Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gordura Age No CÉrebro


Mister X

Posts Recomendados

não sei se ja postaram mas vou por aqui para galera que faz dieta com alimentos gordurosos..

Cientistas descobrem mais um ponto negativo para a gordura, que impede a sensação de saciedade

Pesquisa realizada por médicos da Unicamp revelou que o consumo de alimentos gordurosos tem efeito direto no cérebro. A gordura presente nos alimentos impede que os hormônios que dão a sensação de saciedade sejam reconhecidos pelo cérebro. Com isso, o organismo não recebe o "aviso" que é hora de parar de comer. Assim, pessoas que se alimentam de gordura em excesso sentem mais fome do que quem possui uma alimentação mais balanceada.

O estudo da UNICAMP, ao lado de outras pesquisas sobre o tema, foi apresentado pelo Dr. Bruno Geloneze, durante o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia realizado no último dia 07 de setembro em Recife.

De acordo com o médico, durante as refeições, ocorre a liberação de certos hormônios pelo aparelho digestivo que agem no cérebro e dão a sensação de saciedade. O estudo mostra que a gordura prejudica a percepção desses hormônios, o que faz com que a pessoa coma mais do que o necessário e acabe engordando. Assim, a ingestão constante de alimentos gordurosos se mostra prejudicial por 2 motivos: o primeiro, já conhecido, é que alimentos gordurosos são naturalmente mais calóricos e menos saudáveis; o segundo é essa nova descoberta, que mostra a existência de um círculo vicioso entre a ingestão desses alimentos e a sensação constante de fome.

O processo foi demonstrado em trabalho experimental com ratos realizado pelo Dr Lício Velloso, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Já se sabe que o consumo de gordura tem sido associado a outros problemas de saúde como aumento do colesterol, diabetes e certos tipos de cânceres. Estes novos estudos indicam uma ação prejudicial também no cérebro e é mais um fato que nos mostra a importância de melhorar os nossos hábitos alimentares com o consumo de menor quantidade de gordura.

A obesidade atinge hoje cerca de 40% da população brasileira e tem sido constantemente associada a um desequilíbrio entre pouca atividade física e o aumento no consumo de calorias, especialmente alimentos gordurosos.

Para alguns pacientes com excesso de peso, o uso de medicamentos pode ser necessário, mas para isso deve-se procurar um médico. Atualmente o único medicamento que reduz a absorção de gordura pelo organismo é o orlistate, conhecido no Brasil como Xenical®. Ele age no intestino, impedindo a absorção de cerca de 30% da gordura ingerida com os alimentos.

fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/...e-c%C3%A9rebro/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu tou fazendo dieta low-carb, e pra mim, eu me sinto MUITO mais saciado com gordura+prot, do que com carbo. Falo isso sério mesmo.

Só fazer uma comparação:

Vai num rodizio de pizza e num de carne, aonde vc vai comer mais?

CONCERTEZA no de pizza...

carbo libera insulina, que te faz querer mais e mais e mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisa realizada por médicos da Unicamp revelou que o consumo de alimentos gordurosos tem efeito direto no cérebro.

so fala em relaçao a alimentos gordurosos ja em relação a muita gordura na dieta nao fala :S

exatamente,

outra coisa que eu nao entendi foi

que tipo de gordura que afeta o cerebro?

gordura ruim, saturadas etc.

ou em geral?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...