Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

"@moderação: Se possível deixar alguns dias aqui até mover para seção correta."
Estou certo de que ninguém, incluindo o profissional da área médica, entende os problemas da tireoide de forma ampla. E o problema das pessoas nos Estados Unidos com a tireoide é enorme. Meu amigo e professor, Dr. Harry Eidenier, Jr. me disse anos atrás que mais de mil funções do corpo são atribuídos à tireoide, o que provavelmente é uma estimativa baixa por sua própria admissão.
Somos inundados com a palavra "metabolismo", mas ironicamente, a maioria das pessoas não tem ideia do que isso significa. É apenas uma palavra para eles para justificar tudo que estamos discutindo sobre exercícios, perda de peso, ganhos de massa muscular etc. Apenas uma das dificuldades da caminhada pela vida está constantemente a tentar separar as mentiras das verdades.
A tireoide trabalha em um "loop" endócrino que inclui a hipófise, hipotálamo e glândulas supra-renais. Este é o seu metabolismo. Alguns dos caras inteligentes da área médica alguma vez já lhe disse isso? Claro que não.
Deixe-me explicar o que acontece quando você é mais jovem. Vou relatar um exemplo sobre minha ex companheira.
Do Anabolismo para o Catabolismo
Tivemos confrontos sobre seus hábitos alimentares e consequentemente, nós terminamos por causa deles. Sua ideia de uma ceia sempre foram 6 nugets e uma pepsi. Ela era uma senhora muito bonita, mas ela estava começando a ganhar peso. Ela não conseguia entender por que e sempre falava que quando tinha 15 anos ela poderia comer qualquer coisa que queria.
Gostaria de lembrar que ela não tem mais 15 anos e sim 34 anos. Expliquei-lhe que a partir do momento que você nasce, com o tempo (passando da faixa etária dos 28 a 30 anos) você sai do estado analógico para o estado catabólico. É por isso que quando você é jovem, você pode abusar nutricionalmente e fisicamente isso não faz qualquer diferença.
Seus níveis hormonais são os mais elevados, os níveis de ácido clorídrico são os mais elevados, e cada função do corpo está em perfeitas condições de absorção. Mas quando você chegar a esse número mágico de 28 a 30 anos, você chegou a um "limite".
Depois que você entrar no estado catabólico, você pode mudar drasticamente em um ano se não cuidar de si mesmo. Mesmo quando você é mais jovem, o pouco exercício que se faz ou a pouca alimentação adequada que você segue, já irão estimular a sua tireoide e as glândulas endócrinas, mas depois que você entrar no estado catabólico as reações já não são mais as mesmas.
Infelizmente, a maioria das pessoas acham que já é demasiadamente tarde para começar. Vince Gironda costumava dizer repetidas vezes que a ignorância sobre a nutrição no esporte do bodybuilding é monumental.
6jc7.jpg
Mitos do exercício
Eu estava escrevendo um artigo no outono passado chamado verdades e mitos do exercício. Eu tinha uma mulher chamada Linda no meu escritório há alguns meses que ganharam peso durante um período de dois a três anos. Em uma tentativa de perder esse peso que acumulou nestes anos ela começou ir ao ginásio (academia) todas as noites, corria, fazia flexões, treinava exaustivamente todos os dias, mas ainda assim não estava perdendo peso.
Eu disse a ela que o exercício não reduz a gordura supérflua. Ela me olhou espantada, porque todos os comerciais na televisão, e rádio e em todos os anúncios de revistas nos dizem que só conseguimos perder peso com exercícios. Eu disse a ela que isto é um mito.

