Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fisiculturismo Ou Halterofilismo . Qual Dos 2 Estou Praticando?


juniorghia

Posts Recomendados

FISICULTURISMO.

Definição: Esporte que visa desenvolver tamanho muscular entre definição, proporção simetria estética e harmonia.

Origens:

O Culturismo surgiu do halterofilismo competitivo (ver capítulo sobre Halterofilismo nesse Atlas) na década de 1940 através do halterofilista canadense Josef (Joe) Weider, cuja iniciação no culturismo aconteceu em 1939, quando ele por acaso teve acesso a uma revista de halterofilismo, muito praticado na época. Joe decidiu então construir e modelar seu corpo com o propósito de afugentar e se proteger dos tipos brigões que assolavam a vizinhança onde morava em Montreal.

Foi a um ferro-velho onde forjou duas barras com anilhas a partir de rodas e eixos de automóveis e começou a treinar em casa. Quando começou a notar o aparecimento dos resultados de seu treinamento, convenceu-se de que, como ele, outras pessoas gostariam também de se beneficiar do treinamento com pesos.

Com os $7,00 que tinha, Joe iniciou a publicação de um informativo chamado ‘Your Physique’. Um ano depois, definiu seu esporte como algo diferente do halterofilismo de competição, que implicava no tipo de treinamento que utiliza especificamente movimentos compostos, cujo único propósito era desenvolver tamanho muscular em uma proporção equilibrada, dentro de determinados padrões que seguiam determinadas regras.

Seus métodos eram empíricos, já que observava, estudava e mesclava técnicas de halterofilistas uma vez que a ciência do treinamento desportivo e a fisiologia de exercício ainda estavam em seu início.

Logo descobriu que o êxito para este novo esporte se baseava antes de tudo em velocidade, técnica e, sobretudo, potência, porque ajuda o desenvolvimento físico.

Preocupado também com a alimentação dos atletas, Joe pesquisou fontes de nutrição que acreditava ser alimentação saudável, como, por exemplo, uma taça de aveia com fruta cortada em pedaços, acompanhada de suplementos.

O treinamento com pesos e a dieta adequada seriam a medicina preventiva do século 21. Treinamento com pesos é um requisito prévio para melhorar o rendimento em todos os esportes.

Uma dieta baixa em gordura, rica em proteínas de alta qualidade e carboidratos complexos complementaria a parte nutricional dos atletas do culturismo e da musculação que desejem aumentar a massa muscular.

A IFBB é membro da General Association of International Sports Federations. (Associação Geral das Federações Internacionais de Esporte – GAISF).

É reconhecida pelo Conselho Olímpico da Ásia e pelo Conselho Supremo para o Esporte da África.

É também reconhecida e participam nos seguintes eventos: Jogos Pan-Americanos, Jogos Sul-Americanos, the Southeast Asia Games (Jogos do Sudeste da Ásia), the Asian Games (Jogos Asiáticos), the Central American Games (Jogos da América Central), the Caribbean Games (Jogos do Caribe), the Arab Games (Jogos Árabes), the South Pacific Games (Jogos do Pacífico Sul), the African Games (Jogos Africanos) and the World Games (Jogos Mundiais).

Joe e seu irmão Ben Weider fundaram as empresas que ainda existem até hoje: a Weider Sports Equipment Limited e a Weider Health and Fitness no Canadá e nos Estados Unidos.

1949 – A revista “O Cruzeiro” era órgão de maior popularidade na imprensa e as inesquecíveis Chanchadas da Atântica eram as fitas campeãs de bilheteria nos cinemas.

Ambos já exibiam em suas páginas ou nas telas os ecos da Musculação “O Cruzeiro” publicou várias reportagens dos Campeonatos nacionais não oficializado, e o cinema mostrou em seus filmes alguns dos mais notáveis atletas.

Foi graças a seus músculos que Jardel Filho, Hélio Souto, Dary Reis, Felipe Carone, entre outros.

Lançaram-se à carreira cinematográfica.

O futuro veio mostrar Jardel, campeão carioca de Musculação, teve durante toda sua carreira, uma identificação imediata com sua forma física, tendo sido um dos mais talentosos atores dramáticos que o Brasil conheceu.

1945 – João Batista venceu o tornei organizado pela ACM:

1946 – realização do 1º Mr. Canadá em outubro num grande teatro de Montreal e fundação da Federação Internacional de Culturismo (International Federation of BodyBuilders – IFBB), primeira organização oficial que lançou o culturismo como esporte independente e internacional.

