Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Maltodextrina, Dextrose E Diabetes


AlexandreRP

Posts Recomendados

Olá, sou novo no forum e iniciante no estudo mais sério do fisiculturismo.

Tenho 26 anos e sou diabético, tipo 2, a 4-5 anos. Antes da diabetes eu cheguei a pesar 100kg, isso com 1,72m.

Assim que tive o diagnóstico, percebi que a diabetes descontrolada me fazia perder peso muito rápido. Confesso que dei uma abusada, no início tomava apenas medicação oral, mas passava um, as vezes até três meses sem tomar a medicação que era pra perder peso. Com isso cheguei rapidinho aos 85kg. Passado um tempo eu fiquei 2 semanas sem conseguir comer por conta de uma infecção intestinal e cheguei nos 75kg. Depois disso não deixei mais de tomar a medicação, mas notei que ela não fazia tanto efeito quanto antes. Fiquei esses anos todos só nisso, e perdendo peso constantemente, até que estabilizei nos 64kg. Bom... casei, minha esposa está grávida, terei uma menininha e com isso tomei vergonha na cara. Voltei a ir a endocrino, arrumei uma excelente, contei toda essa história pra ela e me comprometi a fazer as coisas direito. Detalhe que não contei acima... eu comia chocolate e besteiras quase todo dia.

Bom, resumindo, faz 1 mês que estou me cuidando. Nada de açucar, chocolates, pão branco, etc. Ela manteve minha medicação, se interessar para alguem, glucovance 500mg/2,5mg, 1 após o café, 2 após o almoço e 2 após a janta, além disso, iniciei tratamento com insulina lantus, 30u dia. Minha glicemia que antes batia os 600 em determinados horários, agora quando sobe fica em 180.

Bom, estou controlando a alimentação e fazendo academia, mas estou tendo um problema. Todo dia ao acordar, 1 hora antes do almoço e durante a tarde estou tendo hipoglicemia, chega a 78, 65... Ai eu me fodo, começo a tremer, passo a não pensar claramente e como mais do que deveria.

Estou pensando em comprar maltodextrina e dextrose para voltar rapidamente a níveis normais de glicose e também para tentar manter isso por um período longo de tempo, assim posso reduzir o que venho comendo pra subir o indice.

Bom, antes que digam que devo falar com a minha endocriono ou nutricionista, gostaria de deixar claro que farei isso sim, já tenho retorno marcado, mas gostaria de saber se existe alguem com aqui com diabetes e que toma malto/dextro ou alguem com conhecimento. Creio que com controle da dose e medições mais frequentes do meu IG conseguirei chegar a uma dose ideal sem problemas.

Aproveitando, tenho feito uma dieta baseada no que tenho lido por aqui e no que me indicou a nutricionista. Acrescentei whey com caseina da Milly, tomo ZMA da Universal toda noite e estou a 2 dias tomando nano vapor.

Apenas como curiosidade, iniciei a academia a quase 1 mês pesando 64kg, pesei hoje 74kg, estou mantendo esses 74kg a mais de uma semana, a insulina deu uma bombada legal nesse início até que meu IG tivesse estabilizado. Detalhe que esses 10kg não foram de forma alguma de gordura.

Hoje ou amanha sem falta vou criar um tópico na parte de relatos para postar sobre minha experiencia com o nano, insulina, zma, whey e provavelmente minhas próximas compras que serão o malto e a dextroribose da Milly. Colocarei inclusive medições diárias de IG.

Abraços

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Publicidade

Bom, dado que não houve resposta e que eu fui a nutricionista, informo que a nutricionista me indicou tomar a malto no treino, e isso tem me ajudado bem a não ter hipo durante nem logo no pós. Também adicionei a dextrose no pós e estou me dando bem com isso até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu tenho uma grande dúvida sobre a maltodextrina, na maioria dos artigos que encontro na internet fala que ele é absorvida lentamente pelo organismo, não causando um pico de insulina, aqui no fórum fala que ela é rapidamente absorvido. E vários produtos diets, como sucos e gelatinas tem a maltodextrina como principal ingrediente. Não faria muito sentido trocar o açucar comum por um carboidrato que causaria o mesmo efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 3 meses depois...

Meu primeiro post. Entao tb sou diabetico tipo 1 e estou tomando 60g de Dextrose + 45g de whey imediatamento apos o treino e nao percebi nenhum tipo de problema em relacao a diabetes, pelo contrario apenas beme star..mas queria informacao de alguem que manje mais sobre tomar Dextrose + whey apos o treino..vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante usuario_excluido22s

Existem vários aspectos que você precisa analisar.

[1] Qual é o seu tipo de diabetes? Tipo I ou Tipo II? [Agora que li que é tipo II]

O tipo de diabetes poderá definir se a suplementação com carbohidrato pode ou não ser interessante.

Adendo: Nesse caso, carbohidratos como a dextrose NÃO são recomendados.

[2] Honestamente? Eu fugiria de qualquer tipo de carbohidrato dispensável como maltodextrina. Adicionaria uma alimentação normal,

e bem balanceada.

[3] Além disso, o uso de wheyprotein pode ser muito benéfico para o controle da glicemia pós-prandial (após as refeições), pois

se sabe que a wheyprotein aumenta a liberação de insulina e modula a incretina.

[4] Você pode tomar ácido lipóico, cerca de 600mg/dia. Sabe-se que essa substância aumenta a sensibilidade à insula, e aumenta

a incorporação de nutrientes pelo corpo.

[5] Tanto [3] como [4] ajudarão a reduzir a dose dos medicamentos, e você passará a ter uma dieta normal.

Editado por DerWundermann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22s

A combinação "whey+carbo" associa hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue) com

hiperaminoacidemia (aumento dos níveis de aminoácidos no sangue).

A lógica é que a absorção celular de aminoácidos é melhorada de modo significativo

na presença de insulina.

Quando você consome carbohidrato, a sua insula sobe (chamado pico de insulina).

No seu caso, o ideal é só ter whey. Nada de carbohidrato.

O motivo é simples: Diabetes do tipo II é causada pela perda da sensibilidade

à insulina. Você fabrica de modo normal a insulina, só que a atuação dela é

bem menor do que uma pessoa não-diabética.

Quanto mais tempo você ficar numa dieta regulada (com proteína adequada e

baixo carbo), melhor será a sua sensibildiade à insulina.

Contrário da crença popular, a evidência de mais alto nível e recente aponta que

o diabetes do tipo II é reversível - desde que uma dieta hipocalórica e com baixos níveis de carbo

seja adotada por um período suficientemente longo: aprox. 8 semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.. entao fiz varios testes durante esse tempo.. comigo por exemplo qnd eu tomo cerca de 30g de dextrose minha contagem de glicemia sobe 60+- . . ou seja se estou com 100 ela vai pra 160.. agora eu to colocando soh uns 25g de dextrose e umas 25 de aveia...tomo insulina regular de acao rapida e prolongada 1 hora e meia antes do treino..e durante o treino minha glicose ta sempre baixando e no final esta perto de 70 a 80 .. . ai eu tomo a dextrose... bem eh isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...