Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Espiritos, Fantasmas E Mistérios Não Resolvidos Posta Ai!


Saintgraal

Posts Recomendados

Publicidade

Sendo assim, no fundo somos todos agnósticos ou quase isso?

Discordo, mas seu pensamento é inteligente.

Agnóstico = aquele que acredita que Deus é incognoscível. Ou seja, é impossível o ônus da prova por nossa incapacidade de conhecer Deus.

Teísta = aquele que acredita em Deus e mesmo assim tem dúvidas.

Sabe quando um ateu está em uma situação de desespero e fala "me ajuda Deus!". Quando eu era ateu aconteceu uma vez comigo, em um pico de depressão. Pois bem, o teísta também tem essas crises, só que no caso deles é de descrença.

Eu penso isso, mas nunca vi ninguém falar algo igual, creio que até a maioria dos ateus também sejam agnósticos.

Boa parte é. É por isso que o ateísmo militante é extremista e chato. Não rola provar que não existe, assim como não rola provar que existe.

---

O argumento mais forte contra isso, na minha opinião, é da escolástica. Deus oni-oni-oni não pode ser tomado como objeto da ciência, pois o sujeito que opera a metodologia sobre o objeto está no mundo. O objeto de qualquer ciência é isolado do resto do mundo. Não tem como isolar Deus do mundo, pois ele não está no mundo, o mundo esta nele. Há uma forma de conhecer Deus, apenas uma. Se o mundo esta em Deus, estamos em Deus, logo podemos provar Deus com um fundamento ativo da autoconsciência. Daí você fala: ah, mas então tudo tem consciência? Absolutamente. As coisas têm consciência no estado passivo. É o argumento Ornithologicum da existência, do escritor Borges. Quem fala com bastante propriedade deste argumento escolástico é o Olavo. Segue o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=bhRSbZiTPk4

Olavo manda bem nesse vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo meu pai, eu sou um milagre. Ele não tinha certeza em me ter, mas um padre disse a ele "tenha mais um filho, vai ser muito feliz". E algum tempo depois, com 3 anos de idade, tomei uma vacina que me deu alergia. Quase morri, tive convulsão, tomei até o gardenal, tomei umas injeções sinistras(como reza a lenda, mal tenho consciência dessa época). E não sei o que aconteceu, estava bem e os médicos não sabiam explicar o porquê.

Nascimento profético, superação de vida, pro meu pai eu poderia até ser Deus, mas, mas...

Mas no caso, pergunto milagres realmente "comprovados" pela igreja, com milhares de cientistas para dizer sim ou não.

Mas isso não existe, brother. Milagres nunca serão aceitos na comunidade científica, pois contrariam a própria ciência.

Concordo e discordo.

Concordo que um ateu nunca vai aceitar algo religioso como resposta (pq se eu não acredito nisso, como vou acreditar?).

E discordo que foi milagre. (pela mesma justificativa anterior).

Pra mim foi coincidência. Ele melhoraria de qualquer forma, o corpo reagiu, simplesmente.

Então você concorda e concorda :laughingsmiley:

Foi o que eu disse. A crença no milagre depende de cada ponto de vista. Você, como ateu, procura por outra justificativa.

Mesmo em um caso extremo um ateu não consideraria um milagre.

Exemplo: uma criança frágil atacada por uma matilha feroz consegue submeter todos os cães sem se ferir. Para alguns, milagre. Para outros, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas...Cara, até a resposta do DaniloZ foi melhor, só que ele não me explicou o porquê(que eu sei que é tudo falso eu sei, só preciso de argumentos sólidos). Estou decepcionando com você, seu frango...Ectomorfo.

Por q???

Igrejas procuram além da fama ...o $$$$$$ uma Igreja onde acontece ''milagres '' atrai mais fieis...mais fieis = + $$$ (isso se ela cobra $$$ tem Igreja q não cobra)

Porque eu tenho respaldo em outra coisa que me prova que com certeza não há milagres.

EDIT: Alias, pelo que conheço da sua ideologia adotada, de modo geral, não há milagres. No monismo, só há um mundo e só há acontecimentos desse mundo, logo não há milagres(mesmo que seja algo de Deus). E nota, pelo que eu já fui religioso, pelo que eu conversei com religiosos, o milagre tem por definição, ser algo que transcende o natural, que não pode acontecer com a natureza simples.

Milagres são controversos mesmo porque dependem do ponto de vista de cada um.

E outra: é possível provar algum milagre? Um ateu, por exemplo, procurará sempre a explicação científica que se aplica a um caso polêmico.

E adotará aquela que for encontrada, mesmo que aplicação dela ao caso não seja totalmente compatível.

