Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HE-MAN

Membro
  • Total de itens

    511
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de Mr_Santoxs em Citoneurin 5000 - Info + Relato   
    Saudações pessoal, procurei algo sobre o assunto no Fórum e não encontrei, então resolvi inserir a minha experiência.

    Existem muitas pontes químicas no organismo para se realizar a nossa tão querida SÍNTESE DE PROTEÍNAS, uma delas é por meio das VITAMINAS do COMPLEXO B.
    Se notarem, 90% dos suplementos (complexos, como o do tipo ANIMAL PACK, PRÉ WORKOUTS, entre outros) para ganho de M.M. colocados no mercado, apresentam uma faixa de vitaminas do complexo B, o que na minha opinião, é um dos grandes responsáveis pelos ganhos e resultados.

    Por que ?

    vitamina B1
    A tiamina é essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono.
    Funciona como coenzima nas reações de descarboxilação oxidativa do ácido pirúvico até acetil- coenzima A, ponte entre a glicólise anaeróbia e o ciclo do ácido cítrico, necessária para a síntese de proteínas e lipídios, assim como do neurotransmissor acetilcolina.
    Funciona também como coenzima na descarboxilação oxidativa do 2- oxoglutarato até succinato no ciclo do ácido cítrico.
    A tiamina age, ainda, como coenzima da transcetolase, que desempenha importante papel no ciclo da pentose fosfato. Este ciclo representa uma via metabólica adicional à glicólise, para a utilização da glicose. É uma importante fonte de energia para diversos processos metabólicos, especialmente os de oxirredução nas mitocôndrias.
    A carência de tiamina determina acúmulo de ácidos lático e pirúvico no organismo, com grande comprometimento estrutural e funcional dos músculos esqueléticos e cardíaco, assim como do
    sistema nervoso central e periférico.

    vitamina B6
    A piridoxina converte- se no organismo em fosfato de piridoxal, que atua como coenzima de cerca de 60 enzimas, a maioria das quais relacionada com o metabolismo de proteínas e aminoácidos.
    Desempenha importante papel na síntese de neurotransmissores como a noradrenalina, dopamina, serotonina, GABA e histamina.
    Participa de reações de degradação de aminoácidos, em que um dos produtos finais é a acetil- coenzima A, necessária à produção de energia e à síntese de proteínas, lipídios e acetilcolina. O fosfato de piridoxal atua como coenzima na primeira etapa da síntese de esfingosina, substância que ocupa posição chave no metabolismo dos esfingolipídios, componentes essenciais nas membranas
    celulares das bainhas de mielina. Uma vez que os esfingolipídios têm renovação metabólica muito rápida, a preservação da integridade estrutural e funcional do sistema nervoso requer síntese constante de esfingosina, dependente de vitamina B6.
    O fosfato de piridoxal também age como coenzima da lisil- oxidase, enzima que induz o entrelaçamento das fibrilas de colágeno, originando tecido conjuntivo elástico e resistente.
    A carência de piridoxina determina alterações: na pele e mucosas - lesões seborréicas da face, glossite, estomatite; no sistema nervoso central e periférico - convulsões, depressão, neuropatia; na
    hematopoese - anemia microcítica hipocrômica, com reserva normal ou aumentada de ferro (anemia sideroblástica).

    vitamina B12
    A cianocobalamina participa do metabolismo lipídico, glicídico e protéico e da produção de energia pelas células. É necessária às reações de transmetilação, tais como, a formação de metionina a partir da homocisteína, da serina a partir da glicina e a síntese de colina a partir da metionina. Também toma parte na formação de bases pirimidínicas e no metabolismo de purina, além de estar envolvida na síntese do desoxirribosídio do ácido nucléico.
    Favorece a regeneração de formas ativas de folato e a entrada de metilfolato nos eritrócitos.
    A vitamina B12 é essencial para o crescimento normal, a hematopoese, a produção de células epiteliais e a manutenção da bainha de mielina no sistema nervoso. Ela é necessária sempre que há reprodução celular e, conseqüentemente, ocorre síntese de ácido nucléico. Sua ação sobre a síntese de ácidos nucléicos e o metabolismo do ácido fólico confere- lhe capital importância na hematopoese.
    A carênc ia de v i tamina B12 determina anemia de t ipo megaloblástico e alterações degenerativas no sistema nervoso central e periférico.
    As vitaminas B1, B6 e B12, em seu papel de coenzimas, exercem efeito regulatório sobre a atividade metabólica enzimática. Esse mecanismo de regulação baseia- se, mesmo em condições de alimentação e metabolismo normais, em saturação parcial das apoenzimas, presentes no organismo, por suas coenzimas.
    Administrando- se doses de vitaminas superiores às necessidades mínimas diárias, pode-se elevar os níveis de coenzimas no organismo. A curto prazo, isso induz aumento na atividade metabólica, por elevar o grau de saturação das apoenzimas pelas coenzimas. A longo prazo, a elevação dos níveis de coenzimas
    resulta em liberação aumentada de apoenzimas, por indução da síntese enzimática. Isso leva a um aumento adicional na atividade segundo numerosos relatos, exercem efeito antálgico em casos de neuropatias dolorosas, além de favorecerem a regeneração das fibras nervosas lesadas.

    (parte retirada-bula http://www.bulas.med.br/bula/2307/citoneurin+solucao+injetavel.htm)

    Sendo assim: Concluí que a injeção (por ser uma quantidade muito maior, concentrada e melhor absorvida em relação a via oral) de COMPLEXO B, pode ser MUITO vantajosa para o nosso objetivo (hipertrofia).

    Agora a minha experiência: Sou vegetariano, e como alguns devem saber, a cianocobalamina (B12), é somente encontrada em resquícios de derivados animais, como carne, leite, queijo, etc, etc. (lembrando que sua taxa de absorção é baixa, mas acontece).
    Resolvi testar os efeitos das injeções para relatar os efeitos para os vegetarianos do fórum, e também a quem possa interessar.


    Começarei hoje ou amanhã, com duas aplicações semanais de CITONEURIN 5000.

    Peço que ajudem a compor o tópico com maiores informações, uma das dúvidas que não consegui sanar ainda, é o período que a vitamina fica concentrada no corpo (sei que não é muito alto, mas já ouvi relatos de pessoas com deficit que necessitam de somente uma aplicação mensal).

    CYA.
  2. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de Prysca em Anabolizantes Nos Esportes (Doping)   
    Ninguém aqui está falando nada, nem denegrindo a imagem de atletas, pelo contrário, quem pratica qualquer esporte, sabe como é difícil a vida de atleta e valoriza o esforço, agora pensar em nível competitivo sem DOP, meu amigo, é simplesmente ingenuidade a ponto de acreditar em papai-noel.

    A maioria dos frequentadores do fórum, não pensam que doping é coisa de outro mundo, simplesmente é mais uma arma que é usada por competidores, de baixo e alto nível, a maioria aqui não condena, nem tem esse olhar que você demonstrou, caracterizado por preconceito e descaso, tentando tapar o sol com a peneira, se iludindo.

    Desculpa, mas quem está tendo uma postura ingênua e preconceituosa aqui é você.


    O propósito do tópico não é entrar em discussão, se existe ou não, pode ou não pode, direita ou esquerda.
    Simplesmente é para arquivar e demonstrar os atletas que caíram em doping e as respectivas substâncias.


    Limito minhas palavras a esse Post, não tenho mais saco para discutir picuinha e questões morais sobre AE's que é o que mais acaba com bons tópicos no fórum.
  3. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de gabrielqueiroz em Anderson Silva Perde A Paciência Com Sonnen!   
    Marketing é apelido, eu posso apostar que o Dana puxou a orelha do AS, falando que ele não tava vendendo a luta.... e eles fizeram esse teatrinho no telefone, BULLSHIT !!


