Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ovo Em Excesso


LeandroTwin

Posts Recomendados

to comendo 8 ovos inteiro e cozido.......... 2 pela manha , 3 no almoço e 3 no jantar, e ainda tomo albumina de manha de noite... antes eu comia so 3 gemas no almoço, agora to comendo todos inteiros.... antes eu ficava grilado, com relação a colesterol, depois andei pesquisando e vi que tem muito mito sobre isso, tem cara que come 15 e não morre.

Galera eu vou maneirar com os ovos, depois de ler isso aqui fiquei grilado novamente:

Como consumir ovos com segurança?

Os prós e os contras deste alimento tão popular...

Por Ellen Simone Paiva - Endocrinologia e nutrologia

O ovo, apesar de ser um alimento completo, rico em nutrientes e economicamente acessível, vem perdendo seu espaço na nossa mesa em virtude de seu alto teor de colesterol. Mas, além das mais de 200mg de colesterol contidas em sua gema, o ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, em vitaminas do complexo B, incluindo a importante vitamina B12, vitamina A e carotenóides, como a luteína e zeaxantina, que exercem efeitos antioxidantes na prevenção de doenças degenerativas dos olhos. Contém ainda minerais, como ferro, fósforo, selênio e zinco. O valor nutricional de sua proteína pode ser comparada a do leite materno, uma vez que contém os aminoácidos essenciais à vida. Tudo isso aliado ao fato de que o ovo é o alimento de menor valor calórico em relação às outras fontes protéicas.

Com todo esse valor nutricional, o que transformou o ovo em um risco para a saúde foi o seu conteúdo em colesterol. Se considerarmos que as recomendações para ingestão diária de colesterol são de no máximo 300mg, podemos entender o risco potencial de um ovo com suas mais de 200mg desta substância. Esse risco tão propagado se refere ao papel do colesterol como agente causador das placas de aterosclerose que obstrui as artérias e podem levar ao infarto do miocárdio e ao derrame cerebral.

O consumo per capta de ovos no Brasil é relativamente baixo (129 ovos/ano), quando comparado a outros países. O México lidera o consumo de ovos no mundo com 342 ovos/ano, em seguida vem o Japão (330 ovos/ano) e a China (300 ovos/ano). Esse panorama de baixo consumo pelos brasileiros começou a mudar na última década, quando muitos estudos científicos vêm demonstrando que o colesterol da dieta tem pouca influência nos níveis do colesterol sangüíneo. Hoje, sabemos que quando dosamos o colesterol do sangue, ele reflete muito mais a ingestão de gorduras saturada e hidrogenada. Essas são as verdadeiras vilãs, pois aumentam o colesterol sangüíneo e o risco de doenças cardiovasculares.

Pode ser difícil entender, mas colesterol e gorduras são nutrientes diferentes e a ingestão de um deles, nem sempre reflete na ingestão do outro. Um exemplo disso é o ovo, um alimento rico em colesterol e pobre em gordura saturada, o que o absolve da fama de vilão e causador das doenças cardiovasculares. Outro exemplo é a batata frita, pobre em colesterol e rica em gordura saturada e/ou hidrogenada, o que a coloca no papel de vilã e causadora de doenças cardiovasculares.

Consumo moderado

Como todo alimento, o ovo deve ser consumido com moderação, pois apesar de entendermos que seu conteúdo de colesterol não seja diretamente causador das doenças do coração, o excesso no consumo pode ser prejudicial à saúde. Para 70% das pessoas, o colesterol da comida não modifica de maneira significativa o colesterol sangüíneo. Para esse grupo que não tem colesterol elevado, podemos permitir a ingestão de até um ovo por dia. Para os demais 30%, recomendamos moderação, mas não necessariamente a suspensão do ovo de seus cardápios. Para crianças, o ovo é recomendado a partir do oitavo mês de vida, sempre cozido e adicionado à papinha, diariamente.

Em todas as preparações que levam ovos, cuidados especiais devem ser adotados nos casos em que a gema não fica totalmente cozida, uma vez que as gemas são os meios de cultura para bactérias altamente patogênicas chamadas salmonelas. O cozimento é a forma mais segura de prevenção. Nesse contexto, são alimentos que apresentam certo risco para o consumo: ovos quentes, fritos com gema mole, maioneses caseiras e musses.

Recomenda-se bom senso no consumo de ovos

O alimento é rico em vitaminas e proteínas, mas não abuse, pois possui colesterol...

Por Wilson Mathias Junior - Cardiologia

Uma investigação científica feita pela Fundação Britânica de Nutrição e noticiada no inglês Times Online recentemente, afirma que não há problemas em comer um ovo por dia. O alimento não deve ser reduzido às pessoas saudáveis ou a quantidade mínimas, pois o colesterol encontrado nos ovos tem apenas um pequeno e insignificante efeito nos níveis de colesterol no sangue e não deve levar a doenças cardíacas.

Mas, simplesmente aumentar o consumo do alimento não é recomendável, mesmo para pessoas aparentemente saudáveis. O alimento é rico em proteínas, vitaminas, fósforo e ferro, mas possui colesterol, um tipo de gordura que em excesso não faz bem ao coração. Com base em inúmeros estudos científicos, várias sociedades de cardiologia no mundo recomendam que se consuma no máximo de 200 a 250mg de colesterol por dia, quantidade aproximada existente em uma gema de ovo. Portanto, o aumento no consumo semanal de ovos deve ser contrabalanceado pela diminuição de outros produtos que contenham gorduras saturadas e colesterol, como as carnes, por exemplo.

Em geral, nossa população adulta não possui carência protéica e vitamínica, portanto, recomendo cuidado e bom senso no consumo de todos os produtos que contenham gorduras saturadas e colesterol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Moderador

Trinity,

Na minha humilde opinião, isso se refere as pessoas q não praticam atividade física. Quem pratica, pode comer uns 10 ovos ao longo do dia numa boa, tirando 9 gemas, em caso de dúvida. Dá um up grade e qualidade. A Clara do ovo é totalmente benéfica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera eu to mandando 4 ovos de manha , faço o seguinte: 2 completo e 2 só a clara.

Eu faço uma vitamina, coloco 2 bananas, os 4 ovos crus, 3 colheres de aveia, 2 de nescau e leite de soja, bato tudo e manda pa dentro, já era.

o negocio é ficar grande o mais natural possivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trinity,

Na minha humilde opinião, isso se refere as pessoas q não praticam atividade física. Quem pratica, pode comer uns 10 ovos ao longo do dia numa boa, tirando 9 gemas, em caso de dúvida. Dá um up grade e qualidade. A Clara do ovo é totalmente benéfica.

se tem razão fefe, conversei com um fisiculturista profissional ele me disse o mesmo, come mais de seis por dia, mas apenas um inteiro, essa regra não se aplica a quem pratica atividade física... já desencarnei. valeu pelo toque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Dae galera...

Então, gostaria de saber de vocês, o que vocês acham de comer muitos ovos durante o dia, afeta em algo no organismo? To seguindo uma dieta praticamente a base de ovos e salada, sério, são muitos ovos por dia. O que vocês sugerem, acham do consumo do ovo ao longo do dia em torno de 3 ovos por refeição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema não teria,o problema seria manter todos esses ovos que tu diz comer por dia,todos os dias,tu vai acabar enjoando e saindo fora da dieta,da uma variada que fica mais "sustentavel" tua dieta,abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...