Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Musculaçao Nao Causao Varizes.


kek@

Posts Recomendados

oi gurias ! achei isso aki em um site de musculaçao. e achei interessante postar aki , pois lembro d alguem ter comentado que tinha varizes por causa dos exercicios fisicos. Se trata de uma pesquisa recente feito por um especialista da USP.

MUSCULAÇAO NAO SAO AS CAUSADORAS DE VARIZES ...

As feias e incômodas veias doentes nas pernas - as varizes - atormentam a maioria das mulheres e uma boa parte da população masculina. E muita gente tem dúvidas sobre as causas e efeitos deste problema. Confira a resposta para as mais comuns delas, dadas pelo especialista Kasuo Miyake, Doutor em Cirurgia pela USP:

"As varizes são um problema genético" - Verdade. Se a sua mãe ou o seu pai tem varizes, são maiores as chances de que você venha a sofrer com o problema.

"A musculação causa varizes" - Mito. Todos os tipos de exercício físico estimulam a circulação do sangue e, com isso, previnem o aparecimento de veias doentes. Ao contrário, o que causa varizes é o sedentarismo e o ficar parado, sentado ou em pé, por muito tempo.

"A cirurgia de varizes é de alto risco" - Mito. Muita gente teme a intervenção cirúrgica, mas o procedimento está cada vez mais seguro. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício, de apenas 1 mm, e a anestesia é controlada por equipamentos, que monitoram o sono do paciente.

"Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada" - Mito. Pelo contrário: ao retirar as veias doentes, que estavam direcionando o sangue para o sentido errado, a circulação melhorará.

"A depilação e o cruzar de pernas causam varizes" - Mito. Os dois fatores não interferem em nada no aparecimento de veias doentes.

"Meias elásticas ajudam na circulação" - Verdade, mas nem sempre. As meias elásticas podem aliviar as dores nas pernas e facilitar a circulação do sangue se forem apropriadas para a sua perna. O ideal é que a meia fique apertada na região do tornozelo, jamais na área dos joelhos. Caso contrário, ela será prejudicial.

"As mulheres têm mais varizes do que homens" - Verdade. Alguns estudos dizem que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. Elas identificam o problema mais facilmente, por depilar as pernas e deixá-las à mostra.

"A gravidez provoca varizes" - Verdade. Por conta da alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição ou por anticoncepcionais; genética; ficar muito tempo em pé ou sentado; e excesso de peso).

"As varizes podem levar à trombose" - Verdade. Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).

"Anticoncepcional causa varizes" - Verdade. Geralmente sim, porque provoca alteração hormonal, uma das principais causas das veias doentes.

"Salto alto causa varizes" - Mito. Um recente estudo do cirurgião João Potério Filho, da Unicamp, afirma que o salto alto beneficia a circulação e evita o aparecimento de varizes. De qualquer forma, é importante lembrar que o salto, quando usado diariamente por muitos anos, pode dificultar o trabalho da "batata da perna", que ajuda no bombeamento do sangue nas pernas. Por isso, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar o salto.

"A alimentação influencia na formação de varizes" - Verdade, mas indiretamente. Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção de um peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas.

"Cremes melhoram o problema" - Mito. Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada. È perda de dinheiro na certa.

"Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes" - Verdade. Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas, aumentando a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue (que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar). A dica é se hidratar bastante e mexer as pernas, com pequenas caminhadas ou o movimento de "sobe e desce" com o tornozelo e os pés.

usculaçao. esse texto se tarta d euma pesquisa recente ! valeu ?! bjuss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Keka ótimo texto! Recentemente fui ao meu angiologista e ele me disse exatamente o que está nesse texto! Foi um dos motivos que parei de tomar o anticoncepcional, apesar de que tinha cessado com minhas terríveis cólicas menstruais, mas acabava influenciando nas varizes e até mesmo no ganho de massa muscular, como já vimos em outro tópico daqui!

Eu já tenho a questão genética e tenho que me policiar quanto a isso, e o médico disse que a musculação deve fazer sim, principalmente os exercícios de panturrilhas que ajudam a "bombear" o sangue, fazendo com q o mesmo não fique acumulado nas pernas e possa circular normalmente pelo corpo todo!

Bjs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá!!!!

Sou nova aqui no fórum e estou amando as dicas da área feminina...

Seu tópico foi ótimo, pois eu tinha muitas dúvidas com relação a esse assunto...

Uma amiga minha operou recentemente varizes e o médico dela a proibiu de fazer qualquer exercício de musculação nas pernas não por um tempo, mas um longo período, pois elas correm o risco de voltar.....ela só poderá fazer coisas leves como caminhada por exemplo...

Será q o médico está errado em proibí-la de malhar perna??!!

Um abraço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!!!!

Sou nova aqui no fórum e estou amando as dicas da área feminina...

