Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinando Os Músculos Fracos


hylian

Posts Recomendados

Bom galera, vou aqui relatar uma conclusão que eu cheguei nesses dias atrás enquanto refletia sobre meu treinamento. Não tenho certeza se estou certo ou não, mas acredito que é uma dúvida que muita gente tem.

Pra começar, eu sigo o treino 5/3/1 há um bom tempo. Mudei de academia recentemente, de uma ruim para outra igualmente ruim. Enfim, estava eu pensando em como poderia melhorar minha pegada, já que no dia de levantamento terra, a barra mais lisa (emborracharam a coitada) e mais grossa acabou tornando mais difícil de executar o movimento. Até aí, nada demais, só precisava descobrir como fazer pra fortalecer o punho, já que no levantamento terra eu tava fazendo muito mais esforço nessa parte do que nas pernas.

Aí então eu pensei: que exercícios vou fazer pra fortalecer minha pegada se ela já está cansada de fazer o exercício principal? Aí que está o segredo: NENHUM. Se o meu músculo é fraco, e só de fazer o exercício principal eu já estou exercitando ele ao seu máximo, não há lógica nenhuma em colocar mais exercícios pra cutucar um bicho morto.

A resposta é bem mais simples que parece, se meu punho está fraco e limita meu peso no levantamento terra, no treino auxiliar vou procurar colocar exercícios para os músculos que estão menos cansados (no caso glúteos, quadríceps e bíceps femoral). Dessa forma, no treino de levantamento terra vou sentir forçar mais os punhos, e conforme for progredindo nas cargas meu punho vai se fortalecer. Como os músculos que estão sendo menos forçados no exercício principal eu estarei treinando nos auxiliares, eles não vão ser limitações no levantamento principal. Dessa forma, acredito que vou estar estimulando os músculos de maneira mais equilibrada.

Como falei, não tenho certeza sobre essa conclusão que eu cheguei. Nem sei se fui claro o suficiente nos meus argumentos, mas gostaria que vocês opinassem sobre essa minha nova estratégia para meu treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não existe treino certo, vai variar de cada pessoa. o único jeito é você ir treinando assim por 1/2/3 meses. e tirar suas próprias conclusões.

Não sei se você me entendeu carinha. Não estou dizendo que esse treino é a maneira certa, e já tirei minhas conclusões.

O que eu quis fazer é compartilhar essa minha experiência. Muita galera quando "sente" que o músculo está desproporcional aos outros (nesse caso força) acabam por sobrecarregá-lo com mais exercícios. Eu apenas expus minhas conclusões e pedi para que a galera relatasse seu ponto de vista sobre essas afirmações. Obrigado pela contribuição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha visão, se sua pegada está limitando o movimento, deve-se incluir assisitencias para ele, entendi sua lógica, mas pra mim, se a pegada está falhando, é porque a intensidade está mto alta para ele, então eu colocaria mais trabalho voltado pra volume, e assim tentar alcançar algum desenvolvimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha visão, se sua pegada está limitando o movimento, deve-se incluir assisitencias para ele, entendi sua lógica, mas pra mim, se a pegada está falhando, é porque a intensidade está mto alta para ele, então eu colocaria mais trabalho voltado pra volume, e assim tentar alcançar algum desenvolvimento

exatamente, exercita-lo em dias diferentes de costas, de preferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha visão, se sua pegada está limitando o movimento, deve-se incluir assisitencias para ele, entendi sua lógica, mas pra mim, se a pegada está falhando, é porque a intensidade está mto alta para ele, então eu colocaria mais trabalho voltado pra volume, e assim tentar alcançar algum desenvolvimento

Poizé, eu pensava assim e agora estou pensando justamente o contrário! Se minha pegada está sendo estimulada ao máximo no levantamento principal então está ótimo deste jeito e não há o porquê de adicionar assistência para ela, Eu simplesmente me concentro nos músculos que não foram tão exercitados quanto a pegada, e deixo o punho quieto. Na próxima semana, devido ao estímulo já dado no treino anterior ela vai ter melhorado porque eu treinei ela e dei o descanço certo.

O que eu gostaria de saber é qual a lógica que tem por trás de aumentar o volume para um músculo que já foi estimulado e está próximo à fadiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poizé, eu pensava assim e agora estou pensando justamente o contrário! Se minha pegada está sendo estimulada ao máximo no levantamento principal então está ótimo deste jeito e não há o porquê de adicionar assistência para ela, Eu simplesmente me concentro nos músculos que não foram tão exercitados quanto a pegada, e deixo o punho quieto. Na próxima semana, devido ao estímulo já dado no treino anterior ela vai ter melhorado porque eu treinei ela e dei o descanço certo.

O que eu gostaria de saber é qual a lógica que tem por trás de aumentar o volume para um músculo que já foi estimulado e está próximo à fadiga.

mas vc consegue fadigar bastante o antebraço só com o terra? normalmente comigo eu tenho que fazer o terra, mais remadas/ puxadas e ainda colocar algo especifico pra antebraço pra sentir uma fadiga considerável nele, então meu post era mais no sentido de colocar um trabalho extra caso o antebraço não estivesse sendo estimulado de uma forma ótima, mas como vc consegue fadiga-lo bem com o terra, realmente fazer mais trabalho não vai adiantar nada ( ou até ser contraprodutivo )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiência pessoal coincide com a conclusão à qual vc chegou. Meu limitador na hora do deadlift e do stiff sempre é o bendito do antebraço. Sempre! Então, já sei que quando aumentar carga, não vou conseguir completar as reps por causa dele, mesmo sentindo que o resto do corpo seguraria numa boa. Geralmente consigo completar mais ou menos 70% das séries. As mãos vão abrindo e não há força que as faça fechar novamente. Aí, com toda a paciência do mundo, dou o tempo que o antebraço precisa para se acostumar/fortalecer. Lá pelo 3º ou 4º treino após ter aumentado a carga, consigo finalmente completar todas as reps. E isso é tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...