Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorar Desenvolvimento Mental


sozikah

Posts Recomendados

Huperzina A

A huperzina-A é um alcalóide natural extraído de uma planta chinesa, a Huperzia serrata. É utilizada há centenas de anos pela medicina tradicional chinesa no tratamento da demência senil.
¤ A huperzina foi isolada pela primeira vez em 1948 por investigadores chineses. Os ensaios clínicos foram, na sua maioria, realizados na China, onde a huperzina possui actualmente estatuto de medicamento e é utilizada no tratamento da doença de Alzheimer e de outros problemas de memória associados ao envelhecimento.
¤ Nos Estados Unidos, uma equipa de investigadores da universidade de Georgetown anunciou - em Junho de 2006 - um novo ensaio clínico, que envolvia 150 pacientes com versões ligeiras a moderadas da doença de Alzheimer e tinha por objectivo verificar a eficácia da huperzina-A.
¤ À semelhança de determinados medicamentos, a huperzina-A inibe a enzima acetilcolinesterase, que degrada a acetilcolina - um neurotransmissor indispensável ao funcionamento ideal da cognição. Desta forma, aumenta a quantidade de acetilcolina disponível no cérebro. Ao contrário dos medicamentos, a huperzina-A não cria habituação, podendo assim ser utilizada a longo prazo. A sua acção tem uma duração mais prolongada, é absorvida de forma mais rápida, atravessa mais rapidamente a barreira hemato-encefálica, tem poucos ou nenhuns efeitos secundários e não produz toxicidade hepática.
¤ A toma de huperzina-A tem como resultado uma melhoria significativa da memória, da concentração e da capacidade de aprendizagem.
¤ Estudos realizados mostraram igualmente que a huperzina-A reduz de forma significativa uma actividade radicalar anormalmente elevada verificada no cérebro de animais idosos, mas também no sangue de pacientes com doença de Alzheimer. Nos macacos, inverte a amnésia provocada pela escopolamina, o que sugere que poderia ter efeitos benéficos nos problemas cognitivos de indivíduso com doença de Alzheimer ou que sofram de outros problemas cognitivos.
¤ As propriedades únicas da huperzina-A fazem dela um potencial tratamento para inúmeros défices cognitivos associados ao envelhecimento. Os indivíduos saudáveis podem optar por tomar uma dose reduzida para melhorar os seus desempenhos ou a título preventivo.

Fonte: http://www.supersmart.com/pt--Nutricao-cerebral--Huperzine-A-50-mcg--0442

L-alfa Glycerylphosphorylcholine (Alfa GPC, colina alfoscerate)

É uma colina natural composta encontrada no cérebro e no leite. É também um precursor de acetilcolina parassimpaticomimética que podem ter potencial para o tratamento da doença de Alzheimer e é usada como um suplemento dietético de nootropic para melhorar a memória e cognição.

Alfa GPC rapidamente fornece colina para o cérebro através da barreira hemato - encefálica e é precursor do neurotransmissor acetilcolina biossintética. Alfa GPC é derivado de lecitina de soja altamente purificado.

Estudos têm investigado a sua eficácia para distúrbios cognitivos, incluindo acidente vascular cerebral e doença de Alzheimer. Um ensaio clínico multicêntrico italiano a 2.044 pacientes que sofrem de acidente vascular cerebral recente foram alfa-GPC fornecido em doses de 1.000 mg/dia por 28 dias e 400 mg três vezes por dia durante os cinco meses que se seguiram. O julgamento confirmou o papel terapêutico dos alfa-GPC na recuperação cognitiva de pacientes com base em quatro escalas de medida, três dos quais atingiram significância estatística. Doses comumente usados são 300-1.200 mg diariamente.