    (...) e lembrando que MMA não é essa briguinha de vizinho que anda rolando por aí... WANDxVITOR ... SONENxAS, aqui a galera quer ver espetáculo, esporte, luta séria, não teatrinho e briguinha de rua ... sinceramente, espero que esse não seja o futuro desse esporte tão honrado !
  4. Gostei
    HE-MAN deu reputação a kilsomaromba em Promessas No Bodybuilding   
    Bacana a entrevista felipe ta com trapezio muito bom.
    Video novo meu faltando 7 semanas para o campeonato tem um fat pra perde ainda e desidrata, pra galera q sempre acompanha minha evolução n queria criar um topico postar aqui
    [media=]
  5. Gostei
    HE-MAN deu reputação a ROMERA em 2º Ciclo (Enan/stano/oxa/tremb/masteron)-(Hcg/letro)   
    Poderia enumerar algumas dezenas de substancias conhecidas como drogas que já experimentei, mas talvez isso soaria prolixo e deverasmente apologético, indo aos fatos queria fazer um breve relato referente as alterações psico-comportamentais que o uso de ergogênicos vem me causando:

    Acredito e sinto que os EAs mudam muito mais do que somente seu shape, o “barato” mental que você sente ao usar ergogênicos é algo que desperta seu espírito guerreiro, lhe coloca num estado incansável, resiliente, que dificilmente se atingiria naturalmente, em contrapartida você volta a um nível ancestral de culto exacerbado a força e forma humana, em pleno século 21 involuntariamente nos medimos como animais.
    Esta apropriação do corpo como lócus simbólico de uma apresentação de si para outrem se encontra em muitas práticas e representações, mas isso é inerente ao ser humano e não exclusivo do musculador, a única diferença está em qual lócus o indivíduo se apropria, alguns se valem do status financeiro,outros do social/intelectual e por ai vai...Por isso acredito que condenar ou discriminar essa forma de expressão não passa de um contracenso hipócrita, sim temos outros meio de apresentação, mas porque condenar essa forma mais primitiva.
    Parece conflitante mas o desenvolvimento muscular te humilda, mata seu ego, você acha seu limite físico, busca amplia-lo, se esforça pra neuroconectar tudo isso e passa a se autodominar ao ponto de frear seus instintos mais intrínsecos (fome, sede, dor) diante disso veja como é pequeno respeitar um ser mais frágil como um idoso ou uma criança.

    PS:obviamente que isso não se aplica as pessoas que usam um EAs pra pegar mais leve, pecar na dieta, definir pro carnaval...isso vem como complemento a toda uma postura, ou porque não estilo de vida.

    Edit: erro de grafia.
  6. Gostei
    HE-MAN deu reputação a diego.rcsantos em Diario Cutting Campeonato Italiano.   
    Esse lance das drogas é meio complicado. Hoje em dia acho que a galera joga muito nisso, nas drogas. Eu mesmo tenho uma tara gigante por GH, mas minha condição atual não me permite o uso ainda. Eu acho que existe uma diferença sim, mas mto é placebo. Eu usei sempre drogas "baratas", algumas de farma e de um tempo pra cá usei somente lander e gc. Os resultados foram os postados aqui. Sinto-me satisfeito, sei que talvez poderia ser uma evolução melhor, mas dentro da minha realidade aquilo foi o que eu consegui, ou seja, não fiquei tão atras assim. Se fossem tão inferiores, minha evolução seria ainda pior. Eu acho que existe um a diferença de qualidade, mas naum acho q seja um abismo. Eu acredito que se utilizada de uma forma bacana da pra ter bons ganhos. Ainda naum usei algumas drogas tops... como as citadas por alguns gringos, naum desconsidero o conhecimento, mas analiso antes de td custo x beneficio. Um dia espero poder utilizar td do mais top, porém, por exemplo, sei q masteron é caro... uso uma stano, e até hj funcionou, sei que são perfis diferentes, e quero sim utilizar masteron, mas minha realidade me força a utilizar algo mais barato e cheguei onde cheguei.

    Eu adoro dar exemplos.. entaum vamos lá. Vamos a seguinte situação: Eu e meu amigo Outlaw (nada pesoal... to usando seu nome somente pq ta no seu tópico rs) somos convidados para ir num churrasquinho maroto na casa de uma amigo dentro da cidade mesmo. Eu tenho um golf turbo e ele vai de ferrari. Quem chegará mais rápido? vcs responderiam certamente Outlaw, e provavelmente diriam que ele chegaria com ampla vantagem, bom... que ele ganharia é bem possível, porém com relação a ampla vantagem não seria uma realidade, talvez seria uma diferença de pouquíssimos minutos 1 ou 2 no máximo. Mas como Diego? vc está louco? o cara ta de ferrari.... entaum vamos ao raciocínio, mesmo ele tendo uma ferrari as regras de transito valem para ele assim como valem para mim, os semáforos, os pares, ele tbm precisa reduzir para virar uma esquina, tem o fator direção (pode ser que ele seja um motorista ruim tbm rs), ele ganharia vantagem nos detalhes: arrancadas, retomadas, velocidade final em retas, mas mesmo assim essas regras que citei limitariam uma ampla vantagem. Neste conceito, até um cara com um prisma 1.4 chegaria ainda bem próximo a mim no churrasco (eu tenho um prisma e sei que anda bem na cidade). Bom... este exemplo mostra que naum precisa-se gastar fortunas para chegar num objetivo.. da para chegar bem próximo e gastar pouco, é só ser bom "motorista". Mas algo inegável nesse meu exemplo... é que o Outlaw provavelmente vai ganhar, a menos que ele seja mto barbeiro rs, mas em contrapartida eu naum estaria a quilometros de distancia.... meu percurso é financeiramente mais favorável.

    Bom... espero que tenham entendido meu exemplo. Nem sempre sou bom nas explicaçoes auhuhau..

    Abraços


  7. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de jazzis em Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.   
    Sim, pode sim, aí você vai ter que conversar com o Dr., mas rola sim !
    Ouvi dizer que eles deixam 'um pedaço' da glândula para não ficar com aspecto profundo no mamilo, mas para atletas e afissionados que usam AEs, o ideal é tirar TUDO mesmo, além de não voltar nunca mais ... não vai ficar com aspecto profundo, por conta do volume muscular do peitoral.
  8. Gostei
    HE-MAN deu reputação a diego.rcsantos em Promessas No Bodybuilding   
    Falou merda. Uma coisa é ter opinião pessoal, outra é afirmar algo que vc mesmo desconhece. Sei que vc não gosta do Phil, eu o defendo, pois ele é a bola da vez de ofensas, não sou fanático por ele, mas como sempre defendo ele ta parecendo rs. Já expliquei inumeras vezes como funciona aplicações locais. E outra coisa... locais oleosas não são feitas antes de campeonatos, digo, semanas antes pelo menos. O lance do óleo todos confundem muito, por ser realmente algo meio complexo. O Nick fez como todos fazem... a besteira dele foi ter gravado uma merda de video sem se atentar a estética dos triceps no dia da gravação, ou como prefiro dizer.. se expos demais... o ticeps dele esta chegando a "normalidade" até o campeonato estará pronto. Óleo é absorvido galera.... ninguém é oleoso ou deixa de ser... o que fica é a deformação, que por ser plástica pode mudar a silhueta do musculo, mas o que preenche o mesmo sao fibras, como eu e vc.

    Abraços
  9. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de LocoDiablo em Ronnie Coleman Está Internado Em Um Hospital. Lol   
    Galera, se liguem antes de sair falando besteira sobre AES/TREINOS e que devia ter parado.
    Realmente, quem são vocês pra falar isso ?


