Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Glutamina


Lelecoxxx

Posts Recomendados

Glutamina na nutrição esportiva

A glutamina é um aminoácido não essencial, ou seja, o nosso organismo está apto a sintetizá-lo; é encontrado no músculo, perfazendo aproximadamente 50% de todos os aminoácidos livres.

Os níveis de glutamina são altamente correlacionados com processo de síntese protéica no músculo. Durante o treinamento, grandes quantidades de glutamina são solicitadas do músculo.

Dependendo da intensidade do esforço, solicita-se mais aminoácidos do que existe à disposição no músculo. A perda de glutamina acaba por exigir que outros aminoácidos sejam recrutados para refazê-las.

Como o glicogênio e a creatina, a glutamina atrai para dentro da célula muscular eletrólitos e água, causando aumento de volume muscular. A dose indicada é de 10 a 20 gramas por dia ; sendo que o principal horário para sua utilização é logo depois do treino.

Aminoácidos Cadeia Ramificada- BCAA-( L-leucina, L-valina e L-isoleucina). Estes aminoácidos perfazem um terço de toda proteína muscular. A complementação com BCAA evita perda de massa muscular e força devido ao efeito do treinamento rigoroso.

É recomendado a administração de BCAA antes e logo após o treino a ser ingerida com sports drinks ou solução de glicose, porém não com a refeição, pois os BCAAs irão concorrer com as outras proteínas presentes nos alimentos, de um intervalo de 15-30 minutos para que possa realizar a sua refeição após administração de BCAA.

A Glutamina é um aminoácido que vem sendo muito estudado nos últimos tempos por especialistas em nutrição esportiva. Recentes descobertas o classificaram como eficiente no combate à síndrome de overtreino e ao catabolismo muscular, normalmente ocorrido em atletas submetidos a grande esforço físico.

A Glutamina é normalmente considerada um aminoácido não essencial, isto significa que ela pode ser sintetizada de acordo com a necessidade pelo organismo.Pode-se estimar que aproximadamente 60% de todos os aminoácidos livres no corpo estão na forma de glutamina.

O músculo é o maior armazenador de glutamina. As células do cérebro e pulmão são produtores regulares de glutamina, enquanto as células do intestino,rins e sistema imune são consumidoras. O músculo e o fígado podem tanto produzir como consumir.

Durante o stress grandes mudanças ocorrem no fluxo de glutamina. A sua concentração muscular diminui severamente, enquanto as células do sistema imune e intestino mostram demanda aumentada. Os níveis de glutamina no plasma podem cair abaixo dos níveis fisiológicos, resultando em uma situação de desbalanço e aumentada vulnerabilidade à infecções.

Nessas condições um fornecimento extra de glutamina na dieta é requerido; isto deve ser realizado uma vez que essa demanda extra pode não ser completamente preenchida pela ingestão extra de glutamato, porque a capacidade de síntese de glutamina pelos aminoácidos é insuficiente.

Newsholme e colaboradores foram os primeiros a levantar hipóteses de que o desbalanço de aminoácidos pode ser resultado de exercícios intensos, e como conseqüência induzir a inúmeros fenômenos os quais são referidos como "Síndrome de overtreino".

Diminuição da performance, mau humor e aumento na incidência de infecções, estão associados a alguns sintomas de stress que são relatados na síndrome, e os quais tem sido descritos por corredores, ciclistas, nadadores, esquiadores, bailarinas e corredores de cavalo.

A Glutamina da dieta pode exercer um papel contrariando esse fenômeno, porque tem se mostrado repetidamente que exercícios de endurance diminuem os níveis de glutamina no plasma, sugerindo que o músculo não pode prover glutamina suficiente.

Portanto, produtos contendo glutamina podem auxiliar na manutenção dos níveis de glutamina no plasma, tal que a glutamina abasteça as células imune e do intestino e seja suficiente para garantir a performance adequada desses tecidos.

Recentemente tem se mostrado que o estoque de glicogênio no músculo ocorre significantemente mais rápido quando ciclistas consomem proteína junto com carboidrato quando comparado só com a ingestão de carboidratos.

O agente responsável por esta rapidez na recuperação do glicogênio pode ser a glutamina, como pode ser concluído no estudo de Varnier et al.

Outros estudos concluíram que a glutamina exerce papel na retenção de nitrogênio, desintoxicação da amônia, homeostase do metabolismo de aminoácidos e ainda segundo Vinnars a administração de glutamina em atletas levou a uma pronunciada diminuição do catabolismo muscular protéico.

Fonte: Silvia Elena Montavani - Nutricionista

Espero que a Galera goste, bastante informativo.

Comentem...

Achei isto no site de Zé Gatão Muscle, por sinal um bom site com coisas interessantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 2 semanas depois...
É recomendado a administração de BCAA antes e logo após o treino a ser ingerida com sports drinks ou solução de glicose, porém não com a refeição, pois os BCAAs irão concorrer com as outras proteínas presentes nos alimentos, de um intervalo de 15-30 minutos para que possa realizar a sua refeição após administração de BCAA

Isso pode responder o motivo de se fazer a refeição sólida uns 30/40 min depois de tomar o shake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao li no texto .;/

fique sabendo que depende da dose

de gluta aumenta 4x o GH

vlw pelo texto

Na verdade aumenta cerca de 30% o Gh meia hora após a ingestão de 5g de glutamina.

Mas tem que ser em jejum pra dar esse efeito, se tomar junto com qualquer outra coisa o pico de insulina gerado será antagônico ao GH assim impedindo sua subida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Estou a ficar 25 dias sem treinar, considere isso sem ir para a academia, pois viajei de ferias e volto para Curitiba somente dia 10 de Janeiro, e provavelmente eu volte a treinar dia 11.

Conversando com os mais especializados da academia cheguei a uma vaga conclusão de que Glutamina seria eficiente para minimizar ao máximo a minha perda de massa magra sem ganhar massa gorda, mas sera que tomo somente antes de dormir ou nos 3 horários?

ps.

Para não ficar parado estou fazendo exercícios básicos como flexões e de levantamento como tríceps banco, assim que acordo, será que esse é o melhor horário?.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...