Seu tópico foi ótimo, pois eu tinha muitas dúvidas com relação a esse assunto...

Uma amiga minha operou recentemente varizes e o médico dela a proibiu de fazer qualquer exercício de musculação nas pernas não por um tempo, mas um longo período, pois elas correm o risco de voltar.....ela só poderá fazer coisas leves como caminhada por exemplo...

Será q o médico está errado em proibí-la de malhar perna??!!

Um abraço :D

A medicina se contradiz tanto porque é muito difícil controlar todas as variáveis.

Vai ver a sua amiga tinha alguma especificidade, e pra ela era melhor não fazer mesmo. Ou talvez pelo fato de ter feito a cirurgia...

Bom, achei esse texto; que no final das contas diz tudo o que a gente já sabe sobre prática de exercícios: tudo depende da correta execução do movimento!

"[...]

Para que o fluxo venoso vença a força da gravidade e prossiga em sua trajetória normal, é necessária a contração muscular, além de uma respiração correta, que consiste na pressão abdominal negativa, isto é, uma expiração total. Assim sendo, músculos enrijecidos são fatores determinantes no funcionamento do sistema circulatório.

isto é, uma expiração total. Assim sendo, músculos enrijecido são um fator determinante no funcionamento do sistema circulatório.

Exercícios físicos intensos, como a musculação, geram varizes apenas quando praticamos incorretamente e isso inclui também a respiração. Uma respiração abdominal correta consiste em uma expiração total sempre que haja contração do abdome. O que mais notamos é que as pessoas não "soltam" o ar durante a contração abdominal. Deste modo o ar reprimido aumenta a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Isso, somado a uma hereditariedade, por exemplo, gera como principal consequência as varizes.Quanto à utilização de pesos nas práticas físicas, os especialistas indicam novamente que apenas o uso incorreto acarreta malefícios. Se o peso dificultar ou impossibilitar a respiração adequada durante o exercício, há novamente uma maior responsabilidade de desenvolver problemas circulatórios.

Qualquer prática de atividade física beneficia a circulação dos membros inferiores, desde que tenha orientação de um profissional e que a respiração seja executada corretamente.

Tem dois jeitos de você lidar com isso, ou você deixa pra lá e naturalmente o seu corpo com o tempo acaba aprendendo a respirar nos exercícios ou você se quiser pode dar uma atenção pra isso e procurar a forma correta.

[...]

(extraído de: http://www.viacomercial.com.br/ler_conteud...dConteudo=11634 )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha o que está respondido aqui

a panturilha recebe o nome de coracao periférico, porque em sua constituicao os vasos sanguineos se projetam em inumeros micro vasos que se inserem em toda a musculatura, toda vez que a pessoa realiza uma flexao plantar, (usa a panturrilha), o musculo aperta esses vasos e isso faz com que o sangue tenha força para retornar para cima, ajudando no retorno venoso

as mulheres que usam salto alto diretao diretao (anulam a acao desse musculo no andar do dia a dia, sem falar que causa o encurtamento) vao ser prejudicadas pois o sangue nao terá força suficiente para subir entao aparecem as varizes,

outra coisa interessante é que aliando isso as roupas e calças apertadas e ao fato que a mulher fica muito sentada o dia inteiro, o sistema linfático que tambem é estimulado pela contracao das panturrilhas nao acontece satisfatoriamente, entao essa linfa (que é um liquido que fica logo abaixo da pele é é o caminho e o veiculo pelo qual o corpo transporta as toxinas para serem eliminadas), entao essa linfa nao tem força para fazer seu percurso e quando chega perto da área de interna de coxas, gluteos e cintura nao consegue passar para cima por causa da posicao sentada e das roupas apertadas, isso faz com que essa linfa rompa a camada fina que a separa dos adipocitos, entao essa linfa rompe o tecido (celulite grau 1 - micro fissura, como uma blusa de fios que nao rasgou mas os fios se espaçaram quase rasgando), ou igual aquela trinca no vidro do carro por dentro que vc passa a unha e nao sente pois está por dentro. Entao, quando essa linfa entra ali nesse ambiente, é tratada como uma inflamação e começa a formar pequenos granulos (grau 2), e com o tempo isso pode evoluir para verdadeiros queloides (grau 3 e 4). Vc pode até "derreter" um pouco desses queloides e granulos, por isso uso a musculacao porque faz reduzir a camada de gordura e o musculo faz pressao empurrando de dentro pra fora e ajuda muito, mas vc nunca vai reduzir de grau 1 para o 0 porque já houve o rompimento daquela membrana.

