Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Marciano

Membro
  • Total de itens

    16
  • Registro em

  • Última visita

Sobre Marciano

  • Data de Nascimento 04/12/1980

Profile Information

  • Localização
    Vitória da Conquista, BA

Conquistas de Marciano

  1. Se estiver sentindo dores, não treine. Caso contrário, eu acho que reduzindo o peso e aumentando o descanso vai ajudar sim. E esse exercício chatinho chamado "rotação" é indispensável, não só para recuperação, como para prevenção de novas lesões! Faça direito! Bons treinos!
  2. Também tive lesão no ombro (bursite) e fiquei afastado da academia por 4 meses (só fazendo fisioterapia). Quando voltei, comecei do zero, com cargas baixas e fui, aos poucos, recuperando minha adaptação anatômica. Senti algumas dores no começo. Daí vem aquele medo de lesionar novamente e qualquer coisa é motivo de preocupação. Mas era simplesmente dor muscular tardia (normal) e logo despreocupei. Seu caso parece ter sido um pouco mais grave. Pelo que entendi, vc ficou 9 meses sem fazer musculação, só fisioterapia. É um período longo demais. Não sei como foi o seu retorno à academia, mas é bom lembrar que os exercícios não podem ter a mesma intensidade de antes, principalmente para os ombros. No desequilíbrio muscular há diferença de força e flexibilidade entre grupos musculares de uma mesma articulação (agonistas e antagonistas), muitas vezes por um problema de postura. Seu novo treinamento deve objetivar a correção desse problema (Pilates e RPG podem ser bem-vindos). O fato é que você precisa passar por uma nova fase de adaptação anatômica. Não adianta ganhar força nos músculos se os tendões e ligamentos não estão prontos para suportar essa força. Se vc tomou todas as precauções e ainda assim a dor voltou, acho que não tem outra saída a não ser voltar ao médico/fisioterapeuta. Outra coisa: como Pengo falou acima, é preciso se conformar com a inaptidão para determinados exercícios. Eu, por exemplo, não posso fazer desenvolvimento de ombro por trás da nuca (sempre que eu insisti em fazer, me dei mal). Procure descobrir se algum exercício específico lhe causa dor e substitua por outro que não cause.
  3. Eu aconselho interromper tudo até diagnóstico médico! Lesão é coisa séria, se insistir pode piorar consideravelmente seu estado. Se dói ao movimentar, então pode ser uma lesão sim (bursite/tendinite). Você deve evitar todos os exercícios que causam essas dores anormais. É uma questão anatômica: tem alguns exercícios que não servem pra sua constituição física, e é preciso mudar para outros (não insista). Eu aboli alguns exercícios (e acrescentei outros) justamente por causa de dores nos ombros. É preciso se conformar...
  4. Marciano

    .

