Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Contrariando O Mito!


Desen.Musc

Posts Recomendados

Daeh galera eu estava lendo esse artigo e echei bem interessante....

Contrariando o mito, musculação reduz pressão arterial

A alegação: levantar peso pode prejudicar a pressão arterial. Os fatos: É bem sabido que exercícios aeróbicos regulares têm a capacidade de melhorar a circulação e de reduzir a pressão arterial entre aqueles que os praticam. Mas e quanto a exercícios de levantamento de peso?

Por anos, as pessoas que sofrem de hipertensão foram alertadas de que exercícios com pesos eram perigosos, porque os médicos temiam que os picos de pressão arterial registrados durante exercícios desgastantes com pesos pudessem causar problemas arriscados e, em longo prazo, resultar em elevação da pressão arterial.

No entanto, os estudos conduzidos sobre a questão não propiciaram muitos indícios que sustentassem essa preocupação. E, nos últimos anos, alguns estudos de grande porte chegaram na verdade à conclusão oposta: a de que levantar pesos efetivamente reduz a pressão arterial medida com o corpo em repouso, porque, com o ganho de força dos músculos, a demanda cardíaca se reduz quando a pessoa está realizando suas atividades cotidianas.

Por exemplo, uma análise publicada pela revista Hypertension envolvia o exame de 11 testes clínicos, nos quais 182 adultos que levantam pesos diversas vezes por semana eram comparados a 138 outras pessoas que não o fazem. Em termos gerais, os estudos chegaram à constatação de que levantar pesos resultava em redução da ordem de 2% na pressão arterial sistólica em repouso (o número mais alto em uma leitura de pressão) e da ordem de 4% na pressão diastólica (o número mais baixo em uma leitura de pressão) - pequenos ganhos que podem promover forte melhora na saúde cardiovascular.

Outro relatório, este da Associação Cardíaca Americana, publicado pela revista Circulation, constatou que apenas duas ou três sessões de levantamento de peso por semana bastavam para propiciar redução na pressão arterial.

A associação afirma que o treinamento de resistência também pode beneficiar pacientes cardíacos, mas recomenda que estes primeiro consultem seus médicos em busca de orientação. A conclusão: exercícios de levantamento de peso na verdade reduzem a pressão arterial do corpo em repouso.

Tradução: Paulo Migliacci

The New York Times

Falow ... e uma boa leitura!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Realmente, o exercício contra-resistido causa um pico hipertensivo durante a contração muscular, mas logo que o indivíduo esteja em repouso, existe uma compensação na pressão arterial que causa uma hipotensão por aproximadamente 6 horas. Isso é muito legal, porque quem usa medicamentos para controlar a PA acaba ingerindo menos remédios e se drogando menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tb tinha lido esse artigo e achei interessante.

A musculação, agregada a uma boa alimentação e a um exercício aeróbico, é um dos exercícios mais completos q já vi. Vc consegue mudar a estrutura corporal e ter saúde. Para as mulheres, então, é um verdadeiro achado. Pernas, glúetos e braços c/ tônus deixam a aparência jovial e saudável.

Pena q muitos ainda têm preconceito...probres deles!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores o problema é o seguinte: Musculação não quer dizer hipertrofia. Executar exercícios com pesos suprimindo a respiração é muito prejudicial e pode levar a um pico no PA resultando em um AVC etc.

Cada caso é um caso eu sou hipertenso e me auto medico diariamente e tbm nunca deixo de aferir minha PA no antes, durante e após o treino, no meu caso posso dizer que a atividade física (hipertrofia) auxilia no meu tratamento, mas a origem da minha hipertensão é pelo Stress etc, tanto é que treino a + de 20 anos e estou aqui para relatar hehe.

Mas existe aquele velho ditado Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço .

Abraços

O Médico Sara e a Natureza cura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...