1947 – Primeiro Campeonato Brasileiro de Musculação. Lourival dos Santos é o vencedor.

1948 – 2º Campeonato Nacional de Musculação: Campeão Cláudio Flávio de Magalhães (RJ).

1949 – 3º Campeonato Nacional de Musculação: Campeão João leal Filho (PE). 1950 – 4º Campeonato Nacional de Musculação: Campeão João Werneck (RJ).

1959 – International Federation of Body Builders, lança o primeiro Campeonato Mundial Amador (Mr. Universo) na Cidade de Montreal no Canadá, tendo como vencedor Ediee Sylvestre (México).

1963 – Fundadas: a Federação Paulista de Culturismo e a Confederação Brasileira de Culturismo (CBC), independentes do Levantamento Olímpico por Doutor Amador Paes de Almeida ( Juiz do Trabalho ), Halem Chatti ( Oficial Médico da Polícia Militar ), Comendador Hermelindo Paschoal Angotti.

1965 – Foi realizado o 1º Mr. Olímpia denominado Culturismo profissional da IFBB tendo como vencedor Lerry Scott.

1969 – A retomada das competições: Nova fase do Campeonato Brasileiro de Culturismo: Brás Silva sagra-se campeão.

1971 – à década de 80- Surgiram os consagrados campeões da década como: Brás Antonio Silva, Ney Pradiee, Emilio Fontora, Frederico Bittar, Benedito Honório Gonçalves, Carmelo de Castro, Eduardo Cuadal, Ricardo Cruz, Luiz Otavio de Freitas entre outros

1976 – O Conselho Nacional de Desportos (CND) reconhece a Confederação Brasileira de Culturismo (CBC), já tendo o Dr. Laércio Martinez como presidente.

1977 – Registro de toda documentação de fundação da CBC.

1978 – A Confederação Brasileira de Culturismo é reconhecida como CBC no Conselho Nacional de Desportos (CND) e filiada a International Federation of Body Builders (IFBB), World Arm Wrestling Federation (WAWF) e (International Powerlifting Federation (IPF)).

Década de 1980 – Participação do Brasil em Campeonatos Mundiais de Musculação nos seguintes países: México, Filipinas, Egito, Bélgica e Cingapura.

1987 – Luis Otávio de Freitas foi Campeão Mundial na Espanha e Wilson Santos Campeão Ibero-Americano no Uruguai. Início da primeira revista especializada em musculação (Revista Mr.Vigor -Musculação Desportiva). Iniciam-se também nesta década os Cursos de Formação de Instrutores ao mesmo tempo em que há uma expansão na musculação, com o surgimento das Fábricas de Equipamentos e Fábricas de Suplementos Alimentícios.

1990 – A CBC passa a ser chamada de Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação (CBC-M), conforme processo do CND, com objetivo de incentivar a prática da musculação com peso. Surgem novos atletas do culturismo.

1994 – A CBC-M implanta oficialmente o controle de antidoping na modalidade, atrás do presidente mais jovem do país com 24 anos de idade, Alexandre Pagnani.

1995 – Início da realização do Olímpia Fitness em caráter profissional, em seguida o culturismo é aceito como esporte de exibição nos Jogos Pan-Americanos em Mar Del Plata na Argentina.

O Brasil conquista duas medalhas de prata com dois atletas: José Carlos Souza Santos – SP e Marilandio Ponchet – SP.

1997 – O atleta José Carlos Souza Santos da categoria até 65 Kgs é 3º Colocado nos Jogos Mundiais na Finlândia e Campeão Mundial (Mr.Universo) na República Slovakia (Bratislava).

1998 – O Comitê Olímpico Internacional reconheceu a IFBB oficialmente em 30 de janeiro. O atleta José Carlos Souza Santos é Vice Campeão Mundial na Turquia.

1999 – Ocorre à primeira profissionalização de atleta feminino no culturismo: Monica Helena Martins – SP, que vive nos Estados Unidos, mais tarde 2000 mais uma atleta é profissionalizada no culturismo feminino na década de 1990: Ângela Debatin – SP, que conquistou uma classificação histórica para o Brasil 3º Colocada na Miss Olímpia que é a maior competição que existe entre os atletas profissionais.

