Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Saber Se Sou Ectomorfo, Mesomorfo Ou Endomorfo?


marcus 39

Posts Recomendados

Agradeço pelos esclarecimentos. Independente das classificações e da importância delas, creio que minha dieta deva respeitar meu organismo, se meu metabolismo é mais rápido ou lento (um dos princípios desta classificação).

Exatamente. Mas ele näo vai ter a mesma velocidade que todos os outros que tiverem a mesma classificacäo que a sua. =)

Por mais difícil que isso seja, devemos desenvolver a capacitade de "escutar" o corpo. Sentir o que ele está pedindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Exatamente. Mas ele näo vai ter a mesma velocidade que todos os outros que tiverem a mesma classificacäo que a sua. =)

Por mais difícil que isso seja, devemos desenvolver a capacitade de "escutar" o corpo. Sentir o que ele está pedindo.

Verdade, ha algum tempo venho entendendo como meu corpo funciona e já saquei um pouco.

Tenho uma tendência de manter aproximadamente o mesmo peso dentro de uma faixa relativamente larga de quantidade de alimentos ingerida e atividade física realizada.

Me lembro que, há uns três anos, pesava 61-62kg comendo o que queria e sem nenhuma atividade física regular. Passei a andar de bike 1h por dia pra ir e voltar da auto escola e me lembro que meu peso quase não mudou depois disso, no máximo diferença de 1kg.

Hoje, com os treinos, peso 68kg, mas "consigo" comer bastante sem engordar (quase)nada. Aliás, procuro comer bem pois, diante do meu objetivo, é o que tenho que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

biotipo existe, e não é tão irrelevante como quiseram levantar no tópico.

existe uma tendencia do corpo a puxar mais pra 2 biotipos. é mais fácil de identificar por tamanho dos ossos, largura dos ombros, relação de cintura e parte superior, altura total de um individuo... enfim.

um cara de 1,60 de altura nunca será um ectomorfo puro. a tendencia do ecto é ter os ossos alongados, extremidades longas, cintura fina. o criador do tópico é provavel que seja endo/meso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é que näo é que o cara é simplesmente ectormofo ou endomorfo.

Acho muito pouco que, para uma espécie täo complexa quanto o ser humano, existam só 3 somatotipos.

O que eu quero dizer é que, vamos supor que eu e você sejamos ectomorfos. Eu posso ser "mais ectomorfo" que você. Entende? Já o meu vizinho é um cara que tá na fronteira entre 2 somatotipos, por exemplo. Enfim, o que eu quero dizer é que é algo muito ousado usar apenas 3 classificacöes corporais para os seres humanos usando três condicöes diferenciadas ( Endomorfia (adiposidade), Mesomorfia (muscularidade) e Ectomorfia (magreza))

Concordo, Esses 3 biotipos são só uma referencia igual o nosso GCD não tem como saber com exatidão porem temos uma referencia aceitável e funcional, Não existe mesmo um puro geneticamente, Eu sou endomorfo quadril largo, costas grandes, ombros grades, Tenho uma grande facilidade em ganhar MM em todo o corpo porem meu peitoral parece de ectomorfo só posso fazer de 1 a 2 exercícios focado diretamente no peitoral, Não é só a mistura genética em um todo no corpo e sim parcialmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

biotipo existe, e não é tão irrelevante como quiseram levantar no tópico.

Você sabe a origem desta classificação?

Um psicologo, em 1940, analisando cerca de 4000 fotos de homens em idade escolar, concluiu que a humanidade pode ser dividida em 3 classes:

Dr. William Sheldon (1898-1977) was an American psychologist who during his career held teaching and research posts at a number of Universities in the United States.

Much of Dr. William Sheldon's professional life was devoted to investigating the range human personality traits or temperament types. Dr. Sheldon was particularly active in which field of study during the 1940s and eventually came to hold that there were three major human personality traits which he called Viscerotonia, Somatotonia, and Cerebrotonia. These personality traits, Sheldon came to believe, bore a direct relationship with each of three human body types ( or Somatypes ) which he called Endomorphy, Mesomorphy and Ectomorphy.

Through a meticulous examination of the carefully posed (front view, side view, and back view) photographs of some four thousand, decently but scantily clothed, college-age, men Sheldon became persuaded that there were three fundamental elements that, in various proportions, contributed to each person's actual physique or somatype.

He conjectured that there might well be some relationship between these elements and the three layers of the human embryo - the endoderm, the mesoderm and the ectoderm - and consequently gave the three elements that he held as contributing to ALL human physiques the names Endomorphy, Mesomorphy and Ectomorphy.

He devised ways of standardising the measurement and numerical expression of the various degrees to which each of the three elements was present in any individual person's physique.

