Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Desabafo]Treinando Powerlifting Em Academias Não Especializadas


Visitante

Posts Recomendados

Galera, é o seguinte, tenho um desabafo para vocês.Desabafos usualmente costumam acontecer no off-topic, mas creio que este tem tudo a ver com a proposta do geral, tem tudo a ver com musculação.

Esse desabafo poderia ser de várias outras coisas também, como "como é difícil ser inteligente na academia", "como é difícil ser consciente","como é difícil lidar com idiotas".Mas tudo aconteceu em torno do meu desejo de ser powerlifting.

___

Um pouco da minha vida na academia

Tudo começou há quase um ano, faz 11 meses desde que comecei a treinar.No começo, segui o treino padrão de hipertrofia passado por instrutores, das quais todos conhecem.Fazia um abcx1, pois acreditei que era o ideal para os iniciantes; também não tinha muito tempo.

Eu dei algumas alteradas, pois o treino era bem ruim.Fui colocando alguns compostos e alguns exercícios mais interessantes, sem contar alguns exercícios lixo como peck deck invertido(que a anta do instrutor considerava para costas!), adutores/abdutores de perna, rosca direta na máquina, puxada atrás na máquina e outros.Até aqui, ganhei uns 8 kg na academia.

Lia artigos cheios de mitos, como "comer de 3 em 3 horas", "chegue a falha", "isole seus músculos", "aumente o pump" e outras tolices.Daí conheci o 5x5.

Quem me conhece, sabe que eu critico bastante esse treino, porém tenho um agradecimento a fazer a ele, ele mudou minha forma de pensar.Ele me excitou verdadeiramente, mostrou qual era o meu verdadeiro prazer na academia.Não era aumentar o tamanho dos meus músculos, na realidade, mesmo ganhando uma massa boa em 5 meses, sempre me sentia pequeno no espelho.Até cheguei a aumentar meu peso apra 78 kg com o 5x5, e me sentia bem seco.

Eu me sentia vivo ao aumentar as cargas!Aquele desafio de aumentar a cada treino me estimulava.Daí, eu pesquisei mais, estava viciado naquela sensação, porém chegou uma hora que não estava conseguindo aumentar mais, tive que fazer alguns deloads...Daí conheci o WS4SB e WSB.

O WS4SB por ter uma proposta de hipertrofia também(porém, com funcionalidade), fez com que meu peso aumentasse rapidamente(em questão de 2 semanas) para 80 kg, porém, ele era ainda mais impressionante no sentido de aumentar as cargas.O método de esforço máximo, provou seu efeito em semanas também, aumentei muito a carga.

Depois resolvi mudar para WSB mesmo.Ganhei mais 2kg, chegando a 82 kg e consegui aumentar brutalmente as cargas em alguns exercícios.Também melhorei meu supino, fiz uma escolha de assistências melhores para o objetivo de força e melhorei minha progressão nele.Estou atualmente com ele e sei que posso ir muito além com ele, porém...

A dura vida do stronglifteiro

No 5x5, apesar dos bons resultados, comecei a sofrer preconceitos.

Todo mundo olhava torto e achava muito esquisito meu treino de agachamento todo dia na qual eu ia.É natural um cara treinar todo dia supino, mas o agachamento era uma aberração.

Alguns caras se irritavam por eu ocupar tanto o hack.Não percebem o absurdo!Hack foi feito para agachar e mesmo usando ele para o que foi feito, as pessoas se irritavam.Os caras queriam fazer sua rosca direta ou sua remada vertical.

O efeito físico também gerou preconceitos.Por algum motivo absurdo, parece que o padrão de homens com upper forte e pernas de sábia parece ser o ideal.Minha pernas cresceram, atingi 60 cm de perna.

Teve alguns que elogiaram, por agachar até o chão com um bom peso(não segui o protocolo original do 5x5, fazia high-bar ao invés de low).Porém, também recebi críticas.

Estava treinando numa tarde, daí por um acaso, tinha um cara treinando agachamento também.Ele fazia aquele típico agachamento 1/4.Ele fazia com 100kg e com uma coluna torta é claro.Daí eu fiz meu high-bar, com uns 60 kg na época e agachava até o chão.O cara falou "você vai ficar aleijado, não pode passar os pés da linha dos pés".E o cara me fez botar mais peso para fazer até a metade.

