Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Será Verdade Sobre O No?


Gargagolf

Posts Recomendados

Andei lendo no Gease que o NO não surte efeitos... Como não sei se pode postar o link, vou colocar o texto aqui para facilitar.

Alguém entendido no assunto pode confirmar isto?

Na prática, tomando Superpump e CEE, senti mais resultado com a CEE da Primaforce... Por isto resolvi pesquisar um pouco...

Abraço e desculpa se pisei na bola em algo... Afinal... Primeiro tópico nesta comunidade.

Oxido nitrico

Paulo Gentil

23/12/2008

O óxido nítrico (NO), ou monóxido de nitrogênio, é uma substância reconhecidamente importante para sinalização molecular. Na década de 1980, descobriu-se que o NO tem um papel crucial em diversas funções fisiológicas, inclusive no sistema cardiovascular, nervoso e imune, tais descobertas redundaram num interesse crescente neste gás, levando-o a ser considerado a molécula do ano em 1992 (Culotta & Koshland, 1992).

Os efeitos mais pesquisados do NO são no sistema cardiovascular. O NO é sintetizado nas células endoteliais a partir da arginina e do oxigênio por enzimas chamadas óxido nítrico sintases (NOS) e pela redução de nitratos inorgânicos (Miller & Megson, 2007). Nas células vasculares da musculatura lisa ele atua por vias enzimáticas específicas para promover a vasodilatação (Jeremy et al., 2004), além de inibir a agregação plaquetária (Crane et al., 2005) e ter efeito antiinflamatório (Bath, 1993).

No entanto, é importante notar que a quantidade de NO necessária para produzir os efeitos benéficos é extremamente baixa, sendo que suas propriedades em altas concentrações são totalmente diferentes, especialmente sob estresse oxidativo, situações nas quais ele reage com superóxido para formar peroxinitrito (Miller & Megson, 2007). Nestas circunstancias, o NO é citotóxico e pode ter associação com patologias como carcinomas, condições inflamatórias, artrite, esclerose múltipla, etc.

Suplementação

Recentemente, grande atenção foi dado ao óxido nítrico pelos praticantes de musculação, graças às promessas feitas por fabricantes e vendedores de suplementos alimentares. Como o óxido nítrico é envolvido com o processo de vasodilatação, propagandeou-se que os suplementos prolongariam o inchaço muscular, deixando os músculos maiores, em termos crônicos. Além de mais raramente se falar da possibilidade do NO estar envolvido no processo de sinalização de recuperação muscular, pela sua associação com a resposta imunológica e sua participação na ativação de células satélites.

O NO é sintetizado em uma grande variedade de células, onde atua como um sinalizador autócrino/parácrino. Devido à sua alta reatividade, sua esfera de influência não ultrapassa 100μm a partir de sua origem, com meia-vida de poucos segundos (Miller & Megson, 2007). O primeiro ponto a se considerar sobre os suplementos já surge aqui. Por suas características químicas, não há como se ingerir esse gás por meio de suplementos, portanto não se suplementa óxido nítrico. A maioria dos suplementos que tentam se associar ao óxido nítrico traz em sua fórmula o seu potencial precursor, o aminoácido arginina.

A suplementação de arginina demonstrou promover melhoras nas funções endoteliais em pessoas e animais com patologias específicas, como altos níveis de colesterol, angina e doenças vasculares (Drexler et al., 1991; Creager et al., 1992; Dubois-Rande et al, 1992; Clarkson et al., 1994; Boger et al., 1995; Ceremuzynski et al., 1997; Tousoulis et al., 1997). Entretanto, apesar de existirem resultados convincentes associando a suplementação de arginina com parâmetros cardiovasculares, a forma como a arginina melhora tais funções ainda não é totalmente conhecida, e ainda é questionável se ela realmente exerça efeitos relevantes na quantidade de NO em pessoas saudáveis.

