Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Chá Verde como Insulin Booster

A substância mais importante bioativo presente no chá verde, EGCG ou epigallocatechine galato induz as células dos músculos para absorver mais glicose. Pesquisadores da Universidade Kyung Hee na Coréia descobriu como: como a insulina, EGCG [fórmula estrutural abaixo] ativa a enzima fosfatidilinositol (PI) 3-quinase.

Os coreanos fizeram experimentos usando o músculo dos ratos. Quando as células foram alimentadas com EGCG e glicose, as células absorveram até 70% mais. Interessantemente, mesmo com a concentração mais elevada de EGCG, nenhuma das células musculares morreram. Isto significa que ECGC não é citotóxico .

O gráfico abaixo mostra o efeito de doses crescentes de EGCG sobre a absorção de glicose. Os investigadores utilizaram a insulina com uma concentração de 200 nanomoles de um grupo de controlo. A exposição foi de meia hora.

egcg.glucose.gif

Há duas maneiras em que as células musculares podem absorver glicose. Uma é através de insulina e imitadores de insulina, e passa através da via de P13K. O outro passa através da AMPK proteína, e torna-se mais ativo, como resultado de exercício físico. É também por isso que atletas injetam insulina depois da atividade física. Após o treinamento, as células musculares absorvem a glicose tanto que quase nada fica para as células de gordura. Se você injetar insulina, em seguida, as células musculares absorvem a glicose ainda mais rápido, para que os seus depósitos de gordura não aumentem. Eles aumentaram se você usar insulina em outros momentos.

Os pesquisadores coreanos queriam saber exatamente qual era o mecanismo exato que o EGCG causava, então eles repetiram seus experimentos utilizando bloqueadores diferentes. Um deles, LY294002, bloqueia o efeito de P13K. Este é o LY bloqueador no gráfico abaixo. Quando os coreanos acrescentaram LY para as células musculares, o efeito estimulador do EGCG na captação de glicose havia parado: os pesquisadores tiveram a informação necessária sobre como funciona o mecanismo de EGCG.

egcg.glucose2.gif

Os pesquisadores estão interessados ​​em saber mais sobre o EGCG e glicose, porque eles estão buscando maneiras de aliviar a diabetes tipo 2 através de dieta e suplementos. Mas os resultados são interessante para os atletas. O chá verde pode ser interessante se for usado antes do treino, já que estimula a queima de gordura durante as sessões, e já que também aumenta a captação da glicose pós treino, isso aparenta ser ainda mais interessante para atletas.

Fonte:

J Food Med. 2008 Sep

________________________--

Outro artigo bem interessante sobre chá verde postado no blog:

http://www.hipertrof...massa-muscular/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom texto, mas acho que se encaixaria melhor em 'Fitoterápicos'.

Eu tava tomando antes de qualquer treino, mas agora só antes do cardio.

Isso porque li uma matéria que falava sobre evitar antioxidantes depois do treino p/ hipertrofia. (Ingerindo o chá tão perto, creio que ainda teria muito antiox. circulante no sangue).

Ainda tô procurando a matéria, quando encontrar, posto aqui.

De qualquer forma, queria ouvir opiniões de pessoas com mais conhecimento na área.

Sei que tem gente que toma vit C. depois do treino de hipertrofia p/ evitar o cortisol, mas já vi uns debates meio controversos sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Então no final das contas qual o melhor horario para se tomar o chá verde?

O chá verde pode ser interessante se for usado antes do treino, já que estimula a queima de gordura durante as sessões, e já que também aumenta a captação da glicose pós treino, isso aparenta ser ainda mais interessante para atletas.

Editado por Zanon !
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Gostei do artigo. Daqui um tempo pretendo escrever um artigo sobre ele no meu blog. Já incorporei o chá verde no meu dia-a-dia faz um bom tempo.

o que posso falar sobre ele, é o que tenho nas minhas anotações pro meu futuro artigo:

ele é muito rico em antioxidantes (polifenóis), possuindo, inclusive, níveis muito superiores aos encontrados nas frutas, por exemplo. Tem uma série que estou lançando no meu blog que trata muito sobre alimentação natural em combate ao lixo industrializado que temos por aí. esses polifenóis que citei, são produzidos pelas plantas como um agente natural para se proteger no ambiente selvagem. Existem muitas substâncias que elas produzem que funcionariam como "inseticidas". repelindo pragas. essas substancias, de maneira geral, fazem bastante bem ao nosso organismo e melhoram nosso sistema imunologico.

o consumo na forma de chá é muito mais eficiente do que o consumo em cápsulas. recomendo q se compre folhas em sacos grandes para economizar. modo de preparo é bem simples:

coloque água para ferver, mas não deixe borbulhar, quando começar a soltar bolhas, desligue. coloque as folhas numa xícara ou caneca, encha com a agua bem quente e tampe. é q nem miojo, em 3 minutos esta pronto. aí misturo com gelo e pó de guarana e tomo. uso como termogenico natural antes de fazer aerobico em jejum (há 3 artigos somente sobre isso no meu blog, vale a pena ler) e tb no pré-treino.

se vc ferver a folha junto na agua no fogo, vc pode estragar as propriedade do cha e amargar a bebida.

o chá verde ajuda a baixar o LDL, colesterol ruim.

as catequinas do chá verde, sendo a principal a EGCG que o autor do tópico citou, fazem com que o corpo queime/recrute mais gordura. a propriedade antioxidante delas, acredita-se ser 100 vezes superior a da vitamina C!

ressalva: por conter cafeina, deve ser administrado com cuidado apos as refeições pois ele atrabalha a absorção de ferro e vit. c pelo organismo.

lembro de ter lido muito tempo atras que o cha verde é consumido apos as refeições pelos orientais pois ele atrasa a digestao dos carboidratos, evitando picos de insulina no organismo. pena q não faço mais ideia de onde tirei essa informação.

eu devo tomar 1/2 litro por dia, especialmente em jejum e pré-treino.

qualquer dúvida:

FERNANDO

http://ensinandomusculacao.blogspot.com.br/

abs

Editado por fpaiotti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...