Também teve um dia que escutei um cochicho "sahu, esse cara treina agachamento todo dia, mesmo assim levanto mais no supino do que ele no agacho".

Esses merdas me deixaram putos, aflitos, nervosos.Quantas asneiras podiam falar.Porém, o dono da academia, apoiava o agachamento até o chão, deveria achar estranho aquele treino, porém, gostava da execução.

WSB e a verdadeira treta

Daí, queria mais resultados como falei, comecei a fazer WS4SB.No ME lower, fiz box squat high-bar(sim, para quem quer ser powerlifting, isso foi um erro)[por fazer high-bar].Passou um tempo, o instrutor na qual eu confiava, na hora de ir embora, me puxa uma conversa "cara, isso não existe, se você sentar na caixa, você vai segurar o peso com a coluna".Ele estava certo, mas não totalmente certo.A solução era simplesmente contrair o core, para segurar o peso com a musculatura.

Nesse treino, eu sofri "menos", pois fazia exercícios com maiores repetições e fazia exercícios mais conhecidos.A única coisa estranha era fazer exercícios de costas e bíceps no mesmo dia do supino, isso era bem estranho, mas aposto que ninguém notava, os símios daquela academia não podiam guardar tantas informações sem motivo.

Consegui manter o treino sem críticas por um tempo, até fazer um sumo deadlift no chão da academia.O cara iria mudar de prédio, eram os últimos dias de lá.Ele trocou os estofados e pintou as estruturas.Estava pensando em parabenizar ele, gosto de fazer elogios as pessoas para se sentirem bem e felizes.Ao cumprimentá-lo, porém "olha, esses estofados estão zeros, não quero ver anilhas em cima deles.E esse exercício, não quero ver você derrubar o peso no chão na academia lá embaixo.Você só está fodendo a coluna assim".Falou bem grosso e com cara de merda.

Fiquei bem abalado com isso, meu treino em diante foi uma merda, não consegui aumentar bater mais PRs no deadlift e nas assistências, mal catei metade do peso.

__

Parei por um tempo, pois ele não estava abrindo todos os dias, além disso, eu contraí dores no meu manguito esquerdo.Resolvi faltar essa semana e programar um treino novo.Peguei o que eu sabia do WSB, montei um treino quase que só com low-reps.Queria aumentar as cargas de muitos exercícios, além de dar um carryover para os levantamentos.

Fiz alguns treinos, sem usar muitos exercícios esquisitos.Tentei ir em horários que não ia ninguém e deu certo.A academia estava só para mim e foi de boa um tempo, porém, teve um treino ou outro que só pude ir mais tarde.Estava fazendo um exercício de pegada, um hang grip, dica do Paul Wade no Convict conditioning 2.Uns "amigos" meus derão risada, não entendiam para que servia aquele exercício.Tentei explicar que era para antebraço, porém, os anecéfalos não entenderão.

E o treino estava ficando mais tenso no sentido "esquisitice".Comecei uma wave de floor press.Os caras estavam me olhando brutalmente torto e olha que a 1ª vez que eu fiz, só tinha 2 caras na academia.Daí na semana já eram as aulas.

Montei a barra de supino para fazer no chão, no hack(pois os suportes laterais permitem apoiar a barra) e o instrutor da academia chegou em mim "você quer realmente fazer isso, os caras vão dar risada".Aquilo me deixou tenso e era verdade...Aquele exercício era extremamente estranho, não consegui bater PR nesse dia.

Passou mais algum tempo, continuei com meu treino, sem mais comentários desanimadores(na verdade teve alguns, mas bem intensionados e esses caras não insistiram em conversar e aparentemente de bom tom).Estava num dia de treino de ME lower, foi um dia perfeito, PR no supino morto, PR no BTN push press, PR na barra-fixa, BR no serrote, tinha feito o encolhimento kirk, um exercício novo da qual eu gostei muito...Porém, chego na saí e esse filho da puta começa.

A conversa foi mais ou menos o seguinte "Compra um cinto cara, você treina perigoso.Cara, você vai ficar aleijado fazendo esses exercícios.Não existe essa de sentar no banco e subir, isso vai te aleijar.Você tem 16 anos, mas daqui a algum tempo, você não vai mais conseguir andar."

Tentei argumentar "cara, gravo vídeos e a execução está boa, coluna reta".