A disponibilidade de arginina não é limitante para a reação da NOS, pois a quantidade de arginina normalmente disponível no organismo excede em milhares de vezes a quantidade necessária para que as reações de síntese de NO aconteçam (Loscalzo, 2000). De fato, estudos recentes revelam que a suplementação de arginina não promove aumentos na produção de óxido nítrico, além de não influenciar a performance nem o metabolismo durante o exercício (Liu et al., 2008), sendo que resultados similares já haviam sido obtidos anteriormente (Wennmalm et al., 1995).

Repetindo a idéia já citada anteriormente, quando de fala em suplementos da via do NO, não se discute o uso de NO e sim o uso de arginina. Nesse sentido, independentemente da arginina aumentar a quantidade de NO, o uso de arginina é comprovadamente ineficiente há vários anos. A literatura científica é consistente em comprovar que a suplementação deste aminoácido não promove melhoras nos ganhos de força ou massa muscular em pessoas saudáveis (Williams, 1999; Campbell et al., 2004; Paddon-Jones et al., 2004). Grande parte dos suplementos contém a arginina alfa-cetoglutarato como principal estrela de suas fórmulas, a qual também não tem efeitos benéficos comprovador para praticantes de musculação. Nesse sentido, um estudo recente comparou o uso de creatina sozinha com o uso de um suplemento comercial que continha creatina adicionada a uma fórmula que supostamente estimularia a produção de NO e revelou que não houve diferença nos resultados obtidos, de modo que os efeitos podem ser atribuídos apenas à creatina (Little et al., 2008).

As propagandas dos suplementos geradores de NO são repletas de impropriedades, a sigla da substância já começa errada, pois NO2 não é óxido nítrico (monóxido de nitrogênio), e sim dióxido de nitrogênio. Outro ponto sinistro é a definição do suplemento como hemodilatador, uma palavra aparentemente inventada pelos vendedores e que, até onde se tem conhecimento, carece de coerência fisiológica. Não se dilata o sangue, como a palavra sugere, se dilatam os vasos, portanto, o termo correto é vasodilator. Outro erro é dizer que os suplementos contem óxido nítrico, algo impossível, como vimos anteriormente devido às características químicas desse gás! A proposta de um efeito vasodilatador constante no músculo treinado seria perigosa, pois causaria desequilíbrios na distribuição de sangue para demais tecidos e órgãos, além de descontrole da pressão arterial.

Só essas incoerências já seriam suficientes para retirar a credibilidade dos suplementos e dos vendedores, pois demonstram uma gritante limitação de conhecimento e carência de fundamentação teórica. Fica difícil entender como se pode vender algo com base em argumentações tão pífias. Os absurdos prosseguem no estudo citado para defender o uso do produto, aqui recomendo uma leitura dos artigos da série “Como somos enganados pela indústria de suplementos”, com especial atenção ao “estudo” conduzido na Universidade de Baylor. Outro ponto, o suposto efeito na arginina na liberação de GH também foi discutido anteriormente no artigo "Estimuladores da liberação do hormônio do crescimento - secretagogues".

Enfim, com base no conhecimento fisiológico e na literatura disponível podemos concluir com segurança que os suplementos que supostamente atuariam na via do NO não trazem os resultados prometidos. Deste modo, pode-se adicionar tais suplementos à enorme lista de substâncias que não tem efeitos científicos comprovados nos ganhos de força e massa muscular e, pior, que não tem condições fisiológicas de induzir os resultados prometidos pelas propagandas.

Referências bibliográficas

Bath, PM. The effect of nitric oxide-donating vasodilators on monocyte chemotaxis and intracellular cGMP concentrations in vitro. Eur J Pharmacol. 1993;45:53–58.

Boger RH, Bode-Boger SM, Mugge A, Kienke S, Brandes R, Dwenger A, Frolich JC. Supplementation of hypercholesterolaemic rabbits with L-arginine reduces the vascular release of superoxide anions and restores NO production. Atherosclerosis. 1995;117:273–284

Campbell BI, La Bounty PM, Roberts M. The ergogenic potential of arginine. J Int Soc Sports Nutr. 2004 Dec 31;1(2):35-8.

