Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gordura Corporal, Açucar...


naoseinaosabendo

Posts Recomendados

duvidas...

1- açucar aumenta a porcentagem(%) de gordura corporal?

2- se sim... entao banana, sucos com açucar, frutas que contenham açucar... aumentam a gordura corporal?

3- gordura presta pra alguma coisa no organismo? o que?

4- comer só coisas sem gordura ja vai "ajuda" um poco com a reduçao de gordura corporal? (pela logica sim, mais nao custa perguntar)

5- tenho reparado q estou pegando menos peso do que eu pegava antes, é porque eu parei de comer açucares? açucar da energia certo?

*para o ADM...

http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=1778

http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=2340

http://www.hipertrofia.org/forum/index.php?showtopic=7237

minhas duvidas nao foram respondidas nesses topicos que encontrei no site, entao vou criar um topico porque gostaria que "minhas" duvidas sendo respondidas...

favor nao deletar o topico pela 3ª vez...

OBS: responda apenas se for esclarecer minhas duvidas, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Existem basicamente três tipos de alimentos, carboidratos, proteínas e gorduras (existem também as vitaminas e sais minerais).

Todo carboidrato vira açucar, a diferença entre um e outro é o tempo que leva para seu organismo absorver este açucar, é a esse tempo que o pessoal se refere quando fala de indice glicemico dos alimentos. Quando maior o indice glicemico, mais rápido é a absorção do açucar pelo corpo.

O problema é que se você comer uma barrinha de chocolate por exemplo, em poucos minutos o açucar dele será todo jogado no seu sangue (indice glicemico alto), isso fará com que você tenha muita energia disponível para uso naquele momento, mas se você não for utilizar tudo de imediato, essa energia será armazenada na forma de gorduras. Então o ideal é que você coma carboidratos de baixo indice glicemico, eles vão liberar a mesma quantidade de glicose no seu sangue que liberaria um carboidrato de indice alto, considerando que você tenha comido a mesma quantidade dos dois. A diferença é o tempo que essa glicose será liberada, carboidratos de indice baixo vão liberando a glicose gradualmente e com isso você tem mais chances de ir utilizando essa energia da glicose disponível naquele momento para que ela não sobre e seja transformada em gorduras. Não da para não comer carboidratos, até por que eles são necessários para que seu corpo absorva as gorduras e as proteínas.

Sobre suas perguntas...

1- açucar aumenta a porcentagem(%) de gordura corporal?

2- se sim... entao banana, sucos com açucar, frutas que contenham açucar... aumentam a gordura corporal?

3- gordura presta pra alguma coisa no organismo? o que?

4- comer só coisas sem gordura ja vai "ajuda" um poco com a reduçao de gordura corporal? (pela logica sim, mais nao custa perguntar)

5- tenho reparado q estou pegando menos peso do que eu pegava antes, é porque eu parei de comer açucares? açucar da energia certo?

1 - Depende da quantidade engerida, qualidade (indice glicemico) e do seu gasto energético.

Se tiver mais energia disponível do que você necessita, então será armazenada como gordura.

2 - Toda fruta contem frutose, que é um tipo de açucar... se aumenta ou não a gordura, a resposta está no item 1.

3 - Opa... leia o pequeno texto que colei abaixo :)

4 - Não, depende da sua diéta completa e do exercício que você faz.

5 - Pode ser... mas sem saber sua diéta completa e principalmente o que você anda comendo no pré e no pós treino não dá para opinar. Pode ser excesso de treino também, já leu o tópico sobre overtrainning?

Mas enfim, você está com %BF alto?

Espero ter ajudado.

Veja o tempo que tirei do site: http://www.cdof.com.br/nutricao1.htm

LIBERAÇÃO DE ENERGIA PELO ALIMENTOS

Carboidrato : Sua função primária é fornecer energia para o trabalho celular , segundo McARDLE et alii (1983) . Ele é o único nutriente cuja energia armazenada pode ser usada para gerar ATP anaerobicamente,ou melhor ,são utilizadas nos exercícios vigorosos que requerem a liberação de energia rápida ( anaeróbicos ). Neste caso o glicogênio acumulado e a glicose sanguínea terão que fornecer maior parte de energia para a ressíntese de ATP. Em exercícios leves e moderados , os carboidratos atendem cerca de metade das necessidades energéticas do organismo. E são também necessários alguns carboidratos para que se processe nutrientes das gorduras e então sejam transformados em energia para os exercícios de longa duração ( aeróbicos ) .

