Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quem Vai Ser O Próximo A Bater O Recorde De Supino Raw?


hellgod

Posts Recomendados

Quem vai ser o próximo a bater o recorde de supino RAW?

E aí pessoal. Pra quem não acompanha o powerlifting, especialmente o supino, alguns nomes aqui vão ser novidades. Pra quem acompanha não. Pra quem não sabe, o recorde de supino RAW (sem camisa de força) pertence hoje ao Scott Mendelson, que levantou 325kg (715lb) uns anos atrás e que também já foi recordista do supino com camisa de força. Pra quem acompanhava aquela época sabe que o título com camisa de força era uma constante briga entre ele, Gene Richlak (primeiro cara a supinar 400kg) e Ryan Kenelly. Depois o Ryan Kenelly disparou e os outros dois não alcançaram mais ele. Mas enfim, estamos falando de supino RAW, sem camisas que dão mais de 150kg de carry over.

Antes de Scott supinar as 715lb em 2005 e 713lb em 2003, o título pertencia a James Henderson, que supinou 323,18kg (711lb) em 1997, e esse é tido por muitos como o verdadeiro recorde pois foi nas regras da maior parte das federações, inclusive a IPF, com pausa no peito. O de Scott foi o que os americanos chama de touch and go, só tocar sem parar.

Supino de 325kg de Scott Mendelson:

James Henderson com supino de 317kg sem pausa (700lb), não encontrei o vídeo de 323kg (711lb) que foi maior e com pausa, pela IPF.

Hendeson não compete mais, suas marcas foram feitas nos anos 90, Mendelson continua na ativa, há boatos que ele continua treinando e fazendo marcas ainda maiores que essas na academia, mas só boatos, sem vídeos e evidências.

Existem um punhado de bons supinadores que conseguem feitos entre 280 e 305kg no supino, mas nenhum deles parecia chegar perto desses dois mitos. Então uns 3 anos atrás, um cara começou a postar vídeos no youtube treinando com 272kg (600lb) para repetições, com execução muito boa. Na época não chamou muita atenção, era um desconhecido. Primeiro um vídeo fazendo 3x272kg, depois 4x272kg, vídeos fazendo várias reps com 227kg (500lb). Na época chamavam-no apenas de Big E e os vídeos tinham estranhamente poucas visualizações no youtube. Depois de dois anos o cara ficou finalmente conhecido. Eric Spoto, um bracista que resolveu investir forte no supino. Hoje treina com o Stan Eferding, outro grande supinador. Os mais recentes feitos do Eric foram 26x184kg, 17x227kg, 8x272kg e impressionantes 3x306kg. Tudo filmado na academia. O pessoal clamou para ele competir, todos confiantes que bateria com folga o recorde de Scott Mendelson. Num evento muito esperado, agora no dia 3 de novembro, Eric tentou bater o recorde, começando direto com 325,45kg (716lb). Falhou as três vezes no lock out (encaixe) por detalhe.

Eric Spoto (da esquerda)

622011_320349811406040_1649009523_o.jpg

Vídeos deles:

Eric Spoto 3x272kg dois anos atrás

8x275kg esse ano e 17x227kg

3x306kg recentemente

E tentanto bater o recorde, sem sucesso, com 325,45kg (716lb):

Todas os olhares estavam voltados para Eric, mas, como sempre, para cada cara que faz um grande feito nos EUA, tem um jovem russo que faz o mesmo. Kirill Sarychev, primeiro bateu o recorde JR de supino, e agora desponta como forte candidato ao título de novo recordista overall. Com quase 2m de altura, 160kg e apenas 23 anos, Kirill Sarychev com certeza promete muito. Seu mais recente feito foram 315kg em competição. Ele abusa do arco, mas dentro das regras e com uma amplitude de movimente bem grande por causa de seus braços longos.

Ele na esquerda da foto:

x_10c4e03f.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=JU85o3R-GKU

E agora a grande questão é: Quem bate o recorde primeiro? Eric Spoto, o monstro dos levantamentos do youtube, que supina 290kg para várias repetições e brinca com 180kg como se fosse nada? Kirill Sarychev, o prodígio russo de 160kg? Scott Mendelson volta e prova os 340kg que ele diz fazer em treino? Ou será que outro nome aparece de surpresa (candidatos não faltam, postarei alguns nos próximos posts). Façam suas apostas, nos foruns gringos tem rolado muita discussão a respeito.

Editado por hellgod
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Outros possíveis candidatos:

Ryan Kennelly, o recordista do supino equipado com 487kg, recentemente foi preso (não sei se já foi solto, li boatos que pegou 18 anos) por associação com tráficos de AEs (parece que o cara tinha até marca própria). Seu melhor RAW filmado é de 308kg (680lb) em 2010:

Al Davis, 304kg (670lb) com forma perfeita. Dizem que faz séries com 600lb (272kg) também.

Jeremy Hoornstra, com 300,35kg (661lb) na categoria até 110kg. Dizem que se ele subir de peso tem grandes chances, peso por peso é o melhor dos top 300.

Laszlo Meszaros da Hugria, 310kg sem pausa

Allen Baria, outro cara muito técnico, faz 25 reps com 184kg, mas seu recorde RAW é de 290kg (639lb)

Vyacheslav Solovyov, 2x290kg em treino (vídeo antigo)

Mike Siegler, 2x275kg em treino (vídeo antigo)

Glen Chabot fazendo 306kg (675lb) (vídeo antigo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa.

@hellgod, @Julio, vocês têm referências sobre o método de treino desses caras?

É sempre bom saber de que maneira alguém chegou a uma carga monstruosa no supino.

realmente é bom saber como foi feito, meu máximo foi 50--50 com uma barra que pesava 10 kilos

tem um la na academia q ta levantando 75--75 com a mesma barra

ano q vem mudo meu treino para bulking pelo mnhs por uns 7 meses =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa.

@hellgod, @Julio, vocês têm referências sobre o método de treino desses caras?

É sempre bom saber de que maneira alguém chegou a uma carga monstruosa no supino.

Realmente não sei detalhes mas vou pesquisar, estou com pouco tempo agora.

Mas já vou adiantar que a maioria dos grandes supinadores equipados treina west side e metal militia, com muitos treinos dinâmicos e esforços máximos com periodização visando uma competição especial. Também usam muitos elásticos, tanto para melhorar a saída como encaixe (lock out) - variando os elásticos para preso embaixo do banco ou em cima do power rack, treinos com boards de variados tamanhos, treino de lock out em si, treino com correntes, supinos no chão, supinos fechados e declinados, e bastante foco em dorsal, ombro e trapézio também para estabilizar. Também muito treino para melhorar o arco com rolos ou outro objeto na lombar.

Já os supinadores raw treinam um pouco diferente, o Eric Spoto mesmo pelos vídeos aparenta quase que um treino 'normal' só que com muita carga, a única coisa diferente que vi usando foi slingshot, que é uma banda elástica que une os dois cotovelos, e com uma ele fez duas repetições com 347kg (absurdo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...