Ceremuzynski L, Chamiec T, Herbaczynska-Cedro K. Effect of supplemental oral L-arginine on exercise capacity in patients with stable angina pectoris. Am J Cardiol. 1997;80:331–333.

Clarkson P, Adams RM, Powe AJ, Donald AE, McCredie R, Robinson J, McCarthy SN, Keech A, Celermajer DS, Deanfield JE. Oral L-arginine improves endothelium-dependent dilation of hypercholesterolemic young adults. J Clin Invest. 1996;97:1989–1994.

Crane, MS; Rossi, AG; Megson, IL. A potential role for extracellular nitric oxide generation in cGMP-independent inhibition of human platelet aggregation: biochemical and pharmacological considerations. Br J Pharmacol. 2005;144:849–859.

Creager MA, Gallagher SM, Girerd XJ, Dzau VJ, Cooke JP. L-Arginine improves endothelium-dependent vasodilation in hypercholesterolemic humans. J Clin Invest. 1992;90:1248–1253.

Culotta, E; Koshland, DE., Jr NO news is good news. Science. 1992;258:1862–1865. Miller MR, Megson IL. Recent developments in nitric oxide donor drugs. Br J Pharmacol. 2007 Jun;151(3):305-21.

Drexler H, Zeiher AM, Meinzer K, Just H. Correction of endothelial dysfunction in coronary microcirculation of hypercholesterolaemic patients by L-arginine. Lancet. 1991;67:1301–1308.

Dubois-Rande JL, Zelinsky R, Roudot F, Chabrier PE, Castaigne A, Geschwind H, Adnot S. Effects of infusion of L-arginine into the left anterior descending coronary artery on acetylcholine-induced vasoconstriction of human atheromatous coronary arteries. Am J Cardiol. 1992;70:1269–1275.

Jeremy, JY; Rowe, D; Emsley, AM; Newby, AC. Nitric oxide and the proliferation of vascular smooth muscle cells. Cardiovasc Res. 1999;43:580–594

Little JP, Forbes SC, Candow DG, Cornish SM, Chilibeck PD. Creatine, arginine alpha-ketoglutarate, amino acids, and medium-chain triglycerides and endurance and performance. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2008 Oct;18(5):493-508.

Liu TH, Wu CL, Chiang CW, Lo YW, Tseng HF, Chang CK. No effect of short-term arginine supplementation on nitric oxide production, metabolism and performance in intermittent exercise in athletes. J Nutr Biochem. 2008 Aug 15. [Epub ahead of print]

Loscalzo J. What we know and don´t know about L-arginine and NO. Circulation. 2000 May 9;101(18):2126-9.

Paddon-Jones D, Børsheim E, Wolfe RR. Potential ergogenic effects of arginine and creatine supplementation. J Nutr. 2004 Oct;134(10 Suppl):2888S-2894S;

Tousoulis D, Davies GJ, Tentolouris C, Crake T, Toutouzas P. Coronary stenosis dilation induced by L-arginine. Lancet. 1997;349:1812–1813.

Wennmalm A, Edlund A, Granstrom EF, Wiklund O. Acute supplementation with the nitric oxide precursor L-arginine does not improve cardiovascular performance in patients with hypercholesterolemia. Atherosclerosis. 1995 Dec;118(2):223-31.

Williams MH. Facts and fallacies of purported ergogenic amino acid supplements. Clin Sports Med. 1999 Jul;18(3):633-49.

WebSite Desenvolvido pela Companhia Digital

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Não vi esse artigo postado aqui, tava esperando por um tópico sobre esse assunto...

Fiquei muito intrigado. Acredito que alguma energia os suplementos chamados "NO" devem dar, mas parece que não vem do que promete...

Acho que a diferença está na creatina, por isso que os nacionais são tão perseguidos.

Dos outros componentes não sei, e cada suplemento tem o seu e sua quantidade.

Meu pai ta indo pros EUA e eu ia comprar um NO, mas vou comprar uma creatina mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi esse artigo postado aqui, tava esperando por um tópico sobre esse assunto...

