Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mma Na Real – Os Brasileiros E Suas Místicas De “Poderia”, “Deveria” …


oaharba

Posts Recomendados

BJ-Penn1-610x250.jpg

“Vitor em um dia bom é imbatível”, “Arona treinado não perde pra ninguém!”, “BJ motivado é o melhor leve do mundo!”, “Shogun no gás é o melhor meio pesado de todos os tempos!”… Quem já não leu esse tipo de coisa por ai? Os fãs brasileiros insistem em querer justificar, minimizar, ou até mesmo esquecer das derrotas, dos fracassos, e da não evolução de seus ídolos. Seja no futebol, ou na nova “mania nacional”, o MMA. Quando na verdade, inconsciente ou conscientemente, ficam cegos para defender seus ídolos.

Vamos começar por Vitor Belfort, que na verdade, os “argumentos” em torno dele para o denominarem “fraco psicologicamente”, são mais de seus “haters” do que de seus fãs. Vitor colecionou algumas derrotas ao longo da carreira, que culminaram justamente em seu ponto de saída das mãos de Carlson Gracie. Entre idas e vindas em diversos camps diferentes, Vitor perdeu para lutadores como Chuck Liddell, Randy Couture, Alistair Overeem (2x) e Dan Henderson. Até pegar uma boa sequência de adversários medianos, chegando a Rich Franklin, e posteriormente Anderson Silva. Estaria Vitor Belfort “com medo” de todos esses oponentes como seus “haters” insistem em dizer, ou apenas fora de forma, como seus fãs gostam de acreditar? Analisando friamente, todos esses lutadores tem uma carreira mais vitoriosa que a de Belfort. Para seus “haters”, é difícil não falar mal, muito difícil. Para os fãs, talvez seja pior, simplesmente assumir que tais oponentes são (eram) mais lutadores que seu ídolo.

BJ Penn é outro que goza desse prestígio aliado a certa insanidade de seus fãs. Fico me perguntando, como poderia BJ Penn ser o melhor peso leve do mundo? Em qual determinado ponto de sua carreira? Desde 1995 eu tenho o prazer de acompanhar esse esporte, e não me lembro de algum momento onde possa denominá-lo como melhor peso leve do mundo. De 2001 a 2003, BJ Penn acumulou oito lutas entre os leves, seis vitórias, um empate e uma derrota. Muitos gostam de lembrar o massacre de BJ sobre Takanori Gomi, que viria a ser um grande nome no PRIDE depois. O que não se fala muito, é que Gomi já vinha de derrota para Joachim Hansen, nunca tinha se apresentado fora do Japão, e muito menos em um cage. Gomi apenas não faria sua primeira apresentação fora do Japão, mas na casa de BJ Penn, e não seria apenas dora do ringue, mas no cage do evento do irmão de BJ. Depois de colecionar lutas sem sentido, BJ resolveu voltar ao UFC em 2006, estava fora desde 2004. BJ parecia ter certeza quevenceria Matt Hughes novamente, chegando a entrar no evento com uma camisa que continha os dizeres “Champion is here”. BJ perdeu para o ainda aspirante a campeão Georges Saint Pierre e ainda assim conseguiu o titleshot contra Matt Hughes, perdeu também. Aí veio a velha mística “BJ não chega forte até 77kg, tem que lutar entre os leves.” De junho de 2007, a dezembro de 2009, fez cinco lutas entre os leves e novamente, para seus fãs,era o melhor leve do mundo. Em outros eventos, Eddie Alvarez, Gilbert Melendez, Shinya Aoki, Hayato Sakurai, Joachim Hansen… Simplesmente não existiam para os fãs de BJ, mas Frankie Edgar apareceu, e não apenas uma, mas duas vezes. Então, BJ que já era anteriormente “gordo” pra 77kg, não fez a mínima questão de batalhar seu lugar ao sol nos leves novamente, apenas subiu de peso.Acabou vencendo um decadente Matt Hughes, e sendo frustrado, inicialmente por Jon Fitch, e depois por Nick Diaz. Hoje ainda tem quem diga que BJ Penn tem o melhor Boxe no MMA, e eu que sempre achei que Boxe tinha que ter movimentação…

Para encurtar, sem levantar quem quer ficar deitado… Em um programa de rádio de um site especializado, um ex-treinador de Ricardo Arona afirmou que adoraria ver Arona treinado enfrentando Jones, que acreditava que o niteroiense colocaria o campeão de costas no chão. Alguém viu Arona, em seu auge, conseguindo quedar Quinton Jackson? Pois bem, e Jackson não tem nem de longe a qualidade de Jon Jones como wrestler…