Gordura: A gordura armazenada representa a fonte mais abundante de energia potencial. Essa fonte comparada aos outros nutrientes é quase ilimitada. Existe alguma gordura armazenada em todas as células , porém , seu maior fornecedor são os adipócitos - células gordurosas especializadas para a síntese e armazenamento de triglicerídeos - elas compreendem cerca de 90% das células . Depois que os ácidos graxos se difundem para dentro da circulação, eles são entregues aos tecidos ativos onde são removidos do tecido adiposo e assim são transferidos para os músculos ( particularmente as fibras de contração lenta ) onde a gordura é desintegrada e transformada em energia, dentro das mitocôndrias ,para poderem ser utilizadas como combustível. Dependendo do estado de nutrição, treinamento do indivíduo e duração da atividade física, de 30% `a 80% da energia para o trabalho biológico derivam das moléculas adiposas intra e extracelulares (McARDLE et alii , 1988 ) .

O QUE É UTILIZADO PRIMEIRO, A GORDURA OU O CARBOIDRATO ?

Segundo AFAA (1992) , Esse tem sido um assunto de grande preocupação entre os estudiosos. Sob condições de repouso, os ácidos graxos livres estão disponíveis e proporcionam a primeira fonte de combustível, ou seja , o metabolismo de gordura se acelera enquanto o de carboidrato é inibido. Durante exercícios de intensidade moderada (com mais de 85 % da Frequência Cardíaca Máxima), súbitas mudanças são observadas no nível de excreção de certos hormônios. A excreção de adrenalina , por exemplo, se eleva ao mesmo tempo que é reduzido a excreção da insulina no organismo. Esses hormônios influenciam diretamente na taxa de utilização de gordura e carboidrato pelos músculos , de tal maneira que o metabolismo dessa gordura tenha predominância e tenda a se elevar com o trabalho prolongado. Ao se elevar a intensidade do exercício ( mais que 85% da F.C.M.) , ocorrem mudanças estimulam a inibição da utilização da gordura pelo organismo. O maior inibidor da gordura chama-se Ácido lático. Como resultado, o metabolismo da gordura é reduzido e o carboidrato se torna a fonte mais solicitada de energia sendo utilizada pelos sistemas ácido lático e aeróbico.

Proteínas: A proteína pode desempenhar um papel importante como substrato energético durante o exercício constante e treinamento pesado. Mas não é capaz de proporcionar mais que 10% à 15% da energia exigida na atividade , como o carboidrato e gordura . Para proporcionar energia, as proteínas são primeiro transformadas em aminoácidos de forma que possam penetrar prontamente nas vias para a liberação de energia através da remoção de nitrogênio dos ácidos graxos e assim serem transferidos para outros compostos. Dessa maneira, certos aminoácidos podem ser usados diretamente no músculo para obtenção de energia ( McARDLE et alii , 1992) .

1 MOL de carboidrato é capaz de produzir : 38 ATP

1 MOL de gordura é capaz de produzir : 142 ATP

1 MOL de proteína é capaz de produzir : 15 ATP

INTERRELAÇÃO ENTRE CARBOIDRATO, PROTEÍNA E GORDURA

(Ficar sem comer é bom?)

Os carboidratos que não são utilizados - estão em excesso- fornecem fragmentos de glicerol e acetil para produção de gordura neutra. Um aspecto interessante é que a desintegração de ácidos graxos parece depender em parte de um certo nível prévio e contínuo de catabolismo de glicose.

Quando os níveis de carboidrato caem, é observado que os níveis de utilização da gordura também caem . É igualmente provável que haja um limite de velocidade para a utilização dos ácidos graxos pelo músculo ativo. Embora esse limite possa ser exacerbado pelo treinamento aeróbico e potência gerada pela desintegração das gorduras ,nunca parece ser igual àquela gerada pela combinação da desintegração tanto das gorduras quanto dos carboidratos.