He came to see:-

  • Endomorphy: as being focussed on the digestive system, particularly the stomach.
  • Mesomorphy: as being focussed on musculature and the circulatory system.
  • Ectomorphy: as being focussed on the nervous system and the brain.

Ou seja, os somatotipos foram definidos como ferramentas para auxilio no diagnostico psicológico...

http://www.innerexplorations.com/catpsy/t1c4.htm

http://www.kheper.net/topics/typology/somatotypes.html

Editado por busarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Você sabe a origem desta classificação?

Um psicologo, em 1940, analisando cerca de 4000 fotos de homens em idade escolar, concluiu que a humanidade pode ser dividida em 3 classes:

Dr. William Sheldon (1898-1977) was an American psychologist who during his career held teaching and research posts at a number of Universities in the United States.

Much of Dr. William Sheldon's professional life was devoted to investigating the range human personality traits or temperament types. Dr. Sheldon was particularly active in which field of study during the 1940s and eventually came to hold that there were three major human personality traits which he called Viscerotonia, Somatotonia, and Cerebrotonia. These personality traits, Sheldon came to believe, bore a direct relationship with each of three human body types ( or Somatypes ) which he called Endomorphy, Mesomorphy and Ectomorphy.

Through a meticulous examination of the carefully posed (front view, side view, and back view) photographs of some four thousand, decently but scantily clothed, college-age, men Sheldon became persuaded that there were three fundamental elements that, in various proportions, contributed to each person's actual physique or somatype.

He conjectured that there might well be some relationship between these elements and the three layers of the human embryo - the endoderm, the mesoderm and the ectoderm - and consequently gave the three elements that he held as contributing to ALL human physiques the names Endomorphy, Mesomorphy and Ectomorphy.

He devised ways of standardising the measurement and numerical expression of the various degrees to which each of the three elements was present in any individual person's physique.

He came to see:-

  • Endomorphy: as being focussed on the digestive system, particularly the stomach.
  • Mesomorphy: as being focussed on musculature and the circulatory system.
  • Ectomorphy: as being focussed on the nervous system and the brain.

Ou seja, os somatotipos foram definidos como ferramentas para auxilio no diagnostico psicológico...

http://www.innerexplorations.com/catpsy/t1c4.htm

http://www.kheper.net/topics/typology/somatotypes.html

Caraleo muito bom esse post. Sempre tive essa curiosidade. Eu nunca achei que isso fosse um limitador pra ninguém, diferente de muitos, que parecem querer saber em qual tipo se enquadra simplesmente pra poder ter alguém pra culpar pelos pífios resultados, como o gordinho que nunca emagrece "por que sou endomorfo" ou o magrelo que nunca ganha massa "pq sou ecto" essas coisas nunca fizeram sentido pra mim. Por outro lado sempre achei que existe mesmo isso, mas não sabia como é que isso se encaixava na realidade de cada um.

Tem tudo a ver com o estilo pessoal de cada um, tem mais a ver com o psicológico do que com o físico. Sendo que o físico é a expressão do psicológico, pelo mesmo neste caso.

Ou seja, indivíduos que são, por algum motivo, mais focados no sistema digestivo, palatório etc, terão um desenvolvimento mais voltado para o endomorfismo. Indivíduos mais voltados para o intelecto, que estão sempre mais preocupados com algo não material como leitura por exemplo, ou artes (vide a maioria dos artistas como são ectos), estes por natureza também não adquirem um corpo mais forte e nem gordo, obviamente, pelos seus hábitos.

Finalmente os Mesomorfos que focam mais na própria imagem corporal, saúde etc, normalmente não são os mais fortes geralmente, nem tampouco os mais inteligentes, mas são os que pegam o melhor shape, pois tem um equilíbrio entre os dois extremos.

Enfim, não dá pra limitar ninguém por ser ecto, endo ou mesomorfo. Mas compreender qual é o seu estilo de vida e consequentemente o seu biotipo, independente se esss paradas tem a ver ou não com alguma questão fisiológica inata, como genética ou estrutura óssea, é importante para te ajudar a entender melhor que tipo de shape você pode se inspirar para melhor trabalhar seu corpo sem se ffrustrar.

Tipo, um endomorfo de 110Kg que não treina, muitas vezes acaba sonhando em ter um corpo magrinho , até mesmo de alguém que nem treina, simplesmente pela sua insatisfação, mas se ele se espelhar e almejar ser uma coisa que ele não pode ser, poderá se frustrar anda mais e piorar seu desempenho.

Imagina porque não se tem vários chineses como praticante de bodybuilding profissional? elçes podem ser BB's , mas os melhores do mundo normalmente tem algo que eles não tem, e fim de papo, isso não significa que eles não podem ficar GIGA, mostro bagarai, apenas que não serão os melhores do mundo. Assim como um branquelo dificilmente terá chances numa corrida de longa distância contra os malditos quenianos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...