Fonte: http://www.tradeinpt.com/product-food-additives/alpha-gpc-246235.html

Fosfatidilserina

A fosfatidilserina é um fosfolipídeo de ocorrência endógena, distribuído por todo o organismo, sendo o principal fosfolipídeo ácido encontrado no cérebro. Juntamente com outros fosfolipídeos, a fosfatidilserina compõe a estrutura básica das membranas celulares, que exercem importante função na comunicação intercelular e na transferência de mensagens bioquímicas no interior das células. Há decréscimo de fosfatidilserina com o envelhecimento (Crook e Tinklenberg, 1991, Crook ET AL. 1992; Cenacchi et AL.,1993). A fosfatidilserina aumenta o metabolismo e a comunicação celular por influenciar a fluidez das membranas (Crook e Tinklenberg, 1991; Amaducci et AL.,1991; Crook ET AL.,1992; Cenacchi ET AL.,1993).
Experimentos clínicos e em animais sugerem que a fosfatidilserina apresenta um efeito trófico no cérebro.
Um estudo conduzido em ratos idosos apontou que a suplementação de FS promoveu um aumento nos níveis do receptor para o fator de crescimento neuronal (NGF) no cerebelo, hipocampo e outras regiões cerebrais (Nunzi ET AL. 1992).
O NGF (Fator de Crescimento do Nervo do inglês Nerve Growth Factor)medeia ações como diferenciação neuronal e neuroplasticidade, características que diminuem com o envelhecimento.
Estudos em seres humanos utilizando PET (tomografia por emissão de pósitrons) analisaram a utilização da glicose em nível cerebral mostrando um aumento deste nutriente em pacientes suplementados com fosfatidilserina, especialmente nas áreas tempero-parietais, as quais são afetadas pela demência de Alzheimer (klinkhammer ET AL., 1990; Heiss ET AL., 1991, 1993, 1994).
Um estudo de caso revelou que a suplementação de fosfatidilserina 500mg/dia, por três semanas, em uma mulher de 50 anos, promoveu aumento do metabolismo da glicose no cérebro, sendo, portanto, um nutriente essencial.
A fosfatidilserina também protege contra os danos provocados pelos radicais livres. Culturas de fibroblastos pré-tratados com fosfatidilserina apresentaram menos danos (Latorraca ET AL., 1993).

O uso de fosfatidilserina em combinação com ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs) ômega-3 apresenta-se como promissor no manejo do déficit de atenção com hiperatividade. Segundo estudo realizado por Vaisman ET AL em 2008 com 60 participantes (3:1 meninos e meninas), duplo-cego, e posologia de 300mg de fosfatidilserina + 250mg DHA/EPA, por 80 a 100 dias VS. Óleo de canola VS. Ômega -3 250mg (óleo de peixe), obteve-se alta proporção de crianças com melhora significativa. Os escores do índice TOVA (Testo f Variables of Atlention) melhoram significativamente para o grupo fosfatidilserina +ômega 3 e ômega 3 (óleo de pxe), no entanto, foi maior no grupo que utilizou a associação.
Prejuízo da Memória associado ao envelhecimento, declínio cognitivo e demência de Alzheimer
A fosfatidilserina tem recebido atenção especial no tratamento da demência de Alzheimer (DA). No geral, a fosfatidilserina promove importante melhora na ansiedade, motivação, memória e cognição.
Vários autores conduziram estudos clínicos avaliando a suplementação de fosfatidilserina 200 a 300mg/dia, por seis meses em pacientes com DA e idosos com distúrbios depressivos. De acordo com os resultados, houve melhora significativa global e nas atividades diárias (Amaducci, 1988; Klinkhammer ET AL., 1990; Maggioni ET AL.,1990; Heiss ET AL., 1991; Heiss ET AL.,1993; Latorraca ET AL.,1993; Heiss ET AL., Crook ET AL.,1996).

A fosfatidilserina parece modular a liberação de cortisol em situações estressantes como no esporte. Vários estudos têm demonstrado essa atividade.

Fonte: Departamento Técnico científico da Farmácia Oficinal

Ômega 3

Você sabia que o ômega 3 pode favorecer a concentração, a memória, a motivação, a habilidade motora e a velocidade de reação, além de ser capaz de reduzir o stress? Estudos demonstram que o consumo regular desse ácido graxo pode trazer todos esses benefícios. Mas, apesar de sua importância ter comprovação científica, o consumo de ômega 3 ainda é considerado inadequado.

O ômega, um ácido graxo poli-insaturado, é um tipo de gordura que não acarreta a formação de placas de gorduras em nosso sistema circulatório. Portanto, sua ingestão está associada à diminuição de doenças coronarianas, aumento dos níveis de HDL (bom colesterol) e LDL (mau colesterol) e melhor controle imunológico nas reações inflamatórias.

Presente em nossos nervos e até mesmo na nossa retina, é no cérebro que a concentração de ômega 3 é proporcionalmente maior. Boa parte da matéria que o compõe é formada por esse ácido graxo fundamental para seu desenvolvimento e funcionamento normal.

Evidências sugerem que a deficiência de ômega 3 pode estar associada com diversos problemas de comportamento, desordens neurológicas e psiquiátricas, como por exemplo, déficit de atenção, dislexia, autismo, transtornos bipolares, esquizofrenia e depressão.