Sendo assim quando o glicogênio muscular cai, a potência do músculo também cai. Reduzindo-se os carboidratos, como nos exercícios de longa duração (ex: a maratona), dietas de inanição ou dietas com eliminação de carboidratos e ricas em gorduras , ocorre como consequência uma limitação na capacidade de transferência de energia. Em casos de restrição extrema (dieta de inanição), os fragmentos de acetato produzidos na oxidação beta, começam a se acumular nos líquidos extracelulares por não serem utilizados pelo ciclo de Krebs. Eles são convertidos em corpos cetônicos , sendo parte deles excretados pela urina. Se a cetose persistir, a acidez corporal pode aumentar até níveis potencialmente tóxicos ( ex: mau hálito e acidez estomacal ) (WILLIAMS, 1995).

CONSUMO DE ENERGIA DURANTE O REPOUSO - TMB

(Gasto calórico em repouso)

TAXA METABÓLICA BASAL (TMB): É um mínimo de energia necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso (McARDLE e col., 1992 ). Ela reflete a produção de calor pelo organismo sendo determinada indiretamente medindo-se o consumo de oxigênio sob condições bastamte rigorosas. A utilização de T.M.B. estabelece bases energéticas para a construção de um programa válido de controle de peso através da dieta, do exercício ou combinação de ambos.

Para calculamos o metabolismo basal de um indivíduo, ou seja quantas calorias o indivíduo necessita para sobreviver em repouso, segundo WILLIAMS (1995) , basta substituirmos os dados abaixo como peso, altura e idade, do mesmo na equação de Harris Benedict abaixo.

TMB = Taxa Metabólica Basal em kcal/dia

Equação de Harris-Benedict (1919)

HOMENS: TMB = 66,47 + (13,75 . P*) + ( 5,00 . A*) - (6,76 . I*)

MULHERES: TMB = 655,1 + (9,56 . P*) + ( 1,85 . A*) - (4,68 . I*)

* P = Peso em Kg/ *I = Idade em anos/ *A = Altura em cm

Bibliografia:

1. Harris J, Benedict F. A biometric study of basal metabolism in man. Washington D.C. Carnegie Institute of Washington. 1919.

2. David C. Frankenfield, MS, RD, Eric R. Muth, MS, and William A. Rowe, M.D. Harris Benedict Studies of Human

FATORES QUE AFETAM O CONSUMO DE ENERGIA

(alteram o gasto calórico)

Segundo McARDLE e col.(1992), além da energia gasta pelo organismo para efetuar suas funções (T.M.B.), como por exemplo : respirar, manter a temperatura corporal, bombear sangue para circulação sanguínea , etc..., a atividade física exerce um efeito mais profundo sobre o consumo de energia.

A maioria de nós consegue gerar taxas metabólicas 10 vezes maiores em uma atividade física com participação de grandes massas musculares como, correr, andar, saltar, nadar, que o valor em repouso. "Atividades que utilizam grandes grupos musculares , e são executadas continuamente normalmente vão consumir mais calorias. Além disso intensidade e duração são consideradas determinantes do gasto energético total " (WILLIAMS , 1995).

TERMOGÊNESE DE INDUÇÃO DIETÉTICA: Na maioria das pessoas o alimento exerce um efeito estimulante sobre o metabolismo energético que se deve principalmente aos processos que exigem energia e participam da ingestão , absorção e da assimilação de vários nutrientes. Essa indução alcança seu valor máximo aproximadamente após uma hora do momento da refeição. O efeito é bem individual mas pode chegar de 10 % à 35% da energia ingerida em indivíduos normais, dependendo tanto da quantidade, quanto do tipo de alimento.

Por exemplo a ingestão de proteína pura induz a um efeito térmico de aproximadamente 25% das calorias presentes na própria proteína. Essa termogênese se deve aos processos digestivos assim como a energia extra que o fígado precisa para assimilar e sintetizar a proteína ou desaminar os aminoácidos.

Vale ressaltar que o efeito da termogênese de indução dietética pode ser menor em indivíduos treinados com exercícios, em comparação com os destreinados. Apesar do efeito do treinamento parecer contra-producente em relação ao potencial do exercício para controlar o peso , pode também refletir uma adaptação com preservação de calorias destinada a conservar energia e glicogênio durante os maiores períodos de atividade física. Então para uma pessoa ativa o efeito térmico de qualquer alimento representa apenas pequena parte do gasto energético diário ( McARDLE et alii, 1992) .

