Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Equivalência Númerica Exercícios Com Barra E Exercícios Corporais


soldeace

Posts Recomendados

Olá, camaradas.

Em vista do crescente número de pessoas que se interessam por exercícios corporais, fiz alguns cálculos para descobrir quanta força se exerce em exercícios corporais e qual seria a carga equivalente num exercício com barra Resumindo,

  • uma flexão equivale a um supino com carga igual a 0,7 x peso do corpo. Ex: peso 80 kg, logo a carga equivalente no supino seria 56 kg (contando com a barra). Se fosse flexão de um braço, seria 112 kg.
  • agachamento de uma perna equivale a um agachamento livre com a carga exatamente igual ao peso do corpo. Ex.: peso 80 kg, logo, seria equivalente a 80 kg de carga nas costas no agachamento livre.

É claro que esses números tem suas limitações. A primeira limitação é que força não se traduz em esforço percebido, que talvez na prática tenha um efeito razoável que não possa ser desconsiderado.

A segunda limitação é que os exercícios não são idênticos. Flexão ativa mais músculos do abdómen do que o supino; supino exige mais esforço para manter a estabilização do que uma flexão. No agachamento, no entanto, quando eu estava na faixa dos 3 x 5 x 80 kg, era impossível fazer mais do que 3 x 3 x Peso do Corpo no agachamento de uma perna, pela demanda para manter o equilíbrio.

Overhead Press vs. Parada-de-Mão é um caso particular que nem ousei fazer as contas. Eu consigo perfeitamente fazer flexão na parada-de-mão 3x5, mas dificilmente conseguiria fazer um overhead press com 80 kg.

E por aí vai. Os números são estimativas que não devem ser levadas ao pé da letra e estão aí mais a título de curiosidade. De qualquer modo, acredito que sirvam para avaliar em que nível um atleta que muda de regime (barra <-> corporal) se enquadradria.

Editado por Bronco
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...