Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tipos De Flexibilidade


Lucas Abner

Posts Recomendados

Tipos de Flexibilidade
Neste post vou falar um pouco a respeito dos tipos de flexibilidades, sendo apenas 3 que eu conheço... a primeira é a mais vista em academias que serve para alongar como inicio para algum exercicio [hipetrofia ou qualquer outro exercicio] e também para ganhar flexibilidade e dar inicio a outro tipo de flexibilidade... vou citar cada uma delas com descrição e alguns videos meus como exemplo [para que possam entender melhor]...
Flexibilidade Passiva --> É quando você tem algum apoio (ou equipamento) para se esticar/alongar, e também é muito bom antes dos treinos e depois (algumas pessoas afirmam de tal forma), assim podendo ajudar a previnir lezões musculares em hipertrofia ou em qualquer outro exercicio... podendo ficar até 30 segundos na posição, se passar disso corre perigo de lezionar o musculo esticado / rasgar a musculatura (como já ocorreu comigo).
Também pode-se ser uma forma de iniciar o treino da flexibilidade ativa...
Um exemplo meu de flexibilidade Passiva -->
Flexibilidade Ativa --> Esse tipo de flexibilidade é usado no ballet, ginastica artistica / ritimica, artes marciais, entre outros esportes... É quando você usa a própria contração muscular para elevar sua perna a determinada altura, é essencial a flexibilidade passiva para dar inicio a isso... As pessoas que treinam hipertrofia podem conseguir ela apartir da flexibilidade passiva, por que na flexibilidade ativa, a contração que é usada é apartir da fibra de ação rapida (de curta duração de força) e é esse tipo de fibra que a maioria das pessoas tem quando se faz hipertrofia muscular...
Além de precisar da flexibilidade passiva para tal tipo de flexibilidade, também é preciso de pouco condicionamento na parte alongada, por que um chute não vai subir sozinho, precisa de algum esforço muscular... É muuito bom para quem pratica Muay Thai ou qualquer outra luta no qual exige um minimo de flexibilidade.
Apartir disso, você pode passar para a flexibilidade ativa estática.
Um exemplo meu de flexibilidade Ativa -->
Flexibilidade Ativa Estática --> Para quem sabe o que é Flexibilidade ativa, a ultima palavra não esconde nenhum segredo... se refere a um tipo de flexibilidade no qual você usa uma grande contração muscular com uma certa resistencia no pico maximo [se usa fibra de resistencia, de ação lenta], estábilizando assim, a parte do corpo... isso seria você parar um chute lá no alto e ficar segurando ele como um exemplo. Essa flexibilidade é vista em ginastica olimpica principalmente... e conseguindo ela, você pode fazer muitos exercicios isométricos, como o proprio exemplo foi você segurar a perna alto, é um excelente exercicios isométrico para pernas, gluteos, e até os obliquios externos (se você contrair seu tronco contra sua perna no ar)... Ela é conseguida apenas você ganhando ''RESISTENCIA e força na posição de alongamento''... ou seja, você quer deixar um chute alto estático no ar, você tem que começar gradualmente e fazer muitos exercicios isométricos na mesma posição... irei dar um exemplo: fique sentado com as pernas esticadas e coloque as mãos na linha da coxa e tente levantar as duas pernas com apoio dessas duas mãos, e com o tempo, vá deixando as mãos mais perto do joelho, e assim ganhando mais flexibilidade ativa estática!... vejam esse exercicio no meu video abaixo;
Agora devem entender o por que eu digo ''ganhar força na posição de alongamento'', é isso que tem que fazer para ir treinando ela.
Sugiro que comecem com as mãos perto da coxa e gradualmente passem a colocar as mãos mais longe... Esse é um abdominal bem avançado na realidade.
Para esse tipo de flexibilidade normalmente tem que ter uma flexibilidade passiva e ativa muito boa e treinada, pois, quanto mais flexibilidade passiva e ativa, mais facilidade terá na flexibilidade ativa estática...
Outro exemplo de Flexibilidade ativa estática;
Enfim, falei o que eu tinha em mente a respeito disso para falar para vocês, espero que vocês gostem!
Editado por Lucas Abner
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Um alongamento bom seria agachamento com uma perna esticada para o lado (alongamento da virilha)... e também praticar o proprio chute! kkkk

E também seria interessante você usar pesos no tornozelo e ficar na posição do chute, fazer por exemplo 3 de 15 segundos e deixar o mais alto que você conseguir...

E para segunda pergunta, geralmente você precisa ter uma grande flexibilidade passiva e ativa, assim deixa mais facil Pense voce tentando colocar uma pulseira de borracha pequena no pulso, quanto mais você tentar, mais laceia ela, e quanto mais lacear, mais facil fica você coloca-la kkk... mesma coisa é com o músculo na flexibilidade ativa estática, o musculo pode ser laceia-do (esticado) e fica mais facil quando se tem a flexibilidade passiva muito bem construida, ou seja, você pode elevar sua perna com uma certa contração muscular, por que ele já ta muito esticado.

Editado por Lucas Abner
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...