CLIMA: Os fatores ambientais também influenciam a taxa metabólica em repouso. O metabolismo de repouso de pessoas que residem em climas tropicais em geral é 5 % à 20 % mais alto que de climas temperados . Assim como exercícios feito no calor vão aumentar o consumo de oxigênio em 5% comparado a um clima neutro. Devido a energia adicionada exigida pela atividade das glândulas sudoríparas e circulação alterada durante a atividade. Os climas frios alteram também o metabolismo tanto em repouso quanto no exercício, dependendo da gordura corporal e quantidade e qualidade da roupa usada. A T.M.B. pode até duplicar ou triplicar com os calafrios pois o organismo tenta manter a temperatura central estável. Podendo ainda ser mais evidente em água fria podendo ser difícil manter a temperatura central nesse meio ambiente (McARDLE e col, 1992).

GESTAÇÃO: Os estudos sugerem que a dinâmica cardiovascular materna adota padrões normais de resposta durante o exercício moderado e que a gestação não impõe estresse fisiológico à mãe, além do imposto pelo aumento adicional de peso e pela sobrecarga dos tecidos fetais.. Vale lembrar que através das pesquisas se constatou que a F.C. e o VO2 max ( consumo de oxigênio) das mães eram os mesmo aos observados antes e após o nascimento. Por outro lado a medida que a gestação progride, o aumento de peso da mãe representa uma sobrecarga significativa do peso, como caminhar trotar e subir escadas (McARDLE e col., 1992).

GASTO ENERGÉTICO NA ATIVIDADE FÍSICA

Durante todo o dia realizamos algum tipo de trabalho físico podendo ser classificado como extremamente "difícil ". Por exemplo: subir escada, correr para pegar um ônibus, descarregar compras de supermercado do carro, escalar uma montanha íngreme ou varrer o quintal de nossa casa. A intensidade e duração dessas atividades são fatores importantes na classificação da dificuldade da mesma. Por exemplo: dois indivíduos podem correr a mesma distância desempenhando com menor e maior tempo que o outro porém gastando o mesmo número de calorias. Neste caso varia-se a intensidade da corrida podendo variar na duração se as duas pessoas correrem na mesma velocidade com distâncias diferentes.

A intensidade pode ser classificada como (McARDLE et alii,1985):

· TRABALHO MODERADO: Aproximadamente 3 vezes o gasto energético em repouso.

· TRABALHO PESADO : Aproximadamente 6-8 vezes o metabolismo de repouso.

· TRABALHO MÁXIMO : Aproximadamente 9 vezes ou mais acima do metabolismo de repouso . O custo energético pode ser também representado por METS , 1 MET equivale a 3,5 ml O2. 1/Kg. min-1 ou 1 Kcal . 1/kg ( peso corporal) . 1/h, ou seja o gasto de energia consumido em média para simplesmente estar em repouso (BARBARA et alii, 1993).

FUNÇÕES DOS ALIMENTOS

O principal objetivo do alimento é fornecer ao corpo os nutrientes necessários tanto para funções fisiológicas como bioquímicas. Existem seis tipos principais de nutrientes: Os carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas , minerais e água. Estes nutrientes segundo WILLIAMS (1995), executam três funções principais.

CARBOIDRATOS

Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo. Eles são um grupo de substâncias químicas formadas por moléculas simples, conhecidas como sacarídeos; estes são combinados para formar os principais tipos de carboidratos : açúcares e amidos. Os açúcares são carboidratos simlples, formados por uma ou duas moléculas de sacarídeos ligadas são chamados monossacarídeos ou dissacarídeos.

Os 3 mais conhecidos monossacarídeos são a glicose (cana-de -açúcar ) , frutose (frutas ) e galactose (leite ). A combinação de dois monossacarídeos formam o dissacarídeo que incluem a maltose , lactose , sacarose .

Os amidos são carboidratos complexos, constituídos de no mínimo 10 moléculas de sacarídeos, que devem ser transformadas antes de serem absorvidas pelo organismo. Para os especialistas, eles devem ser ingeridos como fonte de energia principal ao envés dos açúcares. São encontradas em muitas plantas alimentícias como : as frutas, vegetais, batata, derivados de grãos, pão , massas e cereais.