tbap.jpg

Reo Blair e Vince Gironda diziam que poderia fazer qualquer um perder peso com o programa de alimentação adequado. Eu disse a Linda que eu ia provar a ela que o exercício não reduz a gordura supérflua.
Vamos dizer que você foi para a cama hoje à noite e você fez muitos exercícios. Na manhã seguinte, quando seu estômago está doendo, o que realmente está sofrendo, o músculo ou a gordura? Ela por um instante pensou e respondeu: "o músculo".
Eu disse a ela que é isso que acontece. Você não pode "jogar a gordura corporal para fora" e que a queima de calorias é um mito, apenas uma invenção da teoria ultrapassada de alguém primitivo. Vince disse-nos que "definição" é o resultado da dieta e da tireoide, ponto final.
Lembre-se toda aquela propaganda rende milhões de dólares, então por que matar a galinha dos ovos de ouro? Ganhar e perder gordura supérflua é um processo metabólico química interna constituída pela ação da hipófise, hipotálamo, as supras-renais, e o aquecimento do corpo, a tireoide.
Se você comer pequenas refeições e eliminar os carboidratos simples, você vai perder a gordura corporal. É por isso que o exercício por si só não fez "nada" por Linda e é por isso que quando eu tinha a Power House Gym centenas de pessoas diriam que eles não estavam perdendo peso, apesar do fato de que estavam se exercitando.
A tireoide
Uma vez que eu corrigi a tireoide de Linda, o peso de repente começou a cair. Se a sua tireoide está funcionando mal, sua vida será uma bagunça. Eu posso atestar isso, porque eu tenho problemas de tireoide luto por anos, e não foi um médico que me curou, foi por causa da minha boa alimentação que hoje eu tenho uma tireoide bastante saudável, não perfeita, mas razoavelmente saudável.

22o8.jpg

Se você prestar bastante atenção, Vince Gironda sempre discutiu sobre a tireoide em seus ensinamentos. A maioria das pessoas não compreendiam até então, e hoje a grande maioria ainda não compreende. Só os inteligentes fazem isto.