    (COPIADO DO FACEBOOK DO TREINADOR WALDEMAR GUIMARÃES)

    Olá amigos, ao chegar de viagem recentemente me deparei com uma foto do Ronnie Coleman hospitalizado no meu email, um amigo me perguntando se nos EUA alguém estava comentando sobre “ a doença gravíssima “ do 8x Mr Olympia, ultimo assunto do FACEBOOK ( que ele sabe que não tenho, não uso e DETESTO, exatamente por não ter paciência para esse tipo de mito, frequentemente despejado na rede sobre o nosso esporte ). Rápida e felizmente fui ao site www.diariodoculturismo.com.br, onde toda a farsa já estava desmentida, mas mesmo assim mandei a famigerada foto a um amigo médico, para que ele esclarecesse de forma científica (segue abaixo); sem contar-lhe que já sabia a verdade... A resposta dele me causou um turbilhão de sentimentos : alívio pela notícia se mentira, satisfação por todos esses FRANGOS BOATEIROS MAL INTENCIONADOS que espalharam a foto verem a VERDADE cuspida na cara deles, e também revolta por concluir que AINDA resta um logo caminho a ser percorrido para que a INFORMAÇÃO CORRETA sobre as variáveis da musculação chegue até as massas, por mais que lutemos todos os dias para isso... Conclui tb que aqui no Brasil, a maioria do povo sente realmente INVEJA dos culturistas, ainda preferindo acreditar que todo beneficio adquirido ao logo dos anos de treino (incluo aqui CONHECIMENTO) é simplesmente resultado do uso de “substâncias artificiais”, inclindo no mesmo saco esteróides e suplementos, e se pegam um resfriado é efeito colateral... Realmente dessa vez a ignorância coletiva me irritou, por isso escrevo esse desabafo, pensando que realmente o povo brasileiro prefere IDOLATRAR os jogadores de futebol, pessoas que não devem ser seguidas como exemplo pela nossa juventude, haja vista a esculhambação que conseguem fazer em suas vidas pessoais, como seres humanos, chefes de família, etc...o “fenômeno” gostava de sair com travestis, cheirar cocaína, e despediu-se da sua carreira (e dos seus fãs) com uma MENTIRA, dizendo que aquela gordura toda não é cachaça, é problema hormonal...; recentemente o “imperador” (que gosta de sair de metralhadora em punho ao lado de traficantes em fotos) bateu em mais uma namorada e parou na delegacia por andar com garotas de programa, baleadas em seu veículo por uma arma de um amigo “policial”..; a mais nova “promessa” do futebol, já é pai solteiro aos 19 anos (olha só que EXEMPLO pras crianças- sexo sem camisinha com uma quase desconhecida), fora a surra que levou do argentino na última decisão mundial...enquanto isso o NOSSO estilo de vida, que deveria ser algo a ser ENCORAJADO, continua perseguido e quase “marginalizado”...

    E o meu ídolo?? Continua sendo o Arnold, que mesmo na terceira idade conseguiu fazer um filho naquela mulher horrorosa que trabalhava na casa dele..., ratificando, agora ele é o meu HERÓI !!! e ainda tem gente que pensa que bomba deixa brocha...depois de olhar para a ex mulher do Governator, começo a desconfiar que podem sim, causar algum problema de visão...



    Bom ano a todos, morte aos frangos!!! (principalmente aqueles frangos de CABEÇA)



    Muita massa muscular em 2012!!

    Agora vou treinar na minha academia VAZIA , já que o povo já deve estar comendo, fumando e se embebedando por causa do revéillon...



    Grande abraço

    http://www.diariodoculturismo.com.br/home/
  10. Gostei
    HE-MAN deu reputação a kilsomaromba em Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.   
    Aplicação na pantu realmente é tranquila um dor aceitaveu mas so apliquei AES mesmo creio q se for usar algum local que tem q fazer aplicaçoes direto a cada 2 dias 3 dias no musculo dae a dor ja é bem maior,biceps é o lugar mais tranquilo que achei de aplicar to fazendo por enquanto so de AES mesmo no biceps gosto de aplica somente oleos mesmo, agora ombro dorsal trapezio ja aplico oleos e o stan, sempre faço massagens tb no local onde apliquei antes e depois do treino alivia a dor e ajuda a solta a facia, aplico no musculo que irei treinar no dia, hoje vou treinar peito e ombro aplicação vai ser no posterior do ombro, melhorei 110% meu shape com essas tecnicas, a um tempim fiz um curso de aplicação to bem expert em aplicação tem um bizu q aprendi as vezes aplica no ombro aplicação normal mesmo vaza o oleo para não vazar basta inclinar um pouco a agulha na hora de injetar o oleo,aprendi muita coisa boa q vai ser ultil no meu off, vou postar uma imagem das agulhas e uma do biceps tem varios nervos no biceps tem q ter muito cuidado na hora de aplicar pega uma veia so ira ficar roxo o local agora pegar um nervo vc pode ter serios problemas.

    testei varias agulhas para aplicação no biceps triceps e etc a melhor que achei foi a violeta tamanho bom e passa o oleo tranquilo.

    como podem ver o biceps tem muitos nervos mais na região lateral dele, sempre contrair o braços para ver onde está as veias e depois relaxa -lo e apoialo para não mexer nem contrailo

    pantu tem 2 musculos aplicação tem q ser no musculo, to sem tempo agora assim q tiver um tempo vejo se acho imagens de todos os musculos como essa do biceps onde passa nervos e etc.
  11. Gostei
    HE-MAN deu reputação a touro em Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.   
    Bem vamos la, todas as aplicações locais são somente de aes, todos com base oleosa e aplicações maximas de 2 ml (panturrilha,peitoral) 1 ml (biceps, trapezio), 3 ml (deltoides, femurais), 5 ml gluteos , triceps e dorsais ainda nao encontrei uma forma pratica e confiavel para autoaplicação. De onde tirei estas quantidades ? INTUIÇÃO..... Para todos os grupos uso o mesmo tamanho de agulha 0,70 x 25, os grupos maiores eu uso a mesma agulha que retirei o ae do bujao, grupos menores uma agulha nova . Como vai tendo o rodizio dos grupos, e quando estou sem saco ou sem tempo repito gluteo ( é sempre o de escape ) as substancias aplicadas vão variando...

    Na pergunta especifica sobre panturrilhas, foram aplicados 2 ml de enan metenolona em uma e 1 ml de ace trembo + 1 ml de prop test na outra , apliquei na porção lateral do gastrocnemio furando numa posição bem centralizada no musculo. Tenho mantido uma diário e caso veja diferença significativa com estas aplicações locais ai conto a vcs, mas aplico neles sem esperar muita coisa, como se estivesse aplicando no gluteo, uma injeção intramuscular sem interesse de ganhos especificos nos grupos aplicados..

    Qualquer duvida mais especifica, fico a disposição.

    abraço..


    Irmão,. esta questao de dieta em bulk ou não, é totalmente pessoal, é de conhecimento que os BB profissionais precisam comer alimentos mais calóricos para simplesmente atingirem suas necessidades diárias, porem até quando comem lixo são controlados, um video do Jay mostra ele numa refeição lixo numa fast food destas ai , porem sanduba dele, sem molho, sem sal, uma fatia apenas de queijo, sem fritas e agua .. Mas na minha opnião, ninguem aqui possui condições de seguir dietas semelhantes a dos bb pros por N fatores, entao acredito e sigo dieta em bulk sim , com alguma liberdade a mais do que no cut, uso um pouco mais de temperos, tiro um dia da semana livre e por ai vai. Vejo como desculpa da maioria se entupir de comida ruim com a desculpa de c ompletar kcal ou de que a droga vai fazer seu corpo receber bacon da mesma forma que peixe grelhado... Acredito fielmente que a diferença entre um shape bom e um shape ótimo, pode ser sim a disciplina da dieta até em bulk.. Agora como tudo na musculação/dieta, nada esta 100% certo e nada esta 100% errado e a unica forma de aprender é testando, segue umas 2-3 semanas de bulk com alimentos de qualidade, o mesmo periodo uma mistura de alimentos de qualidade e calorias "vazias" e o mesmo periodo de junk food e veja como seu corpo responde, eu preciso me alimentar bem sempre, sou bem pesado, tenho um tamanho e condição significante ja, usuario de aes de boa procedencia e se inventar de comer só besteira, fico gordo,,,,,

    abraço

    abraço
  12. Gostei
    HE-MAN deu reputação a Hipertrofia.org em Criação De Uma Area Especial   
    Pessoal, só pra não deixar a idéia no vácuo...

