuma alteração brutal na forma da execução.

E olha que eu nem tava largando a carga no chão, só não estava sendo tão gentil. Talvez seja pra não incomodar os vizinhos de baixo da academia.

Eu estranhei um pouco fazer com o step, pois parece que não tem espaço suficiente pra eu flexionar o joelho de forma que meu quadril fique na posição "correta". Talvez seja só questão de costume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E olha que eu nem tava largando a carga no chão, só não estava sendo tão gentil. Talvez seja pra não incomodar os vizinhos de baixo da academia.

Eu estranhei um pouco fazer com o step, pois parece que não tem espaço suficiente pra eu flexionar o joelho de forma que meu quadril fique na posição "correta". Talvez seja só questão de costume.

olha, talvez uma pegada mais rente as pernas, bem fechada mesmo e expandir o peitoral , apontando levemente os pés pra fora (com eles na largura dos ombros), melhore teu torque também

eu não curto o step

Editado por saintgraal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que uma negativa com bastante carga, com o grip justinho chegando ao solo com muito impacto pode sim gerar algo lesivo nas articulações... tanto pela trepidação do impacto nestas e também pela possibilidade do executante não estar com o tórax cheio de ar(tensão do corpo ideal) e com os cotovelos e ombros bem travados(setup ideal).... fugindo dessa situação, o impacto pode ser lesivo sim... Já sobre o uso de step para anilhas, se tu for fazer um terra dos powerlifters, aquele com a perna pararela ao chão já começa a ficar complicado o setup... Como eu estava fazendo..., dos 190 as 212 kg...eu desgripava um pouco a barra perto do solo e depois só ajustava o grip para a nova repetição, não sei se me fiz entender... Foi uma adaptação que pelo menos para minha conformidade física está sendo legal.. Velame

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...