Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tabela Excel Para Dietas Atualizada


IceCreamGuy

Posts Recomendados

Publicidade

To tomando uma surra pra botar alimentos como Banana, Aveia etc. Tá foda, sempre buga, aparece pá de codigo, uns ###, aehauehau.

O que você botou na Tabela de Nutrientes pra errar tanto assim na hora de por Banana e Aveia? Ahahahahahahaha

Na nova versão vai ser impossível de errar os nomes, Aguente firme :lol:

Editado por IceCreamGuy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você botou na Tabela de Nutrientes pra errar tanto assim na hora de por Banana e Aveia? Ahahahahahahaha

Na nova versão vai ser impossível de errar os nomes, Aguente firme :lol:

Na espera . man eu baixei ja 3 vezes sem mexer em nd , e aqui na tabela TBM em GDC aparece FALTA ALGO ! EM Kcals pro objetivo tbm e na dieta on , tem algumas coisas com ### e dados incorretos :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, meu chapa :)

De fato, esses serviços online carecem de opções, e podem te deixar na mão quando está sem internet.

E muito bem lembrado sobre alimentos personalizados. Estou pensando em criar uma "planilha de receitas", para aquelas pessoas que gostam de cozinhar coisas diferentes ou aqueles que comem muita "mistura" devido à comerem na rua ou morarem com os pais e terem que comer de acordo com o cardápio deles. Algumas receitas típicas (como strogonoff) já possuem valor nutricional na tabela da unicamp ou na internet, mas as quantidades dos ingredientes variam de receita pra receita e a pessoa mais cuidadosa vai querer saber exatamente quanto de cada nutriente sua pizza/bolo/torta tem.

Nessa planilha você vai pegar a receita do que você vai comer, escrever seus ingredientes e quantia (com seu valor nutricional devidamente preenchido na "Tabela Nutricional") e a planilha vai te informar automaticamente a quantia de cada macro por grama da receita. Além disso, informando o rendimento da sua receita (EX.: 12 fatias, 10 conchas) ele também converte os macros pela porção. Aí você copia as informações e cola na Tabela Nutricional para usar sempre que for comer essa mistura.

Também estou procurando um meio de fazer o preenchimento da planilha de Dietas mais fácil, só pra garantir que você nunca precise voltar na Tabela Nutricional pra se lembrar do nome de algum alimento. O Excel já faz um auto-preenchimento, mas só sugere aquilo que você escreveu há pouco tempo, além de sugerir uma palavra por vez e esquecer dessas palavras muito rápido. Por algum motivo, aliás, o Excel não está sugerindo nada nas planilhas de Dieta.

O que procuro é um mecanismo de "auto-sugestão" como o do google, que sugira em uma lista todos os nomes que contenham o que você escreveu até o momento, usando como base de pesquisa a coluna dos nomes dos alimentos na Tabela Nutricional. Mas ainda não achei ferramenta no excel que faça isso. Se você souber, me avise.

Opa IceCreamGuy,

Uma sugestão com base no que você falou: adicionar na tabela de pesquisa (além da TACO, que já é muito boa) a informação nutricional aproximada de receitas mais comuns (como pizza, lasanha, bolos, etc).

Sei que não vai ser uma tabela precisa porque a quantidade de macros varia muito dependendo da quantidade utilizada, mas isso serviria pra ser uma base quando você come num restaurante por exemplo. Acho que tem umas tabelas na internet com informação nutricional dessas comidas caseiras, tendo isso é só jogar na tabela de pesquisa, separado da TACO.

Não é algo muito importante, porque o básico está na TACO, mas acho que é uma sugestão válida.

Editado por vi7ao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na espera . man eu baixei ja 3 vezes sem mexer em nd , e aqui na tabela TBM em GDC aparece FALTA ALGO ! EM Kcals pro objetivo tbm e na dieta on , tem algumas coisas com ### e dados incorretos :/

Leia as instruções cara, você provavelmente esqueceu de botar alguma informação na planilha TMB.

Caramba cara, muito bom... parabens!!!

Obrigado, meu chapa :)

Opa IceCreamGuy,

Uma sugestão com base no que você falou: adicionar na tabela de pesquisa (além da TACO, que já é muito boa) a informação nutricional aproximada de receitas mais comuns (como pizza, lasanha, bolos, etc).