    Se as costas estiverem bem apoiadas e não forem excessivamente comprimidas, não vejo de que maneira possa lesionar a coluna. Então, se vc aguenta a carga sem forçar/doer as coatas, tá tudo bem.
  5. Além de não haver nenhuma vantagem, ainda prejudica.
  6. Não acho que se entupir de água contra a vontade seja o caminho. Em geral, o corpo sabe muito bem do que precisa. A atitude mais natural é quase sempre a melhor. Eu só aumento meu consumo de água quando estou praticando exercícios físicos (não espero sentir sede pra reabastecer). No resto do dia a água vem naturalmente. Não sei e nem faço questão de saber quantos litros eu ingiro por dia.
  7. Mudando de ABC 2x para ABC 1x, para continuar obtendo resultados (considerando que já se acostumou à rotina 2x), você precisará aumentar a intensidade dos exercícios (não necessariamente mudar os exercícios). Mas como a mudança deve ser periódica, é conveniente alterar também os exercícios. PS: a ferramenta de busca não faz milagres, muitas vezes é preciso ler tópico por tópico pra encontrar o que se quer. De qualquer forma, tente uma busca "avançada", que melhora bastante os resultados.
  8. Você está numa nova rotina, aos poucos vai se acostumando a ela. Duas coisas são essenciais para um sono adequado: silêncio e ausência de luz. Veja se seu problema não é uma dessas coisas. Nas férias, enquanto eu não escureço bem o quarto bloqueando toda a iluminação da janela, eu continuo acordando às 6h. Também tem outra coisa: se a "casa" toda acoradar e vc continuar dormindo, o barulho dos outros prejudica seu sono. O barulho de fora de casa também começa cedo. Se esse for o caso, vc vai precisar dormir antes do seu horário habitual...
  9. Meu caro, o que vc quer é uma das coisas mais difíceis: ganhar massa magra ao mesmo em que perde massa gorda (o mais fácil é focar em um ou outro). Dê uma olhada nesses artigos: http://www.hipertrofia.org/blog/2007/07/11...massa-muscular/ http://www.gease.pro.br/categoria_visualizar.php?id=5 http://www.npng.com.br/pt/displayart.asp?id=43 A perda de peso é no corpo inteiro, não pense que é possível escolher de onde vai sair a gordura. Os abdominais vão auxiliar no emagrecimento, mas não especificamente da barriga.
  10. Como vc estará treinando outro grupo muscular, não haveria problema. A questão é, quão "fortes" são essas dores? É preciso estar bem para treinar bem. Se essas dores o impedirem de realizar um bom treino, melhor ajustar a sua rotina ou intensidade.
  11. Supondo que vc treinou peito na segunda, quinta-feira já completou o período mínimo de descanso. Então o que vai determinar se vc deve treinar ou não é a intensidade dessa dor. Veja se ela é muito grande (a ponto de doer quando vc toca no músculo) ou se o movimento dos seus braços está comprometido. Nesse caso, não treine. Caso contrário, pode treinar, mas não pegue pesado.
  12. Em parte você tem razão, mas lembre-se de que aqui há gente em todos os níveis de conhecimento (do leigão ao professor). Se o fórum contém todas essas informações espalhadas, vai ser melhor para um leigo encontrá-las todas aqui (pelo menos o essencial). Isso evita que fiquem abrindo sucessivos tópicos sobre o mesmo assunto. Para quem já sabe, basta ignorar ou acrescentar mais alguma informação relevante. Não seria muito melhor se as pessoas começassem a musculação já sabendo dessas coisas?
  13. Não tenho um link para a fonte, mas já li sobre isso na revista Saúde e em outros lugares. É que o cérebro não é bobo, se falta sangue pra ele, ele vai desligando algumas funções (vista escurecendo, enjôo, desequilíbrio) até te derrubar no chão, onde ele tem mais chance de recuperar o sangue, devido à posição deitada. Assim, um exercício como o agachamento é ainda mais suscetível a isso, por ser realizado em pé (o fluxo de sangue é maior na parte inferior do corpo, podendo faltar no cérebro). Eu só fico tonto com exercícios de perna, mesmo obedecendo o tempo de digestão.
  14. O negócio é o seguinte: os músculos requerem uma boa quantidade de sangue para trabalhar no treino com pesos. A digestão dos alimentos é outra função que também depende de muito sangue (até para absorção dos nutrientes). Junte os dois e o resultado é explosivo! No desespero de realizar o seu trabalho, o aparelho digestivo rouba sangue de onde ele puder, até mesmo do cérebro! Resultado: uma congestão - tontura e enjôo, na melhor das hipóteses. Solução: dar um tempo para fazer a digestão antes de começar a malhar (no mínimo 1 hora, mas a depender da sua alimentação, pode precisar de 3 horas). Mas mesmo com esse cuidado, os exercícios de perna costumam causar os mesmos efeitos, pois são músculos grandes (imagine de quanto sangue precisam?).
×
×
  • Criar Novo...