Sintomas de uma tireoide deficiente:
- Libido diminuído (homens e mulheres)
- Má qualidade do cabelo ou perda de cabelo
- Sempre cansado, mesmo depois de dormir muitas horas
- Ganho de peso e perda de peso
- Edificação da gordura corporal
- Problemas mentais
- Fraqueza e esgotamento
- Confusão
- Falta de concentração
- Poucas evacuações
- Mãos e pés frios
- Baixa temperatura corporal
- Pele seca entre outros sintomas
Testes médicos impróprios
Muitos clientes vêm até mim com sintomas clássicos de uma tireoide escassa. Eu digo-lhes que sua tireoide não está funcionando como devia. Mas os clientes quase sempre me dizem que foram ao médico onde os mesmos disseram que suas tireoides estavam funcionando muito bem.
Só para expressar novamente minha opinião muitos médicos ainda são muito ignorantes na profissão pois o que eles fazem é: pegam um exame de sangue e enviam-no ao laboratório.
O técnico do laboratório testa os resultados e vê que a T3 e T4 estão circulando na corrente sanguínea Ele envia os resultados ao médico e o médico diz ao paciente que sua tireoide está bem. Errado. Certamente os hormônios T3 e T4 estão circulando na corrente sanguínea, mas deixe-me dizer o que acontece.
Deficiências de iodo
O seu médico não entende que há substâncias desagradáveis em nossa água, nosso alimento que são chamados de cloro, flúor e brometos. Os brometos estão em todas as farinhas brancas que são utilizados para bolinhos, tortas, donuts, bolos, macarrão, etc.
Fabricantes de alimentos utilizavam iodo natural em diversos alimentos há mais de 20 anos, mas como o iodo é mais caro ele foi substituído pelo perigoso halogênio brometo na busca de um maior lucro.
Uma das minhas professoras a Dr. Kurt Donsbach na Califórnia, disse-me há 25 anos que metade dos canceres, metade dos problemas de tireoide e metade dos problemas do coração são causados por nossa água poluída. O que seu médico não sabe é que estes halogênios movem-se em sua tireoide e "imitam" o iodo. Além de atacar sua tireoide os halogênios atacam seu coração e podem causar câncer.
Quando os halogênios cloro, flúor, e brometo movem-se dentro de sua tireoide eles deslocam o iodo natural tornando sua tireoide insalubre. O seu médico, em seguida, coloca um hormônio sintético.
Deixe-me dar um exemplo do que um sintético faz a sua tireoide
Quando um cavalo de corrida está entrando na última curva e ele está empatada com outros três cavalos na reta final o jóquei chicoteia o cavalo. É exatamente o que os produtos sintéticos fazem, eles chicoteiam sua tireoide e fazem ela funcionar.
Quanto mais você usa o sintético, mais você precisa e mais fraca fica sua tireoide, fazendo com que você precise cada vez mais, tornando-se um círculo vicioso.
Requisitos para uma tireoide saudável
No entanto, descobri que mesmo se você estiver utilizando um sintético, você ainda tem deficiência de iodo. O iodo é o número um em nutriente para sua tireoide Depois do iodo chega a vitamina E, proteínas, ácidos graxos essenciais e tirosina, não necessariamente nessa ordem.
Estes têm um efeito direto sobre sua tireoide saudável. Prejudicamos nossa tireoide quando comemos farinha branca, arroz branco, açúcar branco e os óleos hidrogenados.
Empresas farmacêuticas sabem que o que estou prestes a dizer é um fato, assim como Kevin Trudeau provou com seu livro, "Curas Naturais "Eles" não querem que você saiba sobre", eles intencionalmente tentam encobrir todas as curas naturais.
Vamos olhar os homens e mulheres nos Estados Unidos e os homens e mulheres no Japão. No Japão, não há uma prevalência de problemas de tireoide, câncer de ovário, câncer de mama, mimosa ou cistos. Por quê? Porque o homem médio japonês e a mulher controlam seu iodo natural entre 13-14 miligramas por dia.
Americanos se consomem fica em torno de 150 microgramas, que é praticamente nada. A questão está na sua dieta, pois os japoneses comem peixes e vegetação do mar e o seu solo não se esgota de minerais como o solo americano.
Eu recomendo o sal do mar, porque tem muito dos minerais que estão faltando na dieta dos americanos. Empresas farmacêuticas e os médicos sabem disso, mas preferem encobrir. A única maneira que você pode conseguir o que você precisa para uma tireoide saudável é com um suplemento.
A Pituitária
Adjacente a sua tireoide na base do cérebro, é a hipófise que libera o hormônio natural HGH e ajuda na queima da gordura assim como na construção muscular. Depois de fazer a sua tireoide entrar no caminho a glândula pituitária também terá que entrar, pois fica sob estresse. É muito importante que estas três glândulas estejam bem nutridas com os nutrientes que eu mencionei anteriormente.
O hipotálamo
Você já conheceu alguém que é conhecido como "yo-yo", onde hora sobe de peso, hora desce peso. Então de repente por um dia alguma razão, o "yo-yo" para. Não importa o que faça, você não perde mais peso.
Chega uma hora que o hipotálamo percebe que está sendo enganado então ele simplesmente diz: "olha, não sei o que você quer que eu faça então eu não vou fazer mais nada".
Muitas vezes as pessoas se frustam e partem para uma cirurgia ou lipoaspiração e nunca lidam com o problema, eles apenas continuam a lidar com os sintomas. Isso é claro, é a pedra angular da profissão médica, nunca lida com a causa, apenas os sintomas, pois o tratamento dos sintomas é rentável. Por que se livrar da causa quando é uma fonte contínua de dinheiro para as empresas farmacêuticas e os médicos?
Conclusão
Quase todos os dias alguém me chama dizendo que agora percebe o quão brilhante Vince Gironda era e que ele verdadeiramente revolucionou a musculação tendo dito isto a 60 anos atrás.
Como já disse um milhão de vezes, apenas cerca de 10% a 15% dos que buscam um físico melhor vão abraçar os métodos de Vince. Se você olhar atentamente verá que são pessoas que realmente ouvem, questionam tudo e têm um certo grau de inteligência e não uma mentalidade de um "Home Simpson".
Autor: Ron Kosloff
Fonte: www.bodybuilding.com

Editado por Brauniel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Publicidade

  • 1 ano depois...