    Estou analisando a idéia e caso a mesma seja colocada em prática, já adianto que a escolha dos usuários que terão acesso a sala será feita a dedo pela moderação e colaboradores, pois maneiras automáticas de escolha provavelmente farão com que usuários que não mereçam acesso, acabem tendo.

    Grande abraço!
  13. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de axltijuca em Diario Cutting Campeonato Italiano.   
    HHahhaahha, Salmonela de cu é rola...

    Já tomo cerca de 50 claras cruas por dia, as vezes o ovo inteiro, e em mais de um ano, nunca tive NADICA DE NADA !
  14. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de gabrielqueiroz em Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.   
    Segue o texto a qual me referi:


    Título: Hipertensão arterial em fisiculturistas
    Autor: Rodolfo Peres
    Email: [email protected]
    Tema: anabolizantes
    Adicionado em: 06/05/2006
    HIPERTENSÃO ARTERIAL EM FISICULTURISTAS

    Waldemar Marques Guimarães Neto – CREF: 004810-G/PR

    Rodolfo Anthero de Noronha Peres – CRN: 16389 - PR

    Hábitos adquiridos pelo homem no decorrer de seu período evolutivo, especialmente nos últimos 5 mil anos, tais como uma alimentação rica em lipídios, sódio, álcool e cafeína, acompanhada do sedentarismo, fumo e stress do dia a dia, vêm contribuindo para o aumento na incidência da hipertensão arterial. Não é a toa que o homem seja o único mamífero que apresenta alterações em seus níveis pressóricos. De acordo com COTRAN; KUMAR e COLLINS (2000), o papel do meio ambiente nesta doença é muito bem ilustrado pela menor incidência de hipertensão em chineses que vivem na China, em comparação com descendentes chineses que moram nos Estados Unidos. Isto é devido entre outros fatores, pela adoção de hábitos contribuintes para a aparição da doença. O desenvolvimento de hipertensão depende da interação entre predisposição genética e fatores ambientais, embora ainda não seja completamente conhecida a forma como estas interações ocorrem.

    Cerca de 15 a 20% da população mundial atualmente é hipertensa. Ao mesmo tempo em que raramente apresenta sinais, esta doença vai minando o sistema circulatório de suas vítimas, até que produz efeitos deletérios – e até mortais, como insuficiência cardíaca e derrames cerebrais (AMODEO; LIMA; VAZQUEZ, 1997; RIBEIRO, 1996; FERREIRA; ZANELLA, 2000). Por isso, é chamada de “assassina silenciosa”. No entanto, a hipertensão tem uma grande vantagem sobre outras doenças: seu diagnóstico só depende de uma simples aferição da pressão arterial, muito embora devemos ter o devido cuidado com esse tipo de leitura, pois a pressão considerada “normal” vem sendo constantemente alterada para valores cada vez mais baixos, a ponto de hoje em dia, quase toda a população mundial ser considerada um “paciente”.

    Definir valores normais para a pressão arterial não é fácil porque, quanto maior a pressão, maior o risco cardiovascular e menor a sobrevida, não havendo uma linha divisória entre normotensão e hipertensão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Hipertensão Arterial como uma elevação crônica de uma ou das pressões arteriais, sistólica e diastólica e recomenda que sejam consideradas hipertensas as pessoas com uma ou ambas as pressões elevadas (BENNETT; PLUM, 1997; MORRISON; HARK, 1999). Segundo Reis e Cople (1999), a hipertensão evolui comumente da forma assintomática até a elevação abrupta dos níveis pressóricos, que apresenta como sinais e sintomas: fadiga, cefaléia occipital, tonturas, zumbidos, queixa de “cabeça pesada”, debilidade, palpitações, angústia e rubor.

    No passado era considerado como hipertensa, uma pessoa com valores sistólicos acima de 100 + idade. Após algum tempo, passou a ser considerado hipertenso aquele com pressão arterial acima de 100 + metade da idade, daí a números fixos: 160/100, 140/90 e atualmente 120/90. Como conseqüência, mais e mais pessoas vêm sendo consideradas pacientes mesmo sendo assintomáticas. Desculpem-nos se isso parece cínico, mas essa avaliação parece ser muito conveniente para a indústria farmacêutica.

    Esses padrões podem principalmente mal interpretar a situação de pessoas idosas. Nestes indivíduos as artérias tornam-se cada vez mais rígidas, sendo necessária uma maior pressão dentro dos vasos dando a noção de uma pressão arterial mais elevada do que normalmente é. Deve-se ressaltar que a pressão arterial é afetada por uma série de fatores, tais como o estado físico no momento da medição, condição emocional, local de medição, etc; ou seja, a pressão arterial é muito variável.

    Se seu médico aferiu a pressão em um braço e disse que sua pressão está elevada, terá ele aferiu o outro braço também? Ou ainda, aferiu a pressão em suas pernas? A pressão arterial pode diferir grandemente de membro para membro, ou seja, a análise de apenas um membro poderá ser apenas parte da história. Como nem todo professor de Educação Física é necessariamente um bom professor, nem todo médico é um bom médico!

    Trabalhando com fisiculturistas há vários anos, temos observado uma incidência muito elevada de hipertensão arterial nos mesmos. O peso corporal elevado, proporcionando um maior volume sangüíneo, associado com o uso exacerbado de esteróides anabólicos e outras drogas, tem contribuído demasiadamente para o aumento da ocorrência de hipertensão arterial nesta população.

    O coração, sem sombra de dúvida, será o órgão mais afetado, por sofrer uma hipertrofia de adaptação, numa tentativa de continuar bombeando um volume normal de sangue, mesmo com limiares pressóricos aumentados. Outros órgãos também sofrem com a hipertensão, tais como, o cérebro e os rins, cujas alterações são decorrentes de comprometimentos vasculares. Em pacientes hipertensos não-tratados ou ineficazmente controlados, a mortalidade por doença arterial coronariana (DAC) é de 50%, por acidente vascular cerebral (AVC) de 33% e por insuficiência renal de 10 a 15% (REIS; COPLE, 1999; ANDRADE, 2002).

    O diâmetro do vaso sangüíneo afeta notavelmente o fluxo sangüíneo. Quando o diâmetro é diminuído (como na aterosclerose), a resistência e a pressão sangüínea aumentam. Ao contrário, quando o diâmetro é aumentado (como em terapia com drogas vasodilatadoras), a resistência diminui e a pressão sangüínea é reduzida. Imaginem uma mangueira dessas usadas para lavar o jardim. Quanto mais você abre a torneira, logicamente mais água sairá e, ao menos que as paredes da mangueira cedam e diminuam a resistência, a pressão que a água irá exercer sobre as paredes da mangueira será cada vez maior. É exatamente isso o que ocorre no organismo.

    O organismo procura manter um controle homeostático da pressão sangüínea. Quando esta cai, ocorre uma liberação de norepinefrina pelo sistema nervoso simpático, que aumenta a resistência da parede dos vasos, elevando a pressão. Já os rins controlam o volume de fluído, por meio do sistema renina-angiotensina. Quando os mecanismos regulatórios hesitam, desenvolve-se hipertensão (BENNETT; PLUM, 1997; GUYTON; HALL, 1997; BUSNELLO, 2001).