AS FIBRAS

São nada mais que diversos carboidratos polissacarídeos nas paredes das células vejetais , que são resistentes à enzimas digestivas e que fazem aumentar o volume no trato intestinal. Podem se diferir em solúveis e insolúveis .

As fibras insolúveis passam por todo trato intestinal (boca, exôfago,estômago, intestino delgado, grosso e reto) sem serem metabolizadas. ao passo que as solúveis são metabolizadas no intestino grosso (WILLIAMS,1995).

As fibras consistem nas partes indigeríveis dos alimentos de origem vegetal e ajudam a prevenir doenças cardíacas e câncer nos intestinos. As fibras que ingerimos vêm da casca dos grãos integrais , casca e da polpa das frutas e do material fibroso das hortaliças. Embora as fibras não tenham valor nutritivo nem energético, são impressindíveis à dieta.

Os alimentos com fibras, dão a sensação de saciedade, ajudam na perda de peso e desempenham importante papel manutenção da saúde, também facilitam a passagem dos resíduos pelo intestino , modificam a absorção dos nutrientes no intestino , como reduzem a absorção de gorduras, baixam ligeiramente os níveis de colesterol no sangue.

Cada adulto deve ingerir cerca de 25 g. de fibras por dia. Vale ressaltar que na alimentação típica do brasileiro contém muiita gordura animal e carboidratos refinados que são deficientes em fibras. Para crianças não é recomendado a ingestão exagerada de fibras porque elas interferem na absorção de alguns minerais essenciais à saúde. (JORNAL O GLOBO ,1996).

Alimentos ricos em fibras: Ameixas,amêndoas,amendoim torrado,feijão carioca cosido, passas, espinafre , ervilhas, lentilhas cozidas, pão francês, milho verde, arroz integral, cenoura crua, maçãs, bananas e morangos. (Os alimentos refinados têm menor valor nutritivo que os integrais , pois são removidos grande parte do conteúdo de fibras dos mesmos ) (JORNAL O GLOBO, 1996).

METABOLIZAÇÃO DOS CARBOIDRATOS

O organismo só pode usar glicose. Os carboidratos ingeridos devem ser transformados em unidades simples e convertidos em glicose, no fígado, antes de poderem ser utilizados . O nosso organismo reage ao aumento de glicose no sangue liberando insulina . Esse hormônio tem a capacidade de estimular a captação de glicose nas células. A glicose ingerida e não revertida em energia imediata é transformada e estocada em forma de gordura no corpo. Nossa necessidade diária de carboidratos, baseado em 2000 kilocalorias por dia, fica em torno de 300 g, ou seja, 60% da ingestão calórica diária.

GORDURAS

As gorduras também entram no grupo dos nutrientes fornecedores de energia, elas são uma fonte de energia altamente concentrada e são utilizadas para acionar as reações químicas do organismo.

Existem dois tipos de gorduras - as saturadas e as insaturadas. Elas se diferem na composição química e na forma como afetam seu organismo. As saturadas são encontradas em derivados do leite e em alguns produtos de origem animal. Elevam a quantidade de colesterol no sangue, o que, por sua vez , aumenta o risco de doenças coronarianas. A maior parte das gorduras vegetais fornece quantidades maiores de gorduras insaturadas . Embora o excesso seja prejudicial, alguma gordura é saudável. Pequenas quantidades de ácidos graxos, liberados de gorduras digeridas são usadas como componentes estruturais das células . As gorduras são também valiosas no transporte das vitaminas A,D, E e K .

Alimentos ricos em gordura

Com alta porcentagem : Manteiga , óleo, maionese, margarina, gorduras das carnes. Com porcentagem mais baixa : leite integral ( contém cerca de 8 g por copo sendo que o desnatado contém de 0,5 à 1,0 g) queijo, nozes, sobremesas, salgadinhos, biscoitos, chips, e uma grande variedade de produtos industrializados. Em geral, alimentos de origem animal são ricos em gordura, porém , um certo cuidado na preparação desses alimentos será possível a diminuição drástica de seu percentual de gordura. As carnes brancas têm menor quantidade de gordura.. Ao se retirar a gordura das carnes e pele das aves será retirado grande parte de sua gordura total. Algumas carnes são sugeridas como alimento de baixa caloria e são consumidos de preferência pelos americanos, como o peixe por exemplo (salmão e atum ), (WILLIAMS, 1995 ).

