Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário De Um Sonhador(Powerlifting)


Pedro_jane

Posts Recomendados

Com todo respeito ao link que você postou, mas ele não provou nem um dado científico e não especificou qual é o volume e intensidade médio em que um atleta de nível iniciante, intermediário ou avançados podem suportar, a única coisa que ele disse é que nosso corpo não é tão frágil e podemos treinar intensamente sem problema algum.

Primeiramente, eu nunca disse que nosso corpo é frágil a única função vital do nosso corpo, é nós manter vivos saudáveis e fortes, então quando começamos a fazer algo que possa literalmente o colocar em perigo, ele irá se adaptar a tal coisa, fortalecendo seu sistema para nós permitir executar tais tarefas.

Eu também nunca disse que não podemos treinar com intensidade, o SL é um treino óbvio de intensidade, a questão é como dosar e dividir essa intensidade...

Uma coisa é uma divisão AB1,5x/semana com intensidade máxima outra coisa é um Fullbody5x com intensidade elevada/máxima em pelo menos 3 - 4x semana, isso é totalmente diferente. O SL respeitando o tempo de preparação do nosso corpo e tirando alguns dias offs quando necessário, nunca levará a um OT, o mesmo para o C&P caso sejam tirados dias offs, a questão é que o C&P não só irá desgastar muito mais rapidamente o nosso corpo, como também irá comprometer os ganhos de um natural e se ignorar os sintomas de OT irá zoar o sistema de defesas do corpo.

Sem prolongar muito o assunto, posso dar exemplos bem simples a serem refletidos.

Por que não podemos progredir cargas infinitamente sem nunca estagnar?

Por que dores pós treino existem?

Por que lesões acontecem?

Por que nosso corpo muda o metabolismo quando está anabolizando de um músculo e por que ele precisa fazer isso, invés de simplesmente não aumentar logo de cara 30cm de braço da noite para o dia?

E muito mais coisas, nosso corpo tem limites e devem ser respeitados, uma coisa é comparar um treino de garotos desses que instrutores fazem na academia, embora sejam extremamente ridículos para hipertrofia, atingir o OT seria uma tarefa extremamente difícil, porém com um treino estilo PL, Fullbody com uma frequência muito elevada 4x + e além de haver progressão de cargas o PR estará no máximo em cada treino, é outra história totalmente diferente, e isso é demais para o corpo.

Só queria ressaltar um exemplo bem porco que ele deu, "se atirarmos no abdômen de uma pessoa, ela não morrerá instantaneamente e sim levará semanas"

Depende, primeiro se atingir uma artéria a pessoa morrerá em minutos, segundo o tiro irá causar um sangramento caso não haja um atendimento médico ela irá eventualmente morrer, mas se for atendida poderá não só viver por semanas como também sobreviver, então achei um exemplo bem idiota mesmo (com todo respeito)... Outra coisa, ninguém atira no abdômen, atira no coração, cabeça, artérias quando se quer matar, quando se quer incapacitar, nos braços/pernas/tornozelos.

Pedro, desculpa por desvirtuar tanto o seu diário. :)

eu acho, Dacio, que você entendeu mal o post do Danilo. Ele não diz que é dificil de alcançar o Over. Ele diz que é um estado passageiro e o corpo se adapta a ele. Então o Over é um estado positivo

o que eu não gosto do chaos n pain é que ele não é tão eficaz para hipertrofia tratando-se de naturais (na minha concepção) é mais um treino de adaptação neural ou se preferir "treino de força."

Então é uma questão muito delicada isso, somente estudando o metabolismo por dentro do corpo poderá saber o que realmente está ocorrendo.

A meu ver, quando se fala em OT significa que o SNC está no limite, e o estresse nos músculos está bastante elevado.

Se por algum motivo, a pessoa para de progredir cargas (isso é, se ela ainda conseguir) há uma chance do corpo conseguir se adaptar e então reverter a situação se adaptando aos novos estímulos, porém pode também acontecer o inverso o corpo não se adaptar e o corpo ficar frágil, principalmente caso haja progressões seja de carga/intensidade/volume/frequência/tempo no treino, não se pode evoluir infinitamente, e outro fator é que o corpo precisa se adaptar.

Eu não discordo do pensamento do danilo, se o sistema não falhar uma nova adaptação irá surgir, mas isso não quer dizer que precisamos atingir o OT para isso começar a ocorrer...

