Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vídeos Interessantes


Aless

Posts Recomendados

Publicidade

esse video aqui fala sobre colesterol e doenças do coraçao tb, ele explica umpoco porque nao eh assim e oq causa isso, mas superficialmente

ele fala ali que a acidez do corpo eh um dos fatores, alguem sabe se tem algum teste que de pra avaliara a acidez do meu corpo? e se o jeito de diminuir isso seria apenas comer comidas basicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Mais tarde eu continuo traduzindo, mas aqui tem um exemplo do que estava sendo dito:

Study: Diet Soda Increases the Risk of Diabetes. Why Do We Still Drink This Stuff?

http://shine.yahoo.com/healthy-living/study-diet-soda-increases-risk-diabetes-why-still-192600358.html

Link para o estudo: http://ajcn.nutrition.org/content/early/2013/01/30/ajcn.112.050997

http://blog.lib.umn.edu/chamb169/myblog/jpg

2k47c73ed688.png

Conclusão do próprio estudo

Conclusions: Both SSB consumption and ASB consumption were associated with increased T2D risk. We cannot rule out that factors other than ASB consumption that we did not control for are responsible for the association with diabetes, and randomized trials are required to prove a causal link between ASB consumption and T2D.

E por fim, resposta do Alan Aragon:

"It's not the fact that I keep shoveling too much food into my mouth while sitting on my ass all day.... IT'S THIS EVIL FUCKING DIET SODA THAT GOT ME THE BEETUS & THE OBESITY." ^^^Great point, let's impose some far-fetched circumstances upon rats and reach for potential mechanisms behind these phenomena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Continuando...

Ele e o time dele mostraram, mais uma vez, e de diversas formas, que muito do que os pesquisadores biomedicos (não sei o termo correto) concluem em seus estudo publicados - conclusões que doutores levam em consideração quando prescrevem medicação para pressão sanguínea, ou quando eles consideram na hora de recomendar mais fibra e menos carne - são erradas, exageradas e controversas. Ele afirma que 90% das publicações médicas que médicos se baseiam tem informações erradas. Quando relacioados a câncer, doenças de coração e outras complicações do tipo, havia muita informação publicada, mas muito era não-científico e largamente baseado em observações. 80% das afirmações feitas com estudos observacionais provam-se erradas. Esse doutor também diz que 20-25% das conclusões de estudos clínicos estão erradas. Como isso pode acontecer?

Pesquisadores estão frequentemente manupulando dados, tentando progredir na carreira ao invés de fazer boa ciência e usando reviews manipulados. E é por isso que quando estamos lendo um estudo devemos aplicar uma análise crítica.

Primeira pergunta: é um estudo clínico ou observacional? Se é um estudo observacional, isso não quer dizer que ele é inútil, mas que ele foi apenas um ponto. Os investigadores podem dizer que eles acharam uma coneção entre A e B, e nada mais.

A próxima pergunta a se fazer é 'se A e B estão relacionados, por ser por causa de C?' como nos exemplos anteriores.

Aqui tem um exemplo de onde essa pergunta deveria ter sido feita: esse é um estudo observacional que mostra que mulheres que iniciaram uma atividade física tem 30% menos chances de ter câncer endometrial. Agora a maioria das pessoas e repórteres vão assumir que A está causando B. E infelizmente nesse caso, o investigador também! Aqui está a conclusão dele "Nós já sabíamos que manter um corpo saudável (em relação ao peso) é importante para reduzir as chances de câncer de útero, mas nosso estudo mostrou que a atividade física tem um efeito de proteção por si só (ou automático)". Vocês veem o problema? Esse é apenas um estudo observacional mas o investigador decidiu que isso é causa e efeito, de que exercícios estão reduzindo as chances de ter câncer. Agora, talvez ele esteja certo, mas esse é um estudo observacional e não podemos tirar uma conclusão dessa forma... talvez pessoas que cuidam da sua saúde tem mais chances de se exercitar e também de ter menos chances de câncer.

Outra coisa, se estamos falando que A está relacionado com B, será que B causa A? Esses dias eu tive uma discussão com um PhD que afirmava que sim. Ele disse para mim ir até uma maratona e ver quantas pessoas gordas e magras cruzariam a linha de chegada, logo A (correr) causa B (ser magro). Bem, quando eu estava no ensino médio, os caras no time de basquete eram bem altos, na universidade eles eram mais altos, e na NBA eram mais altos ainda, então a conclusão clara é que jogar basquete (A) te faz ser mais alto (B)! E quanto mais jogar, mais alto será. Eu decidi testar isso em mim mesmo e comecei com 5'11" (1,80m) e então joguei basquete por 3 horas durante 1 ano e então cheguei a 6'4" (1,94m).

Jogadores de basquete são altos porque ser alta dá mais chances deles jogarem melhor. Assim como corredores tem mais chances de serem magros porque possivelmente ser magro ajuda eles no processo.

