Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Saiba A Importância Do Abdominal, Muito Mais Do Que Flexão De Quadril


Nico

Posts Recomendados

quadril.jpg

*Por Itallo Vilardo

É comum vermos atletas de esporte de combate fazendo exercícios abdominais, seja no aquecimento do treino ou na preparação física. Existem inúmeros exercícios para essa região do corpo. Acho que sou capaz da fazer mais de 50 para essa musculatura sem repetir o movimento, a grande maioria com movimentos de flexão e extensão do tronco ou isometria dessa área. Mas será que só isso basta?

Brinco com alguns atletas meus que eles têm abdômen de marombeiro, não de lutador, pois é forte, definido, mas não é útil. Essa musculatura é muito exigida durante a prática das lutas em geral e ela trabalha em diversos ângulos possíveis. É comum vermos atletas colocando cada vez mais cargas, aumentando as repetições e sentindo melhora na força e mudança visual. Quando falamos em fortalecimento de abdômen logo pensamos em vários tipos de exercícios abdominais, com e sem carga, em máquinas ou livres. Mas todos esses exercícios têm em comum uma coisa: são feitos sempre com flexões e extensões do tronco, com isso a força de flexão de tronco e a resistência aumentam consideravelmente, mas e a força de giro? E a força de movimentação específica? Será que ela melhora? E a propiocepção dessa área?

Não digo que seja um erro, mas não é comum vermos atletas preocupados em trabalhar esses movimentos, até porque são exercícios mais elaborados e de difícil execução. Tenho atletas que no abdominal na máquina coloca todas as placas e ainda diz “está leve”, mas quando fazemos exercícios propioceptivos não aguentam carga, e quando fazemos exercícios de giro de tronco cansam mais ainda, chegando a ter cãibra.

O giro de tronco está mais presente do que imaginamos nos esportes de combate. No caso do Jiu-Jitsu, movimentos simples como estourar uma pegada em pé, ou puxar uma manga na diagonal quando se faz guarda, exigem muito mais do abdômen do que se imagina. Um simples ataque na americana saindo de dentro da guarda utiliza o giro de tronco.

Ao trabalharmos o abdômen dessa forma, criamos mais base para nos utilizarmos da força de outra área. O abdômen é o centro do corpo e ele serve como “apoio” para muitos movimentos.

Alguns atletas chegam até mim reclamando de problemas de hérnias, lombalgia e nervo ciático, e quando vou testar o abdômen deles vejo que é ali que está o erro. Em alguns casos a musculatura se apresenta bem forte, mas a propiocepção é muito ruim e a força de giro pior ainda! Prestem atenção a isso façam o tronco girar!

Fonte: http://www.tatame.com.br/saiba-a-importancia-da-abdominal-muito-mais-do-que-flexao-de-quadril/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Interessante isso hein!

EU não tenho treinado o core direito, vou tentar melhorar nisso! O abd somente com cargas pode dar o aspecto visual legal até, ams a funcionalidade é mais importante até pra desenvolver em OUTROS exercícios, que fazem uso dessa musculatura como apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente.

Claro que depende do objetivo de cada um, coloquei aqui na sessão de MMA, pois creio que a maioria busque a funcionalidade do mesmo né. É interessante isso, por que um abdomen com robustez que aparente ser forte (no quesito musculatura), as vezes não aguenta pancadas ou certos tipos de movimentos.

Mas eu tava pensando aqui, será que existe lutador que tenha o abdomen funcional e forte sem aparentar o mesmo?

O Roy Nelson por exemplo, preta em JJ, aguenta pancadas pra caramba (vide a luta contra o JDS), mas também tem uma camada de gordura poderosa ali também né.

Ai tentando pegar um exemplo com "menos" proteção, vejo os irmãos Diaz, eles trabalham muito bem o solo e não tem um abdomen exemplar em musculos, six pac, etc. Mas é demasiadamente funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O q o cara quis dizer acredito q todo o experiente em lutas saiba.

Pra que ter uma músculos e um corpo atlético, se ele não te serve serve pra nada? a não ser pegar mulher.

Conheço gente q compete, faz mais de mil exercícios pra um músculo e tem uma funcionalidade zero.



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O q o cara quis dizer acredito q todo o experiente em lutas saiba.

Pra que ter uma músculos e um corpo atlético, se ele não te serve serve pra nada? a não ser pegar mulher.

Conheço gente q compete, faz mais de mil exercícios pra um músculo e tem uma funcionalidade zero.

eu vejo exatamente isso por aqui...tenho amigos q competem em Jiujitsu e treinam no estilo de fisiculturista...alguns até jah fizeram uma ou duas aulas de Crossfit comigo e desistiram em seguida...alguns movimentos bem simples eles não conseguiam (e não conseguem) manter a isometria por mais de 2seg...a parte de potência então nem se fala...mas eles mesmos reconhecem que preferem a estética do q ser funcional, mesmo treinando jiu...

vai entender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem muitos, os melhores exercícios para abd não são muito eficientes para hipertrofia, trabalham mais com força e resistência.

Os melhores exercícios para abdominal que existem (na minha opinião) são as elevações de pernas e prancha.

A prancha, em especial, vai ajudar muito a aguentar porrada, porque trabalha com isometria, o que melhora a resistência.

As elevações de pernas, se vc fizer pela frente e de lado, estimulam todos os músculos abdominais e os fazem mais forte.

Só que tem um detalhe, nenhum desses é muito eficiente para o quesito hipertrofia.

E também concordo que é questão de objetivos e se um cara quer ser lutador, seu treino deve ser todo estruturado nesse sentido, jamais deveria seguir esses treinos de fisiculturistas, pq podem ser muito eficientes para inchar os músculos, mas a maioria dos exercícios é inútil para construir força e funcionalidade corporal.

É na minha visão também acho que tem que focar no objetivo e estruturar o treino voltado a isso.

Mas uma vez li um post do Fernando Sardinha no site dele dizendo que a musculação faria melhorias em atletas de MMA e tal. Porém, não compreendi se ele quis dizer a musculação (voltada ao fisiculturismo o qual ele pertence) ou uma funcional no caso.

Caso alguém tenha interesse em ler: http://www.sardinhasgym.com.br/artigos/mma---a-musculacao-faz-maravilhas-em-atletas-

Aqui também surge aquela velha discussão de estética x força que tanto vemos ao decorrer do fórum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, ele cita até a época em que o Cachorro Louco treinava com o Waldemar, que estava no auge de sua forma.

Mas eu penso que os exercícios não podem atingir a falha ou fadiga do músculo, por que inibiria no momento de usá-los durante outro treino ou essa suposição não tem lógica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...