    De maneira mais simples, tem sido proposto o tratamento da seguinte maneira: na hipertensão leve (estágio I) – dieta e exercício (primeira medida); hipertensão moderada (estágio II) e severa (estágio III- o uso da dieta juntamente com o tratamento farmacológico melhora a ação da droga e, em alguns casos, elimina a necessidade ou reduz a quantidade de droga necessária para o controle pressórico). Porém, o melhor tratamento será decido pelo médico em cada caso específico. A seguir, iremos expor algumas dicas relacionadas à alimentação e atividade física para auxiliar no controle e prevenção da hipertensão arterial (RIBEIRO, 1996; WILSON; TEMPLE, 2001; REIS; COPLE, 2002).

    A alimentação é, sem dúvida, a primeira conduta a ser adotada no tratamento da hipertensão arterial. O manuseio dietoterápico é o mais importante campo de atuação do tratamento não farmacológico. As terapias sustentadas na alimentação e no estilo de vida, podem diminuir a pressão arterial e evitar a necessidade de tratamento medicamentoso ou de redução das doses necessárias para o controle da pressão arterial, devendo ser adequada às características individuais de cada paciente. Deve-se portanto:

    • Evitar alterações abruptas no peso corporal. Portanto, a famosa prática de realizar um off-season exagerado, elevando consideravelmente o peso corporal para depois no período de pre-contest reduzi-lo de maneira drástica, não é aconselhada neste caso;

    • Manter uma dieta moderada em lipídios, objetivando o controle da hiperlipoproteinemia. Deve-se controlar também o tipo de lipídios ingeridos, dando preferência para os monoinsaturados e polinsaturados;

    • O fracionamento das refeições deve ser aumentado e o volume reduzido para evitar a distensão e o desconforto abdominal, pois estes poderão precipitar um pico hipertensivo;

    • Ingerir grande quantidade de líquidos, de preferência fora do horário das grandes refeições;

    • Recomenda-se a retirada dos alimentos concentrados em sódio, tais como: enlatados, embutidos, alguns queijos e leites, alimentos industrializados, sucos artificiais, carnes salgadas e defumadas, conservas, aditivos à base de glutamato de sódio, dentre outros, não utilizando sal de adição na hora de servir. Os refrigerantes engarrafados podem ser ricos em sódio, sendo que as bebidas com baixo teor calórico podem possuir um conteúdo ainda maior graças à substituição do açúcar pela sacarina sódica, um adoçante artificial. Temperos prontos devem ser substituídos por ervas naturais, tais como manjericão, alecrim, etc;

    • O potássio apresenta um efeito anti-hipertensivo (SHILLS, et al., 2003). Portanto, deve-se manter uma ingestão de potássio adequada, utilizando laranja, bananas, vegetais folhosos verde-escuro, melão, mamão, ameixa, feijão, legumes, leite e carnes frescas são boas fontes de potássio. Porém, deve-se ter cautela no uso de suplementos medicamentosos à base de potássio em pacientes suscetíveis a hiperpotassemia, incluindo aqueles com insuficiência renal, ou em uso de diuréticos poupadores de potássio, inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), ou bloqueadores de receptores da angiotensina II. Em pacientes com insuficiência renal e em diabéticos, a suplementação com potássio deve ser evitada ou utilizada apenas com extremo cuidado;

    • Reduzir ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos e/ou bebidas cafeinadas, pois ambos atuam como vasoconstritores;

    • Evite os suplementos contendo creatina e/ou cafeína;

    • Mantenha uma ingestão adequada de magnésio, pois este mineral diminui o tônus e contractilidade vascular (REIS; COPLE, 1999). Os vegetais verdes, legumes, nozes, carnes e cereais integrais são boas fontes desse mineral;

    • Estudos epidemiológicos demonstraram que a baixa ingestão de cálcio por meio da dieta está associada ao aumento na prevalência da hipertensão (SHILLS et al., 2003). No caso de dietas que restringem leite e derivados, deve-se realizar uma suplementação deste mineral para garantir uma ingestão adequada do mesmo;

    • A suplementação com nutrientes antioxidantes e ômega 3, além de uma ingestão adequada de fibras dietéticas, parecem auxiliar no controle da pressão arterial (SHILLS et al., 2003);

    • Estudos confirmam que pessoas com maior concentração de vitamina C no plasma sangüíneo apresentam um melhor controle da pressão arterial.

    Outros estudos também demonstram claramente que indivíduos praticantes de meditação budista, massagem e outras técnicas de relaxamento também apresentam um melhor controle da pressão arterial. Isto se baseia no fato de que o stress é um poderoso vasoconstritor, sendo inclusive um dos maiores causadores de hipertensão arterial.

    A atividade física também é muito importante para o controle dos níveis pressóricos. Caso o atleta hipertenso observe uma elevação exagerada na pressão sangüínea durante o treinamento, tal atividade deverá ser interrompida. A elevação aguda da pressão arterial perante o exercício é regulada pelo sistema nervoso simpático, sendo influenciada pelos aumentos da freqüência cardíaca, volume sangüíneo, volume de ejeção e aumento da resistência vascular periférica.

    Definitivamente, esta é uma patologia que não deve ser ignorada. Recomendamos fortemente para que todos os fisiculturistas afiram periodicamente sua pressão arterial, além de tomar as medidas preventivas aqui descritas. Para aqueles com o quadro hipertensivo já instalado, os cuidados deverão ser redobrados e o acompanhamento com um cardiologista é de fundamental importância.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    AMODEO, C.; LIMA, E. G.; VAZQUEZ, E. C. Hipertensão arterial. São Paulo: Sarvier, 1997.

    ANDRADE, J. P. et al. Aspectos epidemiológicos da aderência ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, vol.79, n.4, p.375-379, 2002.

    BENNETT, J. C.; PLUM, F. Tratado de medicina interna. 20o ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

    BUSNELLO, R. G. et al. Características associadas ao abandono do acompanhamento de pacientes hipertensos atendidos em um ambulatório de referência. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Porto Alegre, vol. 76, n.5, p.349-351, 2001.

    COOPER, K. H. Terapias nutricionais avançadas. São Paulo: Record, 1999.

    COTRAN, R. S.; KUMAR, V.; COLLINS, T. Robbins – Patologia estrutural e funcional. 6º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

    FERREIRA, S. R. G.; ZANELLA, M. T. Epidemiologia da Hipertensão Arterial, Revista Brasileira de Hipertensão arterial, São Paulo, vol. 7, n.2, p. 05-14, abr./jun. 2000.

    GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

    MORRISON, G.; HARK, L. Medical Nutrition & Disease. 2o ed. Massachusetts: Blackwell Science, 1999.

    REIS, N. T.; COPLE, C. S. Nutrição clínica na hipertensão arterial. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.

    RIBEIRO, A. B. Atualização em Hipertensão arterial. São Paulo: Atheneu, 1996.

    SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, III Congresso Brasileiro de Hipertensão Arterial. Campos do Jordão, 2002.

    SHILLS, M. E. et al. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 9o ed. Barueri: Manole, 2003.

    WHO. Expert Committee on Hypertension Control, Geneva, p.24-31, oct. 1994.