1999 – José Carlos Souza Santos é Bi- Campeão Mundial (Mr. Universo) na República Checa (Praga) e Campeão Pan-Americano pela Federação Internacional – Mogi das Cruzes.

2000 – O atleta José Carlos Souza Santos é o 3º Colocado na Malásia (Malaca).

2001 – O atleta José Carlos Souza Santos é Tri-Campeão Mundial – Yangol Neste período Pagnani profissionaliza o segundo atleta masculino que vive do esporte sem sair do País Omar Josefe – PE, seqüencialmente surgi uma atleta Brasileira em que vive na América a mais de 26 anos e nunca representou os USA em competições internacionais mesmo tendo dupla nacionalidade, segundo seu objetivo era representar o Brasil, foi quando a CBC-M consegui profissionalizar Karina Nascimento atleta Culturista que também conquistou 3º colocação na Miss Olímpia, passado um tempo surgi um atleta com uma genética perfeita para entra no mundo dos profissionais do culturismo Miguel de Oliveira a sensação do Brasil , considerado por muitos uma das grandes esperança para o País, atualmente vive na Bahia.

Mais tarde uma nova surpresa de todos nós surgi uma outra atleta a ser profissionalizada no mundo do culturismo subdividido com uma nova modalidade chamada Figure. Simone Moura foi a ultima atleta a ser profissionalizada nestes últimos anos, ela vive na América cerca de 20 anos e diz que o Brasil é tudo na América.

José Carlos Souza Santos Vice Campeão Mundial dos Jogos Mundiais no Japão (Aquita).

2002 – José Carlos Souza Santos Tetra Campeão Mundial – Egito (Cairo).

2003 – José Carlos Souza Santos Vice Campeão Mundial – Índia (Mumbai) – Culturismo entra para Jogos Pan-americano com demonstrativo em Santo Domingo – José Carlos Souza santos : Campeão dos Jogos Pan-americano. – Brasil conquista melhor Classificação na Miss Fitness uma nova modalidade esportiva integrada ao culturismo, com atleta Rosana Muller Situação atual: a IFBB é a sexta maior federação esportiva do mundo e tem hoje 198 países membros, onde a musculação e o fitness são considerados fator importante para a saúde dos indivíduo.

O culturismo é um esporte de medalhas em 11 Jogos regionais e internacionais reconhecido oficialmente em mais de 100 Comitês Olímpicos Nacionais.

Aproximadamente mais de 175.000 pessoas estão registradas no mundo como competidores amadores dentro IFBB. No Brasil, há hoje 24 estados com federações filiadas, 2.700 atletas participantes de competições regionais por ano, 17,000 academias de musculação, e um número estimado de 18.000 culturistas.

Critérios da Modalidade:

Os critérios que definem um atleta campeão no culturismo são os seguintes: volume muscular,

FISICULTURISMO.

definição, proporção, simetria, estética e harmonia. Dentro estes critérios somente se aplicam alguns itens para as subdivisões de modalidades relacionadas ao culturismo tais como:

(a) Miss Fitness – modalidade em que a atleta deve mostrar;

(i) tônus muscular, não totalmente definido como no culturismo, através de uma

(ii) performance atlética,

(iii) bronzeamento da pele,

(iv) estética e

(v) beleza facial, tudo isso numa primeira etapa de 3 a 4 rotinas, dentre elas a rotina de coreografia de 90 segundos, demonstrando flexibilidade, força, sincronismo, movimentos de grau dificuldade e evolução.

(B) Body Fitness: modalidade que avalia a estética corporal seguida de tônus muscular, cor da pele, além de troca de trajes exigidos pela arbitragem. Tal modalidade tem como objetivo selecionar a atleta que tão somente executa exercícios de musculação em busca de um corpo perfeito.

Fontes: Professor Alexandre Pagnani Professor Afonso Monteiro: International Federation of Body Builders http://www.ifbb.com/index.html; Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação . Postado pela Central do Fisiculturismo em 09/02/2008, segue o site para visita:”http://centraldofisiculturismo.blogspot.com/2008/02/histria-do-culturismo-nacional.

----------------------------------------------------------------------------

HALTEROFILISMO.

O halterofilismo, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um desporto em que os competidores tentam levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça.

Seu objectivo é desenvolver a "força", a "potência" (força "rápida", "explosiva") e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio e duas provas compõem a competição: o arranco e o arremesso.