Encontrei um texto interessante sobre a tiróide e resolvi postá-lo aqui para contribuir com esse interessante porém esquecido tópico:

As doenças da tiróide atingem, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas. Só em Portugal estima-se que afectem cerca de um milhão de pessoas.

Números preocupantes, sobretudo se pensarmos que existem apenas 170 endocrinologistas em Portugal e que, apesar das doenças da tiróide serem muito frequentes, são pouco conhecidas e valorizadas.

Além disso, muitas pessoas não sabem o que é a tiróide nem reconhecem a sua função no organismo. Comecemos então pelo início.

Sabe o que é a tiróide?Sabia queé uma glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, à frente da traqueia e abaixo da maçã-de-Adão.Pois é, éaqui que tudo começa.

Para que serve?

A tiróide controla o metabolismo através da produção de duas hormonas: triodotironina (também conhecida como T3) e a tiroxina (também conhecida como T4). A T4 tem apenas um efeito ligeiro na aceleração da velocidade dos processos metabólicos do corpo e converte-se no fígado e em outros órgãos numa forma metabolicamente mais activa, a T3.

As hormonas tiroideias são essenciais para o funcionamento adequado de todos os tecidos e órgãos e permitem ao organismo utilizar as suas reservas de energia de modo eficiente, mantendo- o quente e assegurando um bom funcionamento dos músculos. Quando a produção de T3 e T4 pela tiróide diminui (hipotiroidismo), a produção de TSH (hormona estimuladora da tiróide) pela hipófise (glândula localizada na base do cérebro) aumenta.

Pelo contrário, se a tiróide produz hormonas em excesso (hipertiroidismo), a produção de TSH pela hipófise diminui. É deste modo que o organismo tenta regular o funcionamento da tiróide, mantendo os níveis de hormonas tiroideias no sangue dentro dos valores normais.

Como se diagnostica ?

É importante valorizar devidamente a tiróide pois são muitas as doenças que lhe estão associadas.

Felizmente, «são fáceis diagnosticar e de tratar», assegura Jácome de Castro, director do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital Militar Principal, «porque os endocrinologistas têm uma grande capacidade de intervenção».

Para tal, em primeiro lugar, há que «falar com os doentes para conseguirmos perceber do que se queixam», defende o especialista.

Posteriormente, deve-se desmistificar o mito de que são necessários muitos exames para a realização de um diagnóstico correcto. «Temos de agir com parcimónia. Para alguns doentes, a prescrição de uma ecografia é útil mas não valerá a pena solicitar muitos mais exames de imagem», diz-nos.

Principais doenças da tiróide

Há dois grandes grupos de doenças da tiróide. Aquele em que a tiróide funciona mal (demais no caso do hipertiroidismo ou de menos no caso do hipotiroidismo) e aquele em que a tiróide cresce de forma desordenada com possibilidade de surgirem nódulos.

Hipotiroidismo

É uma doença frequentemente auto-imune em que as hormonas da tiróide estão em quantidade insuficiente em circulação e comprometem o normal funcionamento do organismo.

«Este começa a produzir algumas substâncias intituladas de anti-corpos que inibem o seu funcionamento. Estima-se que 1 a 2 por cento da população portuguesa sofra de hipotiroidismo», afirma Jácome de Castro.

Quais os sintomas?

Aumento da sensibilidade ao frio, fadiga, cansaço, queixas neurológicas, estado depressivo, prisão de ventre, alterações musculares, formigueiros, aumento de peso, alterações menstruais, diminuição da frequência cardíaca, entre outros.

Como se diagnostica?

Geralmente, o diagnóstico é confirmado através de um simples exame de sangue. Os valores que ajudam no diagnóstico do hipotiroidismo são: a dosagem de TSH e a dosagem de T4 (tiroxina). O diagnóstico de hipotiroidismo é confirmado quando o paciente apresenta TSH elevado e T4 baixo. «É muito gratificante tratar estes doentes porque conseguimos assegurar-lhes uma melhor qualidade de vida. Para isso, precisamos de diagnosticar, tratar e acompanhar os doentes, com a Medicina Geral e Familiar», defende Jácome de Castro.