    WILSON, T.; TEMPLE, N. J. Nutritional Health – Strategies for disease prevention. New Jersey: Humana Press, 2001.
    ***Visite http://www.waldemarguimaraes.com.br
  15. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de Luiz.F em Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.   
    Segue o texto a qual me referi:


    Título: Hipertensão arterial em fisiculturistas
    Autor: Rodolfo Peres
    Email: [email protected]
    Tema: anabolizantes
    Adicionado em: 06/05/2006
    HIPERTENSÃO ARTERIAL EM FISICULTURISTAS

    Waldemar Marques Guimarães Neto – CREF: 004810-G/PR

    Rodolfo Anthero de Noronha Peres – CRN: 16389 - PR

    Hábitos adquiridos pelo homem no decorrer de seu período evolutivo, especialmente nos últimos 5 mil anos, tais como uma alimentação rica em lipídios, sódio, álcool e cafeína, acompanhada do sedentarismo, fumo e stress do dia a dia, vêm contribuindo para o aumento na incidência da hipertensão arterial. Não é a toa que o homem seja o único mamífero que apresenta alterações em seus níveis pressóricos. De acordo com COTRAN; KUMAR e COLLINS (2000), o papel do meio ambiente nesta doença é muito bem ilustrado pela menor incidência de hipertensão em chineses que vivem na China, em comparação com descendentes chineses que moram nos Estados Unidos. Isto é devido entre outros fatores, pela adoção de hábitos contribuintes para a aparição da doença. O desenvolvimento de hipertensão depende da interação entre predisposição genética e fatores ambientais, embora ainda não seja completamente conhecida a forma como estas interações ocorrem.

    Cerca de 15 a 20% da população mundial atualmente é hipertensa. Ao mesmo tempo em que raramente apresenta sinais, esta doença vai minando o sistema circulatório de suas vítimas, até que produz efeitos deletérios – e até mortais, como insuficiência cardíaca e derrames cerebrais (AMODEO; LIMA; VAZQUEZ, 1997; RIBEIRO, 1996; FERREIRA; ZANELLA, 2000). Por isso, é chamada de “assassina silenciosa”. No entanto, a hipertensão tem uma grande vantagem sobre outras doenças: seu diagnóstico só depende de uma simples aferição da pressão arterial, muito embora devemos ter o devido cuidado com esse tipo de leitura, pois a pressão considerada “normal” vem sendo constantemente alterada para valores cada vez mais baixos, a ponto de hoje em dia, quase toda a população mundial ser considerada um “paciente”.

    Definir valores normais para a pressão arterial não é fácil porque, quanto maior a pressão, maior o risco cardiovascular e menor a sobrevida, não havendo uma linha divisória entre normotensão e hipertensão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Hipertensão Arterial como uma elevação crônica de uma ou das pressões arteriais, sistólica e diastólica e recomenda que sejam consideradas hipertensas as pessoas com uma ou ambas as pressões elevadas (BENNETT; PLUM, 1997; MORRISON; HARK, 1999). Segundo Reis e Cople (1999), a hipertensão evolui comumente da forma assintomática até a elevação abrupta dos níveis pressóricos, que apresenta como sinais e sintomas: fadiga, cefaléia occipital, tonturas, zumbidos, queixa de “cabeça pesada”, debilidade, palpitações, angústia e rubor.

    No passado era considerado como hipertensa, uma pessoa com valores sistólicos acima de 100 + idade. Após algum tempo, passou a ser considerado hipertenso aquele com pressão arterial acima de 100 + metade da idade, daí a números fixos: 160/100, 140/90 e atualmente 120/90. Como conseqüência, mais e mais pessoas vêm sendo consideradas pacientes mesmo sendo assintomáticas. Desculpem-nos se isso parece cínico, mas essa avaliação parece ser muito conveniente para a indústria farmacêutica.

    Esses padrões podem principalmente mal interpretar a situação de pessoas idosas. Nestes indivíduos as artérias tornam-se cada vez mais rígidas, sendo necessária uma maior pressão dentro dos vasos dando a noção de uma pressão arterial mais elevada do que normalmente é. Deve-se ressaltar que a pressão arterial é afetada por uma série de fatores, tais como o estado físico no momento da medição, condição emocional, local de medição, etc; ou seja, a pressão arterial é muito variável.

    Se seu médico aferiu a pressão em um braço e disse que sua pressão está elevada, terá ele aferiu o outro braço também? Ou ainda, aferiu a pressão em suas pernas? A pressão arterial pode diferir grandemente de membro para membro, ou seja, a análise de apenas um membro poderá ser apenas parte da história. Como nem todo professor de Educação Física é necessariamente um bom professor, nem todo médico é um bom médico!

    Trabalhando com fisiculturistas há vários anos, temos observado uma incidência muito elevada de hipertensão arterial nos mesmos. O peso corporal elevado, proporcionando um maior volume sangüíneo, associado com o uso exacerbado de esteróides anabólicos e outras drogas, tem contribuído demasiadamente para o aumento da ocorrência de hipertensão arterial nesta população.

    O coração, sem sombra de dúvida, será o órgão mais afetado, por sofrer uma hipertrofia de adaptação, numa tentativa de continuar bombeando um volume normal de sangue, mesmo com limiares pressóricos aumentados. Outros órgãos também sofrem com a hipertensão, tais como, o cérebro e os rins, cujas alterações são decorrentes de comprometimentos vasculares. Em pacientes hipertensos não-tratados ou ineficazmente controlados, a mortalidade por doença arterial coronariana (DAC) é de 50%, por acidente vascular cerebral (AVC) de 33% e por insuficiência renal de 10 a 15% (REIS; COPLE, 1999; ANDRADE, 2002).

    O diâmetro do vaso sangüíneo afeta notavelmente o fluxo sangüíneo. Quando o diâmetro é diminuído (como na aterosclerose), a resistência e a pressão sangüínea aumentam. Ao contrário, quando o diâmetro é aumentado (como em terapia com drogas vasodilatadoras), a resistência diminui e a pressão sangüínea é reduzida. Imaginem uma mangueira dessas usadas para lavar o jardim. Quanto mais você abre a torneira, logicamente mais água sairá e, ao menos que as paredes da mangueira cedam e diminuam a resistência, a pressão que a água irá exercer sobre as paredes da mangueira será cada vez maior. É exatamente isso o que ocorre no organismo.

    O organismo procura manter um controle homeostático da pressão sangüínea. Quando esta cai, ocorre uma liberação de norepinefrina pelo sistema nervoso simpático, que aumenta a resistência da parede dos vasos, elevando a pressão. Já os rins controlam o volume de fluído, por meio do sistema renina-angiotensina. Quando os mecanismos regulatórios hesitam, desenvolve-se hipertensão (BENNETT; PLUM, 1997; GUYTON; HALL, 1997; BUSNELLO, 2001).

    De maneira mais simples, tem sido proposto o tratamento da seguinte maneira: na hipertensão leve (estágio I) – dieta e exercício (primeira medida); hipertensão moderada (estágio II) e severa (estágio III- o uso da dieta juntamente com o tratamento farmacológico melhora a ação da droga e, em alguns casos, elimina a necessidade ou reduz a quantidade de droga necessária para o controle pressórico). Porém, o melhor tratamento será decido pelo médico em cada caso específico. A seguir, iremos expor algumas dicas relacionadas à alimentação e atividade física para auxiliar no controle e prevenção da hipertensão arterial (RIBEIRO, 1996; WILSON; TEMPLE, 2001; REIS; COPLE, 2002).