Sei que não vai ser uma tabela precisa porque a quantidade de macros varia muito dependendo da quantidade utilizada, mas isso serviria pra ser uma base quando você come num restaurante por exemplo. Acho que tem umas tabelas na internet com informação nutricional dessas comidas caseiras, tendo isso é só jogar na tabela de pesquisa, separado da TACO.

Não é algo muito importante, porque o básico está na TACO, mas acho que é uma sugestão válida.

Eu já pensei nisso, mas é complicado hahaha.

Nenhum site que informa valor nutricional dos alimentos disponibiliza listas, e os valores de receitas são geralmente baseados naquelas coisas escrotas congeladas que vendem no supermercado, cheias de gordura. Só consegui implementar a TACO pois ela tem em formato excel, aí é só adaptar para a minha tabela.

Porém, achei algo que possa servir, que é essa lista do IBGE (parcialmente baseada na TACO mas com adições, incluindo receitas típicas brasileiras:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_composicao_nutricional/tab_1.pdf

E de bônus, eles ainda tem essa tabela de medidas, que mede o tanto de gramas de cada alimento da tabela acima em diferentes medidas:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_medidas/tab_medidas.pdf

Seria EXCELENTE se eu pudesse usar essas duas tabelas em conjunto, pois assim a pessoa nem precisaria converter as medidas. Do mesmo jeito que, ao botar o nome do alimento na planilha de dieta, ela "puxa" seu valor nutricional de acordo com a medida dada, eu poderia também usar essa tabela de medidas para "puxar" o valor nutricional com a medida que você informa. Você tem uma balança de precisão em casa e mede tudo em gramas? Ok, use gramas. Vai jantar fora ou viajar e só vai ter colheres, conchas entre outros pra medir? Só mudar a medida na hora de preencher, a planilha fará a conversão pra você.

Só que pegar dados de PDF e jogar pra excel é uma bela duma m*rda hahahaha, tentei durante quase uma hora ontem e nada deu certo (no sentido de me salvar de ficar um dia inteiro corrigindo falhas na conversão).

Se eu conseguir fazer isso, adiarei a entrega da nova versão para depois do final de semana, pra implementar a conversão de medidas automática (afinal não vai ter sentido nenhum lançar a nova versão com a TACO se eu arranjar uma tabela mais completa).

Mas muito obrigado pela sugestão, essas possibilidades ficam rondando na cabeça mas você só vê a real necessidade de implementá-las quando alguém sugere. Quer dizer que não sou só eu que vejo a necessidade disso, já que a tabela é para todos nós marombeiros :laughingsmiley:

EDIT DO CAETANO: COMO VOCÊ É BURRO, ICECREAMGUY:

Eu vou deixar a última parte do post acima só pra mostrar como eu sou burro e, por mais que sempre tente explorar todas as opções possíveis, não consigo nem lembrar de pelo menos pesquisar a p*rra do site direito pra ver se não tem uma lista em formato mais "copiável".

Dando uma olhadinha melhor, olha o que eu achei:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_composicao_nutricional/default_zip.shtm

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_medidas/default_zip.shtm

"Tabelas blablablabla (ESTRUTURADA PARA BANCO DE DADOS)"

Essas belezinhas estão em planilhas prontas para serem usadas por nós, fanáticos em nutrição.

Ainda assim, acho que essa tabela ainda tem poucas receitas. O que ela melhora em relação à TACO é maior quantidade e uma boa variedade no modo de PREPARO dos alimentos, tendo algumas variações legais como "ao molho vermelho" "ensopado" e tal. Mas ainda não acho que seja uma receita propriamente dita. E isso ainda nos traz um problema: há tantas maneiras de se preparar um alimento, que a navegação pela Tabela Nutricional e preenchimento das planilhas de dieta vai ficar muito trabalhosa se você não souber exatamente o que quer (mesmo com o mecanismo de auto-sugestão). Separar uma coluna para preencher apenas o modo de preparo não é uma boa solução, vai ser um campo a mais para preencher. O que me sugerem?

Editado por IceCreamGuy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IceCreamGuy,

Eu nem cogitaria trocar a TACO por a do IBGE, pois confio muito mais na informação nutricional da primeira. No máximo colocar essas receitas separado da TACO, pra incrementar a tabela de pesquisa.

Porém, é como tu mesmo falou, na internet é difícil achar a informação nutricional dessas receitas - no máximo tem a quantidade de calorias por uma determinada porção (e as vezes nem o tamanho da porção é informado, infelizmente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...