Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Controversia No Peso/ml Do Azeite (Informação Rotulo Meio Errada) - Leiam Interessante


maidenforever

Posts Recomendados

Galera resolvi abrir esse tópico pra discutir algo que descobri a respeito da forma como costumamos tomar o azeite e oliva.

Primeiro
eu fiz algumas experiências simples em casa, com duas marcas de azeite diferentes, e depois vendo na internet, vi que estavam certas mesmo.


Eu costumava tomar sempre ingerir 01 colher de sopa de azeite na ceia, entre outras refeições, assim como eu acho que a maioria aqui faz, ne.

Eu acreditava na informação que vem na maioria dos rótulos dos azeites, que diz que em uma colher de sopa tem 13ml de azeite, 108calorias e 12g de gorduras.


Pois bem, certa vez eu coloquei uma colher de sopa vazia em cima da minha balança, zerei, e a enchi com azeite. O peso de uma colher de sopa de azeite é de 6 gramas.

Aquilo me levou a fazer outra experiência, que foi pesar o conteúdo líquido total do meu frasco de azeite de 500ml.
500ml de azeite pesam 460g.
Sendo assim, o peso de 01 ml de azeite é de 0,92 gramas.

460g dividido por 500ml = 0,92g por ml
ou
500ml x 0,92g = 460g

Vejam só: se 01 ml de azeite pesa 0,92g, e numa colher de sopa de azeite tem 6 gramas de azeite, então uma colher de azeite não tem 13ml de azeite, e sim a metade, 6,5ml.

6 gramas (total da colher) dividido por 0,92g (cada ml) = 6,5 unidades de ml
ou
6,5ml x 0,92g = 6 gramas (total da colher de sopa)

Isso é para a medida da minha colher de sopa. Entretanto creio que não haverá tanta diferença da minha colher de sopa de azeite pra de qualquer um, visto que a maioria das colheres de sopa tem um mesmo tamanho padrão, e que o fato do azeite ser líquido não permite que uma colher fique mais pesada ou cheia do que a outra. É só encher até não caber mais que está certo.

Conclusão:
No meu entendimento, a informação do rótulo está errada. Pra se estar consumindo os valores informados no rótulo, que são aproximadamente 108 calorias e 12g de gorduras, deve-se então tomar 02
colheres de azeite e não apenas uma. Eu estava tomando menos azeite do que acreditava estar.

Espero que tenha ajudado com essa informação...

abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tenso mano...Fomos trollados... :ohno02:

Faz todo sentido!

Se 1Ml de azeite pesa 0,92g

quantos Ml de azeite tem em 6g(colher de sopa cheia de azeite)?

1Ml------0,92g

x------6g

x=6/0,92

Logo,X=6,5Ml

Boa iniciativa velho! Nunca pensei nisso kkkk

Editado por Fernando Perilo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenso huahuahuah

por isso que nunca confio em informação nutricional que não tenha medidas em gramas ou mls

até as que tem estão sujeitas a erro, imagina as que tem como referencia colher de sopa =/

o negocio é comer amendoim mesmo huahauh bem mais gostoso =X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes "colher de sopa" é um nome genérico que os laboratórios utilizam como uma medida padrão, mas que foi baseada em uma colher de sopa de milianos atrás, que pode ter sido bem maior... ou é apenas erro da sua colher, ou da informação nutricional...enfim. Ísso que você descobriu provavelmente acontece com metade dos alimentos que você ingere, infelizmente. Por isso eu acho que é inviável ficar calculando macros na ponta do lápis. O melhor jeito de controlar a dieta é vendo a evolução do peso diariamente. Os macros tem que ter um controle mais preciso lógico, mas pra se apegar nessas coisas aí é complicado... Outro dia mesmo teve um tópico cque mostrava esse mesmo "erro" nos WHEY da vida. Alguns vem com o scoop bem mais pesado do que fala na embalagem. Tipo fala na embalagem que a medida tem 35 ou 40 gramas e o scoop tem bem mais ou até o dobro pra acabar mais rápido e vc comprar mais hauhauhuau isso sim é trolagem total. Já tentou encher a colher de sopa da sua casa de água com uma seringa por exemplo? Seta a balança com a colher em cima vazia pra fazer a TARA da colher. Depois coloca 5ml de água filtrada na colher. Tem que marcar 5g já que a densidade de água é 1g/ml. E iss otambém serve pra saber quantos ml de água cabe na sua colher. Achei estranho uma colher de sopa ter apenas 6,5mL quando eles falam que uma colher de sopa = 13ml....tem que ver isso aí hauhauhauha

