Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estruturando Um Fullbody À Lá Craw


craw69

Posts Recomendados

Renato,

Nos treinos A1, em que há espaço para dois isoladores, trabalhe Rosca Direta + algum exercício para Panturrilhas com 2 ou 3 séries de 6 a 20 repetições cada.

Apenas lembrando que o formato para iniciantes é pensado para quem treina 3x/semana (assim como o Starting Strength, StrongLifts...), já que geralmente as pessoas que não treinam FullBody não estão acostumadas a treinar lombar em dois dias seguidos (Agacho > Terra pesados). Se quiser manter 4x/semana, tome cuidado com isso ;)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Há alguns princípios que, tanto na minha opinião prática quanto pela parte científica que já tive a oportunidade de conhecer - e pensando no natural -, em geral, devem ser respeitados:

Média ou alta frequência;

Progressão de tensão;

Trabalho híbrido de low e high reps;

Foco em compostos...

Supondo que estas linhas gerais estejam sendo observadas, abre-se um leque de possibilidades. Por exemplo, o DoggCrapp é um treino ABx1.5 (média frequência), com foco na progressão de carga, trabalhando sempre altas e baixas repetições e com foco absoluto em compostos. O FullBody deste tópico é alta frequência, com foco em progressão de tensão, trabalhando altas e baixas reps e foco em compostos.

Se colocar os dois treinos em um papel e olhá-los por cima, certamente eles irão parecer bem diferentes... mas os princípios observados são os mesmos, e por isso eu entendo que os dois podem funcionar perfeitamente bem: alguns vão preferir o DC, outros o FB... mas a base é muito mais semelhante do que parece. Por isso, pra mim, o que importa é identificar os pontos que funcionam e, a partir deles, analisar cada treino na prática. Os melhores treinos serão aqueles que respeitam os princípios que o indíviduo estabeleceu como "corretos".

Tirando isso, é claro que vem a parte das "frescuras" que ai não possuem validação científica e a base prática é sempre questionável: por exemplo, os treinos de catabolismo induzido (entrar propositalmente em um estado catabólico para, na fase posterior, realizar uma supercompensação maior do que o normal). Nesses casos, não boto minha mão no fogo, não recomendo... mas a experiência sempre é válida. Para os demais casos, é respeitar algumas linhas gerais (como as que eu afirmei), estabelecer uma dieta minimamente adequada para ganho de massa magra (excedente calórico, boa ingestão proteica e de micronutrientes...), cuidar do descanso, do quadro hormonal e ter paciência.

Abraços

d + cara!!!

Isso nos permite poupar MUITO tempo de debates aqui no fórum!

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw,

Fiz as adaptações e pequenas mudanças no treino como me indicou, dá uma olhada se o volume agora ficou legal:

Treinamento AB Fullbody

A

Agachamento Livre 5x5

Avanço 2x15

Supino Reto com Halter 5x5

Barra Fixa 4x Até a Falha

Militar com Barra Atrás da Nuca 4x6

Gêmeos no Leg Press 3x12

B

Levantamento Terra 3x5

Front Squat 3x8

Supino Reto com Barra 5x5

Remada Curvada 5x5

Militar em Pé na frente 4x6

Gêmeos Sentado 3x8

Semana 1: ABA - Segunda A, Quarta B, Sexta A

Semana 2: BAB - Segunda B, Quarta A, Sexta B

Editado por Strong and Furious
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu fizer esse fullbody, sendo :

A :

1 - Agachamento 5x5

2 - Desenvolvimento com Barra 5x5

3 - Barra Fixa com peso adicional 5x5

4 - Supino Reto 3x5

5 - Pendlay Row 3x5

B :

1 - Terra 3x3

2 - Front Squat 3x5

3 - Desenvolvimento com Halter 3x5

4 - Barra Fixa com peso adicional 3xfalha

5 - Paralelas c peso adicional 4x6

Segunda - A

Quarta - B

Sexta - A

e na outra semana

Segunda - B

Quarta - A

Sexta B

Nos dias de intervalo (terça,quinta e sábado) seria uma boa ir pra academia fazer alguns exercicios auxiliares, isoladores pros musculos fracos e cardio ?

No meu caso penso em fazer abdomen, panturrilha e HIIT na bicicleta pro condicionamento físico..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, seguinte, faz 3 meses que estou mandando o fullbody AB:

A:

Agacho 5x5

Levantamento terra 3x5

Desenvolvimento 5x5

Chin up 3x8

Algum isolador 3x8

B:

Agacho 5x5

Supino 5x5

Remada curvada 5x5

Paralelas 3x8

Algum isolador 3x8

A- off- B -off -A- off - off - B...

Tive bons resultados, porem quero mudar meu treino, seria inteligente fazer um treino ABC 1x A: upper B: lower C: Fullbody, ainda focando nos compostos, mas utilizando alguns deles com menos séries e mais repetições?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, eu vi em um comentário seu que uma das técnicas que vc mais gosta de usar é o rest pause, tem um motivo de vc gostar de usar? eu normalmente uso em algum isolador quando o horário ta apertado e preciso terminar o treino logo, achei interessante qndo li que é uma das técnicas que vc mais usa.

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive bons resultados, porem quero mudar meu treino, seria inteligente fazer um treino ABC 1x A: upper B: lower C: Fullbody, ainda focando nos compostos, mas utilizando alguns deles com menos séries e mais repetições?

É uma opção, meu treino mesmo é upper-lower (2x ou até 2,5x), mas quando a semana tá curta eu incluo um FB, segue firme! Uma alternativa se não quiser aumentar muito as reps, é aumentar o número de séries ou até mesmo aumentando bem mais as cargas, que lhe exigirão mais descanso e, assim, tomará o tempo que seria tomado pelo maior número de reps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Strong,

A base está OK, mas eu optaria por trocar os três exercícios Upper do treino A por Desenvolvimento > Barra > Paralelas, embora a sua estrutura atual esteja perfeitamente adequada.

MrCrowley,

O FullBody está adequado, mas os isoladores em dias OFF não são a melhor opção, ao meu ver. Eu adaptaria para inlcuir isoladores nos próprios dias FullBody (como faço, por exemplo, na estrutura para iniciantes que consta do primeiro post) e deixaria dias OFF apenas para aeróbico (pode ser HIIT, mas tome cuidado com recuperação de pernas) + trabalho prolongado de mobilidade.

Guilherme,

Sim, o Upper - Lower - FullBody é uma opção, mas eu tenho um certo preconceito com essa estrutura por conta do descanso do segundo treino: o dia de Lower, por exemplo, terá volume médio/alto, e após 48 horas as pernas serão treinadas novamente no FullBody, para ai ficar 5 dias paradas. O fato do acúmulo ficar excessivo em dois dias da semana e depois cinco parados não me agradam tanto, mas não é um problema grave e pode ser utilizado.

Apenas considere fazer um AB-FBx2 que já resolve bem o problema; caso contrário, experimente o AB-FB, mas levando em consideração essa questão do estímulo x descanso.

SaBiih,

Gosto muito por ser uma forma de treinar "intensidade" em um contexto de alta fadiga, bem como ser uma forma de treinar até a falha, mas sem ser tão desgastante. Também tem a vantagem de elevar o tempo sobre tensão (que não é nem 1/10 de importante do que alguns afirmam, mas enfim) sem ter que diminuir a carga (problema do drop-set, por exemplo), o que torna uma excelente "técnica avançada" híbrida para força e hipertrofia. Só tem que tomar cuidado para não abusar e escolher bem os exercícios em que vai fazer, já que o risco de lesão é maior que o normal.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...