Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dúvida]Refeição Líquida Vs. Refeição Sólida - O Que O Corpo Entende?


pauloguilhermemd

Posts Recomendados

Boa noite.

Este é meu primeiro post no fórum após meses acompanhando e espero que consigamos trocar umas ideias.

Tenho essas duas dúvidas já faz muito tempo, e serei bem direto sobre os pontos em questão. Espero que isso gere uma discussão sadia:

1 - Como o seu cérebro identifica uma refeição como sólida ou como suplemento (líquida)?


Não vamos levar em consideração os macro e micronutrientes (se é que tem como fazer isso neste assunto). O que quero dizer nesta pergunta, exemplificando, é o seguinte:
POR QUE é melhor você comer 50g de pão integral com 150g de frango (30g de proteína) do que 50g de pão integral com 35g de Whey protein (30g de proteína)?

Vamos esquecer coisas óbvias do tipo "dieta sólida em primeiro lugar e suplementação só depois disso" ou o fator "CUSTO x BENEFÍCIO", e focar na dúvida: como o seu cérebro/estômago sabe diferenciar as duas proteínas na hora da ingestão?

Sendo bem extremista agora: O que aconteceria com um grupo teste de 20 atletas durante 1 mês treinando com uma dieta de: carboidratos complexos sólidos (batata doce, arroz integral, macarrão, que seja!) e proteína UNICAMENTE proveniente de suplementos do tipo Whey Protein, Carnivor, Albumina e etc?

___

2 - Qual será a diferença entre realizar uma refeição sólida (mastigar -> engolir) e triturar essa mesma refeição no liquidificador transformando-a em sólida?

Essa é simples. É um caso particular meu: Será que existe diferença entre eu cozer 8 claras de ovos e comê-las em 5 min (mastigar -> engolir) e bater essas mesmas 8 claras num liquidificador e tomá-las em 15 segundos?

___

Bom, antes de mais nada já agradeço por terem lido. Peço que mesmo os que não sabem responder as questões que de fato são BEM complexas, isto é, é necessário um ótimo estudo e não apenas usar o "achismo", digam se curtiram as questões levantadas por mim.

Obs.: Já procurei artigos sobre isso por todo canto, inclusive em inglês. Não tive sucesso.

Obrigado!

Att,

Paulo Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 - Não tem diferença pra composição corporal.

2 - No caso o amido começa a digestão na boca (encontra-se amilase na boca, enzima do amido), porém isso também não afetaria praticamente em nada.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Não tem diferença pra composição corporal.

2 - No caso o amido começa a digestão na boca (encontra-se amilase na boca, enzima do amido), porém isso também não afetaria praticamente em nada.

Abraço

Sempre pensei dessa forma também.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Gostaria de ter obtido mais respostas esse assunto qp sempre tive essa duvida tbm. ainda mais q sempre preferi fazer o batidão... taco 4 ovos crus, leite desnatado, aveia, amendoim tudo no liquidificador e boto pra dentro e sempre quis saber se fazia o mesmo afeito de eu comer 4 avos, tomar um copo de leite, comer os amendoins e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi agora uma reportagem q saiu no globo reporter...

O Globo Repórter mostrou hoje uma pesquisa feita nos Estados Unidos sobre o que acontece com a sensação de fome quando fazemos uma dieta líquida e uma dieta com alimentos sólidos. Foram 120 pessoas participando desse estudo.

As porções de líquidos e sólidos eram iguais em quantidade de calorias e os voluntários comiam sólido um dia e no outro dia líquido. Depois comiam pequenos sanduíches até ficarem satisfeitos. O que aconteceu é que no dia dos líquidos a fome era maior. Isso acontece porque o cérebro não registra as calorias ingeridas na forma líquida.

Outro resultado da pesquisa foi que os participantes não aguentam muito tempo se alimentando só com líquidos.

Quando mastigamos e engolimos alimentos o estômago vai enchendo e as paredes vão se distendendo. A presença de comida no estômago inibe a produção de grelina, o hormônio da fome, e aumenta a produção de leptina, o hormônio da saciedade. Por isso a importância de ingerir alimentos sólidos para se sentir saciado.

Logo, se pretende fazer uma dieta líquida, o seu controle sobre o que vai comer vai ter que ser grande, para não acabar engordando mais por sentir fome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Identifica pela osmolaridade, grau de dilatação do estômago, mastigação, hormônios que atuam na saciedade.

Mesmo que vc ingira apenas whey, a carne tem outros nutrientes que o whey não terá. Maior exemplo ferro, absorção extremamente difícil devido a baixa solubilidade.

2- a primeira questão OK. a segunda, o processo de cozimento altera muito as propriedades dos alimentos. Vide reação de mailard, desnaturação proteica via temperatura, perda de micronutrientes via temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Parabéns pela pergunta tão detalhada [email protected],

Eu estava exatamente com a mesma dúvida. O que foi respondido aqui no forum faz bastante sentido.

Comida em pó vs Comida sólida = Diferença nos outros nutrientes.

Comida sólida vs mesma comida, porém triturada = sensação de fome continua!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...