Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida Ganhar Massa Muscular E Perder Peso É Impossivel Mesmo?


Digota

Posts Recomendados

  • Supermoderador

perder gordura e ganhar músculo é um processo chamado de "body recomposition" ou reestruturação corporal.

ainda existe muito por aqui a lenda de que você deve secar primeiro e bulkar depois, isso é uma GRANDE perda de tempo e só atrapalha seu rendimento físico e evolução puxando ferro. treino pesado + comer direito + dormir direito e seu corpo inevitavelmente mudará: quanto mais músculo, mais gordura será queimada pelo seu metabolismo = tcharam, reestruturação corporal.

1 kg de músculo aumentam seu gasto calórico em míseras 13 calorias. Você realmente acha que isso faria diferença?

Eu penso exatamente o contrário de você: ficar em manutenção esperando alguma mudança é uma tremenda perda de tempo. Depois de vários meses você estará praticamente da mesma forma que quando começou (talvez apenas mais forte). Não dá para crescer músculos a partir de nada, você precisa de energia em excesso (balanço de nitrogênio positivo) para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 kg de músculo aumentam seu gasto calórico em míseras 13 calorias. Você realmente acha que isso faria diferença?

Eu penso exatamente o contrário de você: ficar em manutenção esperando alguma mudança é uma tremenda perda de tempo. Depois de vários meses você estará praticamente da mesma forma que quando começou (talvez apenas mais forte). Não dá para crescer músculos a partir de nada, você precisa de energia em excesso (balanço de nitrogênio positivo) para isso.

Tcharam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Martin, o fato de os músculos queimarem apenas 13 kcal a mais em relação ao seu gasto diário normal só é verdadeiro quando se leva em conta um valor absoluto de kcal gasto no dia, ou melhor, seu GET. No entanto, conforme o sujeito ganha mais músculos, ele pode aumentar significativamente o seu gasto calórico durante o treino, já que vai progredindo as cargas e consequentemente aumentando a intensidade dos treinos.

De certo que não é um processo que aumenta o gasto calórico muito mais do que o normal, mas com certeza um indivíduo que faz um exercício 3x10 com 25kg gasta muito menos calorias do que um indivíduo que faz o mesmo exercício com 3x10 com 50kg. na verdade, o dobro de calorias, aproximadamente, já que outros fatores entram em jogo.

Entretanto, mesmo com esse gasto calórico aumentado devido ao maior potencial energético muscular, o que irá ditar realmente se o indivíduo irá gastar as gorduras é se tornar cada vez mais ativo, dormir bem e manter treinos e dieta de acordo com os seus objetivos.

A longo prazo, mesmo que o indivíduo nem sequer saiba quantas calorias está comendo em relação ao seu GET, ele com certeza obterá um corpo com uma composição corporal bem melhor do que aquela de quando iniciou os treinos e a dieta. E isso é inegável.

Principalmente por isso, eu acredito que os iniciantes devem focar no básico: treinar melhor e comer melhor. Como fazer isso? tenho certeza que você vai aprendendo aos poucos, e um pouco de pesquisa também não faz mal a ninguém!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Martin, o fato de os músculos queimarem apenas 13 kcal a mais em relação ao seu gasto diário normal só é verdadeiro quando se leva em conta um valor absoluto de kcal gasto no dia, ou melhor, seu GET. No entanto, conforme o sujeito ganha mais músculos, ele pode aumentar significativamente o seu gasto calórico durante o treino, já que vai progredindo as cargas e consequentemente aumentando a intensidade dos treinos.

De certo que não é um processo que aumenta o gasto calórico muito mais do que o normal, mas com certeza um indivíduo que faz um exercício 3x10 com 25kg gasta muito menos calorias do que um indivíduo que faz o mesmo exercício com 3x10 com 50kg. na verdade, o dobro de calorias, aproximadamente, já que outros fatores entram em jogo.

Entretanto, mesmo com esse gasto calórico aumentado devido ao maior potencial energético muscular, o que irá ditar realmente se o indivíduo irá gastar as gorduras é se tornar cada vez mais ativo, dormir bem e manter treinos e dieta de acordo com os seus objetivos.

A longo prazo, mesmo que o indivíduo nem sequer saiba quantas calorias está comendo em relação ao seu GET, ele com certeza obterá um corpo com uma composição corporal bem melhor do que aquela de quando iniciou os treinos e a dieta. E isso é inegável.

Principalmente por isso, eu acredito que os iniciantes devem focar no básico: treinar melhor e comer melhor. Como fazer isso? tenho certeza que você vai aprendendo aos poucos, e um pouco de pesquisa também não faz mal a ninguém!

Bruno,

eu entendo que o gasto calórico do treino com pesos é relativamente baixo (comparado com aeróbicos, por exemplo). E discordo que ser mais forte = gastar mais energia, a melhor forma de aumentar o gasto calórico em um treino com pesos é fazer um treino metabólico, que consuma bastante glicogênio - e neste tipo de treino a gente usa cargas baixas.