Chegando em Maurício Shogun, fico boquiaberto como ainda podem ter pessoas que acreditam que os problemas de Shogun se resumem ao gás. Meus caros, alguém sem gás não aguenta apanhar 20% do que Shogun apanhou de Dan Henderson e Jon Jones. Shogun teve um ano brilhante em 2005, conseguiu a proeza de ser o primeiro lutador a não só vencer, mas nocautear Lyoto Machida. Sem dúvida, pode se considerar um vitorioso. Porém, Shogun não evoluiu tecnicamente. Vive preso em uma zona de conforto, onde não só ele acredita que é o suficiente, mas seus fãs também o incentivam a acreditar que só falta preparo físico. Alguém em sã consciência consegue vislumbrar Shogun vencendo um top hoje? Sinceramente, se a mão pesada não entrar, eu não consigo. Shogun vs Gustafsson, foi um bom exemplo. Assim como fez contra Rogério Minotouro em 2005, entre um soco e outro, vendo que o nocaute não sairia, tentou usar seu jogo como grappler… Todas as quedas que funcionaram em 2005, foram ineficazes em 2012. Passa longe de ter problemas apenas com cardio…

O que todos esses lutadores (e ex) tem em comum? Uma aptidão natural para a luta, algo que facilmente pode ser percebido neles. O que só um entendeu ao longo da carreira? É preciso evoluir, buscar novos caminhos e se reinventar dentro do esporte. Apenas Vitor Belfort parece ter entendido isso. Com certeza BJ Penn é talentoso, mas qual peso leve top não é? Shogun tem aptidão para ser um ótimo grappler com uma mão terrivelmente pesada, basta querer. Quantas vezes mais teremos de ouvir: “2013 é o ano do Arona!”, “Vitor é o cara que vai pegar o Anderson! Basta estar bem psicologicamente!”, “BJ não estava motivado”, “Shogun 100% é o armagedon!”… Particularmente, estou de saco cheio de ver tanta adulação pra pouco empenho.

PALPITANDO

O grande campeão Júnior Cigano acaba de ser graduado faixa preta de Jiu Jitsu. Óbvio que ninguém vai exigir de Cigano um chão como o de seu “desafeto” Fabrício Werdum, mas é bom que essa faixa preta não seja testada de baixo das cotoveladas de Cain Velasquez. Cigano andou reclamando da falta de sparrings wrestlers, e a última notícia sobre, foi que Ronny Marques, um peso médio, foi um dos “simuladores” de Velasquez. Uma decisão correta para um campeão que fala inglês e poderia estar nos EUA treinando contra wrestlers de seu peso? Acredito que não.

Dana White, fã confesso de Shogun, já repensa se vale mesmo a pena casar Dan Henderson contra Lyoto Machida e perder mais um desafiante. Nitidamente o “cabeludo” não vê muitas chances de luta dura, ou mesmo de boas vendas para Gustafsson enfrentar Jones. Por outro lado, Dan Henderson teria uma legião de fãs atrás dele. Gustafsson pode mesmo sobrar para Machida.

Gostaria muito de ver GSP VS. Anderson Silva, e apesar do canadense claramente não querer a luta, o que respeito, foi uma tremenda bola fora essa pedida por Nick Diaz. Johny Hendricks, assim como Alan Belcher, pecam(?) por serem apenas atletas, e não ligarem uma “metralhadora bucal” soltando dos mais diversos tipos de excremento. Alguém acredita que Diaz tenha punch para nocautear GSP? Ou mesmo Jiu Jitsu para finalizá-lo? Serão mais 25 minutos de massacre, e o pior, sem sentido algum.

Ben Henderson é realmente impressionante, não me lembro de ter visto um lutador terminar 25 minutos intensos de luta com a respiração tão tranquila. Bendo conseguiu a proeza de estar respirando tranquilamente com a boca fechada, sem sequer estar ofegante. Condicionamento imprecável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

muita verdade, o maior problema dos atletas é a preguiça, não só dos atletas, mas de todo mundo.

isso não se aplica só na luta, não vê o Ronaldo? podia tá jogando demais ainda, mas pra que? já tem grana, já tem tudo, pra ele tá bom, só quer curtir e fazer uns "rachão" de vez em quando, que nem BJ, Shogun, Wanderlei..

pros caras já tá bom, eles já fizeram bastante e não tem tanta motivação pra continuar nessa, agora eles querem curtir, o problema é que na luta é diferente eles não conseguem assumir isso por orgulho, aí ficam sempre criando esperança em seus fãs.