    A alimentação é, sem dúvida, a primeira conduta a ser adotada no tratamento da hipertensão arterial. O manuseio dietoterápico é o mais importante campo de atuação do tratamento não farmacológico. As terapias sustentadas na alimentação e no estilo de vida, podem diminuir a pressão arterial e evitar a necessidade de tratamento medicamentoso ou de redução das doses necessárias para o controle da pressão arterial, devendo ser adequada às características individuais de cada paciente. Deve-se portanto:

    • Evitar alterações abruptas no peso corporal. Portanto, a famosa prática de realizar um off-season exagerado, elevando consideravelmente o peso corporal para depois no período de pre-contest reduzi-lo de maneira drástica, não é aconselhada neste caso;

    • Manter uma dieta moderada em lipídios, objetivando o controle da hiperlipoproteinemia. Deve-se controlar também o tipo de lipídios ingeridos, dando preferência para os monoinsaturados e polinsaturados;

    • O fracionamento das refeições deve ser aumentado e o volume reduzido para evitar a distensão e o desconforto abdominal, pois estes poderão precipitar um pico hipertensivo;

    • Ingerir grande quantidade de líquidos, de preferência fora do horário das grandes refeições;

    • Recomenda-se a retirada dos alimentos concentrados em sódio, tais como: enlatados, embutidos, alguns queijos e leites, alimentos industrializados, sucos artificiais, carnes salgadas e defumadas, conservas, aditivos à base de glutamato de sódio, dentre outros, não utilizando sal de adição na hora de servir. Os refrigerantes engarrafados podem ser ricos em sódio, sendo que as bebidas com baixo teor calórico podem possuir um conteúdo ainda maior graças à substituição do açúcar pela sacarina sódica, um adoçante artificial. Temperos prontos devem ser substituídos por ervas naturais, tais como manjericão, alecrim, etc;

    • O potássio apresenta um efeito anti-hipertensivo (SHILLS, et al., 2003). Portanto, deve-se manter uma ingestão de potássio adequada, utilizando laranja, bananas, vegetais folhosos verde-escuro, melão, mamão, ameixa, feijão, legumes, leite e carnes frescas são boas fontes de potássio. Porém, deve-se ter cautela no uso de suplementos medicamentosos à base de potássio em pacientes suscetíveis a hiperpotassemia, incluindo aqueles com insuficiência renal, ou em uso de diuréticos poupadores de potássio, inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), ou bloqueadores de receptores da angiotensina II. Em pacientes com insuficiência renal e em diabéticos, a suplementação com potássio deve ser evitada ou utilizada apenas com extremo cuidado;

    • Reduzir ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos e/ou bebidas cafeinadas, pois ambos atuam como vasoconstritores;

    • Evite os suplementos contendo creatina e/ou cafeína;

    • Mantenha uma ingestão adequada de magnésio, pois este mineral diminui o tônus e contractilidade vascular (REIS; COPLE, 1999). Os vegetais verdes, legumes, nozes, carnes e cereais integrais são boas fontes desse mineral;

    • Estudos epidemiológicos demonstraram que a baixa ingestão de cálcio por meio da dieta está associada ao aumento na prevalência da hipertensão (SHILLS et al., 2003). No caso de dietas que restringem leite e derivados, deve-se realizar uma suplementação deste mineral para garantir uma ingestão adequada do mesmo;

    • A suplementação com nutrientes antioxidantes e ômega 3, além de uma ingestão adequada de fibras dietéticas, parecem auxiliar no controle da pressão arterial (SHILLS et al., 2003);

    • Estudos confirmam que pessoas com maior concentração de vitamina C no plasma sangüíneo apresentam um melhor controle da pressão arterial.

    Outros estudos também demonstram claramente que indivíduos praticantes de meditação budista, massagem e outras técnicas de relaxamento também apresentam um melhor controle da pressão arterial. Isto se baseia no fato de que o stress é um poderoso vasoconstritor, sendo inclusive um dos maiores causadores de hipertensão arterial.

    A atividade física também é muito importante para o controle dos níveis pressóricos. Caso o atleta hipertenso observe uma elevação exagerada na pressão sangüínea durante o treinamento, tal atividade deverá ser interrompida. A elevação aguda da pressão arterial perante o exercício é regulada pelo sistema nervoso simpático, sendo influenciada pelos aumentos da freqüência cardíaca, volume sangüíneo, volume de ejeção e aumento da resistência vascular periférica.

    Definitivamente, esta é uma patologia que não deve ser ignorada. Recomendamos fortemente para que todos os fisiculturistas afiram periodicamente sua pressão arterial, além de tomar as medidas preventivas aqui descritas. Para aqueles com o quadro hipertensivo já instalado, os cuidados deverão ser redobrados e o acompanhamento com um cardiologista é de fundamental importância.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    AMODEO, C.; LIMA, E. G.; VAZQUEZ, E. C. Hipertensão arterial. São Paulo: Sarvier, 1997.

    ANDRADE, J. P. et al. Aspectos epidemiológicos da aderência ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, vol.79, n.4, p.375-379, 2002.

    BENNETT, J. C.; PLUM, F. Tratado de medicina interna. 20o ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

    BUSNELLO, R. G. et al. Características associadas ao abandono do acompanhamento de pacientes hipertensos atendidos em um ambulatório de referência. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Porto Alegre, vol. 76, n.5, p.349-351, 2001.

    COOPER, K. H. Terapias nutricionais avançadas. São Paulo: Record, 1999.

    COTRAN, R. S.; KUMAR, V.; COLLINS, T. Robbins – Patologia estrutural e funcional. 6º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

    FERREIRA, S. R. G.; ZANELLA, M. T. Epidemiologia da Hipertensão Arterial, Revista Brasileira de Hipertensão arterial, São Paulo, vol. 7, n.2, p. 05-14, abr./jun. 2000.

    GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

    MORRISON, G.; HARK, L. Medical Nutrition & Disease. 2o ed. Massachusetts: Blackwell Science, 1999.

    REIS, N. T.; COPLE, C. S. Nutrição clínica na hipertensão arterial. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.

    RIBEIRO, A. B. Atualização em Hipertensão arterial. São Paulo: Atheneu, 1996.

    SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, III Congresso Brasileiro de Hipertensão Arterial. Campos do Jordão, 2002.

    SHILLS, M. E. et al. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 9o ed. Barueri: Manole, 2003.

    WHO. Expert Committee on Hypertension Control, Geneva, p.24-31, oct. 1994.

    WILSON, T.; TEMPLE, N. J. Nutritional Health – Strategies for disease prevention. New Jersey: Humana Press, 2001.
    ***Visite http://www.waldemarguimaraes.com.br
  16. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de Luiz.F em Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.   
    Isso só o Senhorito mesmo poderá responder, com toda cordialidade do mundo, isso não é o objetivo do tópico, por gentileza crie um na área correta e tire suas dúvidas, não esqueça de seguir o modelo padrão !
  17. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de A w a Y em Multibarra Oxer P/ Porta. Alguem Tem?   
    Mano, na boa, pequisa os modelos pegue o melhor de cada uma, vai num serralheiro e fala o que vc quer, é muito melhor, mais resistente e potencialmente mais barato, vai por mim
  18. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de axltijuca em Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.   
    Isso só o Senhorito mesmo poderá responder, com toda cordialidade do mundo, isso não é o objetivo do tópico, por gentileza crie um na área correta e tire suas dúvidas, não esqueça de seguir o modelo padrão !
  19. Gostei
    HE-MAN deu reputação a axltijuca em Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.   
    So pra compartilhar video interessante que postaram sobre falsificação de GH






