Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão Sobre Frequência: Você Gosta De Matemática E Não Sabe.


Rodrigopq

Posts Recomendados

Muito boa discussão, vale lembrar também que o "ambiente anabólico" (de reconstrução do músculo treinado) gerado pelo treino em atletas naturais dura cerca de 48 horas (não lembro bem onde eu vi isso), portanto após esse tempo é interessante dar outro estimulo ao músculo para "mante-lô em crescimento", dai uma das grandes vantagens de treinos FB.

Me corrijam se eu falei besteira :ph34r_anim:

Abçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O que confunde um pouco são os termos VOLUME/FREQUÊNCIA e INTENSIDADE, não?

Adoram usar o termo Volume e/ou Intensidade pra justificarem um ABCDEF! Só que é justamente o contrário! Um treino FB que estimularia todo o corpo 3x por semana, é muito mais intenso do que um treino ABCDEF que treina "cada músculo" 1 vez por semana.

Intensidade tem a ver com Repetição máxima, se vc colocar 95% da sua 1RM, vc vai aguentar fazer +ou- 3 repetições, se colocar 85%, 6 repetições, 75%, 10 repetições. E Volume nada mais é do que o número de séries e exercícios que vc faz pra cada grupo muscular, e isso não quer dizer nada.

Então vc pode manter as repetições fazendo 10x3 (95%1RM) ou 3x10 (75%1RM), que o primeiro será muito mais intenso, e se vc decidir fazê-lo, provavelmente não aguentará fazer mais do que dois exercícios pra aquele grupo muscular. E se vc esta fazendo 4 ou 5 exercícios pro mesmo grupo muscular, vc certamente não está colocando muita intensidade no seu treino.

resumindo,

Ir pra academia e treinar o corpo todo 3x por semana vai ser muito melhor, pois vão dar um estímulo muito maior aos músculos e vão dar o descanso necessários pra eles. Ao contrário do ABCDEF, em que vc tem de ir 6x na semana, não vão dar o estimulo necessário, e dará descansos de 1 semana para os músculos grandes e um a dois dias de descanso para os braços, já que vc os treina no dia peito, costa e ombros.

Por isso que a maioria dos "fortões" de academia, possuem braços muito mais desenvolvidos do que peito e costas (as pernas nem se fala), mas isso não os incomoda, pelo contrário, continuam dizendo que estão tendo resultados pois a medida do braço é a única que existem pra eles.

fiz ABCDE por mais de 4 anos... braços ficaram grandes, peitoral e costas ficou uma bosta! em 6 meses de AB2x desenvolvi mais meu peitoral do que em 4 anos..

Ta ae o keeper que não me deixa mentir, não tinha visto o post dele, mas ele acabou de confirmar o que eu disse ae em cima!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ABCDE é uma bosta para grupos musculares grandes (costas/pernas) e médio (peito), agora para braços é ótimo..



Estou com uma dúvida na cabeça..

Eu posso ficar com treinos fb 3x, AB.. com um frequencia maior focado em progressão de cargas o ano todo? Claro variando os estimulos, com algumas rotações de exercícios, troca de foco ao longo das semanas.. o que vocês acham sobre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ABCDE é uma bosta para grupos musculares grandes (costas/pernas) e médio (peito), agora para braços é ótimo..

Estou com uma dúvida na cabeça..

Eu posso ficar com treinos fb 3x, AB.. com um frequencia maior focado em progressão de cargas o ano todo? Claro variando os estimulos, com algumas rotações de exercícios, troca de foco ao longo das semanas.. o que vocês acham sobre?

Cara, como eu falei antes, esse negocio de trocar o treino é só balela, fazem muito isso na academia por que dizem que "engana" o músculo, pois terá estimulo diferente. quando você faz progressão você já está dando estímulos diferentes para o seu músculos todos os treinos, por eles não estarem tendo a mesma carga sobre eles.

1kg a mais por treino, 1 repetição a mais por treino, ou 30seg a menos de descanso, já são estímulos diferentes para o músculo, então você estará progredindo, assim você não precisa estar trocando toda hora de treino ou exercícios.

os instrutores fazem muito isso por não terem esse conhecimento e eles veem que isso dá resultado porque as pessoas ficam sempre estagnadas no mesmo peso, sem novos estímulos, então trocando o treino terão novos estímulos.

Se você quiser pode ficar no mesmo treino até mais de 1 ano e tendo resultados, desde que faça progressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vocês transformaram o tópico em um lugar rico em conteúdo parabéns, concordo bastante com o que foi dito aqui, realmente muito detalhado e explanado. Poderia até se tornar um artigo e ser incentivado a leitura pelos novatos, para entenderem um pouco mais sobre volume / intensidade e frequência, de forma bem resumida e prática.

Mas de modo geral, uma coisa que notei bastante falta, foram estudos que corroborem tais afirmações.

SN -> http://www.musculacao.net/o-sistema-nervoso-e-o-treino-de-musculacao/

Danos muscular-> http://www.efdeportes.com/efd160/variaveis-que-influenciam-o-dano-muscular.htm

Embora eu não concorde que o DM seja o responsável pela hipertrofia, ele fala por alto sobre o processo de destruição e reconstrução, e treinos com alta intensidade somado a alto volume irá desgastar mais o músculo.

Um pouco de tudo -> https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/RBEKLLNCVTPU.pdf

Artigos a respeito:

Um tutorial básico -> http://hipertrofia.net/fisiologia-da-hipertrofia/

Diferenças entre lesões musculares -> https://www.portaleducacao.com.br/esporte/artigos/3296/lesao-muscular

Bom deixei só alguns poucos mesmo, caso alguém mais possuir artigos a com relação direta ao contexto do tópico seria uma adição muito bem vinda, de modo geral.

E para finalizar com minhas conclusões gerais sobre o assunto, para quem estiver interessado.

O mais importante para qualquer um que esteja buscando aprimorar seu treino, é a questão da dosagem, buscando o máximo de estímulos com o mínimo de destruição possível, utilizando quaisquer meios para se obter os melhores resultados, desde uma boa alimentação até uma frequência elevada porém bem planejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...