Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acabando De Vez Com A DÚvida Sobre AÇucar Branco E Mascavo !


Felipe Ruhl

Posts Recomendados

Não me lembro ao exato a fonte deste texto porque ele esta salvo como arquivo de WORD a muito tempo aqui e gostaria de compartilhar com vcs :

AÇÚCAR MASCAVO X AÇUCAR REFINADO

A maioria das pessoas que escuto falar que consome o açúcar mascavo porque é mais saudável, geralmente não sabe explicar o motivo de ele "ser melhor para a saúde". Muitas delas dizem que ele é mais puro que o refinado, mais natural. E aí surge a pergunta: "Puro em qual sentido?".

Fui reler o capítulo do livro sobre o assunto, e o que fica muito claro é que o mascavo nada mais é que o refinado com traços de melado, mais rico em minerais.

Fora isso, eles têm a mesma quantidade sacarose. Portanto, aquelas pessoas que não gostam de consumir açúcar porque não a digerem bem, ou porque acham que o branco faz mal para a saúde de alguma forma, podem esquecer também o mascavo, já que a base é a mesma.

Separei algumas partes interessantes do livro, para ele explicar melhor por mim. Assim fica mais fácil escolher o açúcar que você quer usar, mas desta vez pelos motivos corretos.

Açúcar refinado faz mal?

Essa pergunta sem sentido é um mistério para mim. Parece que as pessoas entendem que a palavra refinado é um desafio humano à natureza. O açúcar branco não passa do açúcar bruto do qual foram retiradas algumas substâncias.

Ao ser refinado por três vezes, tudo o que não seja sacarose pura é deixado para trás, no melado. Os açúcares mais marrons são mais saborosos por causa dos traços de melado que ficam nele.

Muitos dos açúcares mascavos vendidos em supermercados hoje são feitos borrifando-se melado no açúcar branco refinado, em vez de se interromper o processo de refinação no meio do caminho.

Ao comermos açúcares mascavos "saudáveis" estamos apenas comendo a mesma quantidade de sacarose, junto com os resíduos do melado.

Não existe tanta diferença quanto as lojas de produtos naturais querem que você acredite. O que elas chamam de açúcar mascavo, ou bruto, não é bruto no sentido de ser completamente não refinado. É apenas refinado em um grau menor.

É freqüente a alegação de que o mascavo é mais saudável porque tem maior teor de substâncias naturais. É verdade que entre essas substâncias estão diversos minerais - assim como na terra perfeitamente natural das plantações de cana -, mas nada que você não possa obter em dezenas de outros alimentos. Para conseguir satisfazer sua necessidade diária de minerais, você teria de comer quantidades nada saudáveis de mascavo.

VISÃO GERAL DO QUE OCORRE NAS USINAS

Na usina, a cana cortada é picada e espremida por máquinas. O caldo é clarificado pela adição de barrela, deixando-se que ele assente, e depois é reduzido sob vácuo parcial (o que diminui a temperatura da fervura) até engrossar, ficando com a consistência de um xarope colorido de marrom pelas impurezas concentradas.

À medida que a água evapora, o açúcar torna-se tão concentrado que não consegue manter-se no estado líquido -transformando-se em cristais sólidos. Esses cristais são passados em uma centrífuga, um tambor perfurado parecido com a máquina de lavar roupas, que joga a água para fora da roupa a cada ciclo de centrifugação. O líquido xaroposo, o melado, é jogado para fora, conservando-se o açúcar mascavo, úmido, contendo uma variedade de fermentos, bactérias, terra, fibras e outros detritos diversos de plantas e insetos. Esse é o verdadeiro açúcar bruto. A FDA declara que ele é impróprio para o consumo humano.

Esse açúcar bruto vai para a refinaria, onde é purificado por lavagem, novamente dissolvido, fervido para recristalizar e centrifugado mais duas vezes, o que o torna cada vez mais puro, deixando progressivamente para trás mais melado concentrado, cuja cor escura e sabor intenso devem-se a todos os componentes não-açúcares.

As lojas que afirmam estar vendendo açúcar bruto, ou não-refinado, estão, em geral, vendendo açúcar turbinado, que é um açúcar marrom-claro feito por lavagem com vapor, recristalização e centrifugação do açúcar bruto pela segunda vez. A meu ver, isso é refinação.

Há ainda o açúcar demerara, usado como açúcar de mesa na Europa. É um açúcar marrom-claro de grãos grandes, feitos a partir de cana-de-açúcar cultivada em rico solo vulcânico nas Ilhas Maurício.

Espero ter ajudado !!!

Abraço a todos e bons treinos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não tenho não cara, só tinha visto isto que estava no fundo do baú e quis compartilhar com vcs, por que como eu , acho que muitas pessoas tinha duvidas disto ainda mais quem acha que gasta dinhero com malto e dextrose é "bobeira"... mais sei la isto vai da opiniao e gosto de cada um afinal...um malto é 7 conto !!

abraço e bons treinos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...