Aqui tem outro exemplo de causalidade ao contrário - eu já vi vários estudos tentando derrubar a dieta do Dr Atkins mas esse é a cereja do bolo - uma dieta low-carb talvez te faça ser gordo. E como eles sabem disso? Porque um estudo observacional mostrou que pessoas que restringem carboidratos são em média mais gordas do que o resto da população! Bem, A (low-carb) deve estar causando B (ser gordo). Bem, eu posso pensar em uma explicação diferente. O meu filho na foto não conta quantas calorias nem nada, ele não tem interesse em perder peso. Que tipo de pessoa cortaria carboidratos em uma dieta? Aqueles que são gordos e querem emagrecer! Eu tenho certeza que se formos em uma reunião dos Vigilantes do Peso, as pessoas lá serão mais gordas do que a média da população!

Próxima pergunta - Se A está causando B, nós vemos isso consistentemente? Ou nós vemos essas 'exceções' em diferentes populações? Nós fomos ditos por exemplo que uma dieta com alta quantidade de gordura saturada causa problemas no coração... é claro, a não ser que você seja francês, suíçio, esquimó, espanhol, ou qualquer outra população estranha que iremos chamar de 'paradóxo'. Nos disseram que carne vermelha está ligada com câncer de cólon. E está. Exceto em alguns estudos, incluindo este publicado em Oxford: "A incidência de câncer de cólon era maior em vegetarianos do que pessoas que comem carne vermelha".

No livro Voo-Doo Science o autor escreveu que torres de transmissão estavam causando câncer na população. Na verdade, pessoas pobres tem mais chances de morarem perto de torres de transmissão (por serem áreas mais baratas/pobres) e essas mesmas pessoas tem mais chances de ter câncer devido a várias razões. E ele disse que os jornalistas não conseguiam entender, se A e B estavam relacioados, um devia estar causando o outro. O que fez eles mudarem de ideia foi outro estudo mostrando que pessoas que trabalham nas torres de tensão tem menos chances de ter câncer.

Quando essa estupidez "ovos talvez aumentem as chances de diabetes tipo 2" saiu em um jornal, levou 3 minutos para mim achar uma exceção... a linha em vermelho mostra o número de pessoas com diabetes e a linha azul de consumo de ovos.

Próxima pergunta essencial em um estudo - quem eram as pessoas testadas/observadas e se faz sentido extrapolar os resultados para as outras pessoas. E essa é importante, a algumas semanas atrás saiu um estudo mostrando que dietas com alto teor de gordura leva a diabetes, e inflamações devido a junk food causa diabetes, e os pesquisadores escreveram as seguintes conclusões "Esses resultados apoiam a ideia de que inflamações são uma das causas de doenças crônicas" e "A recomendação é das pessoas evitarem comidas com gordura o máximo possível". Então eu fui olhar o estudo e aparentente uma dieta com alta quantidade de gordura realmente causa diabetes em ratos! Eu não estou dizendo que pesquisas em ratos são inúteis, apenas que quando os pesquisadores alimentam um animal com uma comida que é completamente diferente do que ele conseguiria na natureza, eu não me importo com os resultados. Eu não me importo se ratos vão desenvolver câncer se eles forem alimentados com leite (lactose) porque ratos não sabem ordenhar uma vaca.

Próxima pergunta importante - qual foi a diferença? Em matemática, diferença é o resultado da subtração de números. Se a diferença não for um número interessante, às vezes os cientistas mentirosos podem trocar para divisão para calcular a diferença relativa, o que normalmente causa um número mais bonito. Deixe-me mostrar um exemplo: O estudo Lipitor foi feito com pessoas que já tinham grandes chances de desenvolver problemas de coração, e depois de 10 anos, aqui estão os resultados - grupo que recebeu medicamento - 2 de 100 homens sofreram ataque de coração, grupo com placebo, 3 de 100. Então a diferença é de apenas 1 ataque de coração para cada 100 homens, depois de 10 anos! Isso não é nada, então vamos aplicar a mágica da divisão e calcular a diferença relativa - 36%! Chegando a uma propaganda de "Lipitor reduz os riscos de ataque de coração em 36%! O que dá a impressão de que mais de 1/3 das pessoas que tomarem o medicamento vão estar se protegendo de ataques do coração, quando na verdade é apenas 1 entre 100 - em 10 anos!

