Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão Sobre Frequência: Você Gosta De Matemática E Não Sabe.


Rodrigopq

Posts Recomendados

Caros amigos, sabemos de toda a discussão que percorre o fórum envolvendo frequência, treinos fullbody versus abcdefghij, volume etc. Ultimamente, tenho tido alguns pensamentos sobre toda essa falação que vemos, e tentarei explicar a vantagem de se fazer um treino mais frequente ao invés de um não frenquente hiper volumoso, porém, de uma forma diferente da convencional.
Acredito que todos nós gostamos de matemática, de como os números trazem uma certa clareza para nossos pensamentos, mas, infelizmente, de vez em quando, a maioria não compreende o que se quer dizer. Chega de encher linguiça e vamos ao que interessa.

Vamos tomar como exemplo e pensar em duas divisões de treino: Fullbody 3x (Divisão X) e ABCDE (Divisão Y).

Em uma SEMANA, você terá treinado as costas (somente um exemplo), na Divisão X, 3 vezes. Enquanto que na Divisão Y, 1 vez.

Em um MÊS (considerando 4 semanas), você terá treinado as costas, na Divisão X, 12 vezes. Enquanto que na Divisão Y, 4 vezes.

Em um ANO (considerando 12 mêses de 4 semanas cada [336 dias]), você terá treinado as costas, na Divisão X, impressionantes 144 vezes. Enquanto que na Divisão Y, somente 48 vezes.

É engraçado pensar que (adotando a mesma quantidade de mêses, semanas e dias), em um mês no ABCDE você vai 20 vezes à academia. Em um ano 240 vezes. E no final das contas, acaba treinando os grupos musculares apenas 48 vezes no ano inteiro. Ir mais vezes na academia dentro de uma semana causa a ilusão de frequência, e para compensar o descanso de 7 DIAS que os grupos musculares recebem, você utiliza um volume tremendo, acarretando problemas não só aos mesmos, mas tmb ao SNC. Intensidade não é sinônimo de Volume.

O propósito do tópico foi abordar o tema de uma forma diferente. Não entrei no REAL âmbito de quantidade de séries, repetições, exercícios utilizados, métodos de treino etc. pois creio que, mesmo tudo isto estando completamente interligado ao assunto, não é o principal motivo das dicussões sobre frequência nos treinos. Sintam-se à vontade para criticar, discutir, sugerir, desde que matenha-se o respeito. A intenção não foi ofender a pessoa que pratica uma divisão ABCDE ou qualquer outra infrequente, foi somente mostrar minha opinião.

Abraço e bons treinos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Seu raciocínio é interessante. O problema é que entram diversos fatores e variáveis que equacionam de forma complexa se o treino X ou Y vai ser melhor para uma determinada pessoa. Se fossemos confiar só na matemática, um indivíduo que treina todo dia, de duas em duas horas, várias vezes por dia, pegaria um shape legal em pouco tempo, o que é uma inverdade. De qualquer forma sua colaboração é legal, vamos ver o que a galera do fórum fala sobre o assunto.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado17

Ate certo ponto o raciocinio foi correto, mas seria melhor ainda da seguinte forma: quantidade X de treinos no mes por exemplo, achar o melhor X possível, nem pouco como o abcde nem exagerado como um FB6x (a faixa do fb 3x seria a média boa entre os extremos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu raciocínio é interessante. O problema é que entram diversos fatores e variáveis que equacionam de forma complexa se o treino X ou Y vai ser melhor para uma determinada pessoa. Se fossemos confiar só na matemática, um indivíduo que treina todo dia, de duas em duas horas, várias vezes por dia, pegaria um shape legal em pouco tempo, o que é uma inverdade. De qualquer forma sua colaboração é legal, vamos ver o que a galera do fórum fala sobre o assunto.

Abração!

É claro, o bom senso tem de ser levado em consideração. O ponto é que a desculpa "cada corpo é um corpo" é dita como verdade incontestável. Nossos corpos são diferentes, mas não a esse extremo. Minha opinião é a de que um treino mais frequente traz mais resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu penultimo treino foi ABCABC, ou seja: 2x cada musculo durante a semana, meu atual é ABCDE, 1x cada musculo, a intensidade nos dois era a mesma, com o objetivo de hipertrofia, entretanto no primeiro eu cheguei até a perder peso, apesar de conseguir aumentar bastante as cargas, estava mais para um treino de força, enquanto no segundo estou conseguindo ganhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu penultimo treino foi ABCABC, ou seja: 2x cada musculo durante a semana, meu atual é ABCDE, 1x cada musculo, a intensidade nos dois era a mesma, com o objetivo de hipertrofia, entretanto no primeiro eu cheguei até a perder peso, apesar de conseguir aumentar bastante as cargas, estava mais para um treino de força, enquanto no segundo estou conseguindo ganhar.

é muito relativo isso

o melhor treino é aquele que você mais gosta e se adapta melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Meu penultimo treino foi ABCABC, ou seja: 2x cada musculo durante a semana, meu atual é ABCDE, 1x cada musculo, a intensidade nos dois era a mesma, com o objetivo de hipertrofia, entretanto no primeiro eu cheguei até a perder peso, apesar de conseguir aumentar bastante as cargas, estava mais para um treino de força, enquanto no segundo estou conseguindo ganhar.