hoje em dia o mma mudou, não é mais o que era antigamente, caras como GSP, Rory Macdonald, Renan Barão, Dominick Cruz, Ben Henderson, Jon Jones... são lutadores de MMA "moderno" onde os caras sabem se virar bem em qualquer área e não se desesperam pra finalizar/nocautear (Fedor, Sakuraba, Marco Ruas... já usavam disso antigamente, ao contrário de caras como, Royce), ainda tem alguns lutadores que conseguem sobreviver (e até fazer bonito) sem ter se adaptado completamente ao MMA, como por exemplo o Cigano, Hendricks e até o AS, eles se sobressaem muito bem em uma só arte, Boxe/MT e conseguem acabar facilmente com seus oponentes, mas EU acho que daqui a algum tempo, lutadores como eles não vão mais ter chances dentro do MMA porque pode facilmente aparecer um anti-jogo pra esses caras. Tem também os que "não se adaptaram" ao MMA e não são muito constantes, porém sempre criam alguma esperança também, como Demian Maia, Toquinho...

todos esportes evoluem e os atletas tem que acompanhar se quiserem continuar no topo.

se não quiserem, façam como o Ronaldonha:

hahahaha

Editado por Leeo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de papo no geral é coisa lover

Mas eu ainda acho, q esse tipo de coisa se aplica pra alguns...

como o Toquinho msm , é visível q ele ñ tem nenhum preparo psicológico. é só ver as suas derrotas......

Vitor Belfort tbm, parece q sofre do msm... dps q sua irmã desapareceu então, parece q piorou

Mas de resto Sogun , BJ , Arona entre tantos outros, é pura falta de vontade. Arona nem tanto, pq parece q já jogou tudo pra cima , mas Shogun e BJ q são lendas eu acho q é uma puta falta de respeito ñ só com eles mesmos, mas tbm com os fãs q os acompanham das antigas presenciar um fato decadente deste tipo

Por mim o BJ q sou fã ñ deveria nem ter saído da aposentadoria e o Shogun q eu tbm sou fã, já deveria pensar em se aposentar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Toquinho pode até ter psicológico abalado e tal, mas ele não é lutador de MMA, tem uma trocação muito fraca que acaba sendo afetada ainda mais por causa da sua altura e envergadura pra categoria.

e o Belfort no começo era afetado pelo psicológico sim (na primeira luta com o Randy Couture tava abaladão e deu uma puta sorte de cortar o olho do Couture e ganhar a luta), mas acho que ele já superou isso, focar nessa história é arranjar desculpa.

Belfort é muito bom, mas tem que reativar o jiu-jitsu que ele tem e melhorar o gnp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu ñ disse q o Belfort se tornou um mente fraca dps daquele fato com sua Irmã , e sim q isso foi um agravante q só aumentou o abalo no seu psicológico..

A prova foi a primeira derrota q ele sofreu pra o Randy , eu lembro q na época ele era uma especie de Anderson Silva ( fenômeno, melhor de tds , imbativel e talz)

Tem uma entrevista dele na época em q ele msm diz q o sucesso subiu a cabeça... ñ tava nem ai pra nada , ñ tava treinando direito , ja tava achando q ia ganhar.....

Atualmente eu acho q o Belfort tinha q subir....

Sobre o Toquinho , pra mim ele ta na categoria errada , e a BTT é famosa pelos seus famigerados grapplers.

acho q o Toco deveria expandir seus horizontes, e buscar aprimorar sua trocação.. assim como o Rafael dos anjos q é um grappler e msm assim foi até a Tailândia aprimorar seu MT

Editado por Wallking
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu entendi, mas acho que o Belfort não tem essa "mente fraca" não, o sucesso subiu pra cabeça porque ele tinha 19 anos !

eu tenho 18 e fico me imaginando campeão do ufc, orra, nunca que eu ia querer saber de uma rotina de treinos intensa enquanto eu posso tá só curtindo

e isso acontece com varios lutadores e outros atletas, é normal da idade, pode ver que os lutadores mais velhos são mais "cabeça"

o toquinho é muito forte fisicamente, não sei em que categoria ele ia poder se encaixar, acho que pra descer ele ia ter que baixar bastante o bf, pra chegar nuns 90kg pra bater 77kg mais sussegado, agora sair dos 100 e poucos pra 77 é impossível

(não sei que categoria vc acha que é melhor pra ele, to supondo a 77 hahaha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...