Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade Do Whey - Realmente Faz Diferença?


Zé bob

Posts Recomendados

Bom, ja tem muito tempo que venho lendo milhares de tópicos e posts falando que "não há necessidade alguma de suplementar com Whey, que ele pode ser completamente substituído pela alimentação", e isso me da uma pulga atrás da orelha que não vai ser nínguem aqui do fórum (acredito eu) que vá resolver, ja vi vários estudos com resultados que divergem um dos outros, enfim: não existe solução certa para responder tal pergunta.

Por isso resolvi abrir essa discussão aqui sobre tal assunto, minha nutricionista em uma consulta no ano passado havia me receitado Syntha-6(para quem não conhece é um blend de proteínas, 50% da dose apenas é proteína) como pós treino, ainda me passou um estudo(que infelizmente não consegui achar novamente) em que mostrava que pessoas que utilizavam proteínas rápidas junto com as lentas após o treino tinham maior ganho de massa, isso ocorria porque a musculatura se "alimentava" por mais tempo sem despedício uma vez que doses maiores não seriam completamente absorvidas e iriam virar excremento(bosta).

Outro ponto que venho colocar em dúvida é de porque utilizar o Whey como suplemento quando se falta proteína? Albumina pode ser encontrada com um valor muito inferior no mercado e ainda sem a presença de carboidratos(muitos pagam muito mais caro em um Whey as vezes por ter 3g de carbo a menos por dose). Se o Whey é apenas para comprir os macros de proteínas diários porque o usar somente após o treino e não no desjejum/almoço/ceia/pre e intra treino? O mesmo pode se perguntar sobre a Caseína na ceia, se ela está apenas cumprindo os macros da dieta qual vai ser a diferença de toma-la antes de dormir ou em qualquer outro horário do dia?

Olhando por esse ponto de vista que muitos levam, várias coisas deixam de fazer sentido... Whey nunca com água para não atrasar a absorção, Whey Hidrolisado para ser absorvido mais rápido, falar que tal suplemento é um lixo porque tem proteína da soja e etc.

Afinal existem fisioculturistas gigantescos vegetarianos que cresceram a base da soja, isso por si próprio ja derruba a imagem difamada dessa proteína.

A discussão que venho abrir aqui é se a velocidade de absorção realmente faz alguma diferença na dieta e no desenvolvimento de uma pessoa praticante de academia, vou tentar experimentar comigo na prática(na teoria ja desisti de tentar entender, aprender mandarim é mais fácil que conseguir chegar a uma conclusão sobre o assunto), testarei com o whey(Nitrotech) e com o blend(Phase 8) da MuscleTech, considero ambos tops no mercado e um contém parcialmente o outro rs, espero conseguir notar diferenças para entender mais do assunto.

Boa reflexão a quem tiver paciência de ler tudo, opiniões são sempre bem vindas desde que sejam bem intencionadas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acho que se é proteina e encaixa nos macros não tem problema a hora da ingestão, se tu precisa de 3g de prot por kg corporal e ingerir isso em um dia acho que os ganhos vão ser os mesmos, sou iniciante e comprei um whey por culpa do sensacionalismo e por todo mundo dizendo que é a melhor coisa para se tomar em um pós-treino e blablabla. Em cerca de 3 meses de academia e quase 2 meses tomando whey obtive resultados digamos que satisfatórios, mas não acredito que o mérito seja somente do whey, ou a maior parte, e sim da minha dieta que sigo dia-a-dia com a ingestão de proteinas e carboidratos limpos.


Editado por josias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é de fato uma pergunta que eu me fiz durante muito tempo. Alguns nutricionistas dizem que o timing importa, outros dizem que é a quantidade total num dia que vai ditar sua proteogênese. Existem estudos, mas parece que o bom senso ainda não chegou entre os fisiologistas. Até agora, todos os estudos que eu li criam situações irreais. Por exemplo:

Entre outros, que estou indisposto a procurar. A verdade é que independente disso, sempre haverão os que defendem o timing e os outros que criticam. A minha opinião fica talvez no meio desses dois extremos. Eu acredito que haja uma sinalização positiva para poupar nitrogênio na ingestão de uma proteína rápida como whey, mas não acredito que ela seja essencial para a hipertrofia.

Em vista dessa minha filosofia, meus treinos de força são à tarde sendo que,

  • meu pré-treino: buffer de proteína que está circulando no sangue ainda do almoço (que libera aminoácidos por até 12 horas até se digerir completamente),
  • meu pós-treino: achocolatado em pó (maltodextrina), sucrilhos sem adição de açúcar (amido -> glicose), leite (caseína), albumina e whey. No total dá mais ou menos 40 g de proteína.

Além de ser infinitamente mais barata do que se fosse toda na forma de suplementação, esses foram os ingredientes que melhor funcionaram pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra quem tem uma dieta legal, pouco importa, o que importa é tipo.

prot concentrada, isolada e hidrolisada = pós treino e demais refeições.

caseína, albumina = preferência na ceia.

Esse é o raciocínio que eu expus durante todo texto que não tem nenhuma base comprovada, se "pra quem tem uma dieta legal pouco importa" não faria diferença os horários a serem consumidos a proteína.