METABOLIZAÇÃO DAS GORDURAS

As gorduras que ingerimos passam pelo estômago e vão para os intestinos, onde são dissolvidas pela ação de sais biliares, liberados pelo fígado. Enzimas secretadas pelo pâncreas transformam a gordura em ácidos graxos e glicerol, que podem penetrar na parede do intestino. Ali, eles se recombinam à razão de três moléculas de ácidos graxos para uma de glicerol, formando triglicérides são absorvidos pelo sistema linfático e passados à corrente sanguínea, que os transporta , ligados a proteínas e colesterol á células em todo o corpo. As células usam os ácidos graxos e o glicerol como fontes de energia. Toda a gordura em excesso é armazenada sob a pele, causando aumento de peso e obesidade. Alguns triglicerídeos são também transportados para o fígado, onde são usados para produzir colesterol (JORNAL O GLOBO, 1996).

PROTEÍNAS

A proteína é segundo WILLIAMS (1995), um complexo químico que contém carbono, hidrogênio e oxigênio - exatamento como as gorduras e carboidratos. A proteína tem outro elemento essencial ,o nitrogênio, que constitui 16% da proteína em si. Estes quatro elementos combinados são denominados aminoácidos. A proteína pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal como vejetal. A ingestão de proteínas fornece uma quantidade suficiente de aminoácidos às células do organismo. Elas usam essas unidades químicas na formação de novas proteínas. As proteínas também ajudam no crescimento, regeneração e substituição de diferentes tecidos do corpo, como ossos, músculos , tecidos conectivos e as paredes de órgãos. Cada célula fabrica sua gama específica de proteínas, com o código que determina a sequência de aminoácidos contido no material genético dentro do núcleo da célula. Algumas proteínas são enzimas, as quais promovem as reações químicas que produzem a energia necessária às atividades celulares.

Nas pessoas bem alimentadas, os aminoácidos não são necessários à produção de energia. Os carboidratos e as gorduras são um combustível muito melhor. Nos casos de desnutrição grave, em que estão esgotadas as reservas de gorduras e de glicogênio (carboidratos de reserva), os aminoácidos agem como fonte de energia, em prejuízo da manutenção , regenergação e crescimento dos tecidos (JORNAL O GLOBO, 1996) .

Alimentos ricos em proteínas : As proteínas são fornecidas por alimentos de origem animal e vegetal. A quantidade de proteínas adequada a cada pessoa é determinada, basicamente, pela idade e peso . Normalmente os povos ocidentais ingerem a porção recomendada, graças à maior disponibilidade de proteína , principalmente da carne e do leite , no caso das crianças.

Fontes animais : Carnes , aves, peixes, ovos e laticínios (proteínas completas).

Fontes vegetais :Feijões, castanhas, cereais e pão ( são parcialmente completas pois não têm um ou mais dos aminoácidos essenciais). Mesmo quem não come alimentos de origem animal ( vegetarianos ortodoxos ) pode evitar a deficiência protéica adotando uma dieta que inclua grande variedade de proteínas de origem vegetal ,que se completam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vlw alexandre...

exclareceu quase tudo aki, só sobrou uma pergunta

eu percebi que ando levantando menos peso na academia, entao é por causa da gordura? pelo que eu li, a gordura fornece energia tambem, porem só porque parei de comer gordura ja perdi tanta energia? ou pode ser alguma outra coisa?

seguinte, agora bateu outra mais axo que sei a resposta...

vamos supor que eu coma 500g de carboidrato de IG baixo... e vamo supor que vai liberando de 30 em 30 minutos a energia... entao se eu fizer um exercicio 30 minutos sim... e 30 minutos nao, os 30 minutos que nao fiz armazenarao gorduras certo? entao essa gordura pode se reutilizada depois em forma de energia? ou nao? axo que nao mais quem sabe é né... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu percebi que ando levantando menos peso na academia, entao é por causa da gordura? pelo que eu li, a gordura fornece energia tambem, porem só porque parei de comer gordura ja perdi tanta energia? ou pode ser alguma outra coisa?

