Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Prisão De Ventre Ou Intestino Preso.


Ruan.90

Posts Recomendados

O que é prisão de ventre ou intestino preso

A prisão de ventre ou intestino preso (termos populares para a constipação e obstipação) são definidos quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana. Na prisão de ventre as fezes geralmente ficam duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar. Algumas pessoas com intestino preso acham dolorido tentar evacuar, e freqüentemente experimentam sensação de inchaço e intestino cheio.

Algumas pessoas pensam que estão com intestino preso se não evacuarem todos os dias. Porém, a evacuação considerada normal pode ser de 3 vezes por dia a 3 vezes por semana, dependendo da pessoa. A prisão de ventre é um sintoma, não uma doença. Quase todas as pessoas experimentam prisão de ventre em algum ponto da vida, e dieta inadequada geralmente é a causa. A maior parte dos casos de prisão de ventre é temporária e não é séria. Entender as causas, prevenção e tratamento ajudará a maioria a obter alívio da prisão de ventre.

Causas da prisão de ventre ou intestino preso

As causas mais comuns da prisão de ventre são:

* Falta de fibras alimentares suficientes na dieta.

* Falta de atividade física, especialmente em idosos.

* Medicações.

* Síndrome do intestino irritável.

* Leite.

* Mudanças na rotina de vida, como gravidez e viagem.

* Abuso de laxantes.

* Ignorar as vontades de evacuar.

* Desidratação.

* Doenças e condições específicas como derrame.

* Problemas no cólon e reto.

* Problemas na função intestinal (constipação crônica idiopática).

Falta de fibras na dieta e prisão de ventre

Pessoas com dieta rica em fibras têm menos probabilidade de sofrer prisão de ventre. A causa mais comum de intestino preso é uma dieta com poucas fibras ou rica em gorduras como queijo, ovo e carne. As fibras ajudam a prevenir fezes duras e secas difíceis de evacuar. Na cultura ocidental moderna as pessoas comem muitos alimentos refinados e processados, nos quais as fibras naturais foram removidas.

Não ingerir líquido suficiente e prisão de ventre

Pesquisas mostram que embora o aumento na ingestão de líquidos não necessariamente ajude a aliviar a prisão de ventre, muitas pessoas encontram alívio ao evitar a desidratação. Líquidos adicionam fluidos ao cólon e volume às fezes, tornando-as mais macias e fáceis de passar no intestino. Pessoas com problema de intestino preso devem tentar beber líquidos (exceto álcool) todos os dias.

Falta de atividade física e intestino preso

A falta de atividade física pode ocasionar prisão de ventre, embora os médicos não saibam precisamente o por quê. Por exemplo, prisão de ventre freqüentemente ocorrer depois de acidente ou doença na qual a pessoa fica de cama sem se exercitar. Acredita-se que a falta de atividade físicia seja uma das razões para intestino preso em idosos.

Medicações e prisão de ventre

Algumas medicações podem causar prisão de ventre, como por exemplo:

* Remédios para a dor, especialmente narcóticos.

* Anti-ácidos que contêm alumínio e cálcio.

* Remédios para pressão alta.

* Medicação para mal de Parkinson.

* Antiespasmódicos.

* Antidepressivos.

* Suplementos de ferro.

* Diuréticos.

* Anticonvulsivantes.

Mudanças na rotina de vida e prisão de ventre

Durante a gravidez a mulher pode sofrer de prisão de ventre devido às alterações hormonais ou porque o útero comprime o intestino. O envelhecimento também afetada a regularidade do funcionamento do intestino, uma vez que metabolismo mais lento resulta em menor atividade intestinal e tônus muscular. Adicionalmente, pessoas muitas vezes ficam com intestino preso quando viajam, uma vez que ocorre alteração na sua dieta e rotina diária.

Uso abusivo de laxantes e prisão de ventre

A crença comum de que as pessoas devem evacuar todos os dias tem levado à auto-medicação com laxantes. Embora muitas pessoas encontrem alívio com o uso de laxantes, geralmente elas aumentam a dose com o passar do tempo porque os seus efeitos começam a diminuir com o uso repetitivo. Como resultado, o uso de laxantes pode se tornar um hábito e ocasionar a prisão de ventre.

Ignorar a necessidade de ir ao banheiro evacuar

Pessoas que ignoram a necessidade de evacuar podem eventualmente parar de sentir essa sensação, o que pode ocasionar prisão de ventre. Algumas pessoas postergam porque não querem usar banheiro fora de casa. Outras ignoram a necessidade de evacuar porque estão muito ocupadas.

Doenças específicas que podem causar intestino preso

Algumas doenças que causam prisão de ventre incluem desordens neurológicas, desordens metabólicas e endócrinas, e condições sistêmicas que afetam os sistemas do órgãos. Essas desordens podem retardar o movimento das fezes através do colón, reto ou ânus.

