Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão Sobre Frequência: Você Gosta De Matemática E Não Sabe.


Rodrigopq

Posts Recomendados

Cara, o problema é que você não pode afirmar que por o treino ser menos frequente você tem mais resultado e por isso deveria treinar menos. Você desenvolveu mais com menos frequência agora porque você pode ter feito um tipo de overreach sem querer. E os ganhos atuais serem consequência do anterior.

Ou não. haha

Então, na verdade não foi só a frequência que mudou. O volume e intensidade também mudaram.

Pelo fato de treinar o mesmo grupo muscular apenas uma vez na semana, eu aumentei o volume de exercicios por grupo no mesmo treino e a intensidade também teve um aumento considerável.

Se for analisar pelo seu ponto de vista, quer dizer que os últimos avanços podem ter ocorrido mais pelo fato de ter utilizado uma maior intensidade do que propriamente pelo maior descanso?

Editado por FBO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acho que a frequência tem que estar mais associada ao seu corpo e como ele responde ao seu treino atual do que à alguma regra específica.

Uns podem se sentir mais adaptados treinando 6x na semana, outros menos. Uns com treinos volumosos, outros menos, uns com low reps, outro com mais reps. É tudo uma soma de fatores que vão estressando o seu corpo a um nível tal que permite, ou não, você aumentar a frequência do treino. Mas é fato que, se o treino estiver com volumes e ou intensidade desequilibradas para algum ou alguns grupos musculares em relação à outros grupos musculares, então os grupos mais treinados acabarão ficando demasiadamente estressados, aumentando o tempo para recuperação, o que inevitavelmente fará com que você deixe de treinar os outros grupos que treinaria no mesmo dia, mas que por não ter ido treinar, deixou de lado, e isso a longo prazo vai ter um impacto significativamente ruim no desenvolvimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Brunobyof, claro que temos que levar em consideração a INDIVIDUALIDADE de cada um.

Quando disse que tive mais ganhos diminuindo a frequência, foi porque eu SEMPRE treinei numa mesma frequência (ALTA).

Talvez isso tenha desgastado/stressado demais alguns grupos musculares e o aumento de descanso tenha beneficiado nesse sentido, por outro lado pelo fato de haver muito volume e muita frequência ficava dificil alterar a intensidade, então vendo por este lado talvez o aumento de intensidade que houve na mudança de treino pode ter beneficiado também.

Enfim, é dificil saber extamente o que gerou esses últimos progressos. Para saber isto, só testando mesmo.

Editado por FBO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, na verdade não foi só a frequência que mudou. O volume e intensidade também mudaram.

Pelo fato de treinar o mesmo grupo muscular apenas uma vez na semana, eu aumentei o volume de exercicios por grupo no mesmo treino e a intensidade também teve um aumento considerável.

Se for analisar pelo seu ponto de vista, quer dizer que os últimos avanços podem ter ocorrido mais pelo fato de ter utilizado uma maior intensidade do que propriamente pelo maior descanso?

Não, o que eu disse que pode ter acontecido é que você pode ter passado uma barreira pelo treino anterior ser bem frequente e volumoso. Seria mais ou menos o seu corpo se acostumar com algo extremamente desgastante e depois ser menos e por isso ele se adaptar melhor.

Intensidade que você disse é igual a peso?

Editado por rubinho157
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que voces tem que entender(na minha opinião) é que pra hipertrofia, on fire ou não, progressão de tensão é o que importa. É o primeiro passo pra se criar, avaliar, medir progresso.

O maior problema desses treinos convencionais de academia, não é o volume em si, e sim a falta de uma progressão programada(li isso em algum lugar, mas não lembro de quem foi as sabias palavras).

Se o cara fizer 15 exercicios por grupo muscular e progredir tensão e tiver um saldo calórico positivo, é certo bem provavel que hipertrofia ocorra.

O lance de treinar com mais frequencia, vem da ideia de que uma das melhores maneira de fazer algo melhor, é fazer de novo, e de novo e de novo. Com uma frequencia de treino média alta seu corpo se adapta muito mais rapido do que com uma frequencia baixa. Sendo assim possivel ver progressão com mais frequencia. Joga ai um volume baixo/moderado, fica de olho na progressão de tensão e pronto, temos um treino bem estruturado. Isso não tem nada haver com individualidade pessoal. É lógica, com qualquer coisa que se for fazer nessa vida. Quanto mais voce faz, melhor voce tende a ficar.

Por mais intenso que um treino de baixa frequencia seja, a progressão de tensão se torna dificil, e se não ha progressão de tensão, dificilmente voce tera um ambiente propicio para hipertrofia.

Na minha opinião as regras são claras:

1-Treinar um musculo pelo menos 2x por semana;

2-Foco em progressão de tensão sempre;

3-Volume é pessoal;

Histórinha da progressão de tensão:

Imagino as fibras musculares com uma corda. E uma corda suporta peso x. Se eu quero romper essa corda ou eu corto ela com uma faca, ou eu coloco mais peso(tensão) nela até ela estourar.

Passando isso pros musculos, voce joga mais tensão, rompe as fibras. Com saldo calórico positivo, essas fibras se recuperam, ficam maiores/mais fortes/mais densas. Jogo mais tensão e o processo se repete. Enquanto eu fizer isso eu vou ter resultados.

