Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação De Medidas E Assimetria (Com Foto)


Higor Teixeira

Posts Recomendados

Idade: 27

Altura: 1,83

Peso: 94,4 kg

BF: 14,75%

Objetivo do treino: Hipertrofia

Tempo de treino: 1 ano e 2 meses

Treino atual: AB2x (Push/Pull - High/Low Reps) - http://www.hipertrof...l-highlow-reps/

Fala, meu povo!!

Preciso da opinião de vcs! Ontem fiz uma avaliação na academia e deu as seguintes medidas:

Medidas.jpg

edit: A data da primeira coluna da planilha é 16/09/2011

Esse progresso está aceitável? BF aumentou um pouco (14,75%), mas ainda não está me incomodando não. O que acham desse percentual de BF? Dá pra segurar mais um pouco num bulk? Ou será que é hora de fazer um cutting? Na verdade, tava pensando em fazer um cutting lá pra janeiro/fevereiro. Acho que dá pra ganhar um pouco mais de massa.

Como vcs podem verificar, meu lado esquerdo é todo maior que o direito (esquisito, pois eu não sou canhoto!). Isso nunca me atrapalhou não. Só que na avaliação, a instrutora disse que a diferença dos meus braços está perceptível (é maior diferença entre os lados - 1,2cm). Aí ela me deixou grilado.

Olhem aí:

B%25C3%25ADceps.jpg

Está realmente desproporcional? Como corrigir isso no meu treino? No meu treino atual, focado em compostos, não tem nenhum exercício unilateral. O que vcs sugerem?

Não queria tirar a rosca direta em supino fechado. Estava pensando em fazer o testa unilateral com halteres e fazer a puxada supinada unilateral (puxada com argolas). Não sei se só a puxada pode corrigir essa assimetria. Se não, terei que tirar a rosca direta e fazer uma rosca alternada.

Como eu sei que vcs nunca me decepcionam ( :laughingsmiley:) fico aguardando a opinião de vocês!

Há-braços!!

Editado por Higor Teixeira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Higor sinceramente, sua desproporção é muito pequena e muito pouco perceptível!!

Continue focando no treino, q é muito bom, q com tempo as medidas vão se ajustando!

Seu Bf não esta muito alto (em relação a altura). Continue no bulk e foco nos treinos, cuidado com execução errada! .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de observar bem a foto notei essa diferença, não é tão perceptível assim. Acho que o ideal seria preferir os exercícios unilaterais primando pela execução correta. Manteria os compostos como estão e os isoladores colocaria exercícios unilaterais. O problema dos unilaterais é que é ruim pra progredir a carga. Difícil falar qual exercício responsável.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Higor,

Atente-se ao fato de que todo sistema de medição, por mais preciso que seja, possuirá um erro de medida inerente.

Quando você fala, por exemplo: tenho braço com medida de 40,0 cm, usando um instrumento de medição cuja menor medida seja de 1 cm (uma fita que esteja marcando de cm em cm, porém sem menores divisões), então esse instrumento de medição está te sujeitando a um erro de medida da ordem de 0,5 cm na leitura do valor. Dessa forma, o ideal é apresentar a medida como sendo uma faixa de valores do tipo 40,0 +-0,5 cm.

E isso refere-se exclusivamente ao erro proporcionado pela precisão do instrumento (daí não posso afirmar se seria de 0,5 ou 0,05 ou 0,1, etc). Porém, existe o erro de medição inerente ao erro do uso do instrumento, que fica difícil quantificar. No caso, erros como os seguintes podem ter ocorrido: tomado as medidas em pontos distintos; leitura imprecisa ou grotesca; erro de uso na medição (por exemplo, você pode pegar a fita métrica e apertar mais ou menos na circunferência do braço, ou de repente o formato do braço impede que a fita esteja completamente aderida na superfície, resultando em alguns pequenos vãos).

Pois bem, some um erro ao outro e ocorre propagação de erros, que por menores que pareçam podem resultar em alguma discrepância no resultado final. Mas veja bem, se por acaso estimássemos que o erro é da ordem de 1 cm, o que não seria nenhum absurdo visto os problemas mencionados, no caso dos braços, você teria 36,50+-1,00 cm e 37,70+-1,00 cm, isto é, na prática as medidas coincidem. Pra um erro menor ainda, de 0,6 cm, as medidas se ajustariam.

Disso tudo, acho que o mais correto é você saber julgar se o processo de medição foi preciso o suficiente pra concluir se há de fato assimetria. E por mais que haja variação, não acho que esta seja significativa olhando a foto.

E quanto ao comentário da instrutora, fica a minha dúvida: ela afirmou que a diferença estava perceptível após medir ou simplesmente ao olhar (para então verificar)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, vc tem razão. É preciso levar em conta estes problemas de aferição. Não posso afirmar que esta avaliação que eu fiz tenha o nível de precisão para afirmar que essa assimetria seja significativa.

E quanto ao comentário da instrutora, fica a minha dúvida: ela afirmou que a diferença estava perceptível após medir ou simplesmente ao olhar (para então verificar)?

De fato, ela só percebeu a diferença após tirar as medidas. Portanto, é possível que ela tenha sido "influenciada" pelas medidas observadas.

Obrigado a todos que me ajudaram a desencanar. Como sugeriram, vou continuar progredindo no meu treino e deixar que estas medidas vão se ajustando.

Vamo que vamo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...