Prisão de ventre e problemas com o cólon e reto

Obstrução intestinal, tecido cicatrizado, diverticulose, tumores, estenose coloretal, doença de Hirschsprung ou câncer podem comprimir ou estreitar o intestino ou reto, causando prisão de ventre.

Identificação das causas da prisão de ventre

Os testes que os médicos fazem para identificar a causa da prisão de ventre dependem da sua duração e gravidade, idade do paciente, se há sangue nas fezes, mudanças recentes nos hábitos, e se ocorreu perda de peso. A maioria das pessoas com intestino preso não precisa de testes extensivos e podem ser tratadas com mudanças na dieta e exercícios.

Tratamento da prisão de ventre

Embora o tratamento dependa da causa, gravidade e duração da prisão de ventre, na maioria dos casos mudanças na dieta e estilo de vida ajudam a aliviar os sintomas e prevenir que voltem.

Dieta contra a prisão de ventre

Um dieta com fibra suficiente (20 a 35 grama por dia) ajuda o organismo a formar fezes macias e volumosas. Médico ou nutricionista podem ajudar a planejar uma dieta apropriada. Alimentos ricos em fibras incluem feijão, grãos integrais, cereais, frutas frescas, e vegetais como aspargo, couve, repolho e cenoura. Para pessoas com tendência a ter prisão de ventre também é importante limitar a ingestão de alimentos que têm pouca ou nenhuma fibra, como sorvete, queijo, carne, e alimentos processados.

Mudanças no estilo de vida para tratar e prevenir a prisão de ventre

Outras mudanças que podem ajudar a tratar e prevenir a prisão de ventre incluem beber fluidos suficientes para não ficar desidratado, praticar exercícios físicos diariamente, e reservar tempo suficiente para ir ao banheiro. Adicionalmente, a necessidade de evacuar não deve ser ignorada.

Laxantes e prisão de ventre

A maioria das pessoas com prisão de ventre moderada não precisa tomar laxantes. Porém, para aqueles que fizeram mudanças na dieta e estilo de vida, e ainda assim continuaram com o intestino preso, o médico pode receitar laxantes por um período curto de tempo.

Outros tratamentos para prisão de ventre

O tratamento para prisão de ventre pode ser direcionado para uma causa específica. Por exemplo, o médico pode recomendar descontinuar uma medicação ou fazer uma cirurgia para corrigir problemas anorretais, como prolapso retal.

Créditos:

Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes

Texto: National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, National Institutes of Health.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Publicidade

Algumas pessoas tem prisão de ventre e nem sabem o pq. As vezes pode ser ate um alimento que a pessoa consome diariamente. No meu caso era a farinha de trigo refinada (farinha branca)como sempre comi pão achava normal ficar estufada. Quando comecei a fazer dieta e parei de comer farinha ai sim o intestino melhorou 100%, nem aprece o mesmo. Alem do desconforto o intestino preso implica em: pele ressecada e descamação, má absorção das vitaminas (o que pode causar anemia),inchaço abdominal,celulite e desequilibrio hormonal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Gostaria de aproveitar esse tópico para fazer uma declaração que pode contribuir para muitas pessoas. Desde que nasci sofri com prisão de ventre. Aos 25 anos descobri que essa prisão de ventre era proveniente da lactose. Durante toda a vida fui a 1 milhão de médicos e ngm tinha descoberto nada, só mandavam aumentar a ingestão de fibras, e de nada adiantava... Enfim, um médico me alertou sobre o leite e seus derivados e eu resolvi supendê-los radicalmente. A partir do quarto dia meu intestino começou a funcionar perfeitamente! Hj tomo um leite especial da elegê que tem apenas 10% de lactose, e evito ao máximo os derivados do leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 8 meses depois...

Ola....

Eu sofro desse mal, não e sempre, mas, as vezes ate me tira a vontade de treinar, pois treino a 5 meses e a minha barriga esta sempre inchada e tenho uma sensação de peso na barriga, acho que pode ser da lactose também, pois alem de tomar leite eu como bastante queijo, bom eu uso quase todos os derivado de leite, estou ficando quase louca ja, quem sofre de prisão de ventre e intestino preso e seco, sabe que a sensação e horrível, chega ate doer a cabeça......

Gente, eu tbm gostaria de saber se alguém pode dizer, onde encontro um NUTRICIONISTA ESPORTIVO QUE ATENDA ONLINE?

BOA NOITE!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
19 horas atrás, LauraCorreia disse:

Boa tarde, nos últimos meses tenho sentido com regularidade um inchaço na barriga e dores abdominais, será que é prisão de ventre? E já agora, o que aconselham que tome para aliviar estes sintomas? Obrigado desde já.

Coma ameixa; Tente activia e/ou yakult; beba água; a noite deixe a linhaça na água e logo pela manhã beba em jejum; tem muitas outras coisas; mas pode ir ao médico também; ou nutricionista;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...