A quanto tempo você treina? Quantas vezes por semana você treina? Você tomava algo antes que não toma agora? Seu peso tem aumentado ou diminuído? Rs... Pode ser muita coisa... faz o teste, compra dextrose, custa uns R$10,00 o quilo. Toma 30g de dextro com água e se possível whey 30-20min antes do treino e toma novamente ao final do treino, se possível gaste outros R$ 10,00 e compre 1kg de malto, tome 30g de malto com água durante o treino. Veja se fazendo isso você sente diferença. Mas pode ser overtrainning também.

seguinte, agora bateu outra mais axo que sei a resposta...

vamos supor que eu coma 500g de carboidrato de IG baixo... e vamo supor que vai liberando de 30 em 30 minutos a energia... entao se eu fizer um exercicio 30 minutos sim... e 30 minutos nao, os 30 minutos que nao fiz armazenarao gorduras certo? entao essa gordura pode se reutilizada depois em forma de energia? ou nao? axo que nao mais quem sabe é né... :)

Quer dizer que se você não está fazendo exercícios você não utiliza nada de energia? :)

Eu gasto 1.800kcal por dia só para me manter vivo, só pra ficar deitado, respirando e com o coração batendo. Isso significa que só pra me manter vivo, eu preciso de 1.800/24 = 75Kcal hora. Só que eu não passo o dia inteiro dormindo, eu como (digestão gasta um caminhão de energia) de 2 em 2 horas, eu me movimento, eu penso (também gasta)... por baixo eu devo precisar de +/- 200Kcal hora sem pensar em exercícios físicos.

Você ainda não disse quanto pesa, quanto tem de altura, se sabe seu BF, qual sua idade e o que pretende.

Eu como muito pouca gordura, e mesmo assim venho aumentando pesos, o que manda é uma dieta com quantidade moderada de carbo, moderada de proteínas e baixa em gorduras. Provavelmente você come mais gordura do que imagina, pois não é só carne que tem gordura. Você também cortou a manteiga/margarina? Leite e derivados? Existem frutas com alta quantidade de gorduras, como o abacate por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara pra ti ta ai na frente do computador, teclando perguntas desse nivel !!!

precisa ter energia, e não só la na hora do treino.

entao pesquise mais sobre nutrição que tu vair ter informações bem interessantes

se é que o alexandre não respondeu tudo mesmo porque eu nem li a parte dele

feito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quanto tempo você treina? Quantas vezes por semana você treina? Você tomava algo antes que não toma agora? Seu peso tem aumentado ou diminuído? Rs... Pode ser muita coisa... faz o teste, compra dextrose, custa uns R$10,00 o quilo. Toma 30g de dextro com água e se possível whey 30-20min antes do treino e toma novamente ao final do treino, se possível gaste outros R$ 10,00 e compre 1kg de malto, tome 30g de malto com água durante o treino. Veja se fazendo isso você sente diferença. Mas pode ser overtrainning também.

Quer dizer que se você não está fazendo exercícios você não utiliza nada de energia? :)

Eu gasto 1.800kcal por dia só para me manter vivo, só pra ficar deitado, respirando e com o coração batendo. Isso significa que só pra me manter vivo, eu preciso de 1.800/24 = 75Kcal hora. Só que eu não passo o dia inteiro dormindo, eu como (digestão gasta um caminhão de energia) de 2 em 2 horas, eu me movimento, eu penso (também gasta)... por baixo eu devo precisar de +/- 200Kcal hora sem pensar em exercícios físicos.

Você ainda não disse quanto pesa, quanto tem de altura, se sabe seu BF, qual sua idade e o que pretende.

Eu como muito pouca gordura, e mesmo assim venho aumentando pesos, o que manda é uma dieta com quantidade moderada de carbo, moderada de proteínas e baixa em gorduras. Provavelmente você come mais gordura do que imagina, pois não é só carne que tem gordura. Você também cortou a manteiga/margarina? Leite e derivados? Existem frutas com alta quantidade de gorduras, como o abacate por exemplo.

ahmmm cada vez aprendendo mais... vlw :)

treinei ano passado 3 meses apenas, e esse ano comecei em abril, mais nao deu pra continuar o treino e to voltei em maio...

entao faz 1mes e alguns dias que ando treinando... e percebo que estou crescendo...porem com uma barriguinha ... :) tomo WHEY e MALTODEXTRINA após o treino, eu axo que comecei a levantar menos peso quando comecei a toma maltodextrina, antes de malhar como 2 bananas, ou uma maça...

o melhor seria toma maltodextrina antes ou depois do treino junto com o whey?

