Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tabela Excel Para Dietas Atualizada


IceCreamGuy

Posts Recomendados

IceCreamGuy,

Eu nem cogitaria trocar a TACO por a do IBGE, pois confio muito mais na informação nutricional da primeira. No máximo colocar essas receitas separado da TACO, pra incrementar a tabela de pesquisa.

Porém, é como tu mesmo falou, na internet é difícil achar a informação nutricional dessas receitas - no máximo tem a quantidade de calorias por uma determinada porção (e as vezes nem o tamanho da porção é informado, infelizmente).

Não se preocupe quanto à isso.

O conjunto de tabelas compiladas a partir da POF 2008-2009 leva
em conta a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO, da
Universidade Estadual de Campinas - U
NICAMP
, uma importante refe-
rência para os pesquisadores nacionais (Tabela..., 2006). No entanto, a
TACO exigiu complementação sob alguns aspectos, uma vez que ainda
não contempla todos os alimentos citados na pesquisa e várias prepa-
rações regionais, como feijoada, mocotó, rabada, bem como as várias
formas de preparações para carnes, legumes, entre outros. Ademais, a
composição de carnes, legumes, arroz e feijão cozidos, disponível na
TACO, não inclui a adição de nenhum tipo de ingrediente, como sal,
óleo e condimentos.

Assim, para a compilação do conjunto de tabelas aqui apresentadas, recorreu-
se a fontes complementares de dados de composição de alimentos.
As informações
sobre a composição nutricional dos alimentos e preparações, além de se basearem
na TACO, foram obtidas na base de dados
Nutrition Data System for Research - NDSR
,
da Universidade de Minnesota, entre outras fontes listadas no Quadro 3.

Se quiser saber mais, páginas 26-27 daqui:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_composicao_nutricional/pofcomposicao.pdf

IceCreamGuy,

A nova tabela será postada hoje?

Como disse anteriormente, preciso adaptar as tabelas do IBGE e decidir o que fazer quanto às medidas, leia meu post anterior.

O que eu posso garantir é que terei tempo hoje (domingo) pra trabalhar nela, e ela pode ficar pronta, mas só garanto mesmo pra segunda-feira.

Como eu rogo a simplicidade no preenchimento das dietas acima de tudo, acho que não é uma boa selecionar a medida desejada pra cada alimento que você botar. Em vez disso, estou pensando em pegar a planilha na qual vou deixar a tabela da IBGE e botar num cantinho um conversor de medidas, e ali sim você poderia trocar a medida de algum alimento. Nesse conversor você vai digitar o alimento (nesse campo também terá a auto-sugestão), ele informará a medida que está sendo usada na tabela e você informará pra qual quer converter (auto-sugestão também), baseado na tabela de medidas do IBGE ele te dará os macros convertidos pra medida. Aí você localiza o alimento e cola seu novo valor nutricional.

Mas pra isso, a tabela do IBGE não poderia ser modificada (tirando esse lance de converter medidas ou, também, mudar o nome de alguma coisa), aí eu tenho outro problema, pois teria que criar uma nova planilha pra tabela "personalizada" (onde você vai adicionar alimentos pessoais) e tanto o recurso de auto-sugestão quanto a fórmula que localiza o alimento e seus macros pras planilhas de Dieta "buscam" esses dados apenas em uma planilha por vez. Se eu resolver isso, vai ficar top o negócio :)

Editado por IceCreamGuy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 2 semanas depois...

IceCreamGuy, grande post cara, comecei meu cutting semana passada 08/07 e ajudou muito, eu realmente não tinha noção do quanto tinha que consumir

CUTTING 20% = FOME :(

vish cara hahaha, é osso.

IceCreamGuy,

A tabela ainda será atualizada?

Sim.

kede o Ice ????

Voltei :)

Então pessoal, como eu disse, tinha que resolver umas coisas na minha cidade, acho que agora dá tempo de lançar a nova versão.

As coisas novas na tabela já foram citadas alguns posts anteriores por mim, só que ainda preciso dar uma analisada nas tabelas do IBGE pra ver como posso usá-las. No momento eu penso que seria mais prejudicial que benéfico ter um conversor de medidas automático, acho que no lugar vou deixar uma tabela de apoio com as medidas diferentes e sua quantidade em gramas (ou ml) seguindo a Tabela da IBGE para as pessoas consultarem, e, caso eu possa automatizar o processo, poder lançar 2 versões para a Tabela de dietas Atualizada, uma na qual a Planilha com a Tabela nutricional tenha a medida das coisas em gramas, outra que esteja em medidas populares (como colher de servir para arroz, copos, colher pra azeite, unidade, etc). Estou pensando em fazer isso pois quem não pesa sua comida quase sempre acaba medindo as coisas pelas medidas convencionais, ao mesmo tempo que quem tem uma balança em casa já está acostumado a pesar tudo. Sendo essas situações opostas, eu poderia poupar o trabalho do primeiro grupo de pessoas, E como já disse bastante aqui, a prioridade nº1 dessa atualização da Tabela é praticidade.

Peço que por favor leiam os posts antigos dessa página e me ajudem a decidir, o feedback de vocês é importante pra mim e pra todos nós para que a Tabela saia bem legal e funcional :)

Editado por IceCreamGuy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...