Ao iniciarmos a academia e puxarmos ferro isso já começou a acontecer!

Qualquer iniciante consegue quebrar a homeostase de cara, o processo de anabolização nada mais é do que o proposto pelo danilo, a questão é se meu máximo hoje são 80Kg no supino, eu não terei que atingir o OT para levantar 120Kg futuramente, ou seja lá qual for o objetivo do indivíduo como resistência, condicionamento, etc.

Então basicamente, eu acho que se alguém busca o OT, ele está indo pelo caminho errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom, se é a melhor opção eu não sei. (Até porque tem o conjugado aí. Que pra mim é o mais bem elaborado que existe)

mas concerteza não é errado buscar a adaptaçáo pelo overtraining. Afinal na búlgaria se treinava assim: buscando-se o máximo com o mínimo de séries de aquecimento e as vezes até mais de uma seção por dia com inverlos curtos de descanso. E a bulgária dominou o esporte durante anos.

Editado por Sprinter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,ta ai sua opiniao,a minha eh que quanto mais treinar ( sem fazer idiotices)o corpo mais se adaptara,ficando mais forte.

Se vc ler o que o Jamie preconiza,ele fala pra dosar os dias,e nao agachar pra 1rm 7x por semana...

Sprinter,quando vc diz treino conjugado vc diz treinos no estilo Wsb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente zep, mas a questão é que eu não acho necessário atingir o OT e a divisão adequada é muito importante.

Em relação a progressões seja de carga,tensão,volume ou que for, quanto mais ir adicionando melhor irá condicionar e adaptar o corpo, sem sombra de dúvidas.

Por falar no jamie, depois das adaptações do C&P como ficou o treino atual dele?

____

Sprinter, que o treino Bulgário, ou outros semelhantes como GVT entre outros, são eficientes não tenho a menor dúvida, a questão é eles não estavam atingindo o OT, pelo simples fatos de estarem on fire.

Mas de maneira alguma estou desmerecendo esses treinos, na realidade eu acho esses gêneros de treinos os que dão maior tesão em treinar, agora se for natural acho legal pensar em adaptações, mas se não quiser mudar nada tudo bem também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,ta ai sua opiniao,a minha eh que quanto mais treinar ( sem fazer idiotices)o corpo mais se adaptara,ficando mais forte.

Se vc ler o que o Jamie preconiza,ele fala pra dosar os dias,e nao agachar pra 1rm 7x por semana...

Sprinter,quando vc diz treino conjugado vc diz treinos no estilo Wsb?

Exato, WSB e Afins.

Sprinter, que o treino Bulgário, ou outros semelhantes como GVT entre outros, são eficientes não tenho a menor dúvida, a questão é eles não estavam atingindo o OT, pelo simples fatos de estarem on fire.

Treino Búlgaro não é hipertrofia é um treino de Levantamento Olímpico. GVT é hipertrofia. Portanto eles tem princípios muito diferentes. GVT é treino de resistência é um treino para condicionar o corpo a aguentar o máximo de peso fazendo 10x10. Já o Treino búlgaro é um treino que visa PRs records do seu RM e o ganho de força por adaptação. Então não sei porque essa comparação sem sentido.

Mas de maneira alguma estou desmerecendo esses treinos, na realidade eu acho esses gêneros de treinos os que dão maior tesão em treinar, agora se for natural acho legal pensar em adaptações, mas se não quiser mudar nada tudo bem também.

Esses treinos são mais eficientes para quem está onfire pelo simples fato de que não tem como ganhar uma competição sem estar on-fire. Esse papo de treino para naturais é só se o treino visar hipertrofia ou ganho de força como Hobbie. Se a parada é competir não existe isso de treino melhor para Free-Drugs ou On Drugs.

Editado por Sprinter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos possuem uma coisa em comum, frequência elevada, a diferença está no volume contra intensidade, eu não acho tão diferente assim...

Lógico que esteticamente são adversos, mas internamente o desgaste de ambos é brutal, para qualquer natural.

Foram meros exemplos, no geral a ideia é dosar o treino.

"Esses treinos são mais eficientes para quem está onfire pelo simples fato de que não tem como ganhar uma competição sem estar on-fire. Esse papo de treino para naturais é só se o treino visar hipertrofia ou ganho de força como Hobbie. Se a parada é competir não existe isso de treino melhor para Free-Drugs ou On Drugs."