Lembrando que tudo isso é minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o que eu disse que pode ter acontecido é que você pode ter passado uma barreira pelo treino anterior ser bem frequente e volumoso. Seria mais ou menos o seu corpo se acostumar com algo extremamente desgastante e depois ser menos e por isso ele se adaptar melhor.

Intensidade que você disse é igual a peso?

Entendi.

Pois é, deve ter se adaptado mesmo, porque no inicio minha resistência baixava demais pelo excesso de treinamento.

Sim, neste caso eu quis dizer intesidade = cargas.

O que voces tem que entender(na minha opinião) é que pra hipertrofia, on fire ou não, progressão de tensão é o que importa. É o primeiro passo pra se criar, avaliar, medir progresso.

O maior problema desses treinos convencionais de academia, não é o volume em si, e sim a falta de uma progressão programada(li isso em algum lugar, mas não lembro de quem foi as sabias palavras).

Se o cara fizer 15 exercicios por grupo muscular e progredir tensão e tiver um saldo calórico positivo, é certo bem provavel que hipertrofia ocorra.

O lance de treinar com mais frequencia, vem da ideia de que uma das melhores maneira de fazer algo melhor, é fazer de novo, e de novo e de novo. Com uma frequencia de treino média alta seu corpo se adapta muito mais rapido do que com uma frequencia baixa. Sendo assim possivel ver progressão com mais frequencia. Joga ai um volume baixo/moderado, fica de olho na progressão de tensão e pronto, temos um treino bem estruturado. Isso não tem nada haver com individualidade pessoal. É lógica, com qualquer coisa que se for fazer nessa vida. Quanto mais voce faz, melhor voce tende a ficar.

Por mais intenso que um treino de baixa frequencia seja, a progressão de tensão se torna dificil, e se não ha progressão de tensão, dificilmente voce tera um ambiente propicio para hipertrofia.

Na minha opinião as regras são claras:

1-Treinar um musculo pelo menos 2x por semana;

2-Foco em progressão de tensão sempre;

3-Volume é pessoal;

Histórinha da progressão de tensão:

Imagino as fibras musculares com uma corda. E uma corda suporta peso x. Se eu quero romper essa corda ou eu corto ela com uma faca, ou eu coloco mais peso(tensão) nela até ela estourar.

Passando isso pros musculos, voce joga mais tensão, rompe as fibras. Com saldo calórico positivo, essas fibras se recuperam, ficam maiores/mais fortes/mais densas. Jogo mais tensão e o processo se repete. Enquanto eu fizer isso eu vou ter resultados.

Lembrando que tudo isso é minha opinião.

Interessante o seu ponto de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ponto de vista, hoje aonde os instrutores e pessoas na academia mais pecam é na parte de progressão de cargas e tensão, apesar de muitos terem treinos muito volumosos.

todos sabem que para uma boa hipertrofia tem que ter um ESTIMULO novo sempre, e a melhor forma de fazer isto é com a progressão de cargas/tensão. mas o que os instrutores teimam e fazer e muitas pessoas também fazem é a questão de trocar o treino, faz um treino por 2 meses, quando fecha aqueles 2 meses, troca o treino. isto ajuda um pouco na hipertrofia, mas não muito. qualquer estimulo NOVO vai gerar hipertrofia. se você tem um treino volumoso, e faz um menos volumoso, irá gerar hipertrofia, se você faz um exercício novo, vai gerar hipertrofia.

ouvimos muito que temos que "ENGANAR" o músculo, pois ele se adapta rapidamente as coisas. e é exatamente este o objetivo da progressão.

um treino volumoso atrapalha os ganhos pela dificuldade de "cicatrização" ou recuperação, como queiram, mas o que mais irá atrapalhar é a falta de novos estímulo como 1 kg a mais, 1 repetição a mais, 10 segundos de descanso a menos. isto tudo são novos estímulos ao músculo, e é isso que eu mais vejo como defeito das pessoas nas academia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não adianta subir a carga todo treino se o volume tá constantemente diminuindo para se adaptar à nova carga...assim chega uma hora que o cara trava na carga pq o volume tá muito pequeno e a carga muito alta. Se não tiver equilíbrio entre volume e intensidade não rola progressão contínua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não adianta subir a carga todo treino se o volume tá constantemente diminuindo para se adaptar à nova carga...assim chega uma hora que o cara trava na carga pq o volume tá muito pequeno e a carga muito alta. Se não tiver equilíbrio entre volume e intensidade não rola progressão contínua.

Como pode ver no final no meu post, não falei apenas em cargas, mas sim em repetições e descanso, tudo isto é progressão, se você der 15 segundo a menos de descanso entre as séries, já está fazendo uma progressão, não estou dizendo em diminuir constantemente o treino, falei apenas que um treino muito volumoso irá prejudicar a recuperação do músculo, tendo um treino menos volumoso terá uma recuperação mais rápida, e no próximo treino estará 100% e poderá progredir, pois seu músculo estará 100%

Uma coisa que penso. você prefere fazer 80% do treino 100%, ou 100% do treino 80%?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando me referí à progressão, eu quis dizer progressão de tensão, que no meu entendimento é com aumento de cargas. Mas claro, progressão pode ser de várias formas.

Penso como o Iceman disse, quer dizer, acredito que treinar a 80% e treinar mais vezes é mais benéfico do que treinar 100% mas diminuir a frequência por causa da difícil recuperação.

Editado por Brunobyof
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...