Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

As Armadilhas Da "medição" De Gordura Corporal


mpcosta82

Posts Recomendados

Muito bom.

Um excelente trabalho que mais uma vez demonstra que ficar bitolado em números não resolve o problema de ninguém.

Para mim, a medição é válida como um parâmetro.

Pouco me importam os números que o adipômetro mostra, o que importa é que eles diminuam a cada medição.

Isso mesmo. Assim como as proteínas, carboidratos, calorias exercícios, repetições, pesos, etc. no fim tudo só serve de parâmetro.

Muito bom o texto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Só uma dúvida: a medida da circunferência abdominal é tão boa assim? Afinal, no abdomen temos os musculos reto do abdome, obliquos (interno e externo) e transverso do abdome. Isso sem contar a lombar, que apresenta os músculos eretores da espinha e o latíssimo do dorso. Como saberemos se o que ganhamos (ou perdemos) na medida foi em gordura ou em massa muscular? Por exemplo, a circunferência abdominal de fisioculturistas é bem grande. Isso não quer dizer que são gordos.

Exatamente por não confiar tanto nessas medidas é que eu valorizo muito mais o espelho.

Editado por Douglas Tc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A medida é boa sim. Acontece que esses fisiculturistas que vc mencionou são pontos "fora da curva", exceções, fogem da regra geral e do corpo médio de 99% da população.

Mesmo assim, provavelmente a sua medida da circunferência abdominal não deve ser tão maior que a média de alguém magro, porque a musculatura é muito mais densa que a gordura.

Então, ele pode acumular lombar, abdome e oblíquos bem fortes que sua medida não irá aumentar tanto, mas vai ficar bem definido, lógico.

A medida de um fisiculturista contra a medidade um cara magro normal não será tão expressiva quanto a diferença entre a medida do fisiculturista e um cara gordo.

Pois basta uns kilinhos de gordura pra ficar com a medida bem grande.

Isso sem contar que a gordura abdominal é a que primeiro aparece ao engordar, pelo menos nos homens. E a última a sumir. Por isso ela é tão importante e paramétrica.

Editado por Brunobyof
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Excelente artigo! Estava pensando em pagar por uma e já vou reconsiderar

Enquanto isso...

Para quem não tem nenhum aparelho nem academia com recursos, tenho pesquisado alguns métodos, mais falhos ainda haha, para medir BF

Parecem bem contestáveis, mas é o que nós temos...

Peguei minha altura (1,76) e peso (73kg), idade (28) e algumas outras medidas e joguei aqui

(aqui deu 18,63%)

http://www.corpoperfeito.com.br/tools/calculadoras/pgc/default.aspx (aqui deu 21,06%) leva muito em conta a abdominal, que tenho bastante.

http://www.healthcentral.com/cholesterol/home-body-fat-test-2774-143.html (aqui deu 18% também. Converti as medidas)

http://www.maismusculacao.net/calculadoras/ (aqui, também baseado na abdominal, deu 18,41%)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...

Sim. As medições não são precisas mas no dá uma IDÉIA do que se seguir ou fazer. Se pensar assim então as CALORIAS DE UMA DIETA são muito mais imprecisas. Na relação de composição então PIOR AINDA. Dependendo da alimentação da galinha podemos ter ovos com menos de 2g de ptn !!! Precisão mesmo só física teórica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Supermoderador

Dando uma animada no tópico...

 

 

Olhem o vídeo, se não entenderem aqui vai um resumo:

 

O Alan faz o teste e daí os clientes dele também fazem. Só que ele tenta agrupar o pessoal que tem o mesmo peso e dá 3 opções de percentual de gordura pra ver se o cara acerta. Daí cada um revela o percentual de gordura que tem. É legal, tem gente de tudo que é shape e o pessoal pode tentar se comparar com eles.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

seria legal, também, postar um vídeo onde mede-se a gordura corporal de um mesmo individuo em bioimpedancia, adipometro e imersão....só pra ver a difernça.

não achei nenhum vídeo q mostre, se alguém achar posta aí.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

O plicometro não é bom pra dar uma geral e falar quanto você tem de gordura porque as malditas fórmulas ( protocolos) pra se obter a BF são muito locas e tem as regrinhas de "pra branco", "pra asiático entre 10 e 30 anos", pra asiático acima de 60 e outras mais". ( fui irônico nos termos mas é mais ou menos isso ). Eu chuto que deve ter mais de 20 protocolos SEM colocar que a maioria deles é diferente pra homem e mulher...

 

O ideal uso das dobras é você medir hoje  (ex: 16mm) e daqui 6 meses (ex: 13mm) e aí sim vc tem uma idéia do que diminuiu percentualmente e assim por diante nunca buscando seu BF mesmo por meio do plicômetro aliado a protocolos. Se quiser melhorar mais usa o diâmetro dos músculos envolvidos e daí se aumentou o diametro e desceram as dobras é ganho de massa muscular... ou osso ! Aí sim tudo fica pior ainda...

 

Não vi nada sobre Skulpt aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Excelente tópico, parabéns! Serviu pra eu tirar minhas neuras de medir BF, afinal ele não é tão importante assim! Eu sigo com uma nutri que tira 7 sobras minhas e mede algumas circunferências, vou acompanhar a perda/ganho de medidas e desencanar do que a balança dela mostra de BF!

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...