Fiquei muito intrigado. Acredito que alguma energia os suplementos chamados "NO" devem dar, mas parece que não vem do que promete...

Acho que a diferença está na creatina, por isso que os nacionais são tão perseguidos.

Dos outros componentes não sei, e cada suplemento tem o seu e sua quantidade.

Meu pai ta indo pros EUA e eu ia comprar um NO, mas vou comprar uma creatina mesmo...

cara acho que vc se equivocou ou ate mesmo precisa de uma luz

ta certo que a maioria dos NO's gringos tem creatina na composiçao

mas vamos pegar o exemplo do White Flood da Controlled Labs.

é dito ser um dos melhores NO's do mercado e nao contem creatina na formula,

como vc explica o tao expressivo pump, ou a energia explosiva relatada pelos usuarios, ou ate mesmo a vasodilataçao? que nada tem a ver com o uso da creatina?

creatina é boa? com certeza, mas nao podemos dizer que os NO's gringos sao uma farsa.

tudo bem que tudo tem uma pitada de marketing, mas como um suplemento se destaca tanto, sem cumprir o que promete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara acho que vc se equivocou ou ate mesmo precisa de uma luz

ta certo que a maioria dos NO's gringos tem creatina na composiçao

mas vamos pegar o exemplo do White Flood da Controlled Labs.

é dito ser um dos melhores NO's do mercado e nao contem creatina na formula,

como vc explica o tao expressivo pump, ou a energia explosiva relatada pelos usuarios, ou ate mesmo a vasodilataçao? que nada tem a ver com o uso da creatina?

creatina é boa? com certeza, mas nao podemos dizer que os NO's gringos sao uma farsa.

tudo bem que tudo tem uma pitada de marketing, mas como um suplemento se destaca tanto, sem cumprir o que promete?

E aí velhinho! blz?

Como falei, desconhecia a utilidade dos outros ingredientes presentes na fórmula. Você me entendeu mal, eu disse q os resultados deste suplemento não vem do "NO"... É só ler o artigo que você vai ver a fundamentação literária disto. Acredito no poder do suplemento, mas não no "NO"...

Tirei um tempo hoje pela manhã e resolvi ler de onde vem os ganhos... É preciso de muito mais estudo, mas pelo pouco que li, os suplementos possuem substâncias que agem na inibição do ácido lático, o qual provoca a fadiga. Sob esta perspectiva fica melhor de enxergar a eficácia do suplemento.

Vou ler mais a respeito, de repente mude de idéia e compre um "NO" também.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um com suas convicçoes.

Entendo o que vc quis dizer,

mas eu acredito nos suplementos pelos relatos praticos, que na minha opiniao sao mais validos, e nao nas teorias, ou como vc falou, na Literatura.

sobre o acido latico nao vou entrar em detalhes pq desconheço o assunto, mas salve engano é a Carnitina/L-Carnitina que faz esse trabalho de inibiçao certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, estudos recentes revelam que a suplementação de arginina não promove aumentos na produção de óxido nítrico, além de não influenciar a performance nem o metabolismo durante o exercício (Liu et al., 2008).

Estudo feito com uma dose de arginina por 3 dias... Não foi avaliado o uso prolongado da arginina.

Como também relatado em estudo anterior, a arginina pode aumentar a força, ajudar no ganho de massa muscular e controlar a quebra de tecido muscular (Elam et al, 1989).

Também relatado anteriormente, temos o aumento de NO acompanhando a ingestão de arginina num período de 28 dias, onde foram usadas duas doses diferentes e uma dose levou a um aumento maior de NO do que a outra (Jabłecka et al, 2004).

Arginina também aumentou a força, power performance segundo Campbell et al, 2006, e em mulheres segundo Fricke et al, 2008.

Elam et all, 1989. Effects of arginine and ornithine on strength, lean body mass and urinary hydroxyproline in adult males.

Jablecka et al, 2004. The influence of two different doses of L-arginine oral supplementation on nitric oxide (NO) concentration and total antioxidant status (TAS) in atherosclerotic patients.