Oque eu quis falar o tempo todo foi : Ou Whey(proteína rápida) é completamente desnecessário(o compensando com qualquer outra proteína possivel) ou ele é altamente importante(não se pode obter uma fonte de proteína rápida semelhante ao Whey proveniente somente da alimentação)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é de fato uma pergunta que eu me fiz durante muito tempo. Alguns nutricionistas dizem que o timing importa, outros dizem que é a quantidade total num dia que vai ditar sua proteogênese. Existem estudos, mas parece que o bom senso ainda não chegou entre os fisiologistas. Até agora, todos os estudos que eu li criam situações irreais. Por exemplo:

Entre outros, que estou indisposto a procurar. A verdade é que independente disso, sempre haverão os que defendem o timing e os outros que criticam. A minha opinião fica talvez no meio desses dois extremos. Eu acredito que haja uma sinalização positiva para poupar nitrogênio na ingestão de uma proteína rápida como whey, mas não acredito que ela seja essencial para a hipertrofia.

Em vista dessa minha filosofia, meus treinos de força são à tarde sendo que,

  • meu pré-treino: buffer de proteína que está circulando no sangue ainda do almoço (que libera aminoácidos por até 12 horas até se digerir completamente),
  • meu pós-treino: achocolatado em pó (maltodextrina), sucrilhos sem adição de açúcar (amido -> glicose), leite (caseína), albumina e whey. No total dá mais ou menos 40 g de proteína.

Além de ser infinitamente mais barata do que se fosse toda na forma de suplementação, esses foram os ingredientes que melhor funcionaram pra mim.

Estou com um pensamento semelhante ao seu enquanto a compra dos meus próximos suplementos, não tiro o mérito nenhum da dieta e sei da sua importância, oque estou tentando achar aqui é se a suplementação de proteína contribui para uma hipertrofia mais eficiente ou esse tipo de suplemento pode ser COMPLETAMENTE cortado aumentando o consumo de proteínas provenientes de alimentos.

Oque também me deixa incabulado é a Warrior Diet(Dieta do Guerreiro, se faz apenas 1 alimentação durante todo dia), isso dai acaba com o pensamento de que esse tempo de absorção seja importante e de que atividades em jejum fazem com que você catabolise(a segunda é uma idéia mais fraca porém que não vi ser derrubada até hoje).

Acho que se é proteina e encaixa nos macros não tem problema a hora da ingestão, se tu precisa de 3g de prot por kg corporal e ingerir isso em um dia acho que os ganhos vão ser os mesmos, sou iniciante e comprei um whey por culpa do sensacionalismo e por todo mundo dizendo que é a melhor coisa para se tomar em um pós-treino e blablabla. Em cerca de 3 meses de academia e quase 2 meses tomando whey obtive resultados digamos que satisfatórios, mas não acredito que o mérito seja somente do whey, ou a maior parte, e sim da minha dieta que sigo dia-a-dia com a ingestão de proteinas e carboidratos limpos.

Agora eu te pergunto, mesmo sabendo que sua dieta foi pica das galáxias e que seu treino está hardcore: Você tem confiança em cortar seu Whey do pós treino e substitui-lo por uma Albumina no café da manha ou por 6 claras de ovos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o raciocínio que eu expus durante todo texto que não tem nenhuma base comprovada, se "pra quem tem uma dieta legal pouco importa" não faria diferença os horários a serem consumidos a proteína.

Oque eu quis falar o tempo todo foi : Ou Whey(proteína rápida) é completamente desnecessário(o compensando com qualquer outra proteína possivel) ou ele é altamente importante(não se pode obter uma fonte de proteína rápida semelhante ao Whey proveniente somente da alimentação)

suplementos na minha opnião é um modo prático de completar seus macros, também tem quem tome por gostar do sabor, ou só pra falar que toma mesmo.

sempre iremos ter o dilema: "WHEY, NECESSÁRIO OU NÃO?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

suplementos na minha opnião é um modo prático de completar seus macros, também tem quem tome por gostar do sabor, ou só pra falar que toma mesmo.

sempre iremos ter o dilema: "WHEY, NECESSÁRIO OU NÃO?"

No caso eu não falo nem só do Whey, por exemplo no caso que citei do blend... imagina que com uma alimentação foda você ganhe 2kg por mes, mantendo a dieta + Whey no pós ganhe 3kg e usando um blend ganhe 4kg(usei valores completamente fictícios só pra dar o exemplo mesmo), não seria uma maravilha??? Sabemos todos que não precisamos de uma dieta com X g proteina/kg para ter hipertrofia, oque a dieta ou a suplementação(ainda não se pode afirmar com certeza) é a velocidade que desenvolvemos essa hipertrofia.

Meu personal é um exemplo, enche o toba de cerveja 4 vezes por semana, tem uma alimentação escrota e desregulada e mesmo assim tem um shape melhor que a maioria dos caras que gastam rios de dinheiro em suplemento e alimentos descentes, ele tem 32 anos e treina desde os 16... Com 16 anos de treino dava pra ta muito melhor é claro, mais não se pode falar que o shape dele não seja de respeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...