Vou citar uma passagem particular.

Meu irmão esteve perto da morte quando criança. Ele adoeceu e começou a perder as funções normais do corpo (deixou de andar, comer, falar e quase não respirava mais). Já internado, os médicos simplesmente não sabiam o que estava acontecendo. Chegaram a dizer para minha mãe que ele estaria morto a qualquer momento, e nada podia ser feito. Ela é religiosa. Rezou muito e fez promessas. Meu irmão começou a se recuperar e em pouco tempo teve alta. Nenhum médico tinha uma explicação concreta.

Eu não sou religioso. Mas acredito em Deus e tenho fé. Pra mim foi milagre.

Pra ateu milagre não existe, existe apenas fatos não explicados pela ciencia.

Concordo e discordo.

Concordo que um ateu nunca vai aceitar algo religioso como resposta (pq se eu não acredito nisso, como vou acreditar?).

E discordo que foi milagre. (pela mesma justificativa anterior).

Pra mim foi coincidência. Ele melhoraria de qualquer forma, o corpo reagiu, simplesmente.

Pra ateu das 3 uma...o foi coincidencia...fraude ou um fato q a ciencia não conseguiu explicar ainda.

Milagre não é materialmente explicável, apesar q muitos ateus se apegam a teorias e estudos pra explicar os fatos ocorrido e dizer q não foi milagre, sempre vai ser assim.

O caso de José de Arigó foi o único q ninguém explica é tá mais q provado q não era fraude...o resto ninguém admite, sempre é fraude...coincidencia ou um fato não ainda explicado.

Mas isso não existe, brother. Milagres nunca serão aceitos na comunidade científica, pois contrariam a própria ciência.

Isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A própria vida é um milagre. A nossa existência é absurda tanto para o teísta, quanto para o ateu. A origem do universo é um milagre. Tudo que não tem explicação e é sobrenatural é um milagre. Sobrenatural no sentido de além do natural, além do cognoscível. O problema da ciência é ignorar explicações do que ela não consegue explicar. É uma arrogância incorrigível do discurso científico. E isso é recente, desde do iluminismo/positivismo. A ciência já andou juntinha com a religião. Inclusive o Big Bang foi teorizado por um Padre. Recentemente a ciência voltou a dar as mãos com a religião, como o amigo disse no tópico aí em cima.

Uma frase top do Lyall Watson: "se o cérebro humano fosse tão simples que pudéssemos entendê-lo, seríamos tão simples que não o entenderíamos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A própria vida é um milagre. A nossa existência é absurda tanto para o teísta, quanto para o ateu. A origem do universo é um milagre. Tudo que não tem explicação e é sobrenatural é um milagre. Sobrenatural no sentido de além do natural, além do cognoscível. O problema da ciência é ignorar explicações do que ela não consegue explicar. É uma arrogância incorrigível do discurso científico. E isso é recente, desde do iluminismo/positivismo. A ciência já andou juntinha com a religião. Inclusive o Big Bang foi teorizado por um Padre. Recentemente a ciência voltou a dar as mãos com a religião, como o amigo disse no tópico aí em cima.

Uma frase top do Lyall Watson: "se o cérebro humano fosse tão simples que pudéssemos entendê-lo, seríamos tão simples que não o entenderíamos."

não é bem assim cara.

'' Desda q exista a gravidade TUDO surge do nada''

Sabe quem disse essa frase superultra mega imbecil frase linda acima??? Um cientista q hoje é considerado um dos maiores do mundo, esqueci o nome agora, mas é claro...ele é ateu, então essa de milagre e ''Deus q criou tudo'' é uma coisa absurda e motivo de piada pra ele, aí ele solta essas frases imbecis.

Se tivesse na frente dele , eu ia dizer: ''O senhor então pode me dizer de onde veio a gravidade então afinal???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é bem assim cara.

'' Desda q exista a gravidade TUDO surge do nada''

Sabe quem disse essa frase superultra mega imbecil frase linda acima??? Um cientista q hoje é considerado um dos maiores do mundo, esqueci o nome agora, mas é claro...ele é ateu, então essa de milagre e ''Deus q criou tudo'' é uma coisa absurda e motivo de piada pra ele, aí ele solta essas frases imbecis.

Se tivesse na frente dele , eu ia dizer: ''O senhor então pode me dizer de onde veio a gravidade então afinal???

Não entendi qual parte você discordou, vai ver é o sono. :)

É possível que partículas surjam do vácuo, chama-se efeito casimir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Casimir

Mas como você falou da gravidade, no caso do casimir deve-se existir o vácuo e este deve ter uma causa. É o argumento ontológico tomista. Deus existe até que se prove o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...