Concordo em boa parte, com exceção no quesito de o que faz esses treinos serem ideais para anabolizados, está somente na competição, poxa qualquer treino com volume ou intensidade (ou ambos) extremo ligados diretamente a uma frequência realmente muito elevada, será demasiado para qualquer natural, independente da metodologia, porque é inevitável o grande desgaste que irá ocorrer. Mas em relação ao resto concordo plenamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos possuem uma coisa em comum, frequência elevada, a diferença está no volume contra intensidade, eu não acho tão diferente assim...

Lógico que esteticamente são adversos, mas internamente o desgaste de ambos é brutal, para qualquer natural.

Foram meros exemplos, no geral a ideia é dosar o treino.

eu ainda acho que você está confundindo um pouco as coisas. GVT é um treino onde prevalecem Volume, Infrequência, Resistência Cada grupo muscular é treinado uma única vez na semana, isso não é frequencia alta, o Volume é alto e a Intensidade Baixíssima.

o búlgaro é exatamente o contrário. Volume Controlado, Freqüência Alta, e Predomina a Intensidade por se trabalhar com cargas máximas. Lembra o método de esforço máximo da WestSide.

Concordo em boa parte, com exceção no quesito de o que faz esses treinos serem ideais para anabolizados, está somente na competição, poxa qualquer treino com volume ou intensidade (ou ambos) extremo ligados diretamente a uma frequência realmente muito elevada, será demasiado para qualquer natural, independente da metodologia, porque é inevitável o grande desgaste que irá ocorrer. Mas em relação ao resto concordo plenamente.

O que você quer dizer com os termos que marquei em azul ?

o que supostamente aconteceria se eu resolver tentar quebrar PRs 2x ao dia, todos os dias ? O máximo que pode acontecer é ter vontade de vomitar durante o treino. (Não quero discutir eficiência dos métodos de força)

O que acontece se eu resolver Seguir o GVT por exemplo ? O máximo que acontece é morrer de dores musculares tardias.

mas isso são coisas que o corpo condiciona e alguns dias/semanas depois você se adapta a isso e deixa de sentir tonturas ou dores musculares. (quem treina a bastante tempo sem parar raramente volta a ter dores musculares tardias.)

Acho que a sua preocupação com desgate para naturais, não é necessariamente o desgaste e sim. A questão da hipertrofia. é obvio que talvez esses dois métodos não sejam os mais indicados para a hipertrofia de naturais, mas esse papo de desgaste é um medo que foi plantado pela mídia em todos os praticantes de musculação para que você siga o treino padrão ABCDE, ou ABC2x com muitos isoladores, e dando dias e dias pro músculo descansar.

Editado por Sprinter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então só li o GVT uma vez rapidamente e por alto, pensei que fosse frequente e volumoso, mas é infrequente né? Então nesse caso não se encaixa na mesma categoria de destruição mesmo muscular.

Sim, hipertrofia seria um dos colaterais de modalidades de treinos deste gênero para naturais, uma outra questão a ser analisada seriam as micro rupturas no músculo, uma coisa é destruir um valor que haja condições de reparar e obter anabolização, outra é não destruir e não obter anabolização e outra é haver um processo continuo de destruição e catabolização em que o corpo não tenha tempo suficiente para reparar o tecido/fibra destruído, causando assim lesões. (Só deixando claro que existem diversas formas de se adquirir lesões, falta ou aquecimentos mal feitos, progressão de cargas irregular, movimentos explosivos etc. Apenas não quero generalizar nada)

Basicamente este é o conceito treinar mais do que o corpo consegue se recuperar, mas lesões seriam apenas uma das consequências, o atrofiamento do músculo, estagnação da força ou mesmo regressão, são sintomas de OT evidentes, porque se você destrói mais músculos do que constrói, eventualmente os sintomas de catabolização contínuos irão aparecer de maneira mais visível, mas deixando claro que para isso tem que ser um treino bem acima do que o corpo consegue suportar, nas palavras do danilo é extremamente difícil atingir o OT eu concordo e muito, porém eu não descarto a existência do mesmo, como também não recomendo ninguém procurar atingi-lo, pois do mesmo modo que o corpo poderá se adaptar, o inverso também poderá acontecer, é jogar na roleta, literalmente.

E obviamente além do desgaste físico, também haverá um desgaste mental enorme no SNC, que acarretará em mudanças incríveis no metabolismo, que poderá afetar desde o sistema imunológico até o humor do indivíduo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...