Olha só, achei no yahoo respostass um cara que fez exatamente o que eu falei pra vc fazer, com a seringa e olha o que ele achou: 1 colher de sopa = 10ml http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090725090311AAttMFw Considerando que azeite tem 92% da densidade da água, então deveria caber no máximo 10,87ml de azeite na colher de sopa, que é mais que seus 6,5ml, mas menos do que os 13 ml do rótulo! hauhuahau Já no wikipédia, uma colher de sopa (de líquidos- incluindo água ou óleo que sabemos que possuem densidade diferente)tem 15ml: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesos_e_medidas_culin%C3%A1rias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Comprei uma balança no mercadolivre, e fui medir as colheres de azeite, a que usei era bem pequena, parece ser de chá, tinha umas 2 gramas, mas a maiorzinha que é a de sopa tinha entre 4-5 gramas, mais ou menos o que você falou ai.
Achei esse tópico depois que tirei a prova aqui em casa, pra saber ao certo a medida de 1 ml de azeite em gramas...
Mas já tô calculando da minha maneira, por exemplo, nas informações nutricionais fala que em 13 ml tem 12 gramas de gordura, enquanto minha balança não aponta 12 gramas eu não paro de encher o copinho não, e dá uma quantidade que dá pra acreditar que é 13 ml, nem demais nem de menos, é exatamente o que imagino sendo 12 gramas.
Agora uma linha de azeite atoa ser a porção (13 ml)é zueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Comprei uma balança no mercadolivre, e fui medir as colheres de azeite, a que usei era bem pequena, parece ser de chá, tinha umas 2 gramas, mas a maiorzinha que é a de sopa tinha entre 4-5 gramas, mais ou menos o que você falou ai.

Achei esse tópico depois que tirei a prova aqui em casa, pra saber ao certo a medida de 1 ml de azeite em gramas...

Mas já tô calculando da minha maneira, por exemplo, nas informações nutricionais fala que em 13 ml tem 12 gramas de gordura, enquanto minha balança não aponta 12 gramas eu não paro de encher o copinho não, e dá uma quantidade que dá pra acreditar que é 13 ml, nem demais nem de menos, é exatamente o que imagino sendo 12 gramas.

Agora uma linha de azeite atoa ser a porção (13 ml)é zueira.

Há confusão ai, com conceitos simples. Massa e volume são coisas distintas.

O rótulo diz que 13 ml (volume) do liquido tem 12 gramas de gorduras. Não diz que 13 ml pesa 12 gramas.

Então quando você coloca 12 gramas de azeite você tem mais do que 13 ml e, portanto, mais do que 12 gramas de gordura...

Em se tratando de azeite de qualidade, extra virgem, de boa procedência, o erro é mínimo (água, vitaminas, traços de impurezas, etc) e, portanto, aceitável.

Mas se o azeite for de qualidade duvidosa há boa chance de erro.

Outro detalhe, que vale para todas as tentativas de padronizar medidas para elementos diferentes: E a densidade?

Editado por busarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando àqueles que quando você coloca azeite na água ele flutua. Isso ocorre por ele ser menos denso que a água. Se fosse mais denso afundaria.

Se a água, resumidamente falando, possui 1 kg/dm³ e o azeite flutua na água, entäo o azeite possui uma densidade menor que 1 kg/dm³. Por isso podemos afirmar que 1 ml de azeite pesa menos que um grama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há confusão ai, com conceitos simples. Massa e volume são coisas distintas.

O rótulo diz que 13 ml (volume) do liquido tem 12 gramas de gorduras. Não diz que 13 ml pesa 12 gramas.

Então quando você coloca 12 gramas de azeite você tem mais do que 13 ml e, portanto, mais do que 12 gramas de gordura...

Em se tratando de azeite de qualidade, extra virgem, de boa procedência, o erro é mínimo (água, vitaminas, traços de impurezas, etc) e, portanto, aceitável.

Mas se o azeite for de qualidade duvidosa há boa chance de erro.

Outro detalhe, que vale para todas as tentativas de padronizar medidas para elementos diferentes: E a densidade?

Sim mas por exemplo, se dividir 12 gramas de gordura por 13 ml vai dar o valor que o cara falou no tópico 0,92 g/ml

Mais ou menos se eu colocar 12 gramas vai dar 13 ml, tá certinho o jeito que tô fazendo...

0,92307692307692307692307692307692... gramas x 13ml= 12 gramas

Editado por Hipernetico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...