Ele respondeu "coluna reta, se você acha isso parabéns.Cara, você faz com a coluna toda errada nos exercícios e aquele exercício?Não existe essa de sentar no banco e subir, isso vai te aleijar.Você tem 16 anos, mas daqui a algum tempo, você não vai mais conseguir andar.E a remada ali que você fez ali, encostou o peso no chão, tirou toda a tensão".

Tentei intervir em alguns pontos e ele "cara, treino há mais tempo do que você tem de idade.Sou o quarto melhor brasileiro(ele é fisiculturista e conseguiu esta posição em um campeonato que teve há alguns anos)."

E ele falou isso de forma grossa, irônica, cara de merda e dando risada.PNC DO CARALHO.

Desfecho

Essa história na realidade não teve desfecho, mas...Fui treinar ontem, DE lower, estava aflito.Aquela academia, aquela atmosfera estavam me deixando doente.Aconteceu até um acidente, fui aquecer para fazer um box squat dinâmico e bati a barra no suporte(agachei muito perto dela).Cai no chão com a barra nas costas, sorte que aquela droga de hack possuía proteção lateral ao menos.

O dono chegou em mim e disse "falei pra você comprar um cinto, chega lá depois quando você for embora, quero falar contigo."

Chegando lá, ele me fez perguntas meio sinistras e sem objetividade aparente, até perguntou se eu tinha religião.Ele perguntou se eu tinha pai ou mãe, respondi que sim, daí ele falou para eu trazer uma assinatura com eles, dizendo que se responsabilizam por meu treino, pois ele quer tirar o da reta dele.Ele tentou se desculpar de certo modo, mas do jeito que é um filho da puta arrogante, apenas pareceu mais babaca ainda, falou que "percebeu que eu me senti magoado", porém ele no final das contas apenas tentou afirmar que eu estava sendo arrogante de não escutar ele, falou que ele tentava me alertar, mas eu não escutava...Ele deu esse ultimato de: ou treinar do jeito dele, abandonar a academia ou trazer a assinatura e eu poder fazer o treino que eu quiser.

Falou "se você gosta de pesquisar tanto, também pode pesquisar outra academia".

Conclusões

Galera, ter esse sonho de ser powerlifting é foda.Não é fácil.Existe uma academia a cada esquina, porém nenhum imbecil de um instrutor entende de treinamento de força, ou melhor, não entende de treinamento em geral, pois para falar certas merdas, não é por ser bodybuilding, é por ser burro mesmo.

E todo mundo achará que a coluna é feita de vidro.PORRA, esses otários não entendem que o complexo muscular da coluna(outras palavras associadas: core, posteriores) é o que tem maior potencial de força do humano, tanto é que os maiores levantamentos estão ligados a esta musculatura(geralmente junto dos quadriceps também, também merece ser citado).Será que ninguém entende que os maiores problemas de coluna são causados por fraqueza muscular e não somente por esforços da coluna?

E outra, treinar com 5, 3 ou 1 repetição é coisa de aberrações na academia.Um amigo meu me perguntou "quanto você levanta no levantamento atrás da nuca".Daí eu "bom, faz tempo que eu não faço, mas na frente, eu cato 23kg cada lado(56kg total)"."pow bacana cara, quantas repetições", "3 repetições"."aff #pokerface".Se você treina com baixas repetições, é como se não tivesse treinado, parece que você não é forte(por mais absurdo que seja, pois as baixas repetições tem a característica de treinar força pura).

Algumas pessoas também ficam mal-educadas, dou dicas para amigos na academia e alguns me ofendem falando que meu treino é diferente e cada um treino de um jeito.

Realmente essa vida é foda.Agora eu vou mandar meus pais assinarem e irem conversar com o instrutor, mas eu não pretendo ficar muito mais tempo lá, vou tentar fazer uma home gym, pois é o jeito.É até mais seguro, vou pode fazer uma gaiola, e nunca vou ter problemas com ser esmagado pelo peso, também vou poder treinar todos os exercícios de forma "morta", o que é ideal para quem treina força e é RAW.