Campbell et al, 2006. Pharmacokinetics, safety, and effects on exercise performance of L-arginine alpha-ketoglutarate in trained adult men.

Fricke et al, 2008. The effect of L-arginine administration on muscle force and power in postmenopausal women.

------------------------

Como sempre falo, milagre não existe. Nem suplemento milagroso... Também não estou defendendo ou não, é só pra ilustrar com estudos que existe um "outro lado" deste texto aí. Realmente, concordo que ninguém toma NO :P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

únicos NO's q não prestam é nacionais e uns desconhecidos internacionais,

tbm tem um texto q falaram sobre NO e achei besteira,pois usei nitrix e tive bons ganhos

e iniciei no shotgun agora e c/ctza terei bons ganhos...

olha esse texto,discordo em muitas coisas:

Uma fraude chamada NO2

Pesquisei sobre o assunto no t-nation e o resultado foi surpreendente. Eu achava que o uso de NO2 era primordial e q os resultados eram surpreendentes.

Realmente tive resultado satisfatório com o uso do NO-Xplode, porém dedico a CEE (Creatina Etil Ester) o resultado e não a arginina propriamente dita

CEE combinado com um efeito placebo gerou um resultado satisfatório no meu corpo. Porém não tive significantes ganhos de massa e força no treino

Eu tomei NO-Xplode imaginando que o mesmo seria quase que um anabolizante, e na real não foi nada disso, bem longe disso por sinal

Uma das promessas do suplemento é o aumento do foco no treino, que eu atribuo a nada mais nada menos do que ao efeito placebo, a concentração é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles (segundo a wikipedia). Para existir a atenção (no caso o foco) precisamos de 3 fatores básicos:

*Fator fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação material em que o indivíduo se encontra;

*Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;

*Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo, levando a uma melhor focalização da fonte de estímulo

Ou seja... se eu falar que bosta em pó serve para aumentar o foco e comer 10g de pó de merda acreditando que isso funciona, isso vai funcionar!

Bem... vamos à conclusão do estudo referente a Arginina escrito por David J. Barr

1- Estimulantes de arginina na circulação sanguínea (Suplementos de NO2) apresentou vasodilatação em pessoas em jejum que receberam doses enormes via intravenosa

2- Arginina oral não altera o fluxo sanguíneo

3- Doses inferiores a 10 gramas apresentaram disturbios gástricos e nenhum resultado significante no armazenamento de glicogênio, mesmo quando não causou diarréia

4- Arginina Time release supostamente leva a um pump perpétuo, estudos demonstraram que isso não é verdade (e eu sentí isso na pele)

5- Experiências com NO2 e placebo demonstraram que nos quesitos "composição corporal e força muscular" não diferiram em nada

6- Não é humanamente possível consumir doses altas o suficiente de arginina para promover aumento do nível de óxido nitrico

7- Cópias de NO2 não são melhores que o suplemento original, a não ser pelo fato de conterem glicociamina, que deve ser evitada pelos danos que causa a saúde

8- Se vc acha q o produto funcionou em vc, dedique isso ao efeito placebo

9- Arginina pode temporariamente elevar os níveis de GH, usada em doses irreais e o tempo de duração desse aumento não interferem no físico

10- Arginina causa aumento de 75% da prolactina, a prolactina é responsável por abaixar os níveis de testosterona

11- Cinco gramas de arginina tomadas durante exercícios de resistência REDUZEM o GH produzido pelo exercício

12- As vantagens da suplementação de arginina por via oral só pode ser alcançado através de doses mais elevadas do que o corpo humano pode lidar. E a maioria (mas não todos) deste efeito é mediado pela insulina. Portanto, se você quiser ter o fluxo sanguíneo aumentado por uma enorme infusão de arginina intravenosa, basta manipular insulina através de outros meios

Texto baseado no artigo "Consumer Alert: The NO2/Arginine Scam" de David Barr e da experiência pessoal de Vendetta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...