    Tem mta gente ai pagando absurdos em GH nacional da Bergamo e ainda recebe fake, é foda.
  20. Gostei
    HE-MAN deu reputação a jucaa em Promessas No Bodybuilding   
    galera, li agora pouco o post que o he-man postou, e chega a emocionar ler isso, eu não sei explicar pra vocês, depois que eu li isso eu comecei a lembrar meus primeiros treinos, quando tudo começou, as maluquices que eu fazia nos treinos, dieta e tal, quando eu cheguei com meu primeiro pote de whey e bcaa em casa o esporro que tomei da minha mãe até lembro a marca dos produtos hehe, cada loucura que eu ja fiz pra treinar, o dia que eu cheguei do nada liguei pro meu amigo e falei que ia ser bodybuilder isso quando eu tinha meus 14 anos, sempre sonhando com isso todo dia, todo treino, toda hora sonhando em pisar no palco e quem sabe um dia estar entre os grandes, e hoje to começando a viver meu sonho, participei da minha primeira competição, infelizmente não deu pra ir ao brasileiro e ficou aquela vontade imensa de subir denovo no palco, eu não sei explicar mas quando eu tava no carro com meus pais indo pra competição, eu tava calmo, frio, nem um pouco nervoso, no backstage com o emmanuel eu me sentia em casa, tava muito tranquilo, me sentia seguro, e cara quando você pisa no palco não tem como explicar é uma sensação incrivél mesmo, você sai da competição querendo competir denovo, sobre meus pais, lembrar das coisas que passei com eles nesses anos, todas as brigas por causa disso, até fazer eles entenderem isso, que era isso que eu queria, que esse era meu sonho, minha namorada a mesma coisa, ela nem sabia o que era fisiculturismo quando agente se conheceu a 2 anos atrás, mas com o tempo isso foi passando meus pais realmente viram meu esforço, e só eles sabem o que eu realmente passei pra estar lá, hoje minha mãe tem uma confiança em mim, e acredita muito em mim, e fico muito feliz e ver o orgulho que eles ficaram de mim de ver que eu ganhei o campeonato não só deles como de toda minha familia que me criticava muito no inicio, minha namorada também que ficou do meu lado sempre na minha preparação, sofreu junto me aguentou naqueles dias complicados rsrs, eu não vi a reação deles quando eu ganhei, mas eu ouvia os gritos deles, falando pra segurar a pose, os gritos do emmanuel sobre as pernas, pra travar o femoral, mostrar o gluteo e etc..., cara isso é demais, não sei mais nem o que falar, ja to quase chorando aqui kkkkkkk, mas de uma coisa eu sei, eu vou fazer tudo, tudo que eu conseguir pra ir atras do meu sonho, quero trazer muito orgulho pra minha familia um dia, eu sempre prometi pra minha mãe que um dia eles teriam muito orgulho de mim, e eu vou cumprir a minha promessa!
  21. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de cortez em Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.   
    Galera, por favor, se atenham a assuntos relativos ao propósito do tópico, tem muita gente levantando assuntos que poderiam ser respondidos com apenas alguns cliques no google ou na busca do fórum !!

    Depois que o tópico vira uma bagunça, e vira tudo em desinteressados perguntando besteiras, não volta mais !!

    Abraço a todos !
  22. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de Miguelito em Promessas No Bodybuilding   
    Porra, só voltei agora aqui, estive nos Camps do Paraná e vi pessoalmente a apresentação do atleta Juca, na verdade eu nem sabia que era ele, lembro que elogiei muito o shape dele que estava sem dúvidas, muito acima da média em todos os quesitos ...O único que oferecia resistência era o segundo lugar que estava muito bem também... Primeiro campeonato que eu fui e pude afirmar categoricamente que os SUB eram muito mais promessas que os JUNIORS, se colocassem o Juca e o outro atleta SUB junto com os JUNIOR, iriam dar trabalho, com certeza.

    Não posso deixar de comentar que achei muito bonito quando vi a emoção dos pais do Juca, que estavam sentados na minha frente, juntos com o Duduh e o Manu, e a namorada dele (que pensei que fosse irmã, hahahaha), quando viram que o mesmo tinha levado o 1st... Ele não viu, mas eu posso dizer que na hora o pai e a mãe dele se emocionaram MUITO mesmo !!

    Manu, tá cada vez maior, apesar dessa estética ''zuada' de OFF, o desenvolvimento foi muito grande, subiu o nível MESMO, pantus não estão nada pequenas não, não sei se tem foto, mas uma cena que chamou a atenção, foi quando o manu subiu no palco para premiar os JUNIORS, (mesmo sabendo que ele está em off), da pra afirmar que ele está anos luz dessa categoria .... hahahaa.
  23. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de galvao em Promessas No Bodybuilding   
    Porra, só voltei agora aqui, estive nos Camps do Paraná e vi pessoalmente a apresentação do atleta Juca, na verdade eu nem sabia que era ele, lembro que elogiei muito o shape dele que estava sem dúvidas, muito acima da média em todos os quesitos ...O único que oferecia resistência era o segundo lugar que estava muito bem também... Primeiro campeonato que eu fui e pude afirmar categoricamente que os SUB eram muito mais promessas que os JUNIORS, se colocassem o Juca e o outro atleta SUB junto com os JUNIOR, iriam dar trabalho, com certeza.

    Não posso deixar de comentar que achei muito bonito quando vi a emoção dos pais do Juca, que estavam sentados na minha frente, juntos com o Duduh e o Manu, e a namorada dele (que pensei que fosse irmã, hahahaha), quando viram que o mesmo tinha levado o 1st... Ele não viu, mas eu posso dizer que na hora o pai e a mãe dele se emocionaram MUITO mesmo !!

    Manu, tá cada vez maior, apesar dessa estética ''zuada' de OFF, o desenvolvimento foi muito grande, subiu o nível MESMO, pantus não estão nada pequenas não, não sei se tem foto, mas uma cena que chamou a atenção, foi quando o manu subiu no palco para premiar os JUNIORS, (mesmo sabendo que ele está em off), da pra afirmar que ele está anos luz dessa categoria .... hahahaa.
  24. Gostei
    HE-MAN recebeu reputação de axltijuca em Livre Discussão Sobre Técnicas/métodos/geral Sobre O Fisiculturismo.   
    Galera, por favor, se atenham a assuntos relativos ao propósito do tópico, tem muita gente levantando assuntos que poderiam ser respondidos com apenas alguns cliques no google ou na busca do fórum !!

    Depois que o tópico vira uma bagunça, e vira tudo em desinteressados perguntando besteiras, não volta mais !!

    Abraço a todos !
  25. Gostei
    HE-MAN deu reputação a diego.rcsantos em Promessas No Bodybuilding   
    O Fabiano evoluiu mo do ano passado para este ano, o shape dele melhorou mto. Ainda faltam mto pontos a se melhorar, mas ele ainda é novo e tem mto chão. Realmente ele é mto alto, o que naturalmente já chama a atenção. Ele entrou bem maior, como nosso amigo disso, com 110Kg, mas não estava seco não, e acreditem eu sei o que é um BB seco. Ele estava bem, dentro do nível do campeonato, que não achei mto alto este ano não. O Fabiano esta mto bem, mto volumoso, com mtos pontos fortes, pontos fracos para o tronco em geral, ótimos quads e femural, braço mto grande, um pouco desproporcional visto o tamanho do braço em relaçao ao tronco. Tbm vou chamar a atenção para o atleta Diego Ribeiro (o naniquinho, deve ser mão do nome) o cara entrou mto bem nas 2 competições, mto seco, qualidade incrivel, porém com pouco volume e a estatura dele desfavorece demais quado colocado ao lado de um ogro como o Fabiano.

    Fiquei devendo um parecer sobre o Natanael. O cara é mto gente fina, super humilde, falou comigo no primeiro campeonato q eu e ele competimos juntos.. desde lá ele sempre fala comigo. Analisando o shape dele, ele precisa entrar seco apenas, nunca o vi seco até hj. A gineco dele ta grande mesmo, mas ainda reversivel. Acredito q o Sardinha tenha que prestar mais atencão neste atleta que tem mto futuro, entrar por entrar naum tem fundamento, o shape dele é mto bom, tem uma linha bacana, mas precisa somente secar a graxa.

    Galera, vamos acalmar os ânimos. Vamos aprender a ouvir (no caso ler rs). Lembro de um tempo atras que estavamos tendo problemas com opiniões no imperativo. Quando se julga algo tão imensuravel como o corpo, nada se tem certeza absoluta, eu por exemplo achei suspeito o braço do Fabiano, mas vou falar o q? nem o conheço, nem sei dos treinos, não posso e não vou julga-lo mal, pelo contrario, coloco um ponto de vista, argumento, e espero que o mesmo ocorra por parte dos demais. Vamos tomar cuidado para não cultuarmos falsas verdades sobre o fisiculturismo, já não basta os "pupilos" rs que se sentem os donos da verdade.... vamos evitar conflitos.

    Abraços
×
×
  • Criar Novo...