___

abs, galera, espero que tenham curtido, falei pra caralho, gastei 1 hora e 16 minutos para escrever isso, mas estou passando por essa dificuldade na minha vida, tinha que falar pra vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Nao sou velho, tenho menos de 24 anos, mas vou dizer uma coisa, bons tempos eram quando a gente podia fazer qualquer treino e as pessoas nao estavam nem ai. Tu podia fazer supino o dia inteiro que ninguem se importava, pedia ajuda pra um cara que tu nunca viu na vida e ele te ajudava na boa, algum cara que nunca te viu pedia tua ajuda, todo mundo so ia pra treinar mesmo e so reparavam nos treinos de mulheres gostosas. Hoje em dia está todo mundo metido a entendedor e adoram dar palpites, como eu tenho um corpo ate legal ninguem vem com essas folgas. Vc mora em cidade pequena? Smart Fit seria a solução dos seus problemas, não ha instrutores.

Dizer outra coisa, comece a ligar menos para o que as pessoas dizem, tem gente que eh fodida e so quer deixar os outros mau

Quer inventar é nisso q da.

como vc disse, tem 16 anos pode saber bastante coisa na teoria, mas tem nego ai com mais de 16anos de experiência em musculação na PRATICA fi, mlq novo é foda.

So se aprende na prática treinando e nem isso querem deixar o maluco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que merda cara...é assim msm, as pessoas sao extremamente burras

eu ja desisti da humanidade, nego é burro msm, n tenta convencer ngm n, só escolhe bem seus amigos

escolho mt bem meus amigos, tenho poucos e sao d mt anos atras.Meus outros amigos sao da faculdade.Tenho minha namorada e só

a sociedade é mt preconceituosa e ngm ker pensar em porra nenhuma, eles querem é ser igual a todo mundo e falar "koéé lek hahaha, peguei as novinha!"

eu comecei treinando em casa, fazendo só flexao e bodywheight qnd n sabia nda

ai dps arranjei uma academia mas é a academia do prédio da minha namorada e graças a deus q eu arranjei ela

pq na boa, n tenho vontade d me estressar com essa gente burra ai q vc fala, pq aki ond eu moro, 98% das pessoas sao assim



Quer inventar é nisso q da.

como vc disse, tem 16 anos pode saber bastante coisa na teoria, mas tem nego ai com mais de 16anos de experiência em musculação na PRATICA fi, mlq novo é foda.

ele n invento nada, ele ta treinando o q um cara mt mais experiente q qq desses símios ignorantes criou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu só to cozinhando o tempo na minha academia também. Não vejo a hora de fazer uma power rack e comprar barras e anilhas. Tipo, até agora ninguém falou merda pra mim, mas treinar em casa é muito melhor, sem comparação.

To fazendo o 5x5 agora, até que é de boa. Mas, daqui a um tempo eu pretendo fazer o WSB, WS4SB, alguns exercícios "diferentes" e eu não tenho a moral de fazer na academia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comecei a ler cheio de preguiça

mas no final

I-know-that-feel-bro.jpg

também me olhavam torto quando fazia terra, militar, supino e tudo com low reps para piorar a situação.

mas depois de um tempo eu fui crescendo, evoluindo, e os babacas que ficavam rindo andam pedindo conselhos.

ser mal compreendido é foda.

procure uma academia onde haja outros com o mesmo objetivo, não há coisa melhor.

edit : post do mesmo nivel das biblias do craw, lol

Editado por Theuziin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado343434

# depois do passeio no engenhão :D

Putz, que merda tudo isso cara.

Mas, tu é muito novo para andar com raiva no coração, essas coisas irão se repetir várias e várias vezes durante a tua vida, e não vale gastar nenhum segundo com rancor.

Te aconselho a planejar sua home gym para 2014, vai devagar com bom planejamento para construir a cage, banco, barras e anilhas. Troque de academia imediatamente, nem que tenha que ficar mais 20 min de onibus. Qdo as coisas começarem a azedar novamente, troque novamente, enquanto isso vai dando continuidade ao planejamento da home gym. 2013 vai passar rapido, tu vai ver. Ou até mesmo ver se existe uma equipe de PL em sua cidade, quem sabe? :)

O importante é sacudir a poeira e dar a volta por cima, ficar amargurando isso só vai te atrapalhar. Tu tem que te concentrar na tua evolução, focar no treino sem distrações. Troca de academia e assunto encerrado, bola pra frente e foco nos objetivos. Sentimentos ruins só váo te atrapalhar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...