Outra coisa é a palavra Significant (significante) - Resultados significantes ou mudanças significantes, etc. A alguns meses atrás uma das pessoas que segue o meu blog perguntaram sobre a minha ingestão de sal e eu disse que eu não me importava com o sal já que para a maioria das pessoas a ingestão de sal tem o mínimo efeito na pressão arterial, então eu não ligo para isso. O que gerou uma resposta do Sr PhD dizendo que eu não seguia os estudos e me enviou o link mostrando que os investigadores conseguiram uma redução significante da pressão arterial das pessoas devido a redução de sal. Então o que essa palavra 'significante' quer dizer? Vamos dar um exemplo: vamos dizer que você comece a se exercitar 45min por dia, 5 dias por semana, por 1 ano completo e no final do ano você perdeu 2Kg - você iria para os seus amigos e diria que teve perdas significantes de gordura por causa dos exercícios? E se eu conseguir te convencer que eu tenho mais de 95% de certeza que o que causou a redução de peso foram os exercícios? Seria significante? Não! Para nós, 'signficante' quer dizer grande, importante, que realmente mudou. Mas não para um cientista não... para eles, isso quer dizer que estatisticamente pode-se afirmar com mais de 95% de certeza que os resultados vistos não foram por acaso. Isso é tudo que quer dizer.

Vamos ver o estudo que o Sr PhD me enviou - os investigadores colocaram várias pessoas em uma dieta chamada do mediterrâneo mas com uma quantidade alta de sal e mediram a pressão arterial algumas semanas depois. Então eles trocaram o consumo de sal mantendo a mesma dieta e depois de algumas semanas eles mediram a pressão novamente. No primeiro teste, a média das pressões foi de 126/81 e na dieta com pouco sal foi de 123/79, que é muito pequena. Agora, os investigadores tinham mais de 95% de certeza que essa alteração na pressão foi causada pela mudança no sal, então esses resultados são 'significantes', mas quanto a provar que sal causa hipertensão, eles não tem nenhum sentido/aplicação.

Próxima pergunta importante - os pesquisadores controlaram as variáveis? Isso é importante em um estudo clínico mas também em um estudo observacional - vamos para um exemplo. Se eu te disse que pessoas que consumem Gin, Vodkka, água e outros líquidos transparentes tem mais chances de ter problemas no fígado, você acreditaria? Água não combina com o resto... mesma coisa aqui quando fomos ditos que carne vermelha aumenta o risco de câncer. Temos uma foto bem bonita de carne. Mas para podermos fazer aquela afirmação, os pesquisadores colocaram carne processada no mesmo grupo das carnes vermelhas, e comidas processadas incluem pizza, cachorro quente, burritos, ou seja, comidas que as pessoas normalmente ingerem com uma grande quantidade de farinha branca. Quando outros pesquisadores separaram a carne vermelha da processada, não havia nenhuma conecção entre carne vermelha e câncer de cólon.

Próxima pergunta importante - comparado a que? Vocês devem ver isso direto "Grãos integrais previnem diabetes" ou "problemas de coração" ou "previnem obesidade" ou "comidas integrais resolvem todos os problemas" e todas as vezes que eu vou conferir eu vejo a mesma coisa - comparando pessoas que consumem comida integral com pessoas que consumem farinha branca. Isso prova que integral previne alguma coisa? Não! Vamos para um exemplo: vamos comparar pessoas que fumam cigarros sem filtro com pessoas que fumam com filtro. As pessoas que usam filtro tem menos chances de ter câncer, então eu posso afirmar que "fumar cigarros com filtro previne o câncer"? Não! Porque os filtros não estão previnindo o câncer, apenas reduzindo as chances de quem já fuma, mesma coisa com os grãos integrais. Se eles querem provar que grãos integrais previnem doenças eles tem que comparar com pessoas que não comem nenhum tipo de grão.

Última coisa - os resultados apoiam o que os pesquisadores escrevem na conclusão? Você ficaria surpresa a quantidade de vezes que não. Lembra do exemplo do exercício? Isso foi um estudo clínico, e aqui o que os investigadores escreveram: "Fornece dados empíricos de que mulheres que eram sedentárias e acima de peso que mantiverem uma atividade aeróbica tem reduções significativas de todas as medidas de gordura". Significante? Não. E quanto ao estudo sobre o sal? "Nossos resultados apoiam uma redução drástica no consumo de sódio".

Neste exemplo os investigadores colocaram as pessoas em uma dieta de low-carb, low-fat ou controle. Ambos low-carb e low-fat perderam peso, mas o grupo com low-carb perderam mais gordura corporal e tiveram melhoras em todos os indicadores de saúde. Ele foi o grupo 'vencedor' e foi isso que os investigadores escreveram "Dietas com baixa quantidade de gordura e pouca quantidade de gordura talvez sejam prudentes para perda de peso". Por prudente eu acredito que eles queiram dizer 'queremos continuar recebendo dinheiro para as nossas pesquisas financiadas pela xxx (empresa que produz cereais cheio de açúcar)'. E é por isso que temos que fazer essas perguntas, porque cientistas são mentirosos.

E nós precisamos apontar os estudos mal feitos e mostrar os cientistas por trás deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...