Passo para minhas clientes que nao tem tempo de exercicio ou até para quem malha fazer flexao plantar no banho mesmo (abaixar e levantar em movimentos que nao param nem em cima nem em baixo, com um certo ritmo mas sem pegar impulso), oriento a fazerem 3 séries de o quanto aguentarem até começar a dar uma queimadinha de leve. pode dar uns 30-40segundos de descanso entre as séries. Na primeira vez sai pouco e dói, digamos sai 20 na primeira, 14 na segunda e 9 na terceira, nos outros dias isso já vai aumentando, com isso tudo melhora, desde a circulacao até o retorno linfático, para os homens essa estratégia vasculariza muito o resto do corpo, meus segredos de vascularizacao sao o trabalho intenso e com pouco descanso de panturrilhas e antebraços que sao justamente os perifericos que mantem a pressao do pump na minha opiniao

grande abraço a todos

andré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre ouço uma frase extremamente controversa (e que ouvi muito principalmente durante a gravidez):

"cruzar as pernas ao sentar favorece o aparecimento de varizes."

Essa é mais uma daquelas situações que eu acho que varia de pessoa pra pessoa. Acho que neste caso depende específicamente da quantidade de gordura de cada um (que pressionaria mais os vasos quando as pernas estão cruzadas), tendo em vista que a gordura adapta um pouco o seu formato quando comprimida. E tem gente que de tão gorda sequer consegue cruzar as pernas assim.

O que vocês acham disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho dificil responder esse tipo de coisa, depende de tudo isso q vc falou

particularmente acho que isso tem mais a ver com o que a menina fez até entao, minha esposa ficou grávida, realmente aparece muito mais varicozes, mas saiu 80% porque ela sempre foi mto ativa, acho que a pessoa sedentaria, aparece essas varicozes, ganha muito peso, fica mais lenta com o pé e tornoselo inchado, aí eu acho que acontece tudo isso mesmo. Vejo que as mulheres que se cuidam saem da gravidez mais linda ainda (tem um metodo mto interessante um dia comentamos, mas tem como usar a gravidez para queimar a gordura marron) e as que nao se cuidam realmente saem um trapo,

mas tem coisas estranhas mesmo, tenho um amigo atleta que a mulher dele dormiu com ele em cima do ombro dele normal abraçadinho coisa linda e tal, mas ela danificou uma inervação que deixou o cara sem algums movimentos do braço e teve que fazer fisio por 4 meses, e o cara nao era culturista desproporcional modificado nada, era um cara ativo e saudável...

mto loco esse mundo, os seres a as coisas que acontece nele

andré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho dificil responder esse tipo de coisa, depende de tudo isso q vc falou

particularmente acho que isso tem mais a ver com o que a menina fez até entao, minha esposa ficou grávida, realmente aparece muito mais varicozes, mas saiu 80% porque ela sempre foi mto ativa, acho que a pessoa sedentaria, aparece essas varicozes, ganha muito peso, fica mais lenta com o pé e tornoselo inchado, aí eu acho que acontece tudo isso mesmo. Vejo que as mulheres que se cuidam saem da gravidez mais linda ainda (tem um metodo mto interessante um dia comentamos, mas tem como usar a gravidez para queimar a gordura marron) e as que nao se cuidam realmente saem um trapo,

...

gravidez é uma coisa mesmo...

não tive varizes, não inchei, ganhei só os nove quilos, e dois meses depois do parto estava 2kg mais magra que antes de engravidar...

em compensação fiquei com uns cambitos....acho que por causa dos hormônios, foi uma dificuldade ganhar peso novamente, e mesmo assim estou ganhando de forma muito diferente de antes de engravidar, a médica disse que leva em média 3 anos para que tudo tenha voltado ao normal...mas é isso aí, ouvir essa risadinha do meu mulekin compensa tudo, e todo mundo diz que fiquei mais bonita com a maternidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Docinho,

Na gravidez elas podem dar uma segurança maior para a mulher, principalmente aquela que é é mais pesada e já tem problemas com varizes, tem gente que diz que ajuda a previnir as varicozes, nao tenho tanto conhecimento e certeza em lhe dizer que isso realmente é um fato, mas pode ocorrer da retencao de liquidos e inchaço no tornozelo ficarem maiores pela compressao da meia, entao a pessoa tem que avaliar mesmo.

agora, em se falando em mulheres nao grávidas, as meias ajudam sim, mas a partir do momento que essas varizes representam um risco de evoluir para uma flebite, que seria uma inflamação e isso é bem chatinho e só pode ser resolvido com cirurgia. Quem tem realmente um conhecimento maior de tudo isso é um cirurgiao vascular, ja tive varias clientes q se operaram de varizes, conheço bem o processo mas nao posso dar nenhum tipo de diagnostico ou informação mais precisa, o que eu sei é que existe um exame onde é feito um mapeamento das varizes e varicozes, bem como seus potenciais de risco, o médico leva isso em consideracao antes de prescrever qualquer tipo de tratamento, ai entram meias de compressao, entra inclinar a cama, entrao compressas com toalhas quentes etc...

abraço a todos e todas

andré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...