Ganhar e perder peso não depende do treino, depende da dieta. O treino vai definir o quanto você ganha de massa muscular e o quanto ganha de gordura.

Isso é um erro recorrente, a pessoa treina, não ganha peso e põe a culpa no treino (não estou falando que seja o seu caso, mas isso é bem comum).

Com relação ao tópico, é bem por aí. O que muita gente não entende é que o volume necessário para estimular a hipertrofia é pequeno. Este estudo aqui mostra que esse volume, para iniciantes e intermediários, fica em torno de 30 a 60 repetições por grupo muscular por treino (veja a tabela I, pg 255). Não adianta fazer um montão de exercícios e esperar ter um resultado melhor. Chega um ponto em que mais volume de treino diminui os resultados, porque afeta mais o SNC e danifica exageradamente a musculatura, necessitando de mais tempo de recuperação.

Essa questão do volume complementa a da frequência, e mostra que fazer 12 séries por grupo muscular uma vez na semana é bem pior do que fazer 6 séries duas vezes na semana.

O caso do ABCDE é um pouco diferente, esse raciocínio serviria mais para um ABC dividido em peito/ombro/triceps, costas/biceps e pernas. No caso do ABCDE você treina peito, ombros e tríceps 3 vezes na semana, e costas e bíceps 2... então a frequência é boa para esses grupos (não é um treino equilibrado, mas também não é muito pouco frequente, com exceção para pernas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ganhar e perder peso não depende do treino, depende da dieta. O treino vai definir o quanto você ganha de massa muscular e o quanto ganha de gordura.

Isso é um erro recorrente, a pessoa treina, não ganha peso e põe a culpa no treino (não estou falando que seja o seu caso, mas isso é bem comum).

Com relação ao tópico, é bem por aí. O que muita gente não entende é que o volume necessário para estimular a hipertrofia é pequeno. Este estudo aqui mostra que esse volume, para iniciantes e intermediários, fica em torno de 30 a 60 repetições por grupo muscular por treino (veja a tabela I, pg 255). Não adianta fazer um montão de exercícios e esperar ter um resultado melhor. Chega um ponto em que mais volume de treino diminui os resultados, porque afeta mais o SNC e danifica exageradamente a musculatura, necessitando de mais tempo de recuperação.

Essa questão do volume complementa a da frequência, e mostra que fazer 12 séries por grupo muscular uma vez na semana é bem pior do que fazer 6 séries duas vezes na semana.

O caso do ABCDE é um pouco diferente, esse raciocínio serviria mais para um ABC dividido em peito/ombro/triceps, costas/biceps e pernas. No caso do ABCDE você treina peito, ombros e tríceps 3 vezes na semana, e costas e bíceps 2... então a frequência é boa para esses grupos (não é um treino equilibrado, mas também não é muito pouco frequente, com exceção para pernas).

A dieta foi a mesma também !

Malho assim agora:

A(Costa) B(Triceps) C(Ombro; Quaiceps) D(Biceps; Posterior) E(Peito; Panturrilha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Ganhar e perder peso não depende do treino, depende da dieta. O treino vai definir o quanto você ganha de massa muscular e o quanto ganha de gordura.

Isso é um erro recorrente, a pessoa treina, não ganha peso e põe a culpa no treino (não estou falando que seja o seu caso, mas isso é bem comum).

Com relação ao tópico, é bem por aí. O que muita gente não entende é que o volume necessário para estimular a hipertrofia é pequeno. Este estudo aqui mostra que esse volume, para iniciantes e intermediários, fica em torno de 30 a 60 repetições por grupo muscular por treino (veja a tabela I, pg 255). Não adianta fazer um montão de exercícios e esperar ter um resultado melhor. Chega um ponto em que mais volume de treino diminui os resultados, porque afeta mais o SNC e danifica exageradamente a musculatura, necessitando de mais tempo de recuperação.

Essa questão do volume complementa a da frequência, e mostra que fazer 12 séries por grupo muscular uma vez na semana é bem pior do que fazer 6 séries duas vezes na semana.

O caso do ABCDE é um pouco diferente, esse raciocínio serviria mais para um ABC dividido em peito/ombro/triceps, costas/biceps e pernas. No caso do ABCDE você treina peito, ombros e tríceps 3 vezes na semana, e costas e bíceps 2... então a frequência é boa para esses grupos (não é um treino equilibrado, mas também não é muito pouco frequente, com exceção para pernas).

This!

Ate certo ponto o raciocinio foi correto, mas seria melhor ainda da seguinte forma: quantidade X de treinos no mes por exemplo, achar o melhor X possível, nem pouco como o abcde nem exagerado como um FB6x (a faixa do fb 3x seria a média boa entre os extremos)

Dá uma olhada no link que o Martin postou, ele fala de um estudo na parte 2.1.3 Frequency que teve os melhores resultados para quadríceps - ele foi treinado 12x por semana. O problema é que o estudo foi feito apenas durante 2 semanas e não sabemos as implicações desse tipo de volume ao longo de meses.

Mas é como dizem, se colocarem um arma na cabeça da tua família e disseram que tu precisa aumentar 50% o teu agachamento, tu vai treinar ele 1x na semana, 2x na semana, 1x por dia, ou...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...