Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

5 Fatos Sobre A Soja Que Você Deve Saber - Charles Poliquin


Rogerio T.

Posts Recomendados

Salve galera, estava passando pelo site do Poliquin quando o titulo desse artigo me chamou atenção, eu li ele e achei muito extremista, logo polêmico, então resolvi traduzir e trazer pra galera poder discutir, sei que já existem milhões de tópicos sobre a soja, mas achei esse artigo poderia acrescentar alguma coisa ou gerar discussão, segue :

Cinco Fatos sobre soja que você deve saber
por Poliquin™ Editorial Staff

O grão de soja é divulgado como uma comida versátil, que é facilmente transformada em um substituto para sorvetes e carne. Porque ela é um produto relativamente barato, ela vem sendo apontada como uma maneira de ajudar a acabar com a fome do mundo. Entretanto, existem muitos equívocos sobre os benefícios da soja para a saúde, e está na hora de você saber a verdade.

Aqui estão 5 razões pelas quais vocês deveriam evitar grãos de soja e produtos de soja em suas dietas :

1 - Soja aumenta sua carga tóxica : Lavouras de soja estão entre as mais fortemente pulverizado, e seu alto teor de pesticidas aumenta a carga tóxica esmagadora do seu corpo. Mais, durante o processamento, o teor de alumínio contido na soja decola, o que pode danificar os rins e o sistema nervoso. O processamento também produz, lisinoalanina, que pode causar dano aos rins, e nitrosamina que são carcinogênico.

2 - Soja pode causar Hipotiroidismo : Soja contém
goitrogens, que são compostos que podem levar ao hipotiroidismo e aumentar o risco de câncer de tireoide. Esses compostos foram ligados a distúrbios autoimunes da tireoide em pessoas que foram alimentadas com leite de soja quando crianças. A soja é o que os praticantes da medicina funcional chamam um desregulador fito-endócrino porque interfere com a função da tireoide através da inibição da peroxidase da tiroide, uma enzima que é fundamental para a síntese dos hormônios T3 e T4. Os efeitos prejudicais dessa interferência incluem : Obesidade, intolerância ao frio, baixa pressão sanguínea, perda de força e lentidão.

3 - Soja bloqueia a absorção de minerais :
Soja tem um teor elevado de compostos antioxidantes chamados fitatos, que são conhecidos por inibir a absorção de ambos os macro-minerais (tais como o cálcio e magnésio) e minerais (tais como ferro e zinco). Quanto mais fitatos estiverem em uma dieta de uma criança, maiores problemas de crescimento elá terá. Infelizmente, não existe nenhuma maneira de diminuir o teor de ácido fítico da soja por germinação, imersão ou de cozimento lento.

4 - O consumo de soja está ligado com transtorno de deficit de atenção (TDA) :
As fórmulas infantis à base de soja estão ligados ao TDA. Esses produtos contêm 80 vezes mais manganês do que o leite materno contém, e muito conteúdo de manganês está ligada a neuro toxicidade.

5 - Soja aumenta o estresse cardiovascular : A hemaglutinina é encontrada na soja.
Este composto é conhecido por fazer as células vermelhas do sangue se agregarem, o que significa que elas se unem em massas. Essa agregação compromete o fluxo sanguíneo e aumenta o estresse cardiovascular.

Essas são boas razões para eliminar ou pelo menos reduzir seu consumo de soja. Entretanto, você estará encontrando um desafio, porque a soja é um ingredriente presente em muito produtos alimentícios, tais como sorvete, macarrão, pão, margarina, hambúrgueres de fast-food e até em óleos vegetais. Para ajudar você a começar um estilo de vida livre de soja, eu recomendo fortemente o livro do
Dr. Kaayla Daniel’s, The Whole Soy Story. Ele vai fazer você repensar a propaganda que promove a soja como um alimento saudável.

Abços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Ah, como é bom falar mal de alguma coisa sem mostrar provas científicas :D

O Poliquin não foi capaz de postar um mísero artigo que suportasse o que ele fala sobre a soja. Os compostos dela podem ter os efeitos listados? Não sei, talvez. Mas em qual quantidade?? 10g? 100g? 10 kg?

Ingerir uma pequena quantidade de soja por dia faria todo esse mal?

E mesmo uma quantidade maior? Sinceramente, se fosse tão ruim assim, os japoneses - cuja dieta é baseada em soja - já teriam desaparecido...

Via de regra, quando uma pessoa diz que um alimento (ou uma classe de alimentos) deve ser banida da sua dieta, suspeite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, como é bom falar mal de alguma coisa sem mostrar provas científicas :D

O Poliquin não foi capaz de postar um mísero artigo que suportasse o que ele fala sobre a soja. Os compostos dela podem ter os efeitos listados? Não sei, talvez. Mas em qual quantidade?? 10g? 100g? 10 kg?

Ingerir uma pequena quantidade de soja por dia faria todo esse mal?

E mesmo uma quantidade maior? Sinceramente, se fosse tão ruim assim, os japoneses - cuja dieta é baseada em soja - já teriam desaparecido...

Via de regra, quando uma pessoa diz que um alimento (ou uma classe de alimentos) deve ser banida da sua dieta, suspeite.

hahaha verdade, já tinha visto outro artigo dele "os maleficios da soja" sem nenhum estudo comprovando, eu pensei nesse lance das quantidades também, é pouco provavel que uma pequena quantidade, ou até uma grande quantidade de soja cause tantos problemas assim, eu postei justamente por ele ser tão extremista e revoltado com a soja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...