Mas concordo que, pelo menos em um ponto do treino, aumentar o volume, a capacidade de trabalho aumenta o gasto calórico. Mas ainda assim acho esse gasto calórico baixo.... o problema é que aquele mito de que 1 kg de massa muscular gasta 50 kcal ainda se perpetua, se for acreditar naquilo você gastaria 500 calorias a mais por dia tendo 10 kg a mais de massa muscular - sem fazer qualquer esforço.

De resto concordo 100% com seu post, muito bom.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

possível?

não sei.

não acho que sair falando que é possível ou impossível é muito sensato.

acho que pensar na possibilidade talvez não seja um absurdo, mesmo que ela se prove errada

por favor não diga isso

permaneça apenas na leitura se for para digitar uma porcaria dessas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 kg de músculo aumentam seu gasto calórico em míseras 13 calorias. Você realmente acha que isso faria diferença?

Eu penso exatamente o contrário de você: ficar em manutenção esperando alguma mudança é uma tremenda perda de tempo. Depois de vários meses você estará praticamente da mesma forma que quando começou (talvez apenas mais forte). Não dá para crescer músculos a partir de nada, você precisa de energia em excesso (balanço de nitrogênio positivo) para isso.

Isso vale pra alguém que fica sentado no sofá 24/7 e não treina pesado ou pratica aeróbicos. o aumento no gasto calórico, consequentemente a redução no BF, é exponencial pra quem tem mais músculo: quem é mais forte, treina com carga maior, corre mais rápido, potencializa todas as reações metabólicas no organismo inclusive a sensibilidade à insulina etc. O gasto calórico vai aumentando EXPONENCIALMENTE, em adição às "13 kcal" que você gastaria em repouso.

A recomposição corporal não é teórica, é um fato. Esse esquema de emagrecer e ficar um frangolete pra depois bulkar, é coisa de 1950 quando não tínhamos TUDO à nossa mão para transformar nossos corpos, da maneira que temos hoje!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Isso vale pra alguém que fica sentado no sofá 24/7 e não treina pesado ou pratica aeróbicos. o aumento no gasto calórico, consequentemente a redução no BF, é exponencial pra quem tem mais músculo: quem é mais forte, treina com carga maior, corre mais rápido, potencializa todas as reações metabólicas no organismo inclusive a sensibilidade à insulina etc. O gasto calórico vai aumentando EXPONENCIALMENTE, em adição às "13 kcal" que você gastaria em repouso.

A recomposição corporal não é teórica, é um fato. Esse esquema de emagrecer e ficar um frangolete pra depois bulkar, é coisa de 1950 quando não tínhamos TUDO à nossa mão para transformar nossos corpos, da maneira que temos hoje!!

hotpants, treinar com carga maior não vai te fazer gastar "exponencialmente" mais calorias. Talvez aumente um pouco o gasto, mas não tanto assim. Qual treino gera gasto calórico maior: um 5x5 ou um 3x10? O segundo, por ser mais metabólico, mesmo que você pegue mais cargas no primeiro.

E de qualquer forma, mesmo que houvesse um aumento significativo no gasto calórico, isso teria apenas um resultado: você criaria um déficit calórico (mantendo a mesma dieta), ou seja, estaria em cutting :D

Outra solução para isso seria simplesmente reduzir calorias da dieta.

Talvez tenha funcionado com você, mas até onde eu sei a ciência não mostra que manter as calorias em manutenção traz recomposição corporal em geral (até traz, para obesos iniciantes, mas só neste caso).

É o que o Lyle fala neste artigo: http://www.bodyrecomposition.com/muscle-gain/general-philosophies-of-muscle-mass-gain.html

(traduzido aqui: http://www.hipertrofia.org/blog/2011/11/28/as-principais-filosofias-para-ganho-de-massa-muscular/)

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tipo do treino não importa, mas o que muda é a intensidade. O cara pode fazer o treino 5x5 a vida toda, mas conforme ele fica mais forte e mais musculoso, aumenta a carga, e com isso aumenta a intensidade, mesmo não mudando as reps. O treino mais intenso é o treino mais metabólico, mesmo que o mais intenso seja apenas 1RM com 100kg , ainda sim é mais intenso que 3x10 com 1kg. Com cargas parecidas isso pode ficar difícil dizer, pois com mais repetições, entra em jogo o gasto calórico das diferentes fases do exercício, a negativa, lockout etc, que todas consomem energia. Então 1RM de 50kg é menos intenso que 2 repetições de 25kg por exemplo. Na segunda vc gasta um pouco mais de energia pois teve duas fases negativas, duas fases concêntricas e 2 picos de contração. ao invés de apenas 1 no primeiro caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

por favor não diga isso

permaneça apenas na leitura se for para digitar uma porcaria dessas

...

as conversas estão ótimas nsse tópico, exceto por um ou outro mais grosso que

resolve destilar os venenos de ódio advindos de seu coração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...