Como se trata?

O tratamento passa pela substituição das hormonas tiroideias. «Com um bom tratamento, os doentes deverão ser capazes de ter uma vida normal», afirma o endocrinologista do Grupo de Estudos da Tiróide. Quando não tratado, o hipotiroidismo, não só diminui a qualidade de vida, como pode ter sérias complicações, entre as quais um ritmo cardíaco tão baixo que pode levar ao coma, alterações da tensão arterial e dos níveis de colesterol, que podem resultar em doenças cardíacas, infertilidade e doença de Alzheimer.

Hipertiroidismo

É uma perturbação causada pelo excesso de hormonas tiroideias no sangue. Ocorre quando a glândula tiróide ese encontra hiperactiva. Esta patologia pode adoptar diversas formas que incluem a doença de Graves e o bócio tóxico nodular.

Quais os sintomas?

Os principais são o nervosismo, a insónia, a ansiedade, a irritabilidade, o aumento da frequência cardíaca, perda de peso, aumento de apetite e/ou intolerância ao calor.

Como se diagnostica?

A doença pode ser detectada com um simples teste de sangue para pesquisar os níveis de TSH. Apesar do tratamento ser eficaz, muitos pacientes ainda não estão diagnosticados e continuam a sofrer enquanto os seus sintomas estão a ser confundidos com outros quadros sistomatológicos, podendo passar anos com diagnósticos completamente errados, o que provoca um aumento da gravidade do problema.

Como se trata?

Não existe um tratamento igual para todos os doentes com hipertiroidismo. A terapêutica, normalmente, é escolhida em função do tipo e severidade da patologia, da idade e das outras possíveis patologias do paciente. No caso do hipertiroidismo durante a gravidez, «exige uma vigilância muito mais apertada», explica Jácome de Castro.

Dos nódulos ao cancro da tiróide

«Os nódulos com menos de 1 centímetro não têm significado clínico. A partir desse limite, os doentes devem ser referenciados ao endocrinologista e vigiados regularmente pelos clínicos gerais», indica o especialista.

O cancro da tiróide apresenta-se, na maior parte das vezes, sob a forma de um nódulo na tiróide. Ocasionalmente, sob a forma de gânglio linfático cervical aumentado, rouquidão, dificuldade em engolir ou respirar.

Em 90 por cento dos casos, este tipo de cancro tem um bom prognóstico, pois a cirurgia é, na maior parte das vezes, curativa, não causa dor nem incapacidade e o tratamento de readiação é, geralmente, eficaz. O carcinoma da tiróide é mais frequente em pessoas que receberam tratamento de radiação na cabeça, pescoço ou peito. «A esmagadora maioria dos nódulos não são malignos e os que o são podem ser tratáveis na generalidade dos casos», conclui Jácome de Castro.

Texto: Cláudia Pinto
Revisão científica: Jácome de Castro (coordenador do Grupo de Estudos de Tiróide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu qdo mais novo sempre me preocupava se o uso de hormonios poderia "parar" minha produção natural e daí caso eu ficasse off não teria mais a mesma produção tão eficiente quanto deveria ser...

daí dps de uns anos eu comecei a ver que muitas daquelas pessoas que não usaram hormônios, depois de alguns anos seus hormonios diminuiram e sua produção não era tão eficiente quanto deveria ser...

parece que a "crise" hormonal atinge a todos sem muitas exceções... então para que esperar ficar ruim para usar hormonios? já uso agora e quando velho continuo usando...

na dúvida estou na faixa ótima o tempo todo... isso vale para anabolicos androgenicos e demais hormonios...

quantas pessoas velhas não tem uma tireoide "preguiçosa"?

nada que um bom t3 combinado a um t4 não faça seu dia render mais, seu shape ficar mais seco e vc ainda poder comer suas tranqueiras sem virar um porco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...