Estudos clínicos evidenciaram a relação entre a suplementação de ômega 3 e a melhora dos sintomas da esquizofrenia. Outros estudos examinaram ainda os hábitos alimentares de diversos países e constataram que locais com altas taxas de consumo de ômega 3, onde o peixe é parte essencial da dieta, têm menores taxas de transtornos depressivos.

Fonte: http://saudedamente.com.br/o-omega-3-e-a-saude-mental/

-

Peguei as 3 principais que achei em suplementos que prometem uma melhora na memória e queria saber se vale a pena utilizar ou não em pessoas saudáveis que não tem problema com alzhaimer na intenção de melhorar a capacidade mental.

* editei umas 3 vezes para adicionar as fontes de consulta e o omega 3 tbm que é bem falado :P

Editado por sozikah
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Vinpocetine 10mg 3x ao dia.

Piracetam 800mg 3x ao dia.

Lecitina 5g por dia.

Dentro de um mês tua memória está tinindo.

espero que realmente seja uma boa ajuda, fique interessado, vou experimentar

é algum tipo de "ciclo", ou uso direto?, vou dá uma pesquisada

Editado por supertrofia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piracetam é o nootropil, sempre compro sem receita, custa umas 25 dilmas, tu vai precisar de 3cx por mês.

Vinpocetin não encontrei no Brasil, então importei, paguei barato, coisa de uns 10 obamas, mas dura demais, acho que vem 180 ou 240 caps.

Lecitina é caro se for comprar aqui pq só tem em cápsulas, ae também importei um pote de 2lbs granel e paguei mto barato, coisa de umas 10 obamas também, mas dura quase um ano.

Homem de Gelo,

Acha que compensa usar um tipo de "stack" com esses componentes, dou de exemplo o suplemento da Natrol - Memory Complex 60 caps saindo a 11.30$ que contem alguns dos elementos que citei no inicio do post e também Vinpocetine (10mg)

Estava pensando em utilizar o Natrol - Memory Complex e o Natrol - BrainSpeed (os 2 dao 60 capsulas) e tomar por 1 mes mesmo p/ ver se dá diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Atendendo ao pedido do colega posto uma pequena contribuição

A vitamina D é denominada atualmente poelos neuro-cientistas como hormônio neuro-esteróide devido à sua grande importância para a formação/preservação do cérebro e sistema nervoso, seguem alguns dos seus benefícios recém descobertos nessa área:

Entre os benefícios de se manter níveis adequados de VD estão e melhora do desempenho cerebral de forma geral, formação e desenvimento do cérebro dutante a gravidez e nos primeiros anos de vida, melhora no sono, menor incidência de alzheimer, esquizofrenia, autismo, demência, depressão, doenças que afetam o SN como a escleróse múltipla e até mesmo na recuperação de lesões cerebrais

Seguem algumas referências:

Idosos com baixos níveis de vitamina D têm um pior desempenho cerebral

Níveis de vitamina D durante a gravidez e o desenvolvimento cerebral infantil

Estudo vincula deficiência de vitamina D com epidemia global de distúrbios do sono

Níveis de vitamina D e lesão cerebral traumática

Vitamina D pode reduzir risco autismo em crianças

Pouca vitamina D em recém-nascidos pode aumentar risco de esquizofrenia

Suplementos de vitamina D podem reduzir risco de Alzheimer

Identificada uma Causa Genética para a Esclerose Múltipla e deficiência em vitamina D

Estudo mostra relação entre Alzheimer e vitamina D

Baixos níveis de vitamina D estão ligados à depressão

Espero ter ajudado, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ae que o cyber postou é verdade.

O primeiro princípio para o bom funcionamento mental é uma nutrição adequada, garantir a ingestão de todos os nutrientes que seu corpo precisa.

Se tiver algum tipo de deficiência vitamínica, não espere que seu corpo e cérebro funcionem de maneira ótima, pq não irão.

Maioria que trabalha em escritório o dia inteiro (como eu), tem deficiência de vitamina D.

Tambem trabalho em escritorio, soh vejo o ceu depois das 6 da tarde (horario que saio)

Esse combo que voce recomendou, fiz o pedido semana retrasada nos EUA, so esperando chegar (cartao liberou esses tempos), maior cagada eh comprar final de ano pois encomendas demoram pra chegar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, esse topico me veio a calhar!

Sempre tive uma memoria excelente, porem, como estou comecando a estudar para concursos e atendendo à faculdade de engenharia ao mesmo tempo, gostaria de dar uma turbinada no que já é bom.

Alguem tem mais dicas de suplementos bons para memoria?

@Ice Man: Tem como voce me passar o site, o qual comprou parte de seu stack, por MP ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...