*

TMB = 1720,3 = 71Kcal/horas :)

17 anos

65kg

1,75 de altura

objetivo: hipertrofia e definiçao

nao sei meu BF

nao sei minhas medidas

eu comecei a fazer uma dieta, na verdade um seleçao do que eu como, nao chega a ser uma "dieta", nao vo postar aki porque o ADM ja deletou uns 3 topicos meu, que eu postei a dieta, porque eu nao sabia minha BF, minhas medidas, etc...

mais seguinte, ando comendo tudo que tem pouca gordura, parei com o chocolate e a coca :)

exemplos do que como no almoço, arroz, feijao, carne/frango/peixe...

exemplos dos meus lanches, pao integral(que agora vou voltar pro normal) com peito de peru e maionese, diz q tem 40calorias na propaganda :)

bananas e maças... só :)

obs: pode ser a ficha né? troquei de ficha depois de 1mes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... eu tenho 1,72m, 76,00kg, 14,50%BF. Teoricamente eu to muito bem.... BF abaixo de 15% é considerado de uma pessoa atlética, BF abaixo de 12% é de atleta profissional.

Precisamos saber o seu BF, ou no mínimo ver uma fotinha da sua pança :)

Para saber o seu BF você precisa marcar uma consulta com uma nutricionista que tenha aparelho de bioimpedância, eu paguei R$ 40,00 para fazer esse exame. Ou você pode comprar uma balança que meça BF, no submarino tem uma por R$ 99,00.

O legal de ter a balança em casa é que você mesmo pode acompanhar o BF mensalmente ou semanalmente.

Sabendo seu BF ou vendo a foto vai dar pra saber se sua pança é pança mesmo e sai com dieta e exercícios ou se você vai precisar de um termogenicozinho ;)

Sobre a sua dieta, seria legal você ir em uma nutricionista esportiva. Comer muito de uma coisa só pq nao tem gordura não ajuda muito.

Levantar menos peso é estranho, eu certamente nao tem relação com a malto. Você pode continuar tomando ao final do treino com a whey como você já faz, ta bom. É interessante comer 2 x Peso em gramas de proteína por dia, no seu caso 2 x 65 = 130g/dia.

Você tem que consumir isso durante o dia todo, e o ideal é que de 3 em 3 horas você coma algo que tenha um pouco de proteína, carbo e gordura também.

Sobre a ficha, você trocou os exercícios? Não da pra comparar peso levantado em um aparelho com peso levantado em outro.

Se você começou a malhar sério, vai numa nutricionista e pede pra alguem na academia tirar suas medidas.

Também considere tirar uns 4 dias ou até 1 semana de descanso para ver se melhora.

ahmmm cada vez aprendendo mais... vlw :)

treinei ano passado 3 meses apenas, e esse ano comecei em abril, mais nao deu pra continuar o treino e to voltei em maio...

entao faz 1mes e alguns dias que ando treinando... e percebo que estou crescendo...porem com uma barriguinha ... :) tomo WHEY e MALTODEXTRINA após o treino, eu axo que comecei a levantar menos peso quando comecei a toma maltodextrina, antes de malhar como 2 bananas, ou uma maça...

o melhor seria toma maltodextrina antes ou depois do treino junto com o whey?

*

TMB = 1720,3 = 71Kcal/horas :)

17 anos

65kg

1,75 de altura

objetivo: hipertrofia e definiçao

nao sei meu BF

nao sei minhas medidas

eu comecei a fazer uma dieta, na verdade um seleçao do que eu como, nao chega a ser uma "dieta", nao vo postar aki porque o ADM ja deletou uns 3 topicos meu, que eu postei a dieta, porque eu nao sabia minha BF, minhas medidas, etc...

mais seguinte, ando comendo tudo que tem pouca gordura, parei com o chocolate e a coca :)

exemplos do que como no almoço, arroz, feijao, carne/frango/peixe...

exemplos dos meus lanches, pao integral(que agora vou voltar pro normal) com peito de peru e maionese, diz q tem 40calorias na propaganda :)

bananas e maças... só :)

obs: pode ser a ficha né? troquei de ficha depois de 1mes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...