Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Na verdade minha dúvida não seria quanto a elevação a insulina, e sim a resposta do corpo a esse elevação

A insulina não serve apenas para levar os carbos para as células. A minha dúvida é se o corpo responde da mesma forma a insulina que foi ativada pelos carbos e a insulina ativada por proteínas

Porque seria estranho um diabético ter problemas com carbo e não a a proteína, qual seria os problemas de ter açúcar elevado no sangue, e porque os probelmas não são sentidos com nível de aminoácidos elevados ? Entende ?

Porque as proteínas não são "problema", se ele teriam os mesmos efeitos do carboidrato NA INSULINA

Eu acredito que ate que o nutriente chegue na célula, para o corpo nao faz diferença, afinal a síntese acontece da célula pra fora, a resposta ao transporte seja a mesma para ambos, questão de armazenamento claro que a resposta ao carb poderá ser maior, afinal nosso corpo tem mais necessidades energéticas do que síntese de novos tecidos, ja que ate mesmo para se formar tecido é preciso energia então, no final, acho que a resposta carb é maior. Editado por Pedrosilva96
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Então eu também penso que a resposta deveria ser a mesma.

Mas porque o excesso de carbo PODE (talvez) levar a diabetes ? Isso seria apenas em quem tem pré disposição ?

Como o excesso de açúcar pode levar uma pessoa a se tornar resistente a resposta da insulina e o "excesso" de proteínas não, sendo que o efeito é o mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Então eu também penso que a resposta deveria ser a mesma.

Mas porque o excesso de carbo PODE (talvez) levar a diabetes ? Isso seria apenas em quem tem pré disposição ?

Como o excesso de açúcar pode levar uma pessoa a se tornar resistente a resposta da insulina e o "excesso" de proteínas não, sendo que o efeito é o mesmo ?

Já viu alguém exagerar na proteína? Só naquele churrasco, que passou, quem sabe, com muita gordice, das 300g de proteína. Já carboidrato você pode consumir 500g sem problema.

Acho que tu tá tentando achar pêlo em ovo, se é que consegui entender o teu ponto.

_________

Por causa da quantidade de proteína, e também pelo tempo de digestão, a resposta insulêmica da proteína é muito mais 'controlada'. O whey que é uma exceção, mas ele não é um alimento, é um suplemento. Se for o concentrado ainda não é tão grande, agora se for o isolado ou hidrolisado a resposta insulêmica torna-se mais acentuada ainda. Por esse motivo que quem recomenda o 'pico de insulina no pós treino' diz para tomar whey (geralmente vendedor empurra um isolado 90%) e dextrose: a resposta da insulina vai ser bem maior por ter carbo e proteína.

INS+INDEX.JPG

Para quem apenas olha as figurinhas legais e pula para o resumo, reparem nessa tabela... White bread é pão branco, usado como padrão para '100'. All-bran, que é rico em fibras e eu gosto muito no café da manhã ou pré-treino: tem 32. Até cornflakes é mais baixo que pão branco. Vejam que a massa (macarrão, white pasta) e o massa integral tem o mesmo número, 40. Arroz integral é 62 enquanto o branco é 79. Para a comparação com fontes de proteína: Ovo está com 45, e ovo não tem carboidrato (viu, Ander?), assim como queijo, carne, e peixe. Todos têm um valor baixo. Mais abaixo, Potato chips tem um valor baixo, 61... logo é melhor comer batatinha frita do que arroz integral? Tem uma tabela da Universidade de Harvard que tem Snickers nela, e se não me engano ele está em 60~70... então seria melhor comer snickers do que arroz? (para alguns que pensam apenas na insulina, sim).

Outro detalhe da tabela que a maioria ignora: vejam que existe variação, e isso é de indivíduo para indivíduo. Uma pessoa pode comer doughnuts e ter uma 'resposta de 74', outra de '83' e outra de '65'. Até mesmo a mesma pessoa pode ter respostas diferentes em dias diferentes. Quem gosta de estatística fica maravilhado com esses gráficos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu também penso que a resposta deveria ser a mesma.

Mas porque o excesso de carbo PODE (talvez) levar a diabetes ? Isso seria apenas em quem tem pré disposição ?

Como o excesso de açúcar pode levar uma pessoa a se tornar resistente a resposta da insulina e o "excesso" de proteínas não, sendo que o efeito é o mesmo ?

Tanto a resistência à insulina quanto à diabete podem ser doenças que são determinadas pela genética. A ciência ainda não chegou a um consenso com relação a isso. É como se as células já estivessem programadas a isso, mas dependendo dos hábitos da pessoa isso pode ser adiantado ou retardado ou até mesmo evitado.

E uma coisa é resistência à insulina e outra é diabetes.

Tem diabéticos que não tem resistência à insulina, tem pessoas que são resistentes à insulina mas não são diabéticos. A resistência à insulina pode progredir à diabete tipo 2.

E o excesso de proteina também pode levar à isso, igual o carboidrato. Tanto que é bom os diabéticos evitarem o excesso de proteina, mas é muito mais comum as pessoas ingerirem mais carbo do que proteina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já viu alguém exagerar na proteína? Só naquele churrasco, que passou, quem sabe, com muita gordice, das 300g de proteína. Já carboidrato você pode consumir 500g sem problema.

Acho que tu tá tentando achar pêlo em ovo, se é que consegui entender o teu ponto.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Não Aless, não estou procurando pelo em ovo. Era realmente uma dúvida, você viu pela discussão no tópico low carb que eu defendo a ingestão de carbos moderados, e na maioria dos casos seria pela resposta a insulina. Eu sabia que proteínas também eram insulinêmicas mas, eu não sabia o quanto eram, entende ?

Então era realmente uma dívida de como a insulina funcionava, se era igual com os dois macros. E sim sei que tem diferença, uma pessoa normal que coma carnes vermelhas e ovos inteiros, vai ter uma reposta mais "fraca" (não sei se seria esse o termo) pois alem da proteína ser mais saciante ainda tem a gordura. Já sabia dessas variáveis, como a quantidade, minha dúvida era se a resposta insulinêmica é igual eles teriam o mesmo efeito. Lógico que excesso de proteína é quase impossível (se bem que você vê alguns casos de low carb com medo de gordura), por isso coloquei excesso de proteínas entre aspas.

Enfim, não queria dizer que proteína causa diabetes, queria entender se o processo é o mesmo, e pelo que eu entendi seria possível porém, não parece algo muito fácil de acontecer

Abraços

Tanto a resistência à insulina quanto à diabete podem ser doenças que são determinadas pela genética. A ciência ainda não chegou a um consenso com relação a isso. É como se as células já estivessem programadas a isso, mas dependendo dos hábitos da pessoa isso pode ser adiantado ou retardado ou até mesmo evitado.

E uma coisa é resistência à insulina e outra é diabetes.

Tem diabéticos que não tem resistência à insulina, tem pessoas que são resistentes à insulina mas não são diabéticos. A resistência à insulina pode progredir à diabete tipo 2.

E o excesso de proteina também pode levar à isso, igual o carboidrato. Tanto que é bom os diabéticos evitarem o excesso de proteina, mas é muito mais comum as pessoas ingerirem mais carbo do que proteina.

Sim, aparentemente a pré disposição genética conta muito.

Obrigado pelas respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...