O levantamento de peso é um dos desportos de força e a terminologia halterofilismo (do grego haltēres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo')[1] [2], é aceita, entretanto, hoje em dia já não se usa mais, por denominar genericamente todos os praticantes de actividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos, e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.

Este desporto é actualmente praticado por ambos os sexos e por todas as idades (inclusive a partir dos 10 anos).

Índice [esconder]

1 História

2 Regras

3 Recordes

4 Levantadores de peso ilustres

5 Ver também

6 Notas

7 Referências

8 Ligações Externas

[editar] História

É quase impossível traçar uma data exacta da primeira competição de levantamento de pesos. Os testes de força humana, em uma forma ou outra, são provavelmente mais antigos do que a própria civilização. As imagens de homens que levantam objectos pesados, aparentemente como uma atividade atlética, aparecem em antigos registos egípcios, em textos chineses e em gravuras gregas.

As primeiras competições organizadas de levantamento de pesos começaram na Europa no final da década de 1800, e o primeiro campeonato mundial do desporto foi realizado em 1891, em Londres, Inglaterra. Naquele tempo não havia nenhuma divisão de peso e os títulos foram dados ao homem que foi capaz de levantar o maior peso possível, sem que fosse considerada sua massa corporal.

O levantamento de pesos esteve presente no programa dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, Grécia, como parte dos jogos desportivos, com duas modalidades: levantamentos com uma mão e com duas mãos, e foi deixado de fora dos Jogos de 1900; ele reapareceu em 1904, com duas provas: levantamento com duas mãos e haltere geral. Nos Jogos seguintes foi abolido.

Em 1905 foi fundada a International Weightlifting Federation (IWF), que passou a regular o esporte, hoje com sede em Budapeste, Hungria.

O levantamento de peso voltou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920, em Antuérpia, Bélgica, e não foi mais retirado. Em 1928 três disciplinas passaram a compor a competição – o Desenvolvimento (ou "Desenvolvimento Militar", ou ainda "Prensa Militar"; termo em inglês: "Clean and Press" ou "Militar Press"), o Arranco ou Arranque ("Snatch") e o Arremesso ("Clean and Jerk").

O Desenvolvimento, entretanto, foi abolido depois dos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, por causa de problemas de arbitragem e saúde que ocasionava, e o arranco e o arremesso foram deixadas como as duas disciplinas do desporto.

Ao longo das décadas algumas nações têm-se destacado nas competições. No começo do século XX, Áustria, Alemanha e França eram as nações mais bem sucedidas. Alguns anos depois, Egito e Estados Unidos da América predominaram. A partir da década de 1950 e nas três seguintes, a União Soviética foi a protagonista, juntamente com os países do Leste Europeu, tendo a Bulgária como sua principal concorrente. Já por volta da década de 1990, a Turquia e a Grécia começaram a se destacar, juntamente com a República Popular da China e outros países do Extremo Oriente.

No ano 2000, as mulheres foram incluídas em Olimpíadas, em Sydney, Austrália; o primeiro campeonato mundial com presença feminina ocorre desde 1987.

As competições mais importantes são o levantamento de peso nos jogos olímpicos e os campeonatos mundiais (World Championships), realizados todo ano, exceto quando da ocorrência dos jogos olímpicos.

[editar] Regras

A competição é realizada numa plataforma (tablado) de quatro metros quadrados e três árbitros julgam se os levantamentos foram válidos ou não, acionando um sistema de luzes: branca para levantamento válido e vermelha para nulo.

Os equipamentos são uma barra de aço, discos (ou anilhas) e colares (ou presilhas), para fixar os discos na barra. Para a prova masculina, a barra deve medir 2,20 m de comprimento, pesar 20 kg e possuir 28 mm de diâmetro; para a prova feminina, a barra deve possuir 2,01 m, 15 kg e 25 mm de diâmetro. Os colares devem pesar 2,5 kg cada um para os homens e mulheres. Os discos são feitos de metal e o peso varia conforme a coloração:

vermelho: 25,0 e 2,5 kg;

azul: 20,0 e 2,0 kg;

amarelo: 15,0 e 1,5 kg;

verde: 10,0 e 1,0 kg;

branco: 5,0 e 0,5 kg.

Os atletas competem divididos por sexo e categorias de peso: oito categorias masculinas (até 56, 62, 69, 77, 85, 94, 105 e acima de 105 kg) e sete femininas (até 48, 53, 58, 63, 69, 75 e acima de 75 kg).

A competição compõe-se de duas provas, na seguinte ordem: o arranco (ou arranque) e o arremesso, com as duas mãos.

O arranco é a primeira prova da competição e a mais difícil e consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento sem pausa, sem apoiá-la no corpo. A barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e puxada em um movimento único da plataforma e erguida até a extensão completa de ambos os braços acima da cabeça, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas. Deve, então, ergue-se, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de 'abaixar' dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de 'abaixar' a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo.

O arremesso é executado em duas partes. Primeiro, a barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e levantada até à altura dos ombros, por cima do peito, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas; a seguir, reergue-se e alinha-se.

Na segunda parte, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é levantada acima da cabeça, enquanto que faz um movimento em forma de tesoura com as pernas; a seguir deve realinhar as pernas, com braços estendidos, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de 'abaixar' dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de 'abaixar' a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo.

O estilo Desenvolvimento, referido acima, era um tipo de arremesso, só que na segunda parte da disciplina, o atleta devia erguer a barra sem a ação das pernas, somente dos braços.

Em cada uma das provas os atletas dispõem de três tentativas para levantar a maior carga possível. O aumento de carga após qualquer tentativa bem sucedida para o mesmo atleta deve ser no mínimo 2 kg, entre a primeira e a segunda tentativa e no mínimo 1 kg entre a segunda e a terceira tentativa.

O somatório dos maiores pesos levantados, em cada uma das duas provas, determina o total combinado ou total olímpico e quem levantar mais peso, ganha. Em caso de empate, a vitória cabe ao atleta que pesar menos. Se mesmo assim o empate persistir, ganha aquele que tiver levantado primeiro.

[editar] Recordes

Ver artigo principal: Anexo:Recordes mundiais do halterofilismo

As maiores marcas, de atletas superpesados, acima de 105 kg, em competição oficial, são do iraniano Hossein Reza Zadeh, que levantou 213,0 kg no arranco (2003, em Qinhuangdao, República Popular da China), 263,0 no arremesso (2004, Atenas, Grécia), e 472,0 kg no total (212,5+260,0)[3] (2000, Sydney, Austrália).

As maiores elevações oficiais de todos os tempos, entretanto, pertencem ao búlgaro Antonio Krastev, com 216,0 kg de arranco (1987, Ostrava, República Checa), e ao soviético Leonid Taranenko, com 266,0 kg de arremesso e 475,0 kg no total (210,0+266,0)[4], (ambas em 1988, Canberra, Austrália). Com as reestruturações das categorias de peso, em 1993 e 1998, essas marcas, entretanto, não são mais reconhecidas.

Por outro lado, as categorias masculinas mais leves conseguem levantar mais peso por proporção à própria massa corporal.

Os recordes da categoria até 56 kg são do turco Halil Mutlu, com 138,0 kg no arranco[5] (2001, em Antália, Turquia), 168,0 no arremesso (2001, em Trenčín, Eslováquia) e 305,0 kg no total (138,0+167,5), (2000, em Sydney, Austrália).

bom, pessoal ´só decidi postar este artigo , pq fico de cara com tanta gente que mal entrou na academia ja quer pegar pesadão. Agora não vai ter desculpa , qual caminho vc vai querer realmente seguir?

fica aki uma frase minha que sempre falo para aqueles a quem dou umas dicas.

"A ESECUÇÃO CORRETA DO EXERCICIO, CONSEGUENTIMENTE VAI SER O AUMENTO DE FORÇA , E ASSIM AUMENTO DE PESO; NÃO O CONTRARIO"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eita texto grande!!

Só deixo uma coisa a desejar !! ASHuAs

O Portugues no final fico bem tenso neh!

bom, pessoal ´só decidi postar este artigo , pq fico de cara com tanta gente que mal entrou na academia ja quer pegar pesadão. Agora não vai ter desculpa , qual caminha vc vai querer realmente seguir?

fica aki uma frase minha que sempre falo para aqueles a quem dou umas dicas.

"A ESECUÇÃO CORRETA DO EXERCICIO, CONSEGUENTIMENTE VAI SER O AUMENTO DE FORÇA , E ASSIM